O 2º Encontro de Diversidade e Inclusão de Nova Friburgo - Altas Habilidades ou Superdotação: o que é e como identificar? tem a finalidade de promover a discussão sobre o tema e fortalecer a cooperação entre profissionais da educação, familiares de pessoas com altas habilidades/superdotação, fonoaudiológos, psicopedagogos, psicólogos, médicos entre outros profissionais incentivando parcerias para atender a demanda da sociedade quanto a este tema.
Em sua segunda edição abordaremos o tema Altas Habilidade/superdotação, englobando atualidades sobre questões diagnósticas, intervenções terapêuticas e pedagógicas, além de políticas de inclusão.
Serão tratados os seguintes tópicos:
*Política Pública para AH/SD;
*Conceitos de AH/SD e áreas de manifestação;*
*Como visualizar AH/SD na sala de aula;
*Portfolio de Identificação Pedagógica;
*Instrumentos de identificação na sala de aula;
*Encaminhamento para AEE (2.a matrícula e Censo do INEP/Fundeb);
* Análise do Modelo Triádico de Renzulli e do ensino problematizador de Paulo Freire;
*Dislexia, caracteristicas e praticvas para o sucesso escolar.
Credenciamento Credenciamento
Abertura do 2º EDINF Abertura
O que é altas habilidades ou superdotação e como identificar Palestra · Dra. Cristina Delou
Coffee-break Premiação
Como atender alunos com comportamento superdotado? Palestra · Dra. Fernanda Serpa Cardoso
Almoço Almoço
Altas habilidades como e por que avaliar? Mesa-redonda · Dra. Lúcia de Mello E. Souza Lehmann &. Inês Raquel. Z Guzzo, mestranda CMPDI
Coffee-break 2 Coffee break
Dislexia, o que é e como identificar. Roda de Conversa · Simone Nunes Rocha
Encerramento Encerramento
Rua Lafayette Bravo Filho, 80
Conselheiro Paulino, Nova Friburgo - RJ
28633-390
Rua Lafayette Bravo Filho, 80
Conselheiro Paulino, Nova Friburgo - RJ
28633-390
Por favor, descreva abaixo a razão da sua denúncia.
O Núcleo de Atendimento Especializado é um espaço multidisciplinar que há 2 anos oferece atendimento com profissionais qualificados nas áreas de neuropediatria, homeopatia, nutrição, fonoaudiologia, psicologia, psicopedagogia,arteterapia, avaliação neuropsicológica, estimulação motora e cognitiva, psicomotricista, reforço escolar, orientação profissional entre outros visando o melhor desenvolvimento de crianças, jovens adultos e idosos.
Escola de Inclusão da UFF – Niterói – Bolsista de Produtividade em Pesquisa Nível 2 e líder do Grupo de Pesquisa Talento e Capacidade Humana na Sociedade e na Educação, vinculado ao Diretório dos Grupos de Pesquisa no Brasil do CNPq. Coordena atividades de extensão no Programa de Atendimento a Alunos com Altas Habilidades/Superdotação (PAAAH/SD), na Escola de Inclusão, que são apoiados pela CAPES (Novos Talentos e PIBID), pelo PROEXT/MEC e pela FAPERJ. É autora de artigos e capítulos de livros. É membro do Conselho Editorial de diversas revistas científicas. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Especial, atuando em: educação especial, educação inclusiva, altas habilidades, superdotação, materiais didáticos acessíveis, inclusão e formação continuada de professores. Foi Membro do Conselho Técnico do Conselho Brasileiro para Superdotação (ConBraSD) no período de 2003 a 2012, voltando em 2016, e Presidente do ConBraSD no biênio 2011-2012. Vice-Presidente da Associação Brasileira de Diversidade e Inclusão (ABDIn) no período 2015-2018. Link do Lattes: http://lattes.cnpq.br/4460682115015016 |
Doutora em Ciências e Biotecnologia pela Universidade Federal Fluminense. Possui graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas - Faculdades de Barra Mansa (1992) , especialização em Microbiologia (1994), especialização em Mediação Pedagógica em EAD (2010) e mestrado em Ciências (Pós graduação em Ensino em Biociências e Saúde - FIOCRUZ -2007. Atualmente é docente do Departamento de Biologia Celular e Molecular e do Curso de Mestrado Profissional em Diversidade e Inclusão (CMPDI) da Universidade Federal Fluminense professora titular da disciplina Biologia do Colégio Salesiano Santa Rosa. É ainda coordenadora da Curso de Férias para Alunos Superdotados da UFF- DIECI, em parceria com o CMPDI e a Escola de Inclusão. Membro do grupo DIECI - Desenvolvimento e Inovação no Ensino de Ciências, atuando e orientando projetos e trabalhos de conclusão de curso principalmente nos seguintes temas: altas habilidades ou superdotação; interdisciplinaridade; ensino de Ciências/Biologia; Divulgação Científica; ensino de Biologia em Direitos Humanos.
Mestranda do CMPDI (Curso de Mestrado Profissional em Diversidade e Inclusão)/UFF - Linha de Pesquisa e área de concentração: Altas Habilidades e Notório Saber. Graduação em Psicologia - Licenciatura em Psicologia e Formação de Psicólogo - Faculdades Integradas Maria Thereza/ Famath. Graduação em Pedagogia - Faculdade de Educação de Itaboraí. Pós Graduação lato sensu em Clínica Psicanalítica (UNESA), Psicopedagogia (UCAM) e Gestão Estratégica em Recursos Humanos (UCAM). Capacitação Profissional em Terapia Comunitária (UFC). Experiência na Educação Básica Pública. Atuação na Saúde Mental como Coordenadora do CAPS I (Centro de Atenção Psicossocial) e de Saúde Mental do município de Sumidouro/RJ. Docente da disciplina Psicopedagogia Clínica no curso de Pós Graduação lato sensu em Psicopedagogia na UCAM/NF. Atualmente professora de AEE - nível central na Equipe de Educação Especial da Secretaria Municipal de Educação de Nova Friburgo/RJ e Psicopedagoga da Secretaria Municipal de Educação de Bom Jardim/RJ. Experiência nas áreas de Psicologia e de Educação
Dra. Lúcia dem Mello e Souza Lehmann, É PROFA: ASSOCIADA DA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE (UFF-RJ).DOUTORA EM PSICOLOGIA PELA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO como BOLSISTA DO CNPq) . POS- DOUTORADO NA UNIVERSIDADE LUSÓFONA ULTH- LISBOA. FOI BOLSISTA CAPES DO PROGRAMA PRO_DOC NA UNIRIO.MESTRE EM PSICOLOGIA PELA PUC/RIO. PROFESSORA NA FACULDADE DE EDUCAÇÃO.e MEMBRO DO CORPO DOCENTE DO MESTRADO PROFISSIONAL DIVERSIDADE E INCLUSÃO DO INSTITUTO DE BIOLOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE.FOI MEMBRO DO COMITÊ DE ÉTICA EM PESQUISA DA UFF. PESQUISADORA ASSOCIADA DO NIPIAC (NÚCLEO INTERDISCIPLINAR DE PESQUISA E INTERCÂMBIO PARA A INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA CONTEMPORÂNEAS) DA UFRJ. COORDENADORA DO GRUPO DE PESQUISA NUPES "SUBJETIVIDADE, EDUCAÇÃO E CULTURA" DA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE. FOI ASSESSORA DA COORDENAÇÃO DO CURSO DE PEDAGOGIA DO CONSÓRCIO CEDERJ/ UNIRIO. FOI EDITORA DA REVISTA DESidades do INSTITUTO DE PSICOLOGIA DA UFRJ E DA REVISTA MOVIMENTO da FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA UFF. TEM INTERESSE EM ESTUDOS NAS ÁREAS DE PSICOLOGIA ,EDUCAÇÃO, SUBJETIVIDADE, HABILIDADES, IMAGEM, TECNOLOGIAS E MÍDIAS.
Graduada em fonoaudiologia pela ESEHa - Escola Superior de Ensino Helena Antipof, Niterói/RJ; Especialista Distúrbios da fala e linguagem pelo programa de pós-graduação da faculdade Unyleya; Funcionária pública do município de Aperibé/RJ; com experiência profissional há 19 anos, atuando como fonoaudióloga na APAE de Aperibé e clinicas particulares COI MED, NAE e EQUILIBRIO.