1. Docente:

 

Mário Gouveia Júnior

 

  1. Mini currículo do docente (titulações):

 

• Licenciado em História (2010) e Bacharel em Biblioteconomia (2018), ambos pela UFPE;

• Especialista em Cultura Pernambucana (2011), pela FAFIRE;

• Mestre em Ciência da Informação, pela UFPE (2012).

 

  1. Nome do curso (descrever de maneira criativa e atrativa):

 

Introdução à Contação de Histórias

 

  1. Data e horário da realização (de acordo com os dias disponíveis):

 

18 de janeiro (segunda-feira – das 19h às 22h) e

20 de janeiro (quarta-feira – das 19h às 22h)   

 

  1. Resumo da proposta (em linhas gerais descrever a pertinência do curso):

 

Desde que se desenvolveram as capacidades de fala e comunicação os grupos humanos contam histórias como forma de unir o grupo e partilhar memórias e a visão cultural. Contar histórias, desse modo, é um ato lúdico, de interação entre o contador e os ouvintes, e por isso mesmo se revela um instrumento riquíssimo para o trabalho pedagógico. Isso porque a literatura tem papel fundamental na formação do ser humano, na conscientização de valores e princípios. Sua importância no desenvolvimento da criança torna fundamental ao ato de contar histórias, sendo principalmente, um ato de carinho por parte do adulto, que reconhece que a criança pode aprender muito, de modo lúdico e prazeroso, a respeito do mundo que a espera.

 

  1. Objetivos do curso (finalidade do projeto):

 

Instrumentalizar os cursistas no universo da contação de histórias em noções básicas de teoria e prática.

 

  1. Metodologia (descrição de como serão desenvolvidas as atividades):

 

Encontros remotos (via google meet);

Material de power ponit;

Aulas expositivas e dialogadas com conceitos introdutórios;

Metodologias ativas com Sala de Aula Invertida (a partir do segundo encontro) e Aprendizagem Baseada em Projeto (cada discente precisará elaborar e registrar em vídeo a contação de uma história).

 

  1. Cronograma (definição das etapas):

 

Carga horária: 8h 

Sendo:

            6 horas com conteúdos trabalhados em aulas remotas (google meet);

            e 2 horas para confecção de atividade final.  

 

  1. Público alvo (citar os cursos e áreas):

 

Preferencialmente discentes de periodizações diversas da Graduação em Pedagogia (FNH Ipojuca e Vitória) e/ou demais interessados em ingressar neste departamento.

 

  1. Observações:

 

Compartilhe!