Este evento possui transmissão ao vivo.
O Congresso de Trilhas é um evento dedicado aos entusiastas e profissionais que se interessam por trilhas, caminhadas e ecoturismo. Este congresso reúne especialistas de diversas áreas, como biólogos, guias de trilhas, ecologistas e aventureiros, para discutir temas relevantes ao desenvolvimento sustentável do turismo em áreas naturais. Durante o evento, são oferecidas palestras, workshops e debates que abordam tópicos como a conservação da biodiversidade, a importância de práticas sustentáveis no turismo e o impacto ambiental das atividades ao ar livre. Além disso, os participantes têm a oportunidade de compartilhar experiências, aprender novas técnicas e estabelecer conexões valiosas com outros profissionais da área. O Congresso Paraibano de Trilhas não só promove o conhecimento e a conscientização sobre a preservação ambiental, mas também incentiva o público a explorar a natureza de maneira responsável e sustentável.
Credenciamento Abertura
Grupo Folclórico de Araruna Abertura
Filarmônica de Araruna Abertura
Composição da mesa com autoridades Abertura
Apresenta das Trilhas da Paraíba em vídeo Abertura
Palestra sobre a rede de trilhas com Júlio Meyer Abertura
Apresentação das Trilhas da Paraíba Apresentação
Implementação das trilas de longo curso Atividades Teóricas · Erik Oliveira, Luciana Nogueira, Pedro da Cunha e Menezes
Gestão de Segurança de Trilhas Apresentação Oral · Gustavo Lira, Hugo de Castro Pereira, Jodrian, Júlio Meyer
Gestão ESG no Ecoturismo: desafios e oportunidades Atividades Teóricas
Almoço Almoço
Trilha como produto turistico Aula · Ayron Kerlly, Josenildo Fernandes da Silva , Miguel Ângelo Gomes, Raizza de Oliveira Pinheiro
Fortalecimento das Governanças nos Territórios Apresentação Oral · Fabiane Nagabe, Pedro da Cunha e Menezes, Silvia Guimarães, Vivian Maite
Legislação sobre TLC em Áreas Protegidas Atividades Teóricas · Júlio Meyer, Pedro da Cunha e Menezes, Rogerio Ferreira, Thiago Farias
Oficina de sinalização de trilha, parte teórica com Hugo de Castro Oficina
Clínica de iniciação ao esporte Corrida de Orientação (teoria e prática) Atividade Teórica/Prática
Roda de Conversa com o Saci Trilheiro Apresentação Oral · Rogerio Ferreira, Saci Trilheiro
Mostra de curta-metragem sobre trilhas no centro histórico de Araruna Exposição de Cinema
Oficina observação de pássaro Palestra silenciosa · Cassius Ricardo Santana da Silva
Trilha sem Lesões Atividade Prática · Gustavo Lira
Clínica de iniciação ao esporte Corrida de Orientação (teoria e prática) Atividade Teórica/Prática
Oficina manejo de Trilhas sustentáveis Atividade Teórica/Prática · Nathaly Fogaça
oficina de sinalização pratica Atividade Teórica/Prática · Hugo de Castro Pereira
Mercado, direito do consumidor e a precificação das TLC Curso · Italo Costa, Ricardo Henrique Macedo Câmara.
Oficina – Plataforma Digital eTrilhas Oficina · Paula Rascão
Os 7 Princípios para Atividades ao Ar Livre Mais Conscientes Oficina
Avenida Luis Targino Moreira, 300
centro, Araruna - PB
58233-000
Avenida Luis Targino Moreira, 300
centro, Araruna - PB
58233-000
Por favor, descreva abaixo a razão da sua denúncia.
Anfitrião
Consultor, com extensa experiência na implementação de sistems de gestão baseados em normas como ISO-9001, ISO-14001, ISO-45001, ISO-27001 e outras. Diretor da APRIMOR Consultoria e Assessoria Técnica Ltda.
Socorrista e Turista de aventuras, com dezenas de atividades realizadas, entre as quais:
- Ascensões realizadas: Monte Roraima, Monte Kilimanjaro, Kala Patthar e Acampamento Base do Everest, Vulcão Lascar e Huayna Potosi (6088m)
- Caminhadas de longo curso: Caminho de Santiago, Travessia Petrópolis-Teresópolis, Lençóis Maranhenses, Vale do Pati, Lapinha-Tabuleiro, Circuito W (Patagônia), Natal- Caicó, Alta Via 1 nas Dolomitas (Itália)
- Pedal: Vale Europeu, Cuba, Via Claudia Augusta (Itália)
Autor do livro Gestão de Risco para Turismo de Aventura
Realiza atividades de classificação de trilhas, mapeamento de riscos, normatização de atividades, elaboração de planos de respostas a emergências entre outros serviços de suporte ao turismo de aventura.
Resumo:
Presidente da Rede Brasileira de Trilhas
Coordenador da Trilha Amazônia Atlântica
Gestor das unidades de conservação estaduais da Região Metropolitana de Belém, PA.
Mais detalhado
Atua na gestão de unidades de Conservação estaduais do Pará desde 2009. Como servidor do Ideflor-bio, órgão gestor de UC estaduais no Pará, gerenciando a APA da Ilha do Combu, o Revis Metrópole da Amazônia, a APA Belém e o Parque Estadual do Utinga.
Já atuou como Diretor de Unidades de Conservação no estado do Pará.
Já foi membro da Comissão Mundial de Áreas Protegidas da IUCN e do grupo de Especialistas em Estratégia de Conservação Urbana da IUCN de 2019 a 2022.
Atualmente é Presidente da Rede Brasileira de Trilhas e um dos coordenadores da Trilha Amazônia Atlântica
Criador e Treinador da Assessoria de Corrida Escola de Trail;
Graduado em Educação Física;
Pós-Graduado em Esportes de Endurance;
Pós-Graduando em Corrida de Montanha;
Atual recordista dos Caminhos das Ararunas (2 dias).
Consultor empresarial, especialista em desenvolvimento
territorial e gestão de pequenos negócios, com formação
em turismo, nessa área desenvolveu vários produtos como
formatação de Rotas e Produtos Turísticos: Rota Cariri
Cultural, Rota dos Lajedos, Rota dos Cocos de Arcoverde,
Roteiro Cariri - Um tributo a você, Complexo Zabé da Loca.
Atua como facilitador de cursos: atendimento ao turista,
condutor e empreendedor de turismo, hospedagem
alternativa. Consultor e Instrutor Credenciado ao SEBRAE
PB, SENAC PE. Atuou em projetos como: Roteiros Turísticos
Integrados, Desenvolvimento Econômico Territorial,
Turismo Histórico e Cultural do Cariri Paraibano, Cadeia
Produtiva de Eventos de Campina Grande e Negócio a
Negócio. Foi Agente Local de Inovação do Programa ALI.
Trabalhou como Analista de Turismo no SESC PE e é
Agente de Biossegurança onde desenvolveu Manuais de
Aplicação de Protocolos contra a COVID-19 para eventos e
empreendimentos na Paraíba.
RESUMO BIOGRÁFICO MIGUEL
Natural de Campina Grande, Miguel Ângelo Gomes é formado em Direito pela Universidade Estadual da Paraíba e, como advogado, se especializou em Direito do Turismo, é sócio fundador da Adventus Consultoria em Turismo.
Travel Manager com mais de 22 anos de experiência no Turismo emissivo e receptivo, com atuação no agenciamento de viagens, câmbio, locadora de veículos, e operadora de turismo, trem e ônibus turísticos. Foi Executivo do Paraíba Convention Bureaux, gerente e coordenador de Turismo na Prefeitura Municipal de Campina Grande. Também presidiu a IGR Serra da Borborema e o Centro Acadêmico Sobral Pinto.
Foi Secretário de Estado de Turismo e do Desenvolvimento Econômico @setdepb, e atualmente está Gerente Executivo de Turismo e Desenvolvimento da Paraíba e está como Interlocutor Estadual do Programa de Regionalização do Turismo do @mturismo
Josenildo Fernandes da Silva
Presidente da IGR do Brejo
Secretário de cultura e Turismo de Dona Inês
Pós Graduado em História do Brasil e História da África
Professor no município de Dona Inês.
Agente de viagem e proprietário da agência JF Turismo (emissivo e receptivo)
Fabiane Nagabe
Bacharel em Turismo, Especialista em Planejamento turístico. Doutora em Geografia, Mestre em História. Pesquisadora e professora do departamento de Turismo e Hotelaria da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).
Desenvolve projetos de Turismo de base comunitária; Qualificação profissional em Turismo; Gamificação; elaboração de roteiros turísticos e Turismo Marítimo.
Doutoranda em Turismo (UFRN). Mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente e Graduação em Turismo, ambos pela UFPB. Atua nas áreas de Meio Ambiente, Políticas Públicas, Governança, Áreas Protegidas, Engajamento e Participação Social, Ecoturismo, Turismo de Base Comunitária, Turismo Sustentável. Atualmente trabalha na Secretaria de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Fernando de Noronha/PE, além de prestar consultoria em projetos socioambientais, mediação de conflitos, facilitação de processos participativos.
Hugo de Castro Pereira é o atual Diretor de Trilhas Nacionais e foi Presidente da Rede Brasileira de Trilhas desde sua fundação até março de 2025, sendo também um dos seus idealizadores. É Coordenador Geral da Trilha Transmantiqueira, a primeira trilha nacional reconhecida no Brasil, coautor do Caminho do Vale do Café, fundador e conselheiro da Trilha Transcarioca, e já implantou diversas trilhas de longo curso em diferentes regiões do Brasil, contribuindo diretamente para o fortalecimento do turismo de natureza e da conservação ambiental no país.
Hugo também é o idealizador do projeto de criação do Monumento Natural da Serra da Maria Comprida, a maior unidade de conservação de Petrópolis-RJ. Atua como Conselheiro titular do Conselho Nacional do Turismo e é amplamente reconhecido por sua contribuição ao montanhismo. É vencedor do Prêmio Mosquetão de Ouro, a maior honraria do montanhismo no Brasil, além de ter sido condecorado com o X Prêmio Nacional ABBTur Mérito & Talento na categoria Trilhas e receber uma Menção Honrosa da ABBTur Nacional por sua atuação como Presidente na Rede Brasileira de Trilhas. Especialista em projetos de turismo e ambientais, Hugo é montanhista experiente, foi editor do maior site de montanhismo do Brasil entre 1995 e 2010, fotógrafo e autor de dois livros sobre montanhismo, turismo e conservação ambiental.
Advogado desde 2018, com atuação primária em demandas de consumo/contratos de volume e relações com a administração pública. Especialista em Direito Público e pós graduando em Direito Previdenciário. Sócio no escritório Costa & Ribeiro Advogados que possui atuação em todas as cidades que compõe a comarca de Araruna e circunvizinhas.
Fisioterapeuta do Esporte especializada em Biomecânica e Cinesiologia do Exercício atuante na área, montanhista, escaladora e cicloviajante. Formada em Aprimoramento e Manejo de Trilhas Sustentáveis pelo ICMBio, Gestão de Atividades Ambientais (Programas de Voluntariado e Coordenação de Trilhas). Foi gestora voluntária do Programa de Voluntariado do Parque Nacional da Tijuca e Coordenadora de Comunicação do Centro Excursionista Guanabara. É Diretora de Comunicação da Rede Brasileira de Trilhas e Coordenadora de Comunicação da Trilha Transcarioca, onde também auxilia na Coordenação do Voluntariado.
possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Maringá (2006) e Mestrado pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas, com área de concentração em Zoologia, da Universidade Estadual de Londrina, trabalhando na pesquisa científica sobre ecologia de aves e morcegos. É professor de Zoologia do curso de Ciências Biológicas do IFPB-Campus Cabedelo e desenvolve projetos na área de Educação Ambiental, Aprendizagem baseada em jogos e Ecologia de Aves.
BIOGRAFIA
Aos 17 anos, em 1994, fui diagnosticado com câncer entre o fêmur e a bacia.
Morava na zona rural de Ponta Grossa, PR, e conciliava os estudos com o trabalho
na roça. As primeiras dores e inchaço na perna levaram a uma cirurgia malsucedida, resultando na amputação. Após a recuperação, voltei a estudar,
coloquei uma prótese, tentei vestibular e fui morar na cidade.
Em 1997, o câncer retornou agressivamente. Sem possibilidade de cirurgia,
passei por 40 sessões de radioterapia, que trouxeram sequelas: urostomia,
colostomia e perda parcial da função renal. Passei 2 anos sem perspectiva de
futuro até que, em 1999, ao assistir à formatura de minha cunhada na época, me
inspirei a cursar Geografia. Em 2003, me formei e, anos depois, passei em um
concurso público, mudando-me para Brasília.
Na capital, me adaptei ao novo ambiente e conheci minha esposa. Pratiquei remo
até 2012, quando dores no joelho me fizeram trocar o esporte por trilhas.
Inicialmente inseguro, me desafiei em percursos mais curtos, depois mais
longos, culminando em aventuras como a Pedra da Gávea, travessia dos Lençóis
Maranhenses (40 km de muletas) e Pico da Bandeira.
O contato com a natureza funcionou como terapia e me motivou a compartilhar
experiências nas redes sociais. Inicialmente desconfortável com minha imagem,
encontrei nas postagens um caminho para a autoaceitação. Assim surgiu o perfil
"Sacitrilheiro". Em 2020, superei um grande bloqueio ao me fantasiar de Saci em
uma trilha, o que fortaleceu minha confiança e inspirou outras pessoas.
Hoje, falar sobre a minha experiência passou a ser o meu propósito de vida para
ajudar as pessoas que enfrentam amputações, câncer, ostomias ou outras
adversidades na vida, pois entendo que minha trajetória pode ajudar outras
pessoas a enfrentar as suas dificuldades de forma mais leve.
Pedro da Cunha e Menezes é Diretor de Áreas Protegidas do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima. Pedro é criador da Trilha Catacumba e dos Caminhos da Flona e é fundador da Trilha Transcarioca e da Rede Brasileira de Trilhas. Foi Assessor de Meio Ambiente e coordenador de Ecoturismo da Prefeitura do Rio de Janeiro, Diretor-executivo do Parque Nacional da Tijuca, Coordenador-Geral de Uso Público e Negócios e Diretor de Criação e Manejo do ICMBio. Pedro é diplomata de carreira e foi representante permanente do Brasil junto ao Programa Mundial das Nações Unidas para o Meio Ambiente, negociador oficial do Brasil nas Convenções da ONU, para o Clima, Desertificação, Espécies Migratórias, Diversidade Biológica, Patrimônio Mundial e Ramsar. Pedro é Presidente do Grupo de Especialistas da UICN para Trilhas de Longo Curso e Diretor da World Trails Network. Nas três décadas em que tem atuado na Conservação e no Ecoturismo, publicou mais 15 livros e 150 artigos sobre trilhas e visitação em Áreas Protegidas em revistas e jornais do Brasil e do exterior. Pedro exerce hoje o cargo de diretor de Áreas protegidas do Ministério do Meio Ambiente, onde é responsável pela Política Pública Rede Brasileira de Trilhas e Conectividade, instituída pela Portaria Conjunta MMA/MTur/ICMBio 407/2018. Pedro ama mergulhar e trilhar a pé, de bicicleta, de caiaque e a cavalo. Sua trajetória profissional e pessoal está inteiramente ligada ao ecoturismo e ao turismo de aventura, tendo dedicado sua vida à criação de uma Rede Brasileira de Trilhas no Brasil assentada nos pilares da conservação, geração de emprego e renda e recreação de qualidade.
Turismóloga, com pós-graduação em Turismo e Cultura pela UFRJ e em Ecoturismo e Interpretação Ambiental pela UFRRJ. Fundadora e Diretora da eTrilhas, empresa especializada em Turismo de Natureza, é também idealizadora da Plataforma eTrilhas. Atualmente, ocupa o cargo de Diretora de Turismo e Formatação de Produtos da Associação Rede Brasileira de Trilhas. Integra ainda o Conselho Administrativo da Rede Panamericana de Trilhas.
Nathaly Fogaça
@nathalyfogacaa
Nathaly Fogaça é instrutora do curso de Manejo Sustentável de Trilhas e tem uma experiência de mais de 8 anos em liderança e gestão de experiências, viagens e cursos relacionados a práticas outdoor. Está Brigadista Voluntária e Monitora Ambiental na Equipe de Trilhas do Parque Nacional da Tijuca (RJ), e líder desde 2016 da Agência Vamos, que oferece atividades de Bem-estar e Ecoturismo no Brasil feito por mulheres.
Silvia Guimarães; Turismóloga e pós-graduada em Comunicação, Turismo e Sustentabilidade, com formação empreendedora pelo Empretec/SEBRAE, atua na criação de soluções que fortalecem destinos turísticos e negócios sustentáveis. Há mais de 8 anos, contribui como palestrante e consultora em empreendedorismo feminino e turismo, desenvolvendo estratégias comerciais que ampliam competitividade e impacto local. Idealizou projetos de referência nacional, como a Rota dos Cactos e o Memorial Entre Cordas e Afetos, que transformaram tradições em experiências premiadas pelo SEBRAE. Como Agente SEBRAE PB, gerou impacto em 10 municípios e mais de 20 localidades, promovendo inclusão e inovação no turismo. Atualmente, preside a ABBTUR Ceará e integra o OBITUR da ABBTUR Nacional, onde pesquisa e aplica indicadores para fortalecer a governança e a sustentabilidade no setor. Em 2025, apresentou trabalho no V Congresso de Sociología y Antropología del Turismo (SocAnTur), Espanha, intitulado “Governança, Turismo de Base Comunitária e Sustentabilidade: um estudo de caso na Vila do Bujari, Cuité/PB”. Link: https://lattes.cnpq.br/6570875823908934 E-mail: solucoespraticasce@gmail.com
Ricardo Henrique Macedo Câmara.
Presidente do Fórum Sustentável de Turismo do Curimataú/ PB. Secretário de Desenvolvimento Econômico, Meio Ambiente e Turismo de Araruna. Um dos idealizadores do Caminho das Ararunas. Graduado em Geografia e Pós graduado em Geohistória do Brasil. Vice Presidente da Instituição não Governameltal/ API ( Associação Paraibana de Incentivo ao Estudante Universitário), Cooperação Brasil/ Alemanha.
Nova janela aberta em um iFrame. Utilize as setas do teclado para navegar no conteúdo ou tab para navegar entre os títulos. Pressione Esc para sair desta janela.
Rogerio dos Santos Ferreira
FotoDoutorado em Geociencias na UFPB (Serviços Ecossistêmicos e da Geodiversidade) e Mestrado em Gestão Ambiental (Gestão Participativa de Áreas Protegidas) pelo Programa Regional em Desenvolvimento e Meio Ambiente (Rede PRODEMA / NE). Licenciatura em Geografia. Especializado em Educação Ambiental e Experiencial ao Ar Livre. Atua voluntariamente nas ONGs: SOS Rio Cuia, USPAR e InPact - Instituto de Pesquisa e Ação. Atua voluntáriamente na construção e manutenção das Trilhas de Longo Curso: Caminhos das Ararunas e Caminhos do Seridó na Caatinga Paraibana. Atuou como Educador Ambiental no Parque Zoobotânico de João Pessoa-PB. Atuou como Consultor na Coordenação de Equipe elaboradora de EIA/RIMA e Planos de Manejos de Unidades de Conservação. Atuou como Consultor Ambiental junto ao Instituto Interamericano para o Desenvolvimento da Agrícola Familiar (IICA / Brasil), onde desenvolveu projetos em conjunto com a Secretaria de Agricultura e Pesca do Estado da Paraíba (SEDAP). Atuou como Gerente Executivo de Meio Ambiente da Secretaria Executiva de Recursos Hídricos e Meio Ambiente do Estado da Paraíba (SERHMACT), e como Gestor Ambiental em Áreas Protegidas na Superintendência de Administração do Meio Ambiente da Paraíba (SUDEMA). Lecionando no Curso Técnico de Guia de Turismo e no Ensino Superior (Geografia e Turismo, Geografia da Paraíba, Geografia Nordeste; Áreas Protegidas). Coordenou a Executivo Regional Norte e Nordeste de estudantes de Geografia. Tendo trabalhado também como Coordenador de Cursos da Cooperativa Cultural da Universidade Federal da Paraíba (CODISMA). Coordenador do Núcleo de Cultura do Município de Conde-PB. Projetos desenvolvidos nas áreas de: Turismo de Aventura; Educação ambiental; Turismo rural; Gestão participativa; Atividades culturais e rurais de Licenciamento
Luiz Paiva
* Sargento do Batalhão de Polícia Ambiental da Paraíba e Vice presidente do Clube TRPB. Orientação e Esportes de Aventura
Resumo:
* Instrutor da disciplina de Técnicas de Sobrevivência e Progressão em Áreas de Mata nos cursos e estágios do Batalhão de Polícia Ambiental;
* Formação em Educação Física (bacharelado) pela UFPB e integrante da equipe de treinamento físico dos militares do Batalhão de Polícia Ambiental;
* Compõe a equipe técnica na modalidade de vôlei de praia no Colégio da Polícia Militar da Paraíba
* Atleta de corrida de Orientação pelo Clube TRPB.Orientação e Esportes de Aventura;
* Atualmente é integrante da equipe organizadora da IV Etapa do Campeonato Paraibano de Orientação que será realizado na cidade de Araruna-PB
Resumo do Currículo:
Jornalista com mais de 30 anos de profunda imersão em esportes de aventura e ecoturismo. É ciclista, corredor de rua, orientista e caiaquista, com experiência como competidor de mountain bike e corridas de aventura. Sua jornada inclui desde expedições autônomas em ícones nacionais como a Chapada Diamantina (BA), a Chapada dos Veadeiros (GO) e o Vale do Catimbau (PE) até a exploração de montanhas no Peru, vulcões no Equador e cordilheiras no Canadá.
Possui conexão visceral com Araruna, iniciada aos 17 anos no primeiro contato com a Pedra da Boca. Essa paixão o levou a aprofundar academicamente a relação homem-natureza na região, culminando com seu Mestrado em Políticas Públicas pela UFPB, com uma tese que analisou os aspectos sociais necessários para a criação do Parque Estadual da Pedra da Boca.
Une a vivência prática de quem já cruzou a Paraíba de bicicleta (no projeto do Litoral ao Sertão com mais de 500km), com a visão crítica de um pesquisador e a habilidade de um mestre de cerimônias e mediador de debates.
Como comunicador, atuou nas principais emissoras de TV do estado (Globo, Record e SBT) e no Jornal da Paraíba. Hoje atua como Assessor de Imprensa da Mídias na Agência Executiva de Gestão das Águas e no mercado automotivo como Avaliador de Carros Seminovos especialista em Vistoria Cautelar e Inspeção Mecânica na empresa CarroCertoPB.
Iasmin:
Raizza de Oliveira Pinheiro – Formada em Direito e Guia de Turismo Regional (IFPB). Há 5 anos lidera a 50mais Aventuras e o Extremo Tour, criando roteiros de aventura que transformam a vida de pessoas maduras através de conexões com a natureza, com as comunidades e com as experiências de aventuras.
Moaci Judson é geógrafo formado pela UFRN e atua na área de Educação ao Ar Livre desde 2012, com experiência em expedições pelo Brasil e no Alasca. Trabalha como instrutor na OBB, NOLS e Gear Tips, onde ministra cursos de Técnicas de Mínimo Impacto e contribui para outros programas de formação. Moaci é certificado como Wilderness First Responder (WFR), Instrutor Nível 2 pela Leave No Trace, além de possuir formações em Canionismo (Nível 2) e Resgate em Águas Brancas (WRT) dentre outros.
Possui graduação em Ciências Biológicas, Mestrado em Ciências Biológicas e Doutorado em Ciências Ambientais, todos pela Universidade Federal da Paraíba. Acumula experiência na taxonomia de grupos recentes (sendo mamíferos neotropicais sua área de domínio), gestão ambiental pública, privada e no terceiro setor (Licenciamento Ambiental, Gestão de Unidades de Conservação e Desenvolvimento Rural Sustentável). Também domina conhecimento em agroecologia, principalmente com a implantação de sistemas agroflorestais. Atualmente é Gerente Executivo de Áreas Protegidas, Biodiversidade e Gestão Costeira da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Sustentabilidade da Paraíba, atuando principalmente em gestão territorial, buscando integrar os diversos usos da paisagem natural para alcançar a conectividade funcional.
Engenheira Civil pela Universidade Federal de Campina Grande (2007), Mestre pelo Programa de Pós Graduação em Engenharia Civil e Ambiental da UFCG (2011), Doutora pelo Programa de Pós Graduação em Engenharia Civil e Ambiental da UFCG (2023), área Geotécnica/Mecânica e Gerência de Pavimentos. Tem experiência na elaboração de Estudo de Impacto Ambiental EIA/RIMA em barragens. Atualmente é professora efetiva do curso de Engenharia Civil da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) - Campus VIII - Araruna/PB. Atua em pesquisas e extensão, com ênfase em ESG (Environmental, Social, and Governance), Sustentabilidade, Desenvolvimento Regional Sustentável e em pavimentação com revestimentos delgados (Microrrevestimento - MRAF). Coordenadora do Programa de Extensão CURIMATAÚ SUSTENTÁVEL: Desafios e oportunidades na agenda ESG.