A REGULAÇÃO DO FLUO INFORMACIONAL EM CONTEXTO DE AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA

Lauriza Maurício de Souza
Camila Stephane Cardoso Sousa

Resumo: Ao entrar em contato com as avaliações diagnósticas dos anos finais do ensino fundamental, observamos que a composição do gênero textual item é relevante na atividade de leitura realizada pelos alunos. Compreendendo que o modo de organização textual influencia nos procedimentos de leitura, interessa-nos, neste trabalho, analisar o fluxo informacional no contexto de avaliação diagnóstica do município de Maracanaú. Basear-nos-emos na Linguística Sistêmico-Funcional, especificamente, em Halliday e Mathiessen (2004), nas concepções de contexto de cultura e de registro de Martin e Rose (2008), a fim de descrever o esquema genérico do gênero textual item de avaliação diagnóstica, e na descrição do sistema semântico-discursivo de periodicidade desenvolvida por Martin e Rose (2007). Para que possamos mostrar os resultados desta pesquisa, tabulamos os dados das avaliações diagnósticas do 6º ao 9° anos aplicadas em fevereiro de 2018 a fim de identificar as questões que apresentavam o maior índice de erros. Nossos resultados parciais demonstram que a regulação do fluxo informacional ocorre de modo descontínuo entre as diferentes fases do gênero item de avaliação diagnóstica, o que promove uma quebra na manutenção do tópico e uma desregulação na quantidade de informação nova, demandando do aluno maior quantidade de conhecimentos prévios para a leitura no contexto de avaliação.

Palavras-chave: Leitura. Fluxo informacional. Gênero Item. Avaliação diagnóstica.