A SALIÊNCIA EM ANÚNCIOS PUBLICITÁRIOS: REFLEXÕES MULTIMODAIS

Jammara Oliveira Vasconcelos de Sá
Lara Marques de Oliveira
Lucineide Matos Lopes

Resumo: Nosso trabalho representa um desdobramento do projeto PIBIC/UERN 2018-2019 intitulado: “a argumentação nos anúncios publicitários- desvendando os caminhos da persuasão no gênero” e tem como objetivo discutir sobre como a saliência contribui para os efeitos de sentidos na composição do gênero anúncio publicitário. Para o desenvolvimento desta empreitada, concebemos a linguagem, à luz das contribuições da LSF, como um sistema sociossemiótico que veicula diferentes significados dependendo das intenções dos interlocutores, do lugar de que se fala, da situação de interação, do contexto de cultura onde ocorre o evento discursivo dentre outros aspectos (HALLIDAY; MATTHIESSEN, 2004). Já no que tange ao embasamento teórico que assumimos para tratar da saliência, amparamo-nos nos estudos de Kress e Van Leeuwen (2006) ao defendermos que, na sociedade contemporânea, várias semioses atuam na composição dos diversos gêneros que circulam nas diferentes situações de interação. Estas semioses influenciam fortemente a produção de textos multimodais onde o verbal e o imagético articulam-se de forma integrada. Nesta perspectiva, os autores salientam que são três os sistemas inter-relacionados importantes para a análise de um texto em todos os seus modos textuais: a) valor da informação, b) saliência e c) framing. Entre os sistemas mencionados, é sobre os aspectos pertinentes à saliência nos anúncios que direcionamos o nosso olhar, assumindo-a como a maneira de chamar a atenção do leitor para um segmento do texto através dos elementos que são dispostos para atrair a atenção do espectador em diferentes graus, realizando-se através de certos fatores como o posicionamento em primeiro ou em segundo plano, o tamanho relativo, os contrastes quanto ao tom (ou à cor), diferenças quanto à nitidez, dentre outros elementos (KRESS; VAN LEEUWEN, 2006). Assim, podemos adiantar que a saliência atua como forte mecanismo a serviço da persuasão na tessitura do gênero, funcionando como importante recurso para o anunciante.

Palavras-chave: Anúncio publicitário. Sistemas. Saliência.