RECURSOS AVALIATIVOS DE ATITUDE EM CRENÇAS DE PROFESSORES DE LÍNGUA INGLESA

Cristiane Rodrigues Vieira (URCA)

Resumo: Este trabalho une os estudos de crenças, sob a ótica da Linguística Aplicada (BARCELOS, 2006, 2015; KALAJA, 1995), e a Linguística Sistêmico-Funcional, por meio do Sistema de Avaliatividade (MARTIN; WHITE, 2005). Seu objetivo é descrever como, em suas crenças, três professores de língua inglesa, das redes de ensino municipal, estadual e federal, se avaliam enquanto professores dessa língua. Os dados foram coletados por meio de um questionário online e analisados considerando as orientações de Kalaja (1995) e Barcelos (2006, 2015) para a identificação das crenças, e por meio das categorias do Sistema de Avaliatividade (MARTIN; WHITE, 2005), usadas para descrever os recursos avaliativos nas crenças. Os resultados indicam que o professor da rede estadual se avalia de forma negativa como incapaz de exercer bem sua profissão, impossibilitado de nivelar o conhecimento dos alunos na língua inglesa, o que lhe causa frustração e insatisfação como professor. Os professores da rede municipal e federal, por outro lado, se avaliam de forma positiva como capazes de mudar a realidade social do aluno por meio do ensino da língua inglesa. As avaliações negativas a respeito de si enquanto professor de língua inglesa sugerem um aprisionamento didático-pedagógico que pode refletir no desenvolvimento de atividades que favoreçam a aprendizagem dos alunos em sala de aula.

Palavras-chave: Crenças. Recursos Avaliativos. Formação de Professor.