O EnAJUS 2025 tem como tema central “Desafios e Oportunidades para o Sistema de Justiça na Sociedade da Informação”, sugerindo reflexões, análises e debates sobre as mudanças que as novas relações sociais, baseadas em disruptivas aplicações das redes e tecnologias, têm projetado sobre as instituições que integram o sistema de Justiça. O EnAJUS 2025 constitui a oitava edição de evento científico que vem, desde 2018, promovendo a discussão, com base em evidências, das distintas dimensões teóricas, metodológicas e práticas, que compõem o funcionamento do sistema de Justiça.
Ao abordar o tema “Desafios e Oportunidades para o Sistema de Justiça na Sociedade da Informação”, o evento propõe-se a analisar as profundas transformações que a sociedade midiatizada, as tecnologias digitais e as redes têm provocado nas instituições do sistema de Justiça. Este fenômeno, caracterizado pela “compressão espaço-tempo” (Harvey, 1992) e pela penetrabilidade em escala global das tecnologias da informação (Castells, 1999), tem ressignificado as relações sociais e institucionais, especialmente após a pandemia da COVID-19, que acelerou a adoção de soluções digitais no âmbito judicial. É de grande interesse também do EnAJUS discutir como tais avanços nas tecnologias da informação impactam diretamente na qualidade e na efetividade dos serviços oferecidos pelo sistema de Justiça à sociedade.
Em um contexto em que os dados se tornaram ativos cruciais para a tomada de decisões (Harari, 2018), observa-se uma transformação significativa no fazer da Justiça, exemplificada por iniciativas como a política pública da “Justiça 4.0” e a Plataforma Digital do Poder Judiciário brasileiro. Estas mudanças manifestam-se globalmente, embora em diferentes intensidades, suscitando importantes debates sobre a proteção de direitos fundamentais, especialmente quanto à privacidade e aos dados pessoais, bem como sobre a robotização de operações processuais e o uso de inteligência artificial na produção do trabalho jurídico.
Diante deste cenário de profundas transformações tecnológicas e suas implicações para o acesso à justiça, o EnAJUS 2025 propõe-se a catalisar pesquisas e análises críticas que contribuam para a construção de um panorama epistêmico amplo sobre o sistema de Justiça na era informacional. O evento visa fomentar discussões sobre questões cruciais como a inclusão digital, a proteção de dados e a efetividade das novas ferramentas tecnológicas no contexto judicial, promovendo um espaço de reflexão sobre os desafios e oportunidades desta nova realidade.
Ao propor a discussão em torno dessa ampla temática, o EnAJUS 2025 busca, portanto, contribuir para a ampliação das reflexões técnicas e acadêmicas sobre a administração dos sistemas de justiça, no âmbito nacional e internacional, visando disseminar conhecimentos apoiados em evidências que possam contribuir para enfrentar os desafios que perpassam esse importante campo de análise.
As inscrições para participação no EnAJUS 2025 deverão ser realizadas nos seguintes períodos:
- de 10/07/2025 a 22/09/2025 para congressistas autores de resumos selecionados; e
- de 10/07/2025 a 20/11/2025 para congressistas ouvintes.
Modalidades de Inscrição:
Escolha a modalidade de inscrição apropriada para o seu perfil.
Participação Presencial em João Pessoa/PB, Brasil
Modalidade 1 Congressista Não Estudante, autor de trabalho e congressista ouvinte | Modalidade 2 Congressista Estudante |
|
|
Benefícios da inscrição de congressistas:
- acompanhar toda a programação do evento, incluindo o acesso à palestra de abertura, todas as sessões temáticas e todos os painéis (mesas-redonda);
- inscrição gratuita em um minicurso (sujeita à disponibilidade de vagas). Obs.: no ato da inscrição completa, você poderá indicar qual o minicurso que deseja se inscrever gratuitamente;
- certificado de participação (com indicação de carga horária); e
- kit do participante e coffee break.
Autores ou coautores de trabalhos aprovados no EnAJUS, terão direito ainda a:
- certificado de apresentação de trabalho (se apresentado na sessão temática);
- menção honrosa (se o trabalho for escolhido entre os melhores de cada tema do EnAJUS);
- inclusão do trabalho completo ou do resumo expandido nos anais do EnAJUS;
Certificados de participação
A obtenção do certificado de participação no evento está condicionada à frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) nas atividades do EnAJUS. Para tanto, é necessário cumprir os seguintes requisitos: a) Participação em pelo menos 1 (um) Painel Temático; e b) Participação em pelo menos 6 (seis) sessões de apresentação de trabalho.
* O valor da inscrição é cobrado em real (R$). Os pagamentos realizados internacionalmente, terão o valor convertido para a moeda local do comprador.
** O EnAJUS admite inscrições por empenho (contactar o comitê organizador no email enajus@ajus.org.br).