Informações

A Universidade Metropolitana de Santos por meio da sua comunidade acadêmica promove o

IV Encontro Nacional de Licenciaturas em educação a distância, II Encontro Internacional de Educação online

100 ANOS DE PAULO FREIRE

e VI Colóquio Paulo Freire,

fruto do esforço dos profissionais do Núcleo de Educação a Distância, e dos profissionais do Programa de Mestrado – Práticas Docentes no Ensino Fundamental.

Neste ano Paulo Freire, Patrono da Educação Brasileira faria 100 anos!

Queremos homenageá-lo destacando suas contribuições à Educação Brasileira divulgando e aprofundando aspectos sobre suas obras e sobre sua vida.

Vamos em busca de mais 100 anos de esperança!

Carregando área de inscrição

Submissão de Trabalhos

Clique no botão abaixo para acessar a área de submissão de trabalhos e enviar seus trabalhos

Área de submissão

Palestrantes

Saiba mais

Profa. Dra. Elisabeth dos Santos Tavares

Saiba mais

Profa. Dra. Lucia Amante

Saiba mais

Profa. Dra. Maria do Rosario Abreu e Sousa

Saiba mais

Prof. Dr. Gerson Tenório dos Santos

Saiba mais

Prof. Dr. Oscar Huaranga Ross

Saiba mais

Prof. Jason Ferreira Mafra

Programação:

Abertura 27/09 Abertura · Profa. Dra. Elisabeth dos Santos Tavares

Mesa Redonda I Mesa-redonda · Profa. Dra. Elisabeth dos Santos Tavares, Profa. Dra. Lucia Amante, Profa. Dra. Maria do Rosario Abreu e Sousa

Encerramento 27/09 Encerramento

Intervalo 27/09 Intervalo

Comunicações I Apresentação

Abertura 28/09 Abertura · Prof. Dr. Gerson Tenório dos Santos

Comunicações II Apresentação

Intervalo 28/09 Intervalo

Mesa Redonda II Mesa-redonda · Prof. Dr. Gerson Tenório dos Santos, Prof. Dr. Oscar Huaranga Ross, Prof. Jason Ferreira Mafra

Encerramento 28/09 Encerramento · Prof. Dr. Gerson Tenório dos Santos, Profa. Dra. Elisabeth dos Santos Tavares

Credenciamento

UNIVERSIDADE METROPOLITANA DE SANTOS

 

 

IV ENCONTRO NACIONAL DE LICENCIATURAS EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

 

II ENCONTRO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO ONLINE – 100 ANOS DE PAULO FREIRE

 

V COLÓQUIO PAULO FREIRE

 

 

 

DIRETRIZES PARA INSCRIÇÃO, SUBMISSÃO E APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS

 

O IV ENCONTRO NACIONAL DE LICENCIATURAS EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA, o II ENCONTRO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO ONLINE – 100 ANOS DE PAULO FREIRE e o V COLÓQUIO PAULO FREIRE são uma realização da Cátedra Paulo Freire do Núcleo de Educação a Distância e do Programa de Pós-Graduação de Mestrado profissional – Práticas Docentes no Ensino Fundamental da Universidade Metropolitana de Santos. O objetivo dos eventos neste ano é o incentivo e estímulo à pesquisa e ao compartilhamento de práticas relacionadas às obras do educador Paulo Freire – Patrono da Educação Brasileira.

 

Para participar, a inscrição é obrigatória e deverá ser realizada na plataforma Doity https://doity.com.br/encontro-internacional-unimes-100-anos-de-paulo-freire

 

A edição de 2021 acontecerá nos dias 27 e 28 de setembro no período vespertino e noturno e será totalmente on line, sendo que em cada um desses dias ocorrerão em um período uma mesa redonda composta por pesquisadores da área e no outro período comunicações orais, relatos de experiência e resumos expandidos de professores, tutores e alunos da UNIMES, bem como de demais de instituições de ensino nacionais e estrangeiras.

 

Serão aceitos trabalhos científicos na modalidade Comunicação Oral resultantes de artigos científicos, de Relatos de Experiência em que os participantes fazem uma descrição resumida e objetiva da delimitação de uma situação problema, indicando a relevância para o contexto e a integração teoria-prática, e de Resumos Expandidos, nos quais sintetizam-se pesquisas em curso relativas à temática do evento.

 

Os trabalhos deverão estar alinhados com as obras de Paulo Freire e deverão ser inscritos em dos seguintes eixos:

 

  • A OUSADIA EPISTEMOLÓGICA
  • O ENGAJAMENTO POLÍTICO
  • O PENSAR ESPERANÇOSO
  • FREIRE E A ATUALIDADE

 

SUBMISSÃO NA MODALIDADE COMUNICAÇÃO ORAL_Artigo

 

Para submissão na modalidade Comunicação Oral, após inscrição, o autor deverá submeter o trabalho no eixo escolhido para avaliação da comissão científica por meio link da plataforma Doity. Após a divulgação da aprovação, o autor terá 3 dias para confirmar a sua participação com apresentação e o devido pagamento. Os trabalhos apresentados nesta modalidade farão parte dos Anais do Evento com publicação on line e poderão ser publicados em livro físico e e-book.

 

Período para submissão: de 01/08 a 09/09.

 

Para submissão o trabalho deverá ter de 08 (oito) a 15 (quinze) páginas e apresentar os seguintes tópicos:

 

  • Resumo (limitado a 1500 caracteres, contando os espaços);
  • Palavras-chave (mínimo 3 e máximo 5);
  • Introdução (apresentação do tema e objetivos);
  • Revisão bibliográfica;
  • Metodologia;
  • Discussão dos resultados;
  • Considerações finais;
  • Referências bibliográficas.

 

O Comitê Científico avaliará os trabalhos a partir dos seguintes critérios:

 

  • Diálogo com as obras de Paulo Freire sobre o eixo escolhido, apresentando uma articulação clara entre os resultados obtidos, a base teórica adotada e o encaminhamento metodológico usado;
  • Adequação às normas da ABNT (2020);
  • Correção linguística;
  • Número máximo de autores e coautores: 3;
  • Número máximo de artigos por pessoa como autor: 1;
  • Número máximo de artigos por pessoa como coautor: 1.

 

O trabalho deverá ser enviado, obrigatoriamente, em formato Word (.docx), segundo as normas indicadas e será avaliado pelo Comitê Científico do evento. Somente os trabalhos aceitos poderão ser apresentados.

 

Os trabalhos e conceitos emitidos nos artigos são de responsabilidade dos autores e poderão não expressar a opinião da Comissão Organizadora do evento.

 

Os autores aceitam que a organização do evento tenha plenos direitos sobre os trabalhos enviados, podendo divulgá-los tanto on line como impresso, sem o pagamento de qualquer remuneração;

 

No caso de o trabalho avaliado ter recebido recomendação para modificação, os autores deverão efetuar novamente sua submissão, no prazo de até 3 dias. Caso o trabalho seja aprovado, os participantes farão a apresentação por videoconferência na data e horário estabelecidos pela comissão organizadora. Somente serão emitidos certificados aos trabalhos cujo(s) autor(es) comparecer(em) à apresentação. Os certificados serão emitidos apenas no formato eletrônico pelo próprio site Doity.

 

SUBMISSÃO NA MODALIDADE RELATO DE EXPERIÊNCIA

 

Para submissão de Relato de Experiência, após inscrição, o autor deverá submeter o relato de experiência no eixo escolhido para avaliação por meio do link do site Doity. Após a divulgação da aprovação, o autor terá 3 dias para confirmar a sua participação com apresentação e o devido pagamento. Os trabalhos apresentados nesta modalidade farão parte dos Anais do Evento com publicação on line e poderão ser publicados em livro físico e e-book.

 

Período para submissão: de 01/08 a 09/09.

 

O relato deve ter de 6 (seis) a 8 (oito) páginas e apresentar, no mínimo, os seguintes tópicos:

 

  • Resumo (limitado a 1500 caracteres, contando os espaços);
  • Palavras-chave (mínimo 3 e máximo 5);
  • Introdução (apresentação do tema e objetivos);
  • Contexto e realidade investigada;
  • Diagnóstico da situação-problema e/ou oportunidade;
  • Análise da situação-problema e propostas de inovação ou intervenção ou recomendação;
  • Conclusões e contribuição tecnológica/social;
  • Referências bibliográficas.

 

Como se trata de um trabalho de cunho científico, o Relato de Experiência em Ensino Remoto deve apresentar as bases teórico-metodológicas que lhe dão suporte. Embora não exija um capítulo à parte de fundamentação teórica, esta deve aparecer ao longo do 6trabalho, podendo estar diluída nos itens anteriormente citados.

 

O Comitê Científico avaliará os relatos a partir dos seguintes critérios:

 

  • Relevância e contribuições do trabalho para o eixo temático;
  • Diálogo com a literatura recente sobre o tema, apresentando uma articulação clara entre os resultados obtidos, a base teórica adotada e o encaminhamento metodológico usado;
  • Adequação às normas ABNT (2020);
  • Correção linguística;
  • Número máximo de autores e coautores: 2
  • Número máximo de artigos por pessoa como autor: 1
  • Número máximo de artigos por pessoa como coautor: 1

 

O relato de experiência deverá ser enviado, obrigatoriamente, em formato Word (.docx), segundo as normas indicadas e será avaliado por revisores do Comitê Científico do evento.

 

Os trabalhos e conceitos emitidos nos relatos de experiência são de responsabilidade dos autores, e poderão não expressar a opinião da Comissão Organizadora do evento.

 

Os autores aceitam que a organização do evento tenha plenos direitos sobre os trabalhos enviados, podendo divulgá-los tanto on line como impresso, sem o pagamento de qualquer remuneração.

 

No caso de o relato avaliado ter recebido recomendação para modificação, os autores deverão efetuar novamente sua submissão, no prazo de até 3 dias. Caso o trabalho seja aprovado, os participantes farão a apresentação por videoconferência na data e horário estabelecidos pela comissão organizadora. Somente serão emitidos certificados aos trabalhos cujo(s) autor(es) comparecer(em) à apresentação. Os certificados serão emitidos apenas no formato eletrônico pelo próprio site Doity.

 

SUBMISSÃO NA MODALIDADE RESUMO EXPANDIDO

 

Para submissão na modalidade Resumo Expandido, que é um resumo mais extenso que os resumos informativos e indicativos e que se apresenta em seções com as informações sobre o objeto do trabalho acadêmico, o autor deverá submeter o trabalho no eixo escolhido para avaliação por meio do link do site Doity. Após a divulgação da aprovação, o autor terá 3 dias para confirmar a sua participação com apresentação e o devido pagamento. Os trabalhos apresentados nesta modalidade farão parte dos Anais do Evento com publicação on line.

 

 Período para submissão: de 01 a 20/08/2021.

 

O resumo expandido deverá ter no mínimo 5 (cinco) laudas, sem considerar as referências bibliográficas, e apresentar os seguintes tópicos:

  • Título;
  • Autores;
  • Introdução;
  • Metodologia;
  • Resultados;
  • Discussão (parcial ou final);
  • Considerações finais;
  • Referências bibliográficas.

O Comitê Científico avaliará os relatos a partir dos seguintes critérios:

 

  • Relevância e contribuições do trabalho para o eixo temático;
  • Diálogo com a literatura recente sobre o tema, apresentando uma articulação clara entre os resultados obtidos, a base teórica adotada e o encaminhamento metodológico usado;
  • Adequação às normas ABNT (2020);
  • Correção linguística;
  • Número máximo de autores e coautores: 2
  • Número máximo de artigos por pessoa como autor: 1
  • Número máximo de artigos por pessoa como coautor: 1

 

O trabalho deverá ser enviado, obrigatoriamente, em formato Word (.docx), segundo as normas indicadas e será avaliado pelo Comitê Científico do evento. Somente os trabalhos aceitos poderão ser apresentados.

 

Os trabalhos e conceitos emitidos nos resumos são de responsabilidade dos autores e poderão não expressar a opinião da Comissão Organizadora do evento.

 

Os autores aceitam que a organização do evento tenha plenos direitos sobre os trabalhos enviados, podendo divulgá-los on line, sem o pagamento de qualquer remuneração.

 

No caso de o trabalho avaliado ter recebido recomendação para modificação, os autores deverão efetuar novamente sua submissão, no prazo de até 3 dias. Caso o trabalho seja aprovado, os participantes farão a apresentação por videoconferência na data e horário estabelecidos pela comissão organizadora. Somente serão emitidos certificados aos trabalhos cujo(s) autor(es) comparecer(em) à apresentação. Os certificados serão emitidos apenas no formato eletrônico pelo próprio site Doity.

 

FORMATAÇÃO PARA TODAS AS MODALIDADES

 

  • O texto deverá ser iniciado com o título do trabalho em letras maiúsculas, no máximo 15 palavras, centralizado e em negrito;
  • A fonte deverá ser “Arial”, tamanho 12, alinhamento justificado, espaçamento 1,5 com parágrafo de 1,5cm, margens superior e esquerda de 3cm e inferior e direita de 2cm;
  • Tabelas, gráficos e/ou imagens (se houver) devem ser apresentadas em qualidade necessária para uma boa reprodução, inseridas no texto, numeradas com algarismos arábicos e com as legendas acima;
  • As citações e as referências bibliográficas deverão seguir as atuais normas técnicas brasileiras

 

ORIENTAÇÕES GERAIS

 

  • Todas as condições elencadas anteriormente são exigências obrigatórias para aceitação do trabalho pela Comissão Científica;
  • Não serão aceitos apenas resumos, no caso dos trabalhos submetidos para comunicação oral e relatos de experiência;
  • Se as comunicações, relatos de experiência e resumos expandidos tiverem recebido aceite condicional, os autores receberão a notificação por e-mail e deverão providenciar as correções necessárias no prazo estipulado, ou seja, em até 3 dias;
  • O participante pode enviar para cada uma das modalidades somente 1 (um) trabalho para o evento na condição de autor e 1 (um) na condição de coautor;
  • Se aprovado, os participantes deverão elaborar os slides para apresentação do seu trabalho no template do encontro.

 

INVESTIMENTO

 

COM APRESENTAÇAO DE TRABALHOS

Alunos de graduação e pós-graduação da UNIMES

gratuito

Professores de graduação e pós-graduação da UNIMES

R$ 40,00

Alunos de graduação e pós-graduação de outras instituições nacionais e estrangeiras

R$ 20,00

Professores da educação básica

R$ 20,00

Professores de ensino superior de qualquer instituição nacional ou estrangeira

R$ 50,00

 

OUVINTES

Alunos e ex-alunos de graduação e pós-graduação da UNIMES

gratuito

Alunos e professores de pós-graduação de outras instituições nacionais ou estrangeiras e de educação básica

R$ 10,00

 

Evento online

Data: 27/09/2021 - 28/09/2021 às 14:00

Ambiente Virtual de Aprendizagem da UNIMES

Profa. Dra. Elisabeth dos Santos Tavares

UNIMES


Doutorado em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2009), Mestrado em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2003) e graduação em Licenciatura em Pedagogia Atuação na Educação Básica como professora, diretora de escola, supervisora de ensino e delegada de ensino de Santos. Atualmente é professora titular do Programa de Mestrado Profissional Práticas Docentes no Ensino Fundamental, coordenadora o núcleo de educação a distância da Universidade Metropolitana de Santos e coordenadora institucional do PIBID na Universidade Metropolitana de Santos.

Profa. Dra. Lucia Amante

Universidade Aberta de Portugal


Licenciada em Psicologia Educacional, mestre em Comunicação Educacional Multimidia e doutorada em Ciências da Educação pela Universidade Aberta. Foi diretora do Departamento de Educação e Ensino a Distância, coordenadora da Licenciatura em Educação e do Mestrado em Comunicação Educacional e Mídias Digitais. A sua atividade docente está ligada à formação de professores, à formação graduada bem como à formação pós-graduada onde é responsável por Unidades Curriculares em diferentes cursos de mestrado e no doutoramento em Educação, especialidade Educação a Distância e Elearning na Universidade Aberta de Portugal. Integra o Laboratório de Educação a Distância e Elearning, onde pesquisa sobre pedagogia da educação online, com especial foco sobre avaliação da aprendizagem em contextos digitais.

Universidade Aberta de Portugal

Profa. Dra. Maria do Rosario Abreu e Sousa

UNIMES


Licenciada em Letras Português /Francês - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (1984), graduação em Pedagogia, Universidade Bandeirante (2006), mestrado em letras Universidade Mackenzie (2008), doutorado em letras Universidade Mackenzie (2012). Bolsista Capes/ Plataforma Paulo Freire (2011-2015). Atualmente é coordenadora do curso de Letras e coordena a Cátedra Paulo Freire da Universidade Metropolitana de Santos.

Prof. Dr. Gerson Tenório dos Santos

UNIMES


Graduação em Tradução e Interpretação Português-Inglês pela Universidade Ibero-Americana (1982), graduação em Licenciatura Português Inglês pela Universidade Ibero Americana (1982), graduação em Pedagogia pela Universidade Camilo Castelo Branco (1987), mestrado (1995) e doutorado em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2001). É docente da UNIMES (Universidade Metropolitana de Santos), sendo atualmente Coordenador e professor do Mestrado Profissional Práticas Docentes no Ensino Fundamental e professor do Curso de Psicologia.

Prof. Dr. Oscar Huaranga Ross

UNMSM


Mestre em Ciências da Educação na menção de Educação da Criatividade. Com bacharel e Pós-Graduação pela UNMSM, Diplomas em Gestão Educacional (UPGV) e Marketing (ESAN). Professor Visitante da Pós-Graduação da UNMSM e de outras Universidades (Faculdade de Educação e Centros Administrativos), Assessoria e Consultoria em Teses de Pesquisa por meio de Workshops, Pedagogia e Gestão Educacional. Coordenador do Mestrado Internacional (Derrama Magisterial - DM- Peru - IPLAC Cuba), bem como Diretor e Orientador em DM. Presidente do Fórum Latino-Americano Paulo Freire Seção Peru. Consultor sistematizando experiências educacionais com setores populares para organizações nacionais e internacionais.

Prof. Jason Ferreira Mafra

USP


Doutor (2007) e mestre (2001) em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Graduado e licenciado em História pela Unisal. Desenvolveu, no doutorado, estudo sobre o conceito de conectividade em Paulo Freire. Tem experiência docente nas redes pública e privada, da Educação Básica e Superior, lecionando, pesquisando e orientando temas relacionados à Metodologia da Pesquisa, teoria e práxis freiriana; etnorracialidade e educação. Diretor do Programa de Mestrado Profissional em Gestão e Práticas educacionais. É docente do Programa de Pós-Graduação (mestrado e doutorado) em Educação da Universidade Nove de Julho (PPGE-UNNOVE) e (PROGEPE) na mesma universidade. É membro do Conselho Internacional de Assessores do Instituto Paulo Freire, onde coordenou, de 2000 a 2010, a Universitas Paulo Freire (UNIFREIRE).