CURSO ONLINE WISC-IV – Avançado*
(*Pré-requisito: ter conhecimento básico de aplicação e correção do WISC-IV)
Da família das Escalas Wechsler, o WISC-IV é um instrumento padrão ouro na avaliação da inteligência. De grande importância na Neuropsicologia para caracterização das capacidades cognitivas, permite uma rica leitura do funcionamento cerebral.
No Curso abordaremos: interpretação técnica dos resultados do teste na perspectiva da leitura neuropsicológica desde os aspectos teóricos-conceituais, passando pela leitura anatomo-funcional até a compreensão clínica de desempenhos para o diagnóstico diferencial e as perspectivas de intervenção.
Estrutura do curso
Envio de aulas gravadas (1 aula por semana - média de 1:30h por aula), em um total de 24 aulas (totalizando 40h de curso), além de discussão e troca de experiências em grupo fechado (100h). Aulas disponíveis até 31/12/2020
Público alvo
Psicólogos e estudantes de Psicologia (necessária comprovação com envio, por e-\mail, de foto do CRP ou matricula no curso de Psicologia)
Conteúdo programático do curso
Objetivo: Instrumentalizar o aluno para uma interpretação neuropsicológica dos dados obtidos no teste, ampliando a leitura dos resultados e melhor construindo um pensamento clínico dos casos avaliados.
Conteúdo do curso
(Aulas 1 a 5) - Ampliando a Compreensão e Interpretação do WISC-IV:
Aula 1 - Erros na aplicação do WISC-IV
Aula 2 - Comportamentos a serem observados na execução dos subtestes do WISC-IV
Aula 3 - Modelo CHC das habilidades cognitivas e o WISC-IV
Aula 4 - Interpretação ampliada dos Índices Fatoriais
Aula 5 - Incorporando o estudo do GAI e CPI na interpretação dos dados
(Aulas 6 a 9) - Conceitos de Neurocognição associados ao teste:
Aula 6 - WISC-IV e seus Correlatos Anatomo-funcionais
Aula 7 - Processos: Atencionais; Sensório-motor; Visuoespaciais
Aula 8 - Processos: Funcionamento Executivo; Memória Operacional
Aula 9 - Processos: Linguagem; Memória/Aprendizagem; Desempenho Acadêmico
(Aulas 10 à 12) - Perfil de desempenho de quadros clínicos no WISC-IV:
Aula 10 - Transtornos específicos de aprendizagem: Dislexia, Disgrafia, Discalculia;
Aula 11 - TDAH; Superdotação; Deficiência intelectual;
Aula 13 - Transtorno emocional; Doenças sistêmicas na infância; Transtornos de linguagem; Autismo.
(Aulas 14 à 18) - Interpretação Avançada Integrativa do WISC-IV:
Aula 14 - Interpretação Quantitativa e Qualitativa dos dados – parte 1;
Aula 15 - Interpretação Quantitativa e Qualitativa dos dados – parte 2;
Aula 16 - Compreensão Neurocognitiva e Cognitivo-pedagógica dos resultados;
Aula 17 - Correlacionando resultados no WISC-IV com outros testes neuropsicológicos – parte 1;
Aula 18 - Correlacionando resultados no WISC-IV com outros testes neuropsicológicos – parte 2;
(Aulas 19 à 24) - Síntese Integrativa e Intervenções no WISC-IV:
Aula 19 - Estudo de casos clínicos;
Aula 20 - Estudo de casos clínicos;
Aula 21 - Elaboração de Modelo de relatório – parte 1;
Aula 22 - Elaboração de Modelo de relatório – parte 2;
Aula 23 - Sugestões de intervenções relacionadas aos índices e subtestes - parte 1.
Aula 24 - Sugestões de intervenções relacionadas aos índices e subtestes - parte 2.
Instituição de Ensino sediada em Maceió/AL com cursos de Pós-Graduação nas áreas de: Neuropsicologia, Neuropsicopedagogia e Terapia Cognitivo Comportamental. Contato: (82) 3326-1283; (82) 99921-4621.
Neuropsicólogo Clínico. Atua há 20 anos com avaliações Psis. Coordenador de Curso de Especialização em Neuropsicologia. Docente em diversas Pós Graduações pelo país. Associado à SBNp – Sociedade Brasileira de Neuropsicologia e à ABAP – Associação Brasileira de Avaliação Psicológica. Especialista em Neuropsicologia Clínica; Psicologia Clínica e Saúde Mental; Educação Especial – DI.