MULTIMODALIDADE E LEITURA CRÍTICA DE IMAGENS: ANÁLISE DE LIVROS DIDÁTICOS DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS

Francisco Roberto da Silva Santos
Wellington Vieira Mendes

ResumoPesquisas atuais em Linguística Aplicada mostram que o ensino da leitura não pode prescindir de uma reflexão sobre os letramentos visual e crítico, o que requer que os cursos de formação de professores adotem um currículo que enfatize isso. Nesse contexto, lançamos o olhar sobre as lições de leitura propostas pelo livro didático adotado nas aulas de inglês e espanhol de dois cursos de graduação em Letras. Fundamentados em Cazden et al. (1996), Kress; Van Leeuwen (2006), entre outros, empregamos uma análise qualitativa e interpretativa da abordagem didática recebida pelas imagens que compõem as lições de duas coleções de livros didáticos, a saber, Interchange Fourth Edition (2013) e Nuevo Ven (2003). São analisados os exercícios de leitura propostos assim como as orientações didáticas apresentadas pelo livro do professor. Os resultados mostram que, apesar do potencial semiótico e ideológico das imagens presentes no livro didáticos, 57% das lições investigadas exercem uma abordagem nula de elementos visuais, 34% realizam uma abordagem meramente exploratória; 9% empregam uma abordagem descritivo-analítica e 0% aplicam uma abordagem crítico-reflexiva. De modo a suplantar essa fragilidade, nosso estudo apresenta propostas para exercícios adicionais baseados em uma abordagem crítica e reflexiva de imagens e textos multimodais. Buscamos, assim, colaborar para a promoção da pedagogia dos multiletramentos em cursos de formação de professores de línguas.

Palavras-chave: Letramento visual e crítico. Multimodalidade. Livro didático de línguas estrangeiras.