Tema da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) 2025: Cultura Oceânica
O tema da 22ª SNCT — Cultura Oceânica — propõe reflexões sobre os oceanos como elemento vital para o equilíbrio ambiental, social, econômico e cultural do planeta. Tal temática perpassa todos os campos do conhecimento, articulando-se diretamente aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), especialmente o ODS 14 — Vida na Água.
O Centro Universitário Teresa D’Ávila (UNIFATEA) se une a essa proposta por meio do XXII Encontro de Iniciação Científica (EIC), que integra também a XX Mostra de Pós-graduação, a XII Mostra de Extensão e o Seminário de Pesquisa do PPG-DTI, consolidando-se como um espaço de socialização, construção e difusão do conhecimento científico, tecnológico, extensionista e inovador.
Histórico e Contextualização
• 2022: Tema — Bicentenário da Independência: 200 anos de ciência, tecnologia e inovação no Brasil. Trabalhos: 160 submetidos (120 da própria IES).
• 2023: Tema — Ciências básicas para o desenvolvimento sustentável. Trabalhos: 178 submetidos (156 aprovados).
• Pré-EIC 2024: Tema — Ciência é evidência, construa a sua. Trabalhos: 180 submetidos e aprovados.
• 2024: Tema — Biomas do Brasil: diversidade, saberes e tecnologias sociais. Participantes: 349 inscritos, com 58 artigos completos, 36 resumos simples, 62 resumos expandidos e 11 planos de negócios. Publicações: 89 nos Anais do Congresso.
Etapa | Período |
---|---|
Inscrição e Submissão de Trabalhos | 30/5/2025 a 31/8/2025 |
Período de Avaliação | 1/9/2025 a 21/9/2025 |
Período de Revisão dos Autores | 22/9/2025 a 5/10/2025 |
Revisão Final dos Avaliadores | Até 19/10/2025 |
Cronograma de Apresentação dos Trabalhos | 24/10/2025 |
Realização do Evento | 29/10/2025 a 1/11/2025 |
Data | Atividade |
29/10/2025 | Abertura Oficial e Palestra de Abertura |
30/11/2025 | Sessões de Comunicação Científica (Manhã, Tarde e Noite) |
01/11/2025 | Premiação dos melhores Trabalhos e Palestra de Encerramento |
01/11/2025 | Sessões de Extensão e Pós-Graduação (Lato e Stricto Sensu) |
O tema “Cultura Oceânica” será abordado de forma transversal em diversos cursos e áreas do conhecimento, estimulando uma educação transformadora, crítica, cidadã e em consonância com os princípios da Agenda 2030.
No quadro a seguir, são apresentadas sugestões de como essa temática pode ser integrada às práticas acadêmicas de ensino, pesquisa e extensão.
Ressalta-se, contudo, que a submissão de trabalhos e projetos não está restrita exclusivamente à temática da Cultura Oceânica, sendo plenamente aceitos estudos que abordem outras áreas do conhecimento, conforme a especificidade e interesse dos participantes.
Curso | Relações Epistemológicas | Temáticas Aplicáveis | Ações Possíveis no EIC |
Administração | Gestão de negócios alinhados à economia azul; Planejamento estratégico sustentável; ESG aplicado a organizações costeiras. | Modelos de negócios sustentáveis; Planejamento de turismo ecológico; Empreendedorismo social em comunidades costeiras. | Desenvolvimento de planos de negócios sustentáveis; Estudos de viabilidade para projetos ligados ao mar; Aplicação de modelos de ESG. |
Arquitetura e Urbanismo | Planejamento urbano costeiro sustentável; Arquitetura resiliente às mudanças climáticas; Infraestrutura verde-azul em áreas costeiras. | Bioarquitetura marinha; Cidades flutuantes; Soluções baseadas na natureza (SBN) aplicadas ao litoral. | Protótipos de edificações costeiras; Estudos de impacto urbanístico; Projetos de revitalização costeira. |
Ciências Biológicas | Conservação de biodiversidade marinha; Ecologia de ambientes costeiros; Biotecnologia azul. | Bioindicadores marinhos; Genética de conservação; Impacto de microplásticos e acidificação dos oceanos. | Estudos de espécies marinhas; Avaliação de qualidade ambiental; Propostas de recuperação de habitats. |
Design | Design bioinspirado na biodiversidade marinha; Sustentabilidade no desenvolvimento de produtos; Design regenerativo. | Embalagens biodegradáveis com resíduos marinhos; Biomateriais; Comunicação visual para educação ambiental. | Protótipos de produtos ecológicos; Projetos gráficos sobre cultura oceânica; Desenvolvimento de marcas sustentáveis. |
Enfermagem | Saúde ambiental e saúde coletiva em territórios costeiros; Desastres naturais e emergências em áreas ribeirinhas e litorâneas. | Epidemiologia de doenças hídricas; Educação em saúde ambiental; Protocolos de primeiros socorros aquáticos. | Oficinas de educação em saúde para comunidades costeiras; Protocolos de vigilância sanitária; Simulações de atendimento a desastres. |
Estética e Cosmética | Aplicação de ativos marinhos em protocolos estéticos; Talassoterapia e biocosmética sustentável. | Formulações com algas, sedimentos marinhos e águas termais; Ética na exploração de recursos marinhos; Economia azul aplicada à estética. | Desenvolvimento de linhas cosméticas sustentáveis; Estudos de eficácia clínica; Protocolos integrativos com talassoterapia. |
Farmácia | Bioprospecção de compostos bioativos marinhos; Desenvolvimento de cosméticos, nutracêuticos e fármacos a partir de organismos marinhos. | Farmacognosia marinha; Microbiomas oceânicos aplicados; Biotecnologia azul na indústria farmacêutica. | Desenvolvimento de protótipos cosméticos; Estudos de bioatividade; Validação de compostos antioxidantes e antimicrobianos de algas. |
Jornalismo | Cobertura de temas ambientais; Divulgação de ciência e cultura oceânica; Jornalismo investigativo ambiental. | Produção de matérias sobre poluição dos oceanos; Investigação sobre crimes ambientais marítimos; Reportagens sobre comunidades ribeirinhas e costeiras. | Publicação de reportagens investigativas; Produção de podcasts jornalísticos; Entrevistas com especialistas em oceanografia e meio ambiente. |
Letras | Narrativas simbólicas e culturais sobre o mar; Produção textual crítica sobre sustentabilidade e cultura oceânica. | Literatura marítima; Estudos de discursos ecológicos; Produção de materiais educativos e culturais. | Análise de textos, mitologias e lendas marinhas; Produção de crônicas, poemas e contos ambientais; Materiais bilíngues sobre os oceanos. |
Pedagogia | Educação para sustentabilidade oceânica; Construção de consciência ecológica na formação de crianças e jovens. | Desenvolvimento de recursos pedagógicos sobre os oceanos; Práticas interdisciplinares em educação ambiental; Cultura oceânica nos currículos. | Oficinas para construção de jogos educativos; Sequências didáticas sobre o oceano; Produção de material paradidático. |
Publicidade e Propaganda | Comunicação socioambiental; Campanhas de educação ambiental; Marketing de causas ligadas à cultura oceânica. | Construção de marcas alinhadas aos ODS; Produção de peças publicitárias para ONGs ambientais; Storytelling sobre vida marinha. | Desenvolvimento de campanhas institucionais; Produção de vídeos, jingles, cartazes e redes sociais com foco em cultura oceânica. |
Rádio, TV e Internet | Produção audiovisual sobre biodiversidade marinha; Divulgação científica para leigos; Jornalismo ambiental. | Documentários sobre comunidades costeiras; Podcasts educativos; Reportagens sobre impactos climáticos nos oceanos. | Produção de séries, vídeos curtos, podcasts e entrevistas; Criação de canais temáticos sobre oceanos; Divulgação científica multimídia. |
Prof. Me. Carlos Miglinski
Profª. Dra. Ir. Silvana Soares
Prof. Dr. Adriano José Sorbile de Souza
Profª. Dra. Aline Francisca de Souza
Prof. Dr. Bruno Guedes Fonseca
Prof. Dr. Henrique Martins Galvão
Prof. Dr. José Ricardo Flores Faria
Prof. Dr. Nelson Tavares Matias
Profª. Dra. Mariana Aranha de Souza
Prof. Dr. Paulo de Sérgio Sena
Profª. Me. Ana Beatriz Pinto da Silva Morita
Prof. Me. Diego de Magalhães Barreto
Prof. Me. Miguel Adilson de Oliveira Junior
Profª. Esp. Danielle Lenzi Horta Antonino
Profª. Esp. Marcela Delatore Guedes Pinheiro
Me. Marina de Souza França (Central de Comunicação)
Esp. Angela Aguiar Gomes (Secretaria-Geral)
Tecn. Thiago D'Angelo Marçal (Tecnologia da Informação)
Bel. Valdéria Rodrigues Bueno de Castro (Manutenção e Serviços Gerais).
Prof. Dr. Adriano José Sorbile de Souza
Profª. Dra. Aline Francisca de Souza
Prof. Dr. Bruno Guedes Fonseca
Prof. Dr. Henrique Martins Galvão
Profª. Dra. Ir. Silvana Soares
Prof. Dr. João Francisco Pereira Nunes Junqueira
Prof. Dr. Jorge Luiz Rosa
Prof. Dr. José Ricardo Flores Faria
Profª. Dra. Maria Cristina Marcelino Bento
Profª. Dra. Mariana Aranha de Souza
Prof. Dr. Nelson Tavares Matias
Prof. Dr. Paulo de Sérgio Sena
Prof. Dr. Ricardo Mendonça Neves dos Santos
Profª. Me. Ana Beatriz Pinto da Silva Morita
Prof. Me. Arlington Martins de Siqueira
Profª. Me. Daniele Caroline dos Reis Bittencourt
Prof. Me. Diego de Magalhães Barreto
Profª. Me. Elaine Viana Cabral
Prof. Me. Evandro Luiz Fialho
Profª. Me. Fátima Aparecida Lourenço da Silva
Prof. Me. Luis Marcelo Marcondes Pinto
Profª. Me. Mara Filomena Falavigna
Prof. Me. Marcus Augusto Santos Silva
Prof. Me. Marcus Vinícius Monteiro Gonçalves
Profª. Me. Maria Carolina de Almeida Rangel Ferraz
Prof. Me. Miguel Adilson de Oliveira Junior
Prof. Me. Neir Ligabo Junior
Prof. Me. Paulo Marcelo Mota Nascimento
Prof. Me. Pedro Henrique Monteiro Whately Martins
Profª. Me. Sônia Maria Gonçalves Siqueira
Profª. Me. Valdinéa Luiz Hertel
Profª. Esp. Ana Cecília Furtado
Profª. Esp. Danielle Lenzi Horta Antonino
Prof. Esp. Luiz Fernando Miguel Lopes
Profª. Esp. Marcela Delatore Guedes Pinheiro
Profª. Esp. Tatiana Camargo Guimarães Silva de Souza
Prof. Esp. Willian da Silva Murakami
Clique no botão abaixo para acessar a área de submissão e enviar seus trabalhos
Área de submissãoAvenida Doutor Peixoto de Castro, 539
Cruz, Lorena - SP
12606-580
Avenida Doutor Peixoto de Castro, 539
Cruz, Lorena - SP
12606-580
Por favor, descreva abaixo a razão da sua denúncia.