Ministrante(s) do Curso: Maria Amin, Holiana Gomes, Letícia Palmer, Ozana Leal, Lucrécia Vera, Heloísa Marasc
Tipo de Cursos: A Distancia
Modalidade de realização do Curso: Ao vivo - Transmitido por Videoconferência | Bidirecional
Plataforma: Google Sala de Aula
Carga Horária: 60
Ementa: O curso propõe-se a fornecer informações sobre o desenvolvimento neuropsicomotor na primeira infância que compreende o período do nascimento até os 6 anos. As aulas serão ministradas por profissionais de diversas áreas ampliando a visão do aluno sobre o desenvolvimento infantil em sua totalidade.
Objetivo Geral do Curso: Fornecer informações sobre o desenvolvimento infantil típico.
Objetivos Específicos do Curso:
Avaliação do Curso: Aprovação será pela frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) nas aulas e a realização das atividades propostas. Em caso de não frequência a um dia do curso, será oferecido uma atividade suplementar.
Bibliografia Básica: Fundamentos do desenvolvimento infantil – da gestação aos 3 anos – Org. Saul Cypel. Fundação Maria Cecília Souto Vidigal – disponibilizado em pdf Fundamentos da família como promotora do desenvolvimento infantil – Parentalidade em foco – Org.Gabriela Pluciennik, Márcia Lazzari, Marina Chicaro. Fundação Maria Cecília Souto Vidigal – disponibilizado em pdf BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR Caderneta de saúde da criança – menino e menina – Ministério da Saúde – 2019 – disponibilizado em pdf Manual para vigilância do desenvolvimento infantil no contexto da AIDPI
Aula 01 - Desenvolvimento Neurológico, de Linguagem e Sócio emocional - 0 à 1 ano Aula · Drª Maria Aparecida Amin de Oliveira, Holiana Veloso, Letícia Palmer
Aula 01 - Desenvolvimento Cognitivo, Motor e Funções Executivas - 0 à 1 ano Aula · Heloisa Mara dos Santos Campos, Lucrécia Vera Leal, Ozana Vera Leal
Aula 02 - Desenvolvimento Neurológico, de Linguagem e Sócio emocional - 1 aos 2 anos Aula · Drª Maria Aparecida Amin de Oliveira, Holiana Veloso, Letícia Palmer
Aula 02 - Desenvolvimento Cognitivo, Motor e Funções Executivas - 1 aos 2 anos Aula · Heloisa Mara dos Santos Campos, Lucrécia Vera Leal, Ozana Vera Leal
Aula 03 - Desenvolvimento Neurológico, de Linguagem e Sócio emocional - 2 aos 3 anos Aula · Drª Maria Aparecida Amin de Oliveira, Holiana Veloso, Letícia Palmer
Aula 03 - Desenvolvimento Cognitivo, Motor e Funções Executivas - 2 aos 3 anos Aula · Heloisa Mara dos Santos Campos, Lucrécia Vera Leal, Ozana Vera Leal
Aula 04 - Desenvolvimento Neurológico, de Linguagem e Sócio emocional - 3 aos 4 anos Aula · Drª Maria Aparecida Amin de Oliveira, Holiana Veloso, Letícia Palmer
Aula 04 - Desenvolvimento Cognitivo, Motor e Funções Executivas - 3 aos 4 anos Aula · Heloisa Mara dos Santos Campos, Lucrécia Vera Leal, Ozana Vera Leal
Aula 05 - Desenvolvimento Neurológico, de Linguagem e Sócio emocional - 4 aos 5 anos Aula · Drª Maria Aparecida Amin de Oliveira, Holiana Veloso, Letícia Palmer
Aula 05 - Desenvolvimento Cognitivo, Motor e Funções Executivas - 4 aos 5 anos Aula · Heloisa Mara dos Santos Campos, Lucrécia Vera Leal, Ozana Vera Leal
Aula 06 - Desenvolvimento Neurológico, de Linguagem e Sócio emocional - 5 aos 6 anos Aula · Drª Maria Aparecida Amin de Oliveira, Holiana Veloso, Letícia Palmer
Aula 06 - Desenvolvimento Cognitivo, Motor e Funções Executivas - 5 aos 6 anos Aula · Heloisa Mara dos Santos Campos, Lucrécia Vera Leal, Ozana Vera Leal
Atividades de Fixação Atividades Teóricas
1) Após a inscrição se confirmar você receberá um email de confirmação
2) 2 dias antes do curso se iniciar, ou seja dia 13/08/2020, lhe encaminharemos as orientações de acesso à Plataforma Sala de Aula
3) Guarde este comprovante de inscrição.
Por favor, descreva abaixo a razão da sua denúncia.
É composta por uma equipe multidisciplinar que acredita que todo ser humano tem suas habilidades, independentes das dificuldades apresentadas. Para descobrir e desenvolver essas potencialidades é necessária a investigação e mediação de profissionais que formam uma rede de cuidados, visando superar as barreiras. “Quebrar mitos e trabalhar capacidades” é o nosso lema.
Neuropedagoga
Avalia crianças, adolescentes, jovens e adultos por meio de testes padronizados e entrevistas estruturadas, esclarecendo sobre o perfil de aprendizagem. Verifica habilidades de leitura, escrita e cognição matemática. Orienta quanto a metodologia de aprendizagem mais eficaz a ser abordada em ambiente acadêmico. Em acordo com os pais ou com o próprio paciente, é realizado contato com a instituição escolar para adequação curricular ou orientações quanto ao manejo pedagógico.
Psicopedagoga
A atuação consiste em auxiliar o estudante com estratégias para melhoria da aprendizagem. Para isso age no incentivo a organização de estudos, estimulação das habilidades cognitivas e metacogniçao, ou seja, ensinar a pessoa como gerenciar suas habilidades executivas para aprender com eficácia. Atua também na investigação de possíveis dificuldades ou transtornos de aprendizagem por meio de avaliação criteriosa, propondo estratégias de intervenção e/ou sugerindo adequações curriculares junto às instituições escolares.
Pediatra com área de atuação na Neurologia da Infância e Adolescência
CRMMG 17297
Avalia a história clínica da criança/adolescente. Solicita e analisa resultados de exames complementares. Indica e considera as avaliações de outros profissionais (psicólogo, neuropsicólogo, terapeuta ocupacional, fonoaudiólogo, psicomotricista, pedagogo) para fechamento de diagnóstico, sugestão de intervenção escolar e clínica e acompanhamento do tratamento.
Pedagoga Psicomotricista e Screner da Síndrome de Irlen
Atua na Avaliação da Percepção Visuomotora com objetivo de avaliar a coordenação olho-mão que estão relacionados a produção escrita e ao equilíbrio motor do indivíduo. Investigação da Percepção visual – rastreamento para Síndrome de Irlen. Avalia a Performance Motora considerando seu desenvolvimento evolutivo; identificando sinais de alerta nos transtornos neuroevolutivos. Nas áreas motoras acompanhando as etapas evolutivas e desenvolvimentais do indivíduo Estimulo das funções cognitivas através do PEI - Programa de Enriquecimento Instrumental para modificabilidade interna, trabalhando elaboração de estratégias, atenção, memória, organização, planejamento e percepção. Coordenada e atua no Programa Melhor Idade com Qualidade a promover a estimulação cognitiva, melhora na coordenação motora, além de auxiliar no relacionamento familiar com o idoso.
Fonoaudióloga
CRFa: 6-5316
Atende mulheres gestantes e nutrizes orientando quanto aos impactos que sentimentos variados podem trazer ao desenvolvimento comunicativo dos bebês. Avalia bebês e crianças em idade pré escolar investigando se o desenvolvimento comunicativo e de linguagem estão adequados à idade. Realiza diagnóstico diferencial nos transtornos comunicativos.
Psicóloga
CRP 04/30635
Atua com Avaliação de Desempenho Comportamental e Funcional na fase pré-escolar, que é um instrumento de mensuração de características por meio de registro de amostras de comportamentos e respostas do indivíduo, que visa descrever e/ou mensurar funcionalidades e processos psicológicos, compreendidos tradicionalmente nas áreas de emoção/afeto, cognição/inteligência, atenção, memória e percepção. A avaliação abarca escalas, inventários, questionários e métodos projetivos/ expressivos. Auxilia no diagnóstico diferencial e na indicação de possíveis intervenções terapêuticas. Na intervenção psicológica busca promover a saúde mental do indivíduo, compreender sua subjetividade e acolher suas demandas. Ela opera para que o indivíduo possa aliviar aflições, modificar e restaura situações de stress. Trabalha os sentimentos, pensamentos confusos, autoestima e confiança. Explorar o funcionamento da atenção, memória, linguagem, organização e planejamento, percepção, comportamento e humor. Realiza tratamento através do Método Resseguier, um método de reabilitação física e mental, que tem como objetivo o fortalecimento da própria identidade, a consciência corporal e equilíbrio sensorial. Treinamento de Pais e Orientação Profissional.