Informações

Venha participar do ERECO-SUL – um espaço plural de debates e troca de conhecimentos entre estudantes, professores e profissionais da Economia!

Com o objetivo de incentivar diálogos, discussões e reflexões críticas sobre o Desenvolvimento Socioeconômico Brasileiro, o evento oferece:
Palestras;
Minicursos temáticos;
Apresentação de trabalhos acadêmicos;
Painéis e workshops interativos.

Aproveite três dias de apredizagem e integração!!
Após o evento você receberá um certificado de 36 horas

Tudo isso no campus histórico da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em Florianópolis!

Aproveite o feriadão em Florianópolis para aliar estudo, troca de experiências e lazer em um dos lugares mais bonitos do Sul do país.

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Credenciamento

Credenciamento será feito no dia do evento às 9:00 horas

Submissão de Trabalhos

REGULAMENTO 

1. ORIENTAÇÕES GERAIS 

1.1. Cada interessado poderá submeter no máximo três trabalhos para avaliação; 

1.2. Cada trabalho deverá ter no máximo 04 (quatro) autores; 

1.3. A publicação dos trabalhos está vinculada a sua apresentação no evento, ou seja, trabalhos aprovados que não forem apresentados no evento NÃO serão publicados; 

1.4. Serão publicados apenas os trabalhos que forem enviados dentro dos prazos e das normas de escrita, conforme o modelo disponível no site do evento; 

1.5. As informações fornecidas no ato da inscrição serão utilizadas para confecção da programação e dos certificados, e são de inteira responsabilidade do participante; 

1.6. Para a inclusão dos nomes dos coautores no certificado, é necessário registrar esta informação pelo sistema, na hora da submissão, pois os certificados são gerados automaticamente; 

1.7. A inscrição não habilita a participação e publicação no evento. É necessária a aprovação do comitê científico e cumprimento de todas as etapas estipuladas neste regulamento; 

1.8. Todas as informações e orientações referentes ao evento encontram-se no edital do evento e/ou no site do evento, que terá caráter institucional e informativo; 

1.9. Todo o gerenciamento do evento, procedimentos de inscrição, submissão de resumos, acompanhamento, envio de artigos, pagamento da taxa de inscrição e acesso aos certificados acontecerão pela Plataforma Doity, que poderá ser acessado diretamente pelo endereço encontro-regional-dos-estudantes-de-economia-da-regiao-sul-ereco-sul ou a partir do e-mail: erecosul@gmail.com; 

1.10. É necessário fazer o credenciamento ao chegar no evento e confirmar todos os seus dados; 

1.11. Todas as etapas realizadas na Plataforma Doity serão confirmadas pelo envio de e-mail. Caso ao realizar algum procedimento não seja recebido um e-mail de confirmação dentro de algumas horas, verifique sua caixa de spam e posteriormente entre em contato com a Plataforma Doity. Não havendo resolução do problema, solicitamos que entre em contato pelo e-mail erecosul@gmail.com; 

1.12. Consultas e solicitação de esclarecimentos devem ser encaminhadas ao e-mail erecosul@gmail.com; 

 

2. COMISSÃO CIENTÍFICA E ÁREAS TEMÁTICAS 

2.1 Será constituída comissão científica para avaliação por metodologia blind review dos trabalhos submetidos ao evento; 

2.2. A comissão científica utilizará dos seguintes critérios para opinar pela aprovação ou reprovação do trabalho; 

2.2.1. Pertinência do tema à respectiva área temática e ao tipo de evento; 

2.2.2. Fundamentação teórica adequada; 

2.2.3. Identificação de referências bibliográficas ou fontes de pesquisa relevantes sobre o tema; 

2.2.4. Qualidade da pesquisa empírica (quando for o caso) e/ou rigor lógico da argumentação em pesquisa bibliográfica; 

2.2.5. Qualidade da redação e adequação metodológica; 

2.2.6. Relevância dos resultados e potencial para publicação em revista científica. 

 

2.3 As áreas temáticas para submissão de trabalhos serão as seguintes: 

2.3.1. Desenvolvimento Econômico; 

2.3.2. Gestão e economia do setor público; 

2.3.3. Demografia, espaço e mercado de trabalho; 

2.3.4. História econômica e social; 

2.3.5. Economia industrial, da ciência, tecnologia e inovação; 

2.3.6. Desenvolvimento social, economia solidária e políticas públicas; 

2.3.7. Desenvolvimento regional e urbano; 

2.3.8. Desenvolvimento rural e agricultura familiar; 

2.3.9. Economia e política internacional; 

2.3.10 Temas especiais. 

 

3. NORMAS PARA SUBMISSÃO 

3.1. As inscrições para o ERECO-SUL 2025 e serão realizadas e gerenciadas pelo sistema Plataforma Doity, no seguinte endereço: encontro-regional-dos-estudantes-de-economia-da-regiao-sul-ereco-sul; 

3.2. O Interessado deverá cadastrar-se na plataforma do evento preenchendo com veracidade todas as informações solicitadas; 

3.3. Depois de realizar seu cadastro no sistema, o interessando poderá submeter trabalho ao ERECO-SUL 2025; 

3.4. A submissão de trabalhos somente poderá ser feita por via eletrônica, sendo enviado no e-mail:  erecosul@gmail.com; 
3.5.  Assunto do E-mail: Indique a área temática do artigo/resumo submetido (ex.:  Desenvolvimento rural e agricultura familiar); 

3.6. Corpo do E-mail: Inclua o nome do(s) autor(es) que apresentará(ão) o trabalho (máximo de dois); 

3.7. O correto preenchimento dos dados é atribuição exclusiva dos (as) autores (as), não cabendo à Comissão Técnico-científica qualquer responsabilidade sobre eles; 

3.8. Sendo detectado plágio, o trabalho será rejeitado sumariamente; 

3.9. Somente serão publicados e emitidos certificados para os trabalhos aprovados e apresentados no evento. Na submissão do trabalho, no caso de aprovação, os autores estarão automaticamente concordando com sua publicação e divulgação. 

 

 

4. MODALIDADES PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS 

4.1 Modalidade Resumo Expandidos 

4.1.1. Serão admitidos até dois resumos por primeiro autor, independente da modalidade; 

4.1.2. Os templates para a submissão estão disponíveis no site de inscrição do ERECO-SUL 2025 (https://doity.com.br/encontro-regional-dos-estudantes-de-economia-da-regiao-sul-ereco-sul); 

4.1.3. Quando o interessado optar por submeter um resumo ao evento, deverá anexar arquivo com o resumo em duas versões, uma com identificação da autoria e uma segunda sem identificação, ambas em formato Word (Word 97 ou superior), indicando a Área Temática acima sugerida e com as seguintes formatações:  

 4.1.3.2. NÃO INCLUIR as palavras “TÍTULO” antes do título e “SESSÃO” antes da sessão escolhida; 

4.1.3.6. O não preenchimento de forma adequada poderá implicar no NÃO DEFERIMENTO do trabalho; 

4.1.3.7. O Resumo Expandido deverá obedecer à sequência: Título, Autores (as), Informações dos (as) Autores (as), Eixo Temático, Resumo, Palavras-chave, Abstract (opcional), Keywords, Introdução, Metodologia, Resultados e Discussão, Conclusões, Agradecimentos (opcional) e Referências Bibliográficas; 

4.1.3.8. As referências bibliográficas e notas no padrão ABNT, de acordo com o arquivo modelo; 

4.1.3.9. A instituição de vinculação, o endereço e correio eletrônico, deverão ser apresentados, imediatamente ao lado dos nomes dos autores, com espaço simples entre os autores e as mesmas. - Utilizar templates disponíveis no site do evento; 

4.1.3.10. Após o envio do RESUMO por parte do participante, NÃO SERÁ PERMITIDO mais nenhum tipo de alteração. TODAS as informações fornecidas são de responsabilidade do participante; 

4.1.3.11. Serão aceitos no máximo três trabalhos por autor/a, ou coautores/as; 

4.1.3.12. Resumo publicado em outro evento e/ou em periódicos científicos não serão aceitos. 

4.2. Artigos Completos 

4.2.1 A submissão de artigos completos para o ERECO-SUL 2025 deverá ser feita no site do evento (https://doity.com.br/encontro-regional-dos-estudantes-de-economia-da-regiao-sul-ereco-sul); 

4.2.2. A submissão de artigos será aceita até a data limite estipulada pela Comissão Organizadora; 

4.2.3. Após a confirmação da inscrição do autor principal (paga ou pendente), abrir-se-á a esse a área de submissão de trabalhos da Plataforma Doity; 

4.2.4. No site do evento, haverá um modelo de artigo completo para que o interessado em participar do ERECO- SUL 2025 possa baixar e consultar para formatação correta do seu trabalho; 

4.2.5. Os trabalhos que não seguirem as orientações não serão validados e não serão disponibilizados ao Comitê Científico para avaliação; 

4.2.6. Todo artigo será submetido à Comissão Científica do ERECO-SUL 2025, que poderá sugerir o “aceite”, “aceite mediante alterações” (para publicação nos anais) ou “recusa” do mesmo; 

4.2.7. O artigo deverá ter no máximo 20 páginas (considerando, neste número de páginas, o resumo, as referências bibliográficas e possíveis anexos); 

4.2.8. Todos os trabalhos selecionados e aprovados pela Comissão Científica, desde que tenham sido autorizados pelos autores/as no momento da submissão e apresentados no evento, serão publicados nos Anais do evento; 

4.2.9. O arquivo do artigo deverá ser submetido em duas versões: Com identificação dos autores e sem identificação dos autores, ambas em formato Word (Word 97 ou superior), indicando a Área Temática acima sugerida e com as seguintes formatações: 

4.2.10. Título – centralizado, em maiúsculas e em negrito; 

4.2.11. Na segunda linha depois do título – nome completo dos/as autores/as, alinhado à direita e seguido do nome da instituição de filiação e e-mail; 

4.2.12. Estas informações de identificação não devem ser inseridas na versão sem identificação; 

4.2.13. Indicação da Área Temática; 

4.2.14. Resumo em português, em parágrafo único e espaço simples, com no mínimo de 150 e no máximo de 250 palavras; 

4.2.15. Três palavras-chave; 

4.2.16. Espaço interlinear 1,5 nas demais partes do artigo e espaço duplo entre as seções do texto; 

4.2.17. Margens superior e esquerda de 3 cm, direita e inferior de 2 cm, com recuo de 1 cm no início do parágrafo e recuo de 2 cm nas citações.; 

4.2.18. Fonte Times New Roman 12, folha A4; 

4.2.19. Uso de itálicos para termos estrangeiros; 

4.2.20. Uso de negrito para os títulos de livros e periódicos; 

4.2.21. Referências bibliográficas deverão ser colocadas no fim do texto e conterão todas as obras aí citadas, em ordem alfabética, sem numeração, segundo as normas da ABNT; 

4.2.21. Serão aceitos no máximo três artigos por autor/a, ou coautores/as; 

4.2.23. O artigo publicado em outro evento e/ou em periódicos científicos não serão aceitos. 

 

5. CERTIFICADOS 

5.1. Certificados de horas complementares serão emitidos em até 60 (sessenta) dias úteis; 

5.2. Certificados de apresentação de trabalho serão emitidos em até 40 (quarenta) dias úteis; 

5.3. Certificados de minicurso serão enviados em até 50 (cinquenta) dias úteis; 

5.4. Somente terá direito ao certificado os inscritos que tiverem participado do evento, que tenham feito credenciamento e registrado presença nas atividades. 

 

6. DISPOSIÇÕES FINAIS 

6.1. Ao chegar no evento é necessário que seja feito o credenciamento, confirmando todos os dados pessoais e informações dos trabalhos; 

6.2. Quem não realizar o procedimento não terá os certificados emitidos; 

6.3. O artigo ou resumo aprovado somente poderá ser apresentado por um dos/das autores/ autoras devidamente inscritas. Não será permitido a apresentação de trabalhos por outros participantes que não sejam autores dos mesmos. 

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Prazo final para submissão: 19/04

Prazo para avaliação (resposta dos avaliadores): até 23/04

Observação: Artigos enviados primeiro terão prioridade na avaliação, ou seja, poderão receber resposta antes do prazo final.

Edital_de_Submissão-_ERECO_SUL__2025[1] 1.pdf
Modelo_Submissão_Resumo_Expandido_ERECO_SUL
Modelo_Submissão_Art.Completp_ERECO_SUL

 

Universidade Federal Santa Catarina, Campus Reitor João David Ferreira Lima (trindade)

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Centro Acadêmico Livre de Economia (CALE)

O CALE é a entidade que representa os estudantes de economia da UFCS. Desde de 1981, fundação do centro acadêmico, o CALE defende os interesses estudantis no Departamento de economia

Dr. Lauro Francisco Mattei

Universidade Federal de Santa Catarina


Graduado em Engenharia Agronômica pela UFSC, possui especialização em Políticas Públicas pela Universidade do Texas, doutorado em Ciência Econômica pela Unicamp e pós-doutorado na Universidade de Oxford. Professor da UFSC desde 2000, atuando nas áreas de Economia Brasileira, Regional, do Trabalho e Políticas Públicas. Fundou o Programa de Doutorado em Administração da universidade e é coordenador do NECAT (Núcleo de Estudos de Economia Catarinense). Além disso, é pesquisador no Observatório de Políticas Públicas para a Agricultura da UFRRJ. 

Dr. Maurício Andrade Weiss

Universidade Federal do Rio Grande do Sul


Professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), graduado em Ciências Econômicas pela UFPR, possui mestrado em Economia pela UFRGS e doutorado em Teoria Econômica pela Unicamp. Sua área de especialização inclui Balanço de Pagamentos, Finanças Internacionais e Economia Brasileira. Também é diretor da Associação Keynesiana do Brasil e colabora com jornais como Sul21, Carta Capital, GGN e Terapia Política.

Dra. Liana Bohn

Universidade Federal de Santa Catarina


Doutora em Economia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), na linha de pesquisa de Globalização e Desenvolvimento, Mestre em Economia (com ênfase em Desenvolvimento Econômico e Políticas Públicas) pela Universidade Federal de Viçosa (2013) e Bacharel em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Santa Maria (2010).
Coordena, juntamente com a Profª. Brena Fernandez, o Núcleo de Estudos em Economia Feminista (NEEF).

Dra Aline Cristina da Cruz

Universidade Federal São João Del-Rei


Experiência na área de Economia Aplicada, Economia Feminista e Economia do Trabalho.
Sua produção abrange diversas áreas de pesquisa, entre as quais: Mercado de Trabalho, Desenvolvimento e Crescimento Econômico; Comercialização, Mercados e Preços, Mercados Futuros Agropecuários.
Atua, principalmente, nos seguintes temas: economia de gênero, agronegócio, viabilidade do mercado futuro, identificação de poder de mercado, determinantes de desigualdade salarial, trabalho decente, sub e sobreeducação, políticas públicas de crescimento pró-pobre e economia feminista.
Atua como professora associada da UFSJ

Dra Lilian de Pellegrini Elias

Universidade Federal de Santa Catarina


Atualmente é pesquisadora no Centro de Socioeconomia e Planejamento Agrícola da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Cepa/Epagri). Tem experiência em agricultura familiar, sistemas alimentares sustentáveis, segurança alimentar e nutricional e monitoramento e avaliação de políticas públicas.

Dr Felipe Orsolin Teixeira

Universidade Federal do Paraná


Doutor em Economia, com ênfase em Economia do Desenvolvimento, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Possui Graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Mestrado em Economia e Desenvolvimento pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e MBA em Data Science e Analytics pela Universidade de São Paulo (USP). É pesquisador dos grupos de pesquisa: Macroeconomia Estruturalista do Desenvolvimento (UNB) e Núcleo de Economia e Complexidade (Nex/UFPR). É editor associado da Revista de Economia. Sua agenda de pesquisa se concentra nos seguintes temas: economia brasileira, crescimento e distribuição de renda, economia regional, mudança estrutural, complexidade econômica e análise de redes.

Dr. Nildo Domingos Ouriques

Universidade Federal de Santa Catarina


Professor Titular do Departamento de Economia e Relaçoes Internacionais da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) onde também preside o Instituto de Estudos Latino-Americanos (IELA). Possui doutorado em Doutorado em Economia pela UNIVERSIDADE NACIONAL AUTONOMA DO MÉXICO (1995). Em 2010 gozou de licença capacitação na Divisão de Pesquisa do Banco Central da Venezuela e em 2013 realizou pós-doutorada na Universidade de Buenos Aires (UBA) na Argentina.

Dr. Fernando Nogueira da Costa

Universidade Estadual de Campinas


Possui graduação em Economia pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG (1974), mestrado em Ciência Econômica pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (1975-76), doutorado em Ciência Econômica pela UNICAMP (1986)
Obteve experiência profissional na área de Economia, com ênfase em Teoria Monetária e Financeira, pesquisando principalmente os seguintes temas: sistema financeiro, bancos, teoria e política monetária, macroeconomia e inflação, finanças comportamentais. Participou de direção estratégica de empresa pública como Vice-presidente de Finanças e Mercado de Capitais da Caixa Econômica Federal

Carlos Pinheiro

B3


Possui graduação em Ciências Econômicas e mestrado em Ciências Sociais. Atualmente é especialista em gestão Educacional na B3 | Educação e atua como professor na universidade nove de julho (Uninove). Possui mais de 32 anos de experiência no mercado de capitais e atua como docente nos cursos da B3.