Introdução a Terapia ABA é um curso idealizado pelo Neuropsicocentro para pais de crianças com TEA atendidas no Neuropsicocentro e as pessoas inscritas no III Simpósio NPC.
O Curso será realizada em 5 módulos, tendo início em agosto e terminando em outubro, aos sábados nos horários de 8h às 12h e 14h às 18h. As vagas são limitadas.
Caso você não esteja inscrito no III Simpósio NPC e também não seja pais de uma criança atendida pelo Neuropsicocentro e tem interesse em participar, sua inscrição ficará em uma lista de espera para caso tenha vaga disponível.
Confira a programação do curso.
INTRODUÇÃO A TERAPIA ABA
MÓDULO 1: Conceitos Básicos em Análise do Comportamento
29 de agosto
FACILITADORES
- João Paulo
Psicólogo - CRP 11/13099
Pós-graduando em Intervenção ABA para Autismo e Deficiência intelectual - CBI of Miami
- Elane Rocha Psicóloga- CRP 11/12380
Especialista em Terapia Comportamental - Núcleo Triplice
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
* Comportamento e suas variáveis antecedentes e consequentes
* Reforçamento positivo
* Reforçamento negativo
* Punição positiva e negativa
* Fuga e esquiva
* Extinção operante
* Utilização dos conceitos básicos em situações cotidianas diversas (atendimentos, rotina familiar)
MÓDULO 2: Comportamento Verbal
12 de setembro
FACILITADORES
- João Paulo
Psicólogo - CRP 11/13099
Pós-graduando em Intervenção ABA para Autismo e Deficiência intelectual - CBI of Miami
- Laísa Soares
Psicóloga- CRP 11/11741
Especialista em Terapia Comportamental - Núcleo Triplice
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
* Comportamento verbal: definição
* Operantes Verbais: Conceitos e características
* Estratégias para o ensino da fala
MÓDULO 3: Avaliação de habilidades e déficits. Elaboração de currículo ABA.
26 de setembro
- Júlia Mattos
Psicóloga CRP 11/11955
Especialista em Terapia Analítico Comportamental - UNIFOR
- Letícia Queiroz
Psicóloga CRP 11/12925
Especialista em Terapia Analítico Comportamental - UNIFOR
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
*Instrumentos de avaliação.
*Construção do programa para terapia ABA.
*Habilidades básicas de linguagem e aprendizado.
MÓDULO 4: Modelos de intervenção no tratamento para crianças autistas
10 de outubro
FACILITADORES
- Dayane Vieites
Psicóloga CRP 11/10178
Especialista em Psicomotricidade Clínica e Educacional - UECE
Especialista em Terapia Analítico Comportamental - UNIFOR
- Valesca Romão
Psicóloga CRP 11/14541
Especialista em Terapia Analítico Comportamental - Núcleo Triplice
Pós graduanda em Intervenção ABA para Autismo e Deficiência Intelectual - CBI of Miami
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
* Breve introdução aos diferentes modelos de intervenção para crianças com Desenvolvimento Atípico
* Motivação
* Tentativa Discreta
* Hierarquia de Dicas
* Randomização
* Modelagem
* Generalização
* Estratégias Naturalistas
MÓDULO 5: Manejo Comportamental
24 de outubro
FACILITADORES
- Haroldo Rocha
Psicólogo CRP11: 12519
Mestre em Psicologia
Pós graduando em Intervenção ABA para Autismo e Deficiência Intelectual - CBI of Miami
CONTEÚDO PROFGRAMÁTICO
* Esquemas de Reforçamento
* Reforço Intermitente
* Birras x Desorganização sensorial
* Análise Funcional de comportamentos inapropriados
* Ensino de repertórios alternativos.
* Treino de Pais
Maiores Informações: (85) 98116 9069
Por favor, descreva abaixo a razão da sua denúncia.
MISSÃO
O NEUROPSICOCENTRO tem como propósito oferecer um serviço diferenciado através de sua equipe qualificada, que busca melhor entender os problemas e demandas de seus clientes e ser mais eficiente no diagnóstico e no tratamento das mais diversas demandas das áreas de Psicologia, Neuropsicologia, Psicopedagogia, Psicomotricidade Relacional, Fonoaudiologia, Terapia Ocupacional e Psiquiatria.
OBJETIVO
Realizar avaliação neuropsicológica de qualidade que auxilie no diagnóstico de alterações cognitivas relacionadas com Síndromes Neurológicas, Transtorno de Aprendizagem, Transtorno do Espectro do Autismo, Deficiências Intelectuais, Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade, alterações decorrentes de Doenças Vasculares, Demências, dentre outros;
Desenvolver programas de tratamentos personalizados às mais diversas patologias dentro das diversas fases do desenvolvimento;
Oferecer suporte e orientação através da psicoeducação aos familiares, para que estes possam ser co-terapeutas e, assim, favorecer a evolução dos tratamentos;
Oferecer suporte terapêutico nos mais diversos contextos nos quais o paciente está inserido, sejam eles: doméstico, escolar e social.