Ana Célia Clementino Moura

Universidade Federal do Ceará

Professora Titular-Livre do Departamento de Letras Vernáculas da UFC, graduada em Letras pela Universidade Federal do Ceará, fez Mestrado (1997) e Doutorado em Educação (2002), pela mesma instituição e estágio pós-doutoral no Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem, na Universidade Federal de Uberlândia-MG. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Linguística Aplicada, interessando-se, principalmente, pelos seguintes temas: alfabetização, aprendizagem da língua escrita, produção de texto, avaliação. Orienta diversas teses e dissertações que tomam por base teórica a Linguística Sistêmico-Funcional, e produz artigos na área. É líder do Grupo de Pesquisa Gramática, Aquisição e Cognição - GRÃO.

Maria Claudete Lima

Universidade Federal do Ceará

Professora Associada do Departamento de Letras Vernáculas da Universidade Federal do Ceará, graduada em Letras pela Universidade Estadual do Ceará, fez Mestrado e Doutorado em Linguística na Universidade Federal do Ceará. Tem experiência na área de Descrição do Português, com ênfase na categoria de voz numa perspectiva funcional. Interessa-se por História da Língua Portuguesa, Ensino de gramática e Gramática cognitivo-funcional. Coordena a Entrepalavras (www.entrepalavras.ufc.br/revista), é membro do GEF - Grupo de Estudos em Funcionalismo e vice-líder do GRÃO - Gramática, Aquisição e Cognição.

Orlando Vian Jr.

Universidade Federal de São Paulo

Professor Associado do Departamento de Letras/Inglês e do Programa de Pós-Graduação em Letras, da Universidade Federal de São Paulo, campus de Guarulhos, é mestre (1997) e doutor (2002) em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e desenvolveu estágio pós-doutoral sob supervisão de Antoneita Celani na PUC-SP (2010) e sob supervisão de James R. Martin na Universidade de Sydney, Austrália (2014). Suas áreas de ensino, publicação e pesquisa incluem: ensino/aprendizagem de inglês como língua estrangeira, formação do professor de línguas, análise e ensino de gêneros do discurso, tomando-se por base a Linguística Sistêmico-Funcional. 

Wellington Vieira Mendes

Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Professor Adjunto do Departamento de Letras Estrangeiras da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Campus Açu/RN) e do Programa de Pós-Graduação em Letras/UERN (Campus Pau dos Ferros/RN), é doutor em Estudos da Linguagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, com período sanduíche na Universidade de Lisboa/PT. É líder do grupo de pesquisa Estudos Funcionalistas e o Ensino de Línguas (EFEL - UERN) e pesquisador do grupo de Pesquisa Sistêmica, Ambientes e Linguagens (SAL - UFSM/RS). Atualmente, é representante da Região Nordeste na Associação Latino-americana de Linguística Sistêmico-Funcional (ALSFAL). Interessa-se por Linguística Sistêmico-Funcional, em especial, texto e construção de sentidos, transitividade, sistema de junção e epistemologia/metodologia.

Maria Medianeira de Souza

Universidade Federal de Pernambuco

Professora Associada da Universidade Federal de Pernambuco, graduada em Letras pela Universidade Estadual do Rio Grande do Norte, fez mestrado em Letras pela Universidade Federal da Paraína (1999) e doutorado em Letras pela Universidade Federal de Pernambuco,  com estágio sanduíche na Universidde Federal de Santa Catarina (2006).  É pesquisadora em Linguística, atuando principalmente em descrição do Português, com base nos estudos funcionalistas da linguagem. É membro do Grupo SAL/Brasil; do NELFE/UFPE; do GPET/UERN; e do ELU/UFRPE, co-autora do Livro Transitividade e seus contextos de uso, com Maria Angélica Furtado da Cunha (2011 - 2ed.) e autora de capítulos e artigos em Linguística sistêmico-funcional e Linguística sistêmico-funcional e interfaces.

Pedro Henrique Lima Praxedes Filho

Universidade Estadual do Ceará

Professor Associado da Universidade Estadual do Ceará. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Linguística Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento/aprendizagem da língua inglesa como língua estrangeira ou segunda língua (teoria cognitivista da interlíngua e teoria sócio-cultural) e demais línguas adicionais, Linguística Sistêmico-Funcional, lexicogramática, oralidade vs. escrita, Teoria da Avaliatividade, Tradução Audiovisual/Audiodescrição.

Vilmar Ferreira de Souza

Instituto Federal do Ceará

Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (Campus Crateús), tem doutorado (2011) e mestrado (2003) em Letras pela Universidade Federal de Santa Catarina. Seus interesses de pesquisa incluem a área de Linguística, dos Estudos do Discurso e, mais recentemente, o campo de formação de professores. Outro foco de interesse tem sido pela análise do discurso político per se a partir de práticas discursivas que utilizem a Gramática Sistêmico-Funcional (GSF), de Michael Halliday, e a Análise Crítica do Discurso (ACD), baseada em Norman Fairclough, como aportes teórico-metodológicos. É líder do grupo de pesquisa GSF-ACD Sertões – Estudos Interdisciplinares em Gramática Sistêmico-Funcional (GSF) e Análise Crítica do Discurso (ACD).

Cristiane Rodrigues Vieira

Universidade Regional do Cariri

Professora assistente do Curso de Letras da Universidade Regional do Cariri, graduada em Letras pela Universidade Estadual do Ceará (1999), especialista em Ensino da Língua Inglesa pela Universidade Regional do Cariri (2002) e mestre em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual do Ceará (2009), está concluindo Doutorado em Linguística (2019) pela Universidade Federal do Ceará, com a tese "Recursos avaliativos nas crenças de professores de língua inglesa sobre aspectos de sua atuação pedagógica". Tem experiência na área de formação de professor de língua inglesa e se interessa por Estudos sobre o Desenvolvimento de Interlíngua e Formação de Professor de Língua Inglesa.

Camila Stephane Cardoso Sousa

Universidade Federal do Ceará

Professora substituta da Universidade Estadual do Ceará, graduada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Faculdade Sete de Setembro (Fa7) e Mestrado em Linguística pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística (PPGL) da Universidade Federal do Ceará (UFC), está concluindo Doutorado em Linguística, pela Universidade Federal do Ceará, com a tese "Critérios para descrição de textos orais sob a concepção da Linguística Sistêmico-Funcional". Interessa-se pelos estudos de Aquisição e desenvolvimento da linguagem, pela perspectiva sistêmico-funcional, pelo modelo de análise da Avaliatividade e pelos estudos sobre oralidade. É coeditora da Entrepalavras - Revista de Linguística da UFC, e membro do Grão - Grupo de Pesquisa em Gramática, Aquisição e Cognição.