1. Docente:

Laís Sanchez

 

  1. Mini currículo do docente(titulações):

Psicóloga clínica e institucional, Pedagoga, Neuropsicopedagoga, Especialista em Distúrbios da Aprendizagem pela Faculdade de Medicina do ABC - SP. Professora da Faculdade Novo Horizonte – Ipojuca, no Curso de Pedagogia.

 

  1. Nome do curso(descrever de maneira criativa e atrativa):

Dislexia? Discalculia? TDAH? Já ouviu falar?

Entenda os Distúrbios da Aprendizagem - compreensão e estratégias práticas de intervenção no ambiente escolar.

Inscreva-se! Aproveite esse período de férias aprendendo mais com tudo que preparamos para você!

  1. Data e horário da realização (de acordo com os dias disponíveis):
  • 18/01/2021(segunda-feira) – Das 19h às 22h.
  • 20/01/2021(quarta-feira) – Das 19h às 22h.
  1. Resumo da proposta (em linhas gerais descrever a pertinência do curso):

A fase escolar significa uma etapa de desafios para qualquer criança. Mas quando ela começa a apresentar dificuldades e comportamentos diferentes, o que fazer?

Os Distúrbios da Aprendizagem são problemas que afetam a capacidade da criança de receber, processar, analisar ou armazenar informações.

Nossa proposta é que estudantes e educadores compreendam que os Distúrbios de Aprendizagem têm origem neurobiológica que dificultam a vida acadêmica principalmente na infância e adolescência.  O papel do educador neste contexto é fundamental. Sem esta identificação e o trabalho conjunto com profissionais de outras áreas, a criança será prejudicada na vida acadêmica e também no desenvolvimento dos aspectos sociais e afetivo-emocionais.

 

É comum que os educadores, em algum momento, passem dificuldades por não saber como agir ao se deparar com uma criança com distúrbios de aprendizagem. A intervenção exige muita responsabilidade e cuidado, mas acima de tudo: conhecimento.

  1. Objetivos do curso(finalidade do projeto):
  • Possibilitar a compreensão dos principais Distúrbios da Aprendizagem (Dislexia, Disgrafia, Discalculia, Síndrome de Irlen, Alteração do Processamento Auditivo e TDAH).
  • Refletir sobre o comportamento do aluno levantando hipóteses que a criança não aprende porque algo está acontecendo.
  • Entender e diferenciar distúrbios e dificuldades.
  • Discutir estudos de caso e a necessidade do encaminhamento a outros profissionais.
  1. Metodologia (descrição de como serão desenvolvidas as atividades):
  • Videoconferências pelo Google Meet.
  • Dinâmicas de grupo on-line.
  • Apresentação de slides.
  • Estudos de Caso.
  1. Cronograma(definição das etapas):

Módulo 1: Compreendendo os Distúrbios de Aprendizagem: 18/01/2021 – Das 19h às 22h.

Módulo 2: Estratégias práticas de Intervenção no ambiente escolar: 20/01/2021 –Das 19h às 22h.

  1. Público alvo(citar os cursos e áreas):

Aplica-se nas áreas de Educação, Psicopedagogia e interessados no tema.

  1. Observações:

Os distúrbios de aprendizagem acometem de 5 a 15% de crianças em idade escolar, em diferentes idiomas e culturas, sendo os específicos em leitura e escrita altamente prevalentes. O dado é do Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-V, 2015), publicação da American Psichiatric Association.

 

São muitas crianças e adolescentes que precisam de um olhar atento para que consigam chegar ao Ensino Superior motivados às descobertas e ao conhecimento.

Compartilhe!