MULTIMODALIDADE EM PESQUISAS COM DICIONÁRIOS ESCOLARES

Antônio Luciano Pontes
Ana Grayce Freitas de Sousa
Daniel Martins de Carvalho

Resumo: Como gênero multifacetado, o dicionário também pode ser entendido como texto multimodal, visto que é constituído de vários modos semióticos (imagens, ilustrações, figuras, símbolos, cores, fontes). Compreendendo os dicionários sob essa perspectiva, nos últimos anos, diversas pesquisas foram desenvolvidas com o objetivo de compreender a interação dessas linguagens em obras lexicográficas. Alguns desses estudos foram produzidos no âmbito do grupo de pesquisa em Lexicografia, Terminologia e Ensino-LETENS. Desse modo, o objetivo deste trabalho é resenhar as pesquisas, realizadas por membros do LETENS, que utilizarem como base teórica, além da Metalexicografia, a Multimodalidade (KRESS, VAN LEEWEN, 2006). Vale ressaltar que os estudos escolhidos foram os trabalhos de pós-graduação escritos sob a orientação do Prof. Dr. Antônio Luciano Pontes, coordenador do referido grupo. Assim, o recorte para essa discussão são dissertações e teses defendidas pelo Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada-PosLA da Universidade Estadual do Ceará – UECE. Os trabalhos resenhados foram os de Fechine (2013), Duarte (2014), que analisaram dicionários de língua estrangeira; Nascimento (2013; 2018), Sousa (2014) e Santos (2016), que analisaram dicionários escolares de língua materna. É válido destacar que, embora o foco de análise seja diferente em todas as pesquisas descritas, elas apresentam um ponto em comum: os recursos visuais presentes nos dicionários são relevantes para a construção de sentidos de seus verbetes e, se bem explorados, podem auxiliar no uso eficiente das obras investigadas. Diante disso, a Multimodalidade torna-se um importante aporte teórico não só para a compreensão dos dicionários, mas para a sua utilização em sala de aula.

Palavras-chave: Dicionários escolares. Multimodalidade. LETENS.