ANÁLISE MULTIMODAL DE GÊNEROS TEXTUAIS EM MATERIAIS DIDÁTICOS PARA A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES

Carla Daniele Saraiva Bertuleza
Josefa Francisca Henrique de Jesus

Resumo: Este trabalho analisa as articulações entre os textos multimodais, presentes nos materiais didáticos das propostas de educação nacional. O foco de análise são os módulos ou cadernos que tomam os gêneros textuais como objeto de ensino-aprendizagem em cursos de formação continuada para professores de língua portuguesa que atuam nesse nível de ensino. Para tanto, a análise centra-se em descrever a multimodalidade em (03) três cadernos do Programa Gestão da Aprendizagem Escolar – Gestar II, na área de Língua Portuguesa, levando em conta a articulação dos textos verbo-visuais. O corpus é constituído por: o Caderno de Teoria e Prática 3 -TP3, o de Atividades de Apoio à Aprendizagem 3 – AAA3, versão do professor e o de Atividades de Apoio à Aprendizagem 3 –AAA3, versão do aluno. A discussão e reflexão sobre os textos multimodais nesses cadernos do Gestar II estão ancoradas numa perspectiva funcionalista, principalmente nas categorias/metafunções da Gramática do Design Visual (GDV), de Kress e Van Leeuwen (1996; 2006). Os resultados indicam que nos cadernos do Gestar II há uma diversidade de textos e de atividades multimodais para o trabalho com os gêneros nos anos finais do ensino fundamental que possibilitam o preparo multissemiótico dos significados sociais construídos por meio das várias estratégias para processamento de leitura; desse modo podem contribuir para aprofundar o saber-fazer dos cursistas e levá-los à transposição da teoria dos gêneros para a prática de sala de aula.

Palavras-chave: Gêneros textuais. Multimodalidade. Funcionalismo.