A RELAÇÃO ENTRE OS MODOS VISUAL E VERBAL NA COLEÇÃO DIDÁTICA SÍNTESIS: UM ESTUDO DA MULTIMODALIDADE EM ATIVIDADES DE COMPREENSÃO LEITORA

Hiran Nogueira Moreira

Resumo: A relação entre os modos semióticos é uma das áreas centrais da semiótica social e da multimodalidade. Em livros didáticos impressos, a relação entre os modos visual e verbal é algo relevante, visto que há muito tempo livros didáticos são multimodais. Nesse sentido, esta pesquisa básica e descritiva, de natureza qualitativa, tem como objetivo geral identificar, descrever e analisar as relações entre os modos visual e verbal em atividades de compreensão leitora da coleção didática de espanhol/língua estrangeira, Síntesis, para, em seguida, verificar como tais relações contribuem para a promoção do letramento visual. Para atender esse objetivo, recorremos ao sistema de relações de Martinec & Salway (2005), abordagem que combina as relações lógico-semânticas de Halliday (1994) com as relações entre imagem e texto de Barthes (1986), e à visão de semiótica social e multimodalidade de Kress & van Leeuwen (2006), Kress (2009, 2010 e 2011) e van Leeuwen (2005 e 2011). Entre os principais resultados, destacamos que, de 24 dessas atividades, somente 17 delas apresentam os tipos de relação propostos por Martinec & Salway (2005). Esta pesquisa também revela que as relações entre os modos visual e verbal são a base para a promoção da prática do letramento visual, já que tais relações colaboram para a produção de sentido ao construírem a coesão componencial entre esses dois modos semióticos. Contudo, verificamos que nem sempre a coleção Síntesis aproveita essas relações para promover a prática de letramento visual, pois, das 17 atividades com presença das relações entre modo visual e verbal, somente 3 oferecem a possibilidade desse letramento. Consideramos, então, indispensável o reconhecimento das potencialidades e limitações dos modos semióticos (affordances), a fim de saber como e onde utilizar cada um deles no livro didático de língua estrangeira para que se ofereçam atividades que contemplem o letramento visual.

Palavras-chave: Semiótica Social. Multimodalidade. Espanhol.