Palestrantes
Conheça nossos palestrantes
Angela Baalbaki
UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Doutora em Letras pela Universidade Federal Fluminense (2010) e mestre em Letras pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2002). É Professora Adjunta do Departamento de Estudos da Linguagem, do Instituto de Letras, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e do Programa de Pós-Graduação em Letras da mesma universidade. Coordenadora do projeto "Estudos sobre bilinguismo: elaboração de materiais para o ensino de português para alunos surdos", com financiamento de Auxílio à Pesquisa (APQ 1) da FAPERJ, em 2014, e no âmbito do Programa de Apoio Técnico Atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão - PROATEC (UERJ), desde 2015.
Isabel Carneiro
UERJ - Universidade do Estado do RIo de Janeiro
Artista visual e professora adjunta do Instituto de Artes da UERJ no departamento de ensino da arte e cultura popular. Professora do Programa de Pós-Graduação em Artes da UERJ (PPGArtes). Atua nas áreas das artes e educação. Uma das coordenadoras do PIBID (Programa institucional de Bolsa de Iniciação à Docência) sub projeto Artes- UERJ. Licenciada em Artes Visuais pelo Centro Universitário Barra Mansa em 2005. Especialista pela PUC-Rio em História da Arte e da Arquitetura no Brasil em 2007, sua pesquisa surgiu a partir da ideia da Colagem como forma moderna. Mestre pelo Programa de Pós-graduação em Artes da UERJ, bolsista da FAPERJ com o projeto intitulado.
Bruno Ramos
UFF - Universidade Federal Fluminense
Possui graduação em Letras Libras (2011) e mestrado em Estudos da Tradução com pesquisa em O USO DE TRANSFERÊNCIAS EM NARRATIVAS PRODUZIDAS EM LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS (2016) pela Universidade Federal de Santa Catarina- UFSC. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Brasileira de Sinais. Atuou no filme, curta metragem: O Caso LIBRAS; atuou em várias peças teatrais e inclusive participou Festival Clin d Oei (Encontro Internacional Pluridisciplinar em Artes de Surdos) em Reims, França em julho de 2013. Atualmente é professor de Magistério Superior da disciplina de LIBRAS na UFF - Universidade Federal Fluminense. Vice-coordenador da CNJS (Coordenaria Nacional de Jovens Surdos) com parceria a FENEIS (Federação Nacional de Educação e Integração de Surdos).
Cláudio Mourão
UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Poeta/Artista e Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS, linha de Estudos Culturais em Educação; Graduado em Letras/Libras pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (2010). Atualmente é pesquisador do Grupo Interinstitucional de Pesquisa em Educação de Surdos-GIPES; Professor Adjunto no Instituto de Letras, Departamento de Línguas Modernas, no Curso de Letras, habilitação Tradutor e Intérprete de Libras-Português/Português-Libras - UFRGS; e coordenador do projeto Arte de Sinalizar - UFRGS; desenvolve pesquisas no campo de Literatura Surda.
Fernanda Soares
UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro
Doutoranda em Lingüística pela UERJ. Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Possui graduação em Normal Superior pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2006) e em Letras Libras pela Universidade Federal Santa Catarina (2012). Possui pós graduação em Psicopedagogia - Educação Especial e Inclusiva pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2008). Atualmente é professora do curso de Letras-Libras da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), coordenadora do Núcleo de Inclusão e Acessibilidade (NAI) da UFRJ e também coordenadora do Curso de Libras dos Cursos de Línguas Abertos à Comunidade (CLAC) da UFRJ.
Elissandra Perse
UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Professora do Departamento de Estudos da Linguagem (Instituto de Letras/UERJ). Atuou como professora de Espanhol no Instituto de Educação de Surdos (INES). Possui Mestrado em Letras (área de concentração: Linguística) pela UERJ e Especialização em Língua Espanhola Instrumental para Leitura pela mesma instituição.
Tathiana Targine
UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro / INES - Instituto Nacional de Educação de Surdos
Mestranda em Educação Bilíngue no INES (Instituto Nacional de Educação de Surdos); bacharel com licenciatura plena em Letras em Português-Italiano pela UFRJ (1999) e em Letras Libras (2019). Atuou como Técnico Especializado em Língua de Sinais nas instituições públicas IF Sudeste (campus Muriaé) e UFRJ. Atuante como bolsista PROATEC-UERJ no projeto de extensão Recursos e Materiais Didáticos para o Ensino de Língua Portuguesa para alunos surdos. À convite da ACERP foi convidada para participar da criação da TV INES, a primeira webtv para surdos no Brasil, onde atuou até 2017, como produtora executiva.
Ricardo Boaretto
INES - Instituto Nacional de Educação de Surdos
Professor Especialista pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) em Pós-graduação Latu Sensu em tradução, interpretação e ensino de LIBRAS. É tradutor e intérprete de Língua Brasileira de Sinais e Sinais Internacional licenciado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC/Pólo INES) em letras - LIBRAS e pedagogo bilíngue formado pelo INES. É ator surdo e poeta VV- Visual Vernacular. Docente no Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro (ISERJ)- Curso de Extensão de LIBRAS para ouvintes; Agente de Coordenadoria Nacional de Jovens Surdos- CNJS- FENEIS e Presidente de Centro de Integração de Arte e Cultura Surda.
Tiago Ribeiro
INES - Instituto Nacional de Educação de Surdos
Doutor em Educação pela UNIRIO. Professor e Orientador Pedagógico dos Anos Iniciais, Ensino Fundamental Noturno, do INES, e professor do Doutorado em Investigação Narrativa e Autobiográfica, da Universidade de Rosário, Argentina.
Lívia Buscacio
INES - Instituto Nacional de Educação de Surdos
Professora de língua portuguesa e literatura no INES desde 2007, com atuação na educação básica e na pós-graduação. Doutora em Estudos da Linguagem pela UFF, atualmente encontra-se em pós doutoramento pelo Programa de Pós graduação em Letras - subárea Linguística - da UERJ, sob a supervisão da professora Ângela Baalbaki.
Verônica Louro
INES - Instituto Nacional de Educação de Surdos
Mestra em Estudos da Linguagem pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Especialista em Língua Espanhola Instrumental para Leitura pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), desde 2010. Bacharel e Licenciada em Letras Português-Espanhol e Respectivas Literaturas também pela UERJ, desde 2008. Professora Efetiva da Educação Básica, na área de Português e Literaturas, do Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES), desde 2009. Interessa-se pelos seguintes temas de pesquisa: Análise do Discurso de base francesa; Multilinguismo e Bilinguismo; Educação de surdos; Ensino de Língua Portuguesa como segunda língua (L2) para surdos; Processo de Ensino-aprendizagem e Estratégias de Leitura e Escrita em Língua Portuguesa como L2; Elaboração de Material Didático de Língua Portuguesa como L2 para Surdos; Políticas Linguísticas voltadas para a Educação de Surdos.
Nena Balthar
IFRJ - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, campus Belford Roxo
É artista, doutora em Artes pelo PPGArtes/UERJ e professora do Instituto Federal do Rio de Janeiro campus Belford Roxo. Integrante do grupo de pesquisa Núcleo de Estudos em Cultura e Arte de Periferias Urbanas - CNPq/IFRJ. Coordena o projeto de pesquisa Narrativas Visuais da Baixada com financiamento da FAPERJ. Participa de exposições no Brasil e exterior. Sua obra figura em coleções públicas como o Museu de Arte do Rio (MAR). Trabalha com desenho, performance e vídeo. Considera sua atuação como professora de arte uma ação artística. Vive e trabalha no Rio de Janeiro.
Maria Lúcia Vignoli
INES - Instituto Nacional de Educação de Surdos
Mestrado e Doutorado em Arte e Cultura Contemporânea – UERJ. Professora de Artes do Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES /RJ). Participa do grupo de pesquisa ArteGestoAção, tecendo práticas que se interligam para uma educação antirracista, feminista e ecológica.
Débora Seger
UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Mestre em Arte e Cultura Contemporânea pela UERJ e mestre em Psicologia Social e Institucional pela UFRGS, pela qual também é graduada em Psicologia. Bolsista Qualitec do Laboratório de Acessibilidade Cultural (LAC) da UERJ.
Cátia Vieira Nunes
INES
Pedagoga bilíngue (Português/Libras) graduada pelo Instituto Nacional de Educação para Surdos - INES. Atuou no INES como instrutora de matemática para alunos do Ensino Fundamental e na Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos - FENEIS - no departamento de pessoal.
Mariana Gon
UERJ
Graduanda em Artes Visuais na UERJ. Educadora do Museu de Artes do Rio (MAR) e bolsista cultura da Coordenadoria de Exposições do Departamento Cultural da UERJ. Surda, atua como educadora bilíngue em LIBRAS, artista, pesquisadora iniciante de educação museal e inclusiva.
Layla Waltenberg
UFRJ
Graduada em Artes Plásticas- Educação Artística pela UFRJ e mestranda em Arte, Cognição e Cultura pela UERJ, Layla é educadora e pesquisadora na área de educação artística, atualmente investiga as relações artísticas entre Libras e educação emocional aplicadas.
Ingrid Lemos
UERJ
É mestranda pelo Programa de pós-graduação em Artes da UERJ (PPGArtes). Pesquisa desdobramentos simbólicos entre sentimentos oceânicos, corpo e seus devires para constituir diálogos sobre o processo entre prática artística como âncora para a reflexão da prática pedagógica, para estabelecer a possibilidade do corpo como instrumento artístico-pedagógico. Formada em licenciatura em Artes Visuais pela UERJ, atua como artista visual, educadora e dançarina.
Isabelle Maia
UFF
Mestranda em Diversidade e Inclusão na UFF (Universidade Federal Fluminense), é professora surda de Libras, com pós-graduação em Tradução e Interpretação e Docência em Libras pela Unintese. Graduada em Administração pela UnigranRio e Letras Libras na UFRJ.
Gustavo Torres
EAV-Parque Lage
Artista visual e sonoro, estudou na EAV/Parque Lage, é bacharel em cinema e mestre em linguagens visuais pela UFRJ. Desde 2013 participa de festivais de música experimental e performance, residências artísticas, exposições individuais e coletivas no Brasil e no exterior. Foi indicado ao Prêmio Bravo! e ao Primeiro Pipa. Além disso, possui características sensoriais e comunicativas que divergem da normalidade.
Dandara Santos
UERJ
Graduanda em Letras, francês e suas respectivas literaturas, pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Atualmente, atua como bolsista de Estágio Interno Complementar do projeto Recursos e Materiais para o Ensino de Português para Alunos Surdos na área das mídias digitais e no design do material didático Construindo Juntos: uma aventura de leitura e escrita – proposta bilíngue para alunos surdos.
Bruna Noronha
UERJ
Graduanda de licenciatura em Artes Visuais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Atualmente participa como bolsista do projeto Jogos de Temporalidades Inconciliáveis na Educação de Surdos, já foi bolsista do projeto Cerâmica Viva (UERJ), atuando como monitora do ateliê de cerâmica (2018/2019).
Amanda Barbosa
UERJ
Graduanda de Letras Português/literaturas da Universidade do Estado do Rio de Janeiro; é bolsista do Projeto de Iniciação Científica "Uma proposta bilíngue para o ensino de línguas para alunos surdos", orientado pela profª Drª Angela Baalbaki, atuando na elaboração do material didático "Construindo Juntos: uma aventura de leitura e escrita - proposta bilíngue para alunos surdos.
Ana Beatriz Guimarães
UERJ
Graduanda em Letras Português / Literaturas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Foi mediadora estagiária da educação inclusiva na Rede Municipal de Ensino do Rio de Janeiro. É bolsista voluntária no Projeto de Iniciação Científica Recursos e Materiais para o Ensino de Português para Alunos Surdos.
Cris Torres
UERJ
Estudante no Curso de Licenciatura em Artes Visuais da UERJ, bolsista no projeto bolsa de extensão Jogos temporalidades inconciliáveis para educação de surdos e fotógrafa no projeto Construindo Juntos.
Pamela Cunha
UERJ
Graduanda do 5° período de Letras - Português/Francês pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Em 2019 trabalhou como mediadora em estágio de educação inclusiva pela Rede Municipal de Ensino do Rio de Janeiro. Atualmente é bolsista no Projeto de Extensão Recursos e Materiais para o Ensino de Português para Alunos Surdos.
Gabriel Rufino
UERJ
Estudante de Artes visuais (Licenciatura) na Universidade Estadual do Rio de Janeiro, Participou do Pibid Artes UERJ, bolsista no projeto Jogos de Temporalidades, Ilustrador e Designer do projeto Construindo Juntos.
Clélia Regina Ramos
Editora Arara Azul
Graduação em Jornalismo pela Escola de Comunicações e Artes da USP (1979), mestrado em Letras (Ciência da Literatura) pela UFRJ (1995), doutorado em Letras (Ciência da Literatura) pela UFRJ (2000) e pós-doutorado em Cultura Contemporânea pelo PACC/URFJ (2008). Especialização em Ciências da Comunicação/USP, especialização em Linguística Aplicada/UERJ, Especialização em Gestão da Educação à Distância/UFJF.
Camila do Valle
PUC-Rio
Como poeta e pesquisadora, Camila do Valle interessa-se pelo trânsito entre a Literatura e a Antropologia. Publicou "Mecânica da distração: os aprisântempos" (RJ, poemas, 2005), "Perlas chinas" (Edição Eloisa Cartonera, Bienal de Arte de São Paulo, contos, 2006), “Rockland, Minas Geraes” (Buenos Aires, Eloisa Cartonera, poemas, 2017) e “Penélope terminou o bordado” (Lisboa, 2018 - "livro de artista" com poemas bordados e fotografados, apresentado na Fundação José Saramago em 2019). Junto ao Projeto Nova Cartografia Social da Amazônia, publicou artigos e organizou os livros "Nice Guerreira: mulher, quilombola e extrativista da floresta" (2016); "Caboverdeanos en la Argentina - Crónicas de una identidad" (2011, mapa e publicação); "Cartografia Social dos Afrorreligiosos de Belém do Pará" (mapa e livro, IPHAN, 2012). Professora de Literatura na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), é pós doutora em Literatura Comparada pela Universidade do Porto, Portugal. Graduou-se em Letras pela UFJF e realizou sem mestrado e doutorado na PUC-Rio.
Lígia Dabul
UFF
Publicou os livros de poesia Som (Rio de Janeiro, Editora Bem-Te-Vi, 2005), Nave (São Paulo, Lumme Editor, 2010), Luces/Luzes (La Plata, Editora Universidad Nacional de La Plata, 2008), Garça Torta/Crooked Heron (Londres, Carnaval Press, 2017) e a plaquete Algo do Gênero (São Paulo, Arqueria Editorial, 2010). É professora colaboradora das Pós-Graduações em Sociologia e em Estudos Contemporâneos das Artes da Universidade Federal Fluminense, onde faz pesquisas em antropologia e sociologia da arte.
Valéria Lourenço
IFCE
Professora do IFCE campus Crateús, coordenadora do Neabi IFCE Crateús, escritora e poeta. Graduada em Letras pela UFRRJ Nova Iguaçu e mestra em Cartografia social e política da Amazônia pela UEMA.
Alexandre Sá
UERJ
É artista-pesquisador, curador, crítico de arte e psicanalista. Pós-doutor em Filosofia pelo PPGF-UFRJ sob supervisão de Rafael Haddock Lobo. Pós-doutor em Estudos Contemporâneos das Artes pela Universidade Federal Fluminense sob supervisão de Tania Rivera. Doutor (2011) e mestre (2006) em Artes Visuais pela Escola de Belas-Artes da UFRJ, tendo sido orientado por Glória Ferreira. Atualmente é editor-chefe da revista Concinnitas do Instituto de Artes da UERJ, avaliada como A2 pela CAPES. Também faz parte da Comissão de Credenciamento do Portal de Publicações da UERJ como professor titular. É coordenador do Grupo de Pesquisa A arte contemporânea e o estádio do espelho;, certificado pelo CNPQ, ministrando com regularidade seminários que discutem as relações entre Arte & Psicanálise. Tem vasta experiência na gestão acadêmica. Foi coordenador de curso no Instituto de Artes da UERJ por dois anos e coordenador de curso em universidade particular por cinco anos, participando inclusive de processos de reformulação curricular e avaliação de cursos de graduação.
Denúncia enviada com sucesso!
Denunciar este evento
Por favor, descreva abaixo a razão da sua denúncia.