O teste
O teste Wisconsin de classificação de cartas é um instrumento de padrão ouro e ferramenta indispensável em um excelente protocolo de avaliação neuropsicológica, abrangendo os públicos: criança, adolescente, adultos e idoso. O teste avalia funções executivas: raciocínio abstrato, capacidade de gerar estratégias de solução de problemas, entre outros compostos. Sua aplicação, correção e interpretação requer treinamento específico.
Objetivo do curso
Capacitar para a correta aplicação, correção e interpretação dos dados, tanto no aspecto quantitativo, quanto qualitativo, além de desenvolver raciocínio clínico frente às demandas de casos clínicos a partir dos resultados obtidos no instrumento.
Estrutura do curso
8 aulas online (ao vivo) com duração média de 1 hora e 30 minutos (via plataforma zoom.us)
Início em 05 de Dezembro, demais datas: 08, 10, 12, 15, 17, 19 e 22 de Dezembro (sábados, terças e quintas)
Horário: sempre às 20:30h (horário de Brasília)
Acesso as aulas remotas: por esta plataforma (Doity) por pe´riodo de 12 meses.
Grupo exclusivo de discussão para tirar dúvidas e trocar experiências de casos clínicos trazidos pelos alunos.
Público alvo
Psicólogos e estudantes de psicologia (necessária comprovação com envio, por e-mail, de foto do CRP ou comprovante de matrícula em curso de Psicologia)
Conteúdo do curso
Aula 1. Histórico e formas do teste WCST (128 e 48 cartas);
Aula 2. Aplicação do WSCT-128;
Aula 3. Correção quantitativa (manual e informatizada);
Aula 4. Análise qualitativa do WSCT-128;
Aula 5. Concepção teórico-conceitual (abordagem neuropsicológica) e Anatomofuncionalidade;
Aula 6. Teste WSCT-48 cartas: aplicação, correção e interpretação;
Aula 7. Elaboração de Síntese;
Aula 8. Estudos de casos.
Instituição de Ensino sediada em Maceió/AL com cursos de Pós-Graduação nas áreas de: Neuropsicologia, Neuropsicopedagogia e Terapia Cognitivo Comportamental. Contato: (82) 3326-1283; (82) 99921-4621.
Neuropsicólogo Clínico. Atua há 20 anos com avaliações Psis. Coordenador de Curso de Especialização em Neuropsicologia. Docente em diversas Pós Graduações pelo país. Associado à SBNp – Sociedade Brasileira de Neuropsicologia e à ABAP – Associação Brasileira de Avaliação Psicológica. Especialista em Neuropsicologia Clínica; Psicologia Clínica e Saúde Mental; Educação Especial – DI.