MULTIMODALIDADE E ESCRITA ACADÊMICA: SIGNIFICADOS APARENTES, PERFORMATIVOS E ORGANIZACIONAIS NO GÊNERO PÔSTER

Júlio César Araújo
Alcilene Aguiar Pimenta

RESUMO:Neste artigo, tivemos como objetivo principal realizar uma análise dos aspectos multimodais utilizados na elaboração de pôsteres acadêmicos por estudantes de diversos cursos de graduação oferecidos pela Universidade Federal do Ceará (UFC), considerando os processos de construção de significados, bem como a percepção dos bolsistas acerca desse processo, uma vez que os recursos multimodais não aparecem no texto por acaso, pois são estratégias de construção de sentido (OLIVEIRA, 2007).À luz da semiótica social de Kress e Van Leeuwen (1996) e Lemke (1998; 2002), buscamos descrever os significados aparentes, performativos e organizacionais dos pôsteres acadêmicos apresentados nos Encontros Universitários da UFC, dando ênfase às estratégias de composição visual aplicadas pelos estudantes ao produzirem seus pôsteres.Durante o evento, além de fotografarmos os pôsteres dos alunos que nos deram permissão para isso, também aplicamos um questionário a fim de obtermos informações dos autores referentes ao processo de escrita de cada pôster. Ao analisarmos o corpusda pesquisa, confirmamos nossas hipóteses de investigação, as quais indicavam que a combinação dos aspectos multimodais na escrita acadêmica de pôsteres dos bolsistas da UFC aponta para significados aparentes, performativos e organizacionais. Constatamos, ainda, que a percepção desses estudantes quanto ao processo de construção de significados, em parte, depende da consciência que eles passam a ter dos significados aparentes, performativos e organizacionais subjacentes aos usos dos recursos multimodais durante a escrita do gênero pôster acadêmico.

Palavras-chave:Multimodalidade. Escrita acadêmica. Pôster. Construção de significados.