A ESCOLHA TEMÁTICA COMO RECURSO ARGUMENTATIVO EM MANCHETES

Renato Souza Lopes
Loyana Jacinto Rodrigues
Ana Caroline do Nascimento Neri

Resumo: Conforme Halliday (2004), dentre as três metafunções de estruturação da linguagem, a Metafunção Textual é aquela que correlaciona os significados das outras duas (Ideacional e Interpessoal), manifestando-se na estrutura da oração, dividida em temae rema. Tema, na perspectiva do autor, constitui o ponto de partida da mensagem. Logo, a escolha temática não é fortuita; com efeito, tem carga argumentativa, haja vista que expressa o direcionamento do enunciador face aos seus propósitos comunicativos. O objetivo deste trabalho é analisar qualitativamente a escolha temática em manchetes, a fim de avaliar a propalada neutralidade do discurso jornalístico. Para tanto, selecionaram-se 10 fatos ocorridos em 2019 e noticiados em sites jornalísticos variados. De cada um desses fatos, coletaram-se 4 manchetes em português brasileiro, totalizando, assim, 40 ocorrências. Os dados foram analisados quanto ao elemento ideacional escolhido como tema, à estrutura sintática da manchete, à classe gramatical do tema e ao posicionamento ideológico do enunciador em relação ao fato. A análise revelou que, a despeito da suposta neutralidade atribuída ao gênero notícia, a escolha do tema das manchetes é motivada por vieses ideológicos e pela avaliação do fato por parte do enunciador. Assim, conclui-se que as escolhas temáticas se configuram como uma estratégia argumentativa que busca direcionar a interpretação do leitor a respeito dos fatos.

Palavras-chave: Tema. Argumentação. Manchete.