1. Docente:

Prof. Ms. Ricardo Jorge Silveira Gomes

2. Mini currículo do docente (titulações):

Doutorando em Ciências da Religião pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP), Mestre em Ciências da Religião pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP) e Especialista em Metodologia do Ensino pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Licenciado em História pela Faculdade de Formação de Professores da Zona da Mata Sul (FAMASUL). Membro Efetivo da Academia Cabense de Letras – ACL e com três livros publicados. Professor e membro do Núcleo Docente Estruturante (NDE) e do Colegiado dos Cursos de Pedagogia e Administração da Faculdade de Ciências Aplicadas José Lacerda Filho-FAJOLCA, docente do Colégio e Curso Pontual e do Colégio Conviver. Ligado ao grupo de estudo Religião Cristã, Fundamentos e Desafios Contemporâneos – UNICAP, tendo como orientadores os Profs. Drs. José Tadeu Batista de Souza e João Luiz Correia Júnior. Desde 2008, já orientou, até novembro de 2019, 8 especialistas e 89 graduandos. E-mail: ricardojorgesg@hotmail.com. Outras bases bibliográficas:

ORCID: https://orcid.org/0000-0001-9937-0893

3. Nome do curso (descrever de maneira criativa e atrativa):

Orientar ou impor a escolha profissional, aos nossos filhos!

4. Data e horário da realização (de acordo com os dias disponíveis):

 

Dia 19.01.2021(Terça) – das 19h às 22h. Dia 21.01.2021 (Quinta) – das 19h às 22h.

5. Resumo da proposta (em linhas gerais descrever a pertinência do curso):

 

 

A família é considerada uma das principais bases de formação do indivíduo, e em geral, a referida instituição transmite valores, hábitos e costumes aos seus membros (Rozemberg, Avanci, Schenker, & Pires, 2014). Segundo Calil (1987), Cerveny e Berthoud (2004) e Osório (2002) a família pode e precisa ser entendida como um sistema que atua em processos de influência recíproca ou que funciona pelo princípio da interdependência entre seus membros e destes com o seu entorno ou espaços de convivência e relação, ou seja, considerando os outros sistemas humanos (escola, trabalho, comunidades religiosas, bairro, cidade, instituições, etc.), a família neles influencia e é por eles influenciada. Com base em Fagundes, Aquino e Paula (2010), é pela vivência familiar que a criança provavelmente desenvolve as representações internas que irão influenciar seu comportamento no futuro e o modo como lidam com problemas e escolhas. Ademais, é na família também que se encontram depositadas as expectativas quanto ao futuro profissional, amadurecimento e independência dos membros (Preto, 2001).

 

Para Freitas e Barbosa (2006), a família é considerada um dos principais fatores que auxiliam ou interferem no processo de escolha profissional dos jovens. Nessa mesma direção, os referidos

 

 

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Proposta de ação de extensão universitária

 

 

 

 

autores sinalizaram acerca da pertinência em se promover reflexões não somente em relação aos projetos profissionais dos jovens, mas também deve-se considerar os projetos dos pais em relação aos filhos. Almeida e Pinho (2008) e Tessaro e Schmidt (2017) corroboram com tais afirmações, pois acreditam que as expectativas familiares podem aparecer no processo de escolha profissional como uma revivência dos dilemas vivenciados pelos pais quanto às suas escolhas, ou seja, já ao nascer, o indivíduo traz consigo as expectativas, desejos e fantasias dos pais, que, por inúmeras razões podem ter experimentado prazer e realização com a vivência profissional fruto de suas escolhas, ou, pelo contrário, sofrimento e frustração suficientes para não desejarem o mesmo a seus filhos. Por diversas vezes os pais projetam em seus filhos os sonhos profissionais que eram seus e que não puderam realizar, não se dando conta de que acabam por transferir responsabilidades aos filhos de escolher uma profissão que não puderam seguir (Santos, 2005).

 

Seja direta ou indiretamente, o fato é que a família influencia na tomada de decisão frente à carreira profissional de seus membros (Tessaro & Schmidt, 2017). Existem casos em que a escolha profissional é feita levando-se fortemente em consideração as expectativas familiares e, nessas circunstâncias, o jovem pode ou não se identificar com o que foi imposto ou esperado para ele. Tal influência pode ser de forma tão direta que há casos de jovens que ingressam em determinadas carreiras sem ter clareza do processo que culminou em tais escolhas (Almeida & Melo-Silva, 2011; Almeida & Pinho, 2008; Barros & Murgo, 2017; Fernandes, Brasilino, Fávero & Túlio, 2011; Preto, 2001; Silva & Pacheco, 2016; Silvia, Quina & Santos, 2015).

 

Como forma de apresentar nesse curso de extensão a relevância da família, como variável influenciadora no processo de decisão profissional em adolescentes, a seguir serão apresentados estudos já publicados na literatura nacional fazendo-se um recorte dos resultados para tal relevância.

6. Objetivos do curso (finalidade do projeto):

 

 

  • Discutir os processos que permeiam a escolha profissional bem como os principais fatores que podem influenciar nesta escolha;
  • Levar aos familiares a refletir sobre essas questões com um olhar mais crítico;
  • Mostrar aos responsáveis a diversidades profissionais, as condições de trabalho das profissões escolhidas pelos próprios filhos tendo o sujeito como parte desse processo;
  • Fazer com que os alunos busquem informações sobre as profissões/ocupações que almejam seguir.

 

 

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7. Metodologia (descrição de como serão desenvolvidas as atividades):

 

  1. O Curso acontecerá em dois encontros com uma carga horária 6h.

 

  1. Encontros remotos – Google Meet;

 

  1. Metodologias ativas – Realização de aula invertida - Elaborações de vídeo descrevendo a profissão dos seus sonhos;

 

  1. Exposição oral

8. Cronograma (definição das etapas):

1º Momento – 19/01/2021 – Terça feira

 

  • Texto reflexivo – O profissional do século XXI;
  • Exposição dos conceitos sobre Orientação Profissional;
  • Debate – Vocação/Habilidade;
  • Apresentação das Profissões – “não dá dinheiro” X “Aquilo dá dinheiro”;
  • Encaminhamento    da    atividade    de    sala    invertida    -    Elaborações   de vídeo descrevendo a profissão dos seus sonhos;
  • Autoavaliação do 1º Encontro.

 

2º Momento – 21/01/2021 – Quinta Feira

 

  • Dinâmica;
  • Realização da atividade de sala de aula invertida – Apresentação do vídeo sobre a profissão dos nossos sonhos;
  • Debate sobre a exposição dos vídeos;
  • Autoavaliação do 2º encontro - construção do aprendizado;
  • Agradecimentos.

9. Público alvo (citar os cursos e áreas):

 

Público em geral, especialmente pais de adolescentes e jovens no momento da escolha profissional.

10.Observações:

 

Almeida, M. E. G. G., & Pinho, L. V. (2008). Adolescência, família e escolhas: Implicações na orientação profissional. Psicologia Clínica, 20(2), 173-184.

 

 

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Barros, L. O., & Murgo, C. S. (2017). Projetos de carreira de adolescentes: Contribuições de uma intervenção  em  Orientação  Profissional  em  um  Centro  de  Referência  em  Assistência Social. Pesquisas e Práticas Psicossociais, 12(2), 298-309.

 

Rozemberg, L., Avanci, J., Schenker, M., & Pires, T. (2014). Resiliência, gênero e família na adolescência. Ciência & Saúde Coletiva, 19(3), 673-684.

 

Calil, V. L. L. (1987). Terapia familiar e de casal (9ª ed.). São Paulo: Summus.

 

Cerveny, C. M. O., & Berthoud, C. M. E. (2004). Visitando a família ao longo do ciclo vital (2ª ed.) São Paulo: Casa do Psicólogo.

 

Osório, L. C. (1992). Adolescente hoje. Porto Alegre: Artmed.

 

Osório, L. C. (2002). Casais e famílias: Uma visão contemporânea. Porto Alegre: Artmed.

 

Preto, N. G. (2001). Transformações do sistema familiar na adolescência. In B. Carter, & M. McGoldrick. As mudanças no ciclo vital de vida familiar: Uma estrutura para a terapia familiar (2ª. ed., pp. 223-247). Porto Alegre: Artmed.

 

Freitas, P. M. L., & Barbosa, T. P. (2006). A escolha profissional e a influência da família. Revista UNINGÁ, 10(1), 135-141.

 

Tessaro, D., & Schmidt, B. (2017). Escolha profissional: Teoria e intervenções sistêmicas voltadas ao adolescente e à família. Pensando Familias, 21(1), 92-104.

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