Para conhecer a programação acesse o site http://www.ecm.ufma.br
PRORROGADA A SUBMISSÃO DE ARTIGOS ATÉ DIA 06 DE DEZEMBRO DE 2019
O I Encontro de Ensino e Pesquisa em Ciências e Matemática do Maranhão reunirá eventos distintos em áreas especificas de ensino:
I Encontro Maranhense de Ensino de Matemática (EMEM)
III Encontro Maranhense de Ensino de Física (EMEF)
III Simpósio Maranhense de Pesquisa em Ensino de Química (SIMAPEQ)
Esses eventos serão realizados no CCET – UFMA, de 10 a 12 de dezembro de 2019.
NOTA: Há um quarto evento que compõe o I Encontro de Ensino e Pesquisa em Ciências e Matemática:
"I Simpósio Maranhense de Pesquisa e Ensino de Biologia (I SIMAPEB)".
Esse evento contempla a área de Ensino de Biologia e ocorrerá no CCBS – UFMA, de 25 a 27 de novembro de 2019.
As inscrições para o (I SIMAPEB) poderão ser realizadas em: Inscrição do I SIMAPEB
O I Encontro de Ensino e Pesquisa em Ciências e Matemática tem como temática:
"A ressignificação do livro didático e seu papel na atual sociedade do conhecimento"
Período: de 10 a 12 de dezembro de 2019.
Atividades:
Com exceção dos minicursos, todas as outras atividades serão conjuntas dos três eventos (EMEM, EMEF, SIMAPEQ). Para acessar a programação do SIMAPEB, acessem o SITE.
Clique no botão abaixo para acessar a área de submissão e enviar seus trabalhos
Área de submissãoSala de aula invertida: experiências práticas no ensino de matemática. Minicurso
Uma história do livro didático e seu papel na atual sociedade do conhecimento. Abertura
O uso de recursos alternativos para o ensino de Matemática na Educação Básica Minicurso
BNCC, Currículo e a escolha do livro didático de Matemática: considerações para a prática docente Minicurso
Modos de preservação, catalogação e digitalização de fontes para a escrita da História das Ciências e Matemática Minicurso
Nanociência e Nanotecnologia numa perspectiva cultural na formação de professor. Minicurso
Metodologias Ativas e Aplicativos Digitais na Educação. Minicurso
A pesquisa em Ensino e o Universo Químico: Noções de Reconhecimento Minicurso
O Livro Didático como instrumento em uma escola virtualizada Mesa Temática
Documentários de ciências na formação inicial de professores: contribuições para uma leitura crítica sobre o aquecimento global. Palestra
O uso de recursos alternativos para o ensino de Matemática na Educação Básica Minicurso
BNCC, Currículo e a escolha do livro didático de Matemática: considerações para a prática docente Minicurso
Modos de preservação, catalogação e digitalização de fontes para a escrita da História das Ciências e Matemática Minicurso
Nanociência e Nanotecnologia numa perspectiva cultural na formação de professor. Minicurso
Metodologias Ativas e Aplicativos Digitais na Educação. Minicurso
A pesquisa em Ensino e o Universo Químico: Noções de Reconhecimento Minicurso
A BNCC e o contexto do Ensino de Ciências e Matemática Mesa Temática
Os usos do livro didático na sala de aula de Ciências: quando e onde você le 'coisas' de Ciências? Palestra
O evento inicia no dia 10 de dezembro já com o minicurso " Sala de aula invertida: experiências práticas no ensino de matemática", às 08:30 no auditório da Pós-graduação.
O credenciamento ocorrerá no CCET entre as 10h30 e 12h00 no dia 10 de dezembro de 2019. Alguns casos de credenciamento excepcional serão avaliados pela coordenação mediante solicitação no local.
Avenida dos Portugueses, 1966
Vila Bacanga , São Luís - MA
65080-805
Avenida dos Portugueses, 1966
Vila Bacanga , São Luís - MA
65080-805
Por favor, descreva abaixo a razão da sua denúncia.
A comissão organizadora é composta por professores e professoras do PPECEM-UFMA.
Palestra de Abertura: Uma história do livro didático e seu papel na atual sociedade do conhecimento.
Doutor em Educação Matemática pela PUC/SP, com estágio realizado na modalidade sanduíche (junho 2008 - maio 2009) no INRP/SHE - Institut National de Recherche Pédagogique/Service d'Histoire de l'Éducation, Paris-França (bolsista CNPq). Possui graduação em Licenciatura Matemática pela Faculdade Filosofia Ciências e Letras MOEMA (1984), graduação em Pedagogia pela Faculdade de Educação Ciências e Letras Don Domênico (2001) e mestrado em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2005). Atualmente é professor associado do Departamento de Metodologia de Ensino e professor credenciado no Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica da Universidade Federal de Santa Catarina. É pesquisador lider do Grupo de Pesquisa de História da Educação Matemática - GHEMAT-SC. Membro fundador da GHEMAT-BRASIL: Grupo Associado de Estudos e Pesquisas sobre História da Educação Matemática : 1o. secretário (Mandato 2018-2021)
Palestra (11/12/2019): Documentários de ciências na formação inicial de professores: contribuições para uma leitura crítica sobre o aquecimento global
Graduado em Física pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (2005). Mestre em Ciências pela Universidade de São Paulo - USP (2009), com dissertação na área de História da Ciência. Doutor em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (2017). Realizou pesquisa de Pós-Doutoramento no Departamento de Educação em Ciências da Universidade de Copenhague (2018). Professor no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFSP) - campus Piracicaba. Ministra disciplinas nos cursos de Licenciatura em Física e Engenharias. Áreas de interesse: Ensino de Física, Formação de Professores, Divulgação Científica na Educação Formal.
Palestra (quinta-feira 12/12/2019): Os usos do livro didático na sala de aula de Ciências: quando e onde você le "coisas" de Ciências?
Professora Associada do Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino (DMTE) da Faculdade de Educação (FaE) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Doutora e Mestre em Educação e também Licenciada em Química pela mesma Universidade. Atuou como coordenadora e atualmente é professora do Mestrado Profissional em Educação e Docência (PROMESTRE/FaE/UFMG); atua como professora nos cursos de Especialização em Ensino de Ciências por Investigação no Centro de Ensino de Ciências e Matemática de Minas Gerais (CECIMIG); na Licenciatura em Química presencial e a distância para as disciplinas de estágio e didática de ensino de química e na coordenação do PIBID de Química da Faculdade de Educação da UFMG. Apresenta experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino de Ciências, atuando principalmente nos seguintes temas: produção de material didático, ensino de química, ensino de ciências, formação de professores, educação a distância, ensino por investigação; currículo de química e ciências; avaliação sistêmica; uso das tecnologias de informação e comunicação no ensino e divulgação científica e tecnológica.