VDS002 - Curso | Marcos do Desenvolvimento Infantil

15 de agosto de 2020, 08h00 até 14 de novembro de 2020, 08h00

Informações

Ministrante(s) do Curso: Maria Amin, Holiana Gomes, Letícia Palmer, Ozana Leal, Lucrécia Vera, Heloísa Marasc

Tipo de Cursos: A Distancia

Modalidade de realização do Curso: Ao vivo - Transmitido por Videoconferência | Bidirecional

Plataforma: Google Sala de Aula

Carga Horária: 60

Ementa: O curso propõe-se a fornecer informações sobre o desenvolvimento neuropsicomotor na primeira infância que compreende o período do nascimento até os 6 anos. As aulas serão ministradas por profissionais de diversas áreas ampliando a visão do aluno sobre o desenvolvimento infantil em sua totalidade.

Objetivo Geral do Curso: Fornecer informações sobre o desenvolvimento infantil típico.

Objetivos Específicos do Curso:

  • Reconhecer os marcos de desenvolvimento nas áreas cognitiva, motora, sócio afetiva e linguagem
  • Entender o processo normal de desenvolvimento infantil
  • Identificar as faixas de desenvolvimento normal
  • Oferecer 4 atividades de estimulação de cada área apresentada.
  • Proporcionar conhecimento acerca do espaço educativo que favoreça melhor desenvolvimento.
  • Alertar para os sinais de atraso no desenvolvimento infantil.

Avaliação do Curso: Aprovação será pela frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) nas aulas e a realização das atividades propostas. Em caso de não frequência a um dia do curso, será oferecido uma atividade suplementar.

Bibliografia Básica: Fundamentos do desenvolvimento infantil – da gestação aos 3 anos – Org. Saul Cypel. Fundação Maria Cecília Souto Vidigal – disponibilizado em pdf Fundamentos da família como promotora do desenvolvimento infantil – Parentalidade em foco – Org.Gabriela Pluciennik, Márcia Lazzari, Marina Chicaro. Fundação Maria Cecília Souto Vidigal – disponibilizado em pdf BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR Caderneta de saúde da criança – menino e menina – Ministério da Saúde – 2019 – disponibilizado em pdf Manual para vigilância do desenvolvimento infantil no contexto da AIDPI

Carregando área de inscrição

Palestrantes

Saiba mais

Ozana Vera Leal

Saiba mais

Lucrécia Vera Leal

Saiba mais

Drª Maria Aparecida Amin de Oliveira

Saiba mais

Heloisa Mara dos Santos Campos

Saiba mais

Letícia Palmer

Saiba mais

Holiana Veloso

Programação:

Aula 01 - Desenvolvimento Neurológico, de Linguagem e Sócio emocional - 0 à 1 ano Aula · Drª Maria Aparecida Amin de Oliveira, Holiana Veloso, Letícia Palmer

Aula 01 - Desenvolvimento Cognitivo, Motor e Funções Executivas - 0 à 1 ano Aula · Heloisa Mara dos Santos Campos, Lucrécia Vera Leal, Ozana Vera Leal

Aula 02 - Desenvolvimento Neurológico, de Linguagem e Sócio emocional - 1 aos 2 anos Aula · Drª Maria Aparecida Amin de Oliveira, Holiana Veloso, Letícia Palmer

Aula 02 - Desenvolvimento Cognitivo, Motor e Funções Executivas - 1 aos 2 anos Aula · Heloisa Mara dos Santos Campos, Lucrécia Vera Leal, Ozana Vera Leal

Aula 03 - Desenvolvimento Neurológico, de Linguagem e Sócio emocional - 2 aos 3 anos Aula · Drª Maria Aparecida Amin de Oliveira, Holiana Veloso, Letícia Palmer

Aula 03 - Desenvolvimento Cognitivo, Motor e Funções Executivas - 2 aos 3 anos Aula · Heloisa Mara dos Santos Campos, Lucrécia Vera Leal, Ozana Vera Leal

Aula 04 - Desenvolvimento Neurológico, de Linguagem e Sócio emocional - 3 aos 4 anos Aula · Drª Maria Aparecida Amin de Oliveira, Holiana Veloso, Letícia Palmer

Aula 04 - Desenvolvimento Cognitivo, Motor e Funções Executivas - 3 aos 4 anos Aula · Heloisa Mara dos Santos Campos, Lucrécia Vera Leal, Ozana Vera Leal

Aula 05 - Desenvolvimento Neurológico, de Linguagem e Sócio emocional - 4 aos 5 anos Aula · Drª Maria Aparecida Amin de Oliveira, Holiana Veloso, Letícia Palmer

Aula 05 - Desenvolvimento Cognitivo, Motor e Funções Executivas - 4 aos 5 anos Aula · Heloisa Mara dos Santos Campos, Lucrécia Vera Leal, Ozana Vera Leal

Aula 06 - Desenvolvimento Neurológico, de Linguagem e Sócio emocional - 5 aos 6 anos Aula · Drª Maria Aparecida Amin de Oliveira, Holiana Veloso, Letícia Palmer

Aula 06 - Desenvolvimento Cognitivo, Motor e Funções Executivas - 5 aos 6 anos Aula · Heloisa Mara dos Santos Campos, Lucrécia Vera Leal, Ozana Vera Leal

Atividades de Fixação Atividades Teóricas

Credenciamento

1) Após a inscrição se confirmar você receberá um email de confirmação

2) 2 dias antes do curso se iniciar, ou seja dia 13/08/2020, lhe encaminharemos as orientações de acesso à Plataforma Sala de Aula

3) Guarde este comprovante de inscrição.

Flow - Formação EaD

É composta por uma equipe multidisciplinar que acredita que todo ser humano tem suas habilidades, independentes das dificuldades apresentadas. Para descobrir e desenvolver essas potencialidades é necessária a investigação e mediação de profissionais que formam uma rede de cuidados, visando superar as barreiras. “Quebrar mitos e trabalhar capacidades” é o nosso lema.

Ozana Vera Leal

Instituto Pulso; Vias do Saber


Neuropedagoga

Avalia crianças, adolescentes, jovens e adultos por meio de testes padronizados e entrevistas estruturadas, esclarecendo sobre o perfil de aprendizagem. Verifica habilidades de leitura, escrita e cognição matemática. Orienta quanto a metodologia de aprendizagem mais eficaz a ser abordada em ambiente acadêmico. Em acordo com os pais ou com o próprio paciente, é realizado contato com a instituição escolar para adequação curricular ou orientações quanto ao manejo pedagógico.

Lucrécia Vera Leal

Vias do Saber


Psicopedagoga 

A atuação consiste em auxiliar o estudante com estratégias para melhoria da aprendizagem. Para isso age no incentivo a organização de estudos, estimulação das habilidades cognitivas e metacogniçao, ou seja, ensinar a pessoa como gerenciar suas habilidades executivas para aprender com eficácia. Atua também na investigação de possíveis dificuldades ou transtornos de aprendizagem por meio de avaliação criteriosa,  propondo estratégias de intervenção e/ou sugerindo adequações curriculares junto às instituições escolares.

 

Drª Maria Aparecida Amin de Oliveira

Vias do Saber


Pediatra com área de atuação na Neurologia da Infância e Adolescência

CRMMG 17297 

Avalia a história clínica da criança/adolescente. Solicita e analisa resultados de exames complementares. Indica e considera as avaliações de outros profissionais (psicólogo, neuropsicólogo, terapeuta ocupacional, fonoaudiólogo, psicomotricista, pedagogo) para fechamento de diagnóstico, sugestão de intervenção escolar e clínica e acompanhamento do tratamento.

Heloisa Mara dos Santos Campos

Vias do Saber; Uni BH


Pedagoga Psicomotricista e Screner da Síndrome de Irlen

Atua na Avaliação da Percepção Visuomotora com objetivo de avaliar a coordenação olho-mão que estão relacionados a produção escrita e ao equilíbrio motor do indivíduo. Investigação da Percepção visual – rastreamento para Síndrome de Irlen. Avalia a Performance Motora considerando seu desenvolvimento evolutivo; identificando sinais de alerta nos transtornos neuroevolutivos. Nas áreas motoras acompanhando as etapas evolutivas e desenvolvimentais do indivíduo  Estimulo das funções cognitivas através do PEI - Programa de Enriquecimento Instrumental para modificabilidade interna, trabalhando elaboração de estratégias, atenção, memória, organização, planejamento e percepção. Coordenada e atua no Programa Melhor Idade com Qualidade a promover a estimulação cognitiva, melhora na coordenação motora, além de auxiliar no relacionamento familiar com o idoso.

Letícia Palmer

Vias do Saber


Fonoaudióloga

CRFa: 6-5316

Atende mulheres gestantes e nutrizes orientando quanto aos impactos que sentimentos variados podem trazer ao desenvolvimento comunicativo dos bebês. Avalia bebês e crianças em idade pré escolar investigando se o desenvolvimento comunicativo e de linguagem estão adequados à idade. Realiza diagnóstico diferencial nos transtornos comunicativos. 

Holiana Veloso

Vias do Saber


Psicóloga

CRP 04/30635

Atua com Avaliação de Desempenho Comportamental e Funcional na fase pré-escolar, que é um instrumento de mensuração de características por meio de registro de amostras de comportamentos e respostas do indivíduo, que visa descrever e/ou mensurar funcionalidades e processos psicológicos, compreendidos tradicionalmente nas áreas de emoção/afeto, cognição/inteligência, atenção, memória e percepção. A avaliação abarca escalas, inventários, questionários e métodos projetivos/ expressivos. Auxilia no diagnóstico diferencial e na indicação de possíveis intervenções terapêuticas. Na intervenção psicológica busca promover a saúde mental do indivíduo, compreender sua subjetividade e acolher suas demandas. Ela opera para que o indivíduo possa aliviar aflições, modificar e restaura situações de stress. Trabalha os sentimentos, pensamentos confusos, autoestima e confiança. Explorar o funcionamento da atenção, memória, linguagem, organização e planejamento, percepção, comportamento e humor. Realiza tratamento através do Método Resseguier, um método de reabilitação física e mental, que tem como objetivo o fortalecimento da própria identidade, a consciência corporal e equilíbrio sensorial. Treinamento de Pais e Orientação Profissional.