Blog

EDIÇÕES ANTERIORES

Postado em 23/08/2020

 

A primeira bienal do Encontro Potiguar de Professores de Espanhol teve como sede o Campus da UFRN em Currais Novos e foi realizada nos dias 26, 27 e 28 de abril de 2017. O evento foi realizado pela Associação de Professores e Estudantes de Língua Espanhola do Rio Grande do Norte (APPELE-RN) em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte, com o Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, com a Direção do Centro de Ensino Superior do Seridó e com o Grupo de Pesquisa em Estudos Hispânicos e Ensino. Em sua primeira edição, o encontro teve como tema “LOS DESAFÍOS PARA LOS PROFESORES DE ESPAÑOL EN EL CONTEXTO BRASILEÑO TRAS LA REVOCACIÓN DE LA LEY 11.161”.

Para maiores informações, consultar o blog http://eppe2017.blogspot.com.br/



ANAIS

Postado em 11/08/2020

ANAIS

Para ampliar a visualização ou baixar o arquivo, clique no ícone do canto superior direito.



Terceira Circular

Postado em 13/08/2019

TERCEIRA CIRCULAR

Clic aqui para baixar em PDF

 

Pau dos Ferros, 10 de agosto de 2019.

 

A Associação de Professores e Estudantes de Língua Espanhola do Rio Grande do Norte (APELE-RN) e a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) têm o prazer de receber os resumos expandidos dos trabalhos apresentados no II Encontro Potiguar de Professores de Espanhol, de 14 a 16 de agosto de 2019 no Campus Avançado Prof.ª Maria Elisa de Albuquerque Maia (CAMEAM), em Pau dos Ferros, e, complementarmente, anunciar as conferências, mesas-redondas, oficinas, minicursos e rodas de conversas que comporão a programação do evento.

 

1 NORMAS DE PUBLICAÇÃO

 

Serão aceitos para publicação nos anais do II EPPE os resumos expandidos enviados à Comissão Organizadora que obedecerem rigorosamente às normas seguintes:

 

Formato do arquivo: DOC (MS Word).

Formato do papel, margem, cor e tamanho da fonte, siglas, fórmulas, ilustrações, tabelas e notas de rodapé: Conforme a norma aplicável da ABNT (NBR 14724), ou seja, papel A4; margens esquerda e superior a 3 cm, direita e inferior a 2 cm; fonte em cor preta, de tamanho 12 para o texto e 10 para as citações de mais de três linhas, legendas das ilustrações e tabelas e notas de rodapé, estas separadas por um filete de 5 cm a partir da margem esquerda; uso exclusivo de sigla após a primeira ocorrência do nome completo; ilustrações e tabelas o mais próximo possível de seu referente no texto, identificadas em sua parte inferior pela designação do tipo (figura, gráfico, mapa etc.), seguida pelo algarismo arábico indicativo da ordem de ocorrência e por legenda explicativa (por exemplo, Figura 1 – Legenda explicativa).

Fonte: Times New Roman.

Parágrafo: Recuo de 1,25 cm.

Espaçamento: O texto deve ser redigido com espaçamento de 1,5 linhas; o resumo, as palavras-chave, citações de mais de três linhas, notas de rodapé, legendas das ilustrações e tabelas e referências, com espaçamento simples; devem-se separar por uma linha em branco o título do trabalho, a autoria, o resumo junto com as palavras-chave, os títulos e as referências entre si.

Língua: Português ou espanhol.

Título do trabalho e autor(es): O título do trabalho deve ser redigido em letras maiúsculas, negrito e centralizado; os nomes completos do(s) autor(es), alinhado(s) à direita, seguido(s) pela sigla da instituição de vínculo entre parênteses, um abaixo do outro.

Resumo e palavras-chave: Devem estar na mesma língua do trabalho, conforme as normas estabelecidas na Segunda Circular, observadas as recomendações dos avaliadores, quando houver, não só no que diz respeito ao resumo, mas, quando couber, ao conjunto do trabalho.

Títulos sem indicativo numérico e indicativos de seção: O trabalho deve apresentar considerações iniciais e finais, e entre umas e outras, uma ou mais seções e subseções, as considerações iniciais e finais, seções primárias e referências em letras maiúsculas e negrito, as seções secundárias em maiúsculas e as terciárias em negrito, conforme o modelo a seguir.

 

CONSIDERAÇÕES INICIAIS

1 SEÇÃO PRIMÁRIA

1.1 SEÇÃO SECUNDÁRIA

1.1.1 Seção terciária

CONSIDERAÇÕES FINAIS

REFERÊNCIAS

 

Citações: Conforme a norma aplicável da ABNT (NBR 10520).

Referências: Conforme a norma aplicável da ABNT (NBR 6023).

Símbolos fonéticos: Conforme o Alfabeto Fonético Internacional (AFI).

Revisão linguística: De responsabilidade do(s) autor(es).

Obrigações éticas e legais: De responsabilidade do(s) autor(es).

Extensão: De 4 a 8 páginas.

Casos omissos: Serão resolvidos pela Comissão Organizadora.

 

2 ENVIO, CRONOGRAMA E PUBLICAÇÃO

 

Os trabalhos completos deverão ser enviados de 10/08 a 10/11/2019 mediante o mesmo formulário de submissão do resumo, carregando-se o arquivo DOC no campo Resumo expandido.

Os anais do II EPPE serão publicados pela Editora Universitária da UERN e ficarão disponíveis no website do evento.

A data de publicação dependerá do fluxo da Editora Universitária da UERN.

 

3 CONFERÊNCIAS

 

Conferência de abertura: “Nuevas oportunidades para el hispanismo en el Rio Grande do Norte” – Prof. Dr. Alexandro Teixeira Gomes (UFRN).

Conferência de encerramento: “Lengua Española: caminos para la amistad e integración de los pueblos en América” – Profa. Dra. Marisa Ferreira Aderaldo (UECE).

 

4 PALESTRA

Palestra:  “Peru-Brasil: confluências na poesia feminina afro-hispano-americana” – Profa. Dra. Concísia Lopes dos Santos (UERN), Mediação: Prof. Me José Dantas da Silva Júnior (UFRN).

 

5 MESAS-REDONDAS

Mesa 01: “Investigaciones y perspectivas para los estudios lingüísticos sobre E/LE del CAMEAM/UERN” – Debatedores: Profa. Dra. Tatiana Lourenço de Carvalho (UERN), Profa. Ma. Edilene Rodrigues Barbosa (UERN), Prof. Me. Francisco Lindenilson Lopes (UERN), Mediação: Prof. Me. Francisco Roberto da Silva Santos (UERN).

Mesa 02: “Resistências e existências na literatura latino-americana” – Debatedores: Profa. Dra. Isis Milreu (UFCG), Profa. Ma. Thays de Albuquerque (UEPB), Prof. Me. José Veranildo Lopes (UERN), Mediação: Prof. Dr. Michel de Lucena (UERN).

 

6 OFICINAS

ACADÊMICAS:

Oficina Acadêmica 01: “Filología para la enseñanza de español” – Prof. Me. Miguel Afonso Linhares (IFRN)

Oficina Acadêmica 02: “El amor Eros en versos: Sor Juana Inés de la Cruz y su estética” – Profa. Dra. María Aparecida da Costa (UERN), Prof. Me. José Dantas da Silva Júnior (UFRN).

Oficina Acadêmica 03: “Objetos Virtuales de Aprendizaje del tipo SWF para la clase de E/LE” – Prof. Me. Francisco Lindenilson Lopes (UERN)

Oficina Acadêmica 04: “PRAAT: analizando los sonidos acusticamente” – Prof. Dr. Antônio Luciano Pontes (UERN), Prof. Me. José Rodrigues de Mesquita Neto (UERN).

Oficina Acadêmica 05: “Dinamizar tu clase de español a través de la música: éxitos de los 90 a los 2000” – Profa. Dra. Tatiana Lourenço de Carvalho (UERN), Graduanda Bruna Lourenço Ferreira (UFC).

Oficina Acadêmica 05: “Enseñanza de literatura en una perspectiva didáctica” – Profa. Ma. Marta Jussara Frutuoso da Silva (UERN).

CULTURAIS:

Oficina Cultural 01: “Ritmos latinos: ¿vamos a bailar?” – Profa. Fernanda Gonçalves Dantas (UERN)

Oficina Cultural 02: “Taller de la gastronomía y culinaria peruana: ¡el sabor criollo de mi tierra!” – Profa. Ma. Orfa Noemi Gamboa Padilla (SEEC-RN), Prof. Me. Max Emiliano Cavalcante Costa (UERN).

Oficina Cultural 03: “Un paseo por la cultura mexicana” – Profa. Ma. Maraísa Damiana Soares Alves (IFRN), Prof. Amaury Sérgio da Silva (UERN).

 

7 MINICURSO

Minicurso 01: “La competencia traductora y el poder inferencial” – Profa. Dra. María Trinidad Pacherrez Velasco (IFRN)

Minicurso 02: “Dificultades en la pronunciación de E/LE por alumnos brasileños y su corrección en Clase” – Profa. Dra. María Solange de Farias (UERN).

Minicurso 03: “El apoyo del lenguaje gestual en las clases de español” – Profa. Ma. Edilene Rodrigues Barbosa (UERN)

 

8 RODAS DE CONVERSA

Roda de Conversa 01: “Charla con nativos I: intercambio cultural Chile-Brasil” – Colaborador: Prof. Dr. Claudio Andrés Callejas Olguín (UFERSA), Mediação: Profa. Ma. Marta Jussara Frutuoso da Silva (UERN)

Roda de Conversa 02: “Charla con nativos II: intercambio cultural Costa Rica-Brasil” – Colaborador: Óscar Rodolfo Mata Barquero (AFS Intercultura Brasil), Mediação: Prof. Me. José Rodrigues de Mesquita Neto (UERN).

 

 

9 INSCRIÇÕES EM ATIVIDADES

 

A inscrição nas oficinas dar-se-á no site do evento, após o encerramento das submissões de trabalhos, por ordem cronológica, até o esgotamento das vagas.

 

10 GRADE DEFINITIVA DA PROGRAMAÇÃO

Manhã

Horário

14 de agosto

15 de agosto

16 de agosto

 

07h00-8h30

 

 

Café de Recepção e

Credenciamento

Apresentação Cultural

Mesas-redondas

8h30-09h00

Intervalo

Intervalo

Intervalo

 

09h00-11h50

Sessões de Comunicação

Sessões de Comunicação

Minicursos

Tarde

Horário

14 de agosto

15 de agosto

16 de agosto

 

14h00-15h00

 

 

Oficinas Acadêmicas

 

Oficinas Acadêmicas

 

Rodas de Conversa

15h00-15h30

Intervalo

Intervalo

Intervalo

 

15h30-16h30

 

 

Oficinas Acadêmicas

 

Oficinas Acadêmicas

 

Rodas de Conversa

Noite

Horário

14 de agosto

15 de agosto

16 de agosto

19h00-20h30

Cerimônia e conferência

de abertura

Mesas-redondas

Cerimônia e conferência

de encerramento

20h30-20h40

Intervalo

Intervalo

Programação cultural

 

20h40-22h00

 

 

Oficinas Culturais

Oficinas Culturais

 

 

11 COMISSÃO ORGANIZADORA

Francisco Lindenilson Lopes (UERN/APELE-RN)

Miguel Afonso Linhares (IFRN/APELE-RN)

Alexandro Teixeira Gomes (UFRN/APELE-RN)

Edilene Rodrigues Barbosa (UERN)

José Rodrigues de Mesquita Neto (UERN)

Marta Jussara Frutuoso da Silva (UERN)

Tatiana Lourenço de Carvalho (UERN)

José Veranildo Lopes da Costa Júnior (UERN)

12 COMISSÃO CIENTÍFICA

Alexandro Teixeira Gomes (UFRN)

Amarino Oliveira de Queiroz (UFRN)

Cícero Anastácio Araújo de Miranda (UFC)

Cristóbal Cabeza Cáceres (Universidad de Alicante)

Girlene Moreira da Silva (IFRN/APELE-RN)

Isis Milreu (UFCG)

José Alberto Miranda Poza (UFPE)

José Luis Herrero Ingelmo (Universidad de Salamanca)

Lucineudo Machado Irineu (UECE)

Maria Solange de Farias (UERN)

Míriam Teresa Garay de López (Universidad San Lorenzo)

Nélida Idalino Palacios (Universidad San Carlos)

Pedro Adrião da Silva Júnior (UERN)

 

 

 

Para mais informações, acessar www.doity.com.br/eppe2019, www.facebook.com/eppe2019, www.instagram.com/eppe2019 ou escrever para eppe@apelern.org.

 

 

 

 

 



LISTA DE APRESENTAÇÕES

Postado em 12/08/2019

Lista de apresentação em seções de comunicação e folder com programação completa.


COMUNICADO: CONTEMPLADOS COM VAGA EM ALOJAMENTO UNISSEX

Postado em 12/08/2019

A comissão organizadora do II Encontro Potiguar de Professores de Espanhol (EPPE), através do presente comunicado, dá ciência a todos os interessados da lista de participantes aceitos para vagas em alojamentos unissex.


Alojamento

Postado em 28/07/2019

Consulte aqui as informações sobre alojamento durante o evento.


Segunda circular

Postado em 06/04/2019

SEGUNDA CIRCULAR

 

Pau dos Ferros, 7 de abril de 2019.

 

A Associação de Professores e Estudantes de Língua Espanhola do Rio Grande do Norte (APELE-RN) e a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) têm o prazer de abrir a submissão de trabalhos ao II Encontro Potiguar de Professores de Espanhol (EPPE), a realizar-se no período de 14 a 16 de agosto de 2019, no Campus Avançado Prof.ª Maria Elisa de Albuquerque Maia (CAMEAM), em Pau dos Ferros.

 

1 LÍNGUAS OFICIAIS

As línguas oficiais do evento são o português e o espanhol.

 

2 TEMA

O tema desta edição, Novas oportunidades para o hispanismo no Rio Grande do Norte, situa-se na implementação do chamado novo Ensino Médio, criado pela Lei n.º 13.415/2017, que alterou a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Passadas as reações iniciais, o hispanismo brasileiro está voltando-se às oportunidades que as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio atualizadas e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) abriram ao estudo da língua espanhola, em uma conjuntura de ampla autonomia para os sistemas de ensino.

 

3 EIXOS TEMÁTICOS

Reunidos sob o tema geral, estão convidados professores e pesquisadores, veteranos e em formação, e demais interessados a apresentar e prestigiar trabalhos dentro dos seguintes eixos temáticos:

  1. Linguística hispânica: objetiva reunir trabalhos voltados à descrição e análise da língua espanhola sob as diferentes perspectivas teórico-metodológicas.
  2. Literaturas hispânicas: objetiva reunir trabalhos voltados ao estudo e ensino de manifestações literárias de autores ou de povos hispânicos.
  3. Didática da língua espanhola: objetiva reunir trabalhos voltados à reflexão e discussão sobre questões relativas ao ensino e à aprendizagem da língua espanhola.
  4. Profissão docente: objetiva reunir trabalhos voltados à reflexão e discussão sobre questões relativas à formação de professores de língua espanhola e ao exercício dessa profissão.
  5. Políticas linguísticas: objetiva reunir trabalhos voltados à revisão ou proposta de políticas públicas que favoreçam os estudos hispânicos.

 

4 MODALIDADES DE TRABALHOS

Serão recebidos trabalhos na forma de conferências, minicursos, oficinas, mesas-redondas, comunicações e pôsteres.

 

4.1 Conferências, minicursos e oficinas

As conferências, minicursos e oficinas serão ministrados por participantes mestres e doutores a convite da Comissão Organizadora.

 

4.2 Mesas-redondas

As mesas-redondas serão submetidas por seu coordenador e serão compostas por ele e outros dois participantes, todos pós-graduados (lato ou stricto sensu). Cada participante disporá de 25 minutos para apresentar seu trabalho. Os 15 minutos finais serão destinados à arguição do público. A Comissão Organizadora cederá um mediador a cada mesa.

 

4.3 Comunicações

As comunicações serão apresentadas por até três autores em sessões de duas horas e cinquenta minutos. Cada autor ou grupo de autores disporá de 20 minutos para apresentar seu trabalho, dos quais os 5 finais serão destinados à arguição do público.

 

4.4 Pôsteres

Os pôsteres serão apresentados por até três autores em sessão de uma hora. O template do pôster ficará disponível no website do evento. Por economicidade e sustentabilidade ambiental, recomenda-se a impressão do pôster em papel.

 

5 SUBMISSÃO DE TRABALHOS

As submissões dar-se-ão mediante o preenchimento de formulário online, disponível no website do evento.

O resumo solicitado deverá apresentar os objetivos do trabalho, a indicação da fundamentação teórico-metodológica e a discussão dos resultados, parciais ou finais.

 

5.1 Mesas-redondas

Para submeter mesa-redonda, o coordenador deverá registrar mediante o formulário online a proposta da mesa, com o título, o eixo temático, três palavras-chave e um resumo de 500 a 1.500 caracteres (com espaços).

Será recebida uma submissão por proponente.

 

5.2 Comunicações

Para submeter comunicações, solicitam-se o título do trabalho, o eixo temático, três palavras-chave e um resumo de 500 a 1.500 caracteres (com espaços).

Serão recebidas até três submissões por (co)autor.

 

5.3 Pôsteres

Para submeter pôsteres, solicitam-se o título do trabalho, o eixo temático, três palavras-chave e um resumo de 500 a 1.500 caracteres (com espaços).

Serão recebidas até três submissões por (co)autor.

 

6 CRONOGRAMA E TAXAS DE INSCRIÇÃO

A submissão de mesas-redondas ficará aberta de 07/04 a 16/06/2019 e a de comunicações e pôsteres, de 07/04 a 07/07/2019, período este tripartido segundo os lotes de inscrições. As cartas de aceite serão enviadas dentro de cada lote, de modo a garantir que o proponente possa inscrever-se sob a taxa correspondente.

Está isento o apresentador graduando em situação de vulnerabilidade socioeconômica devidamente comprovada pela instituição de ensino superior em que está matriculado.

 

PERÍODOS DE SUBMISSÃO

Primeiro subperíodo

Segundo subperíodo

Terceiro subperíodo

De 07/04 a 12/05/2019

De 13/05 a 16/06/2019

De 17/06 a 07/07/2019

 

TAXAS PARA APRESENTADORES SÓCIOS DA APELE-RN EM DIA COM A ANUIDADE DE 2019

Categoria

De 07/04 a 12/05/2019

De 13/05 a 16/06/2019

De 17/06 a 07/07/2019

Graduandos

Isento

R$ 10,00

R$ 20,00

Pós-graduandos

R$ 10,00

R$ 20,00

R$ 30,00

Professores da Educação Básica

R$ 20,00

R$ 30,00

R$ 40,00

Professores do Ensino Superior

R$ 30,00

R$ 40,00

R$ 50,00

 

TAXAS PARA OUTROS APRESENTADORES

Categoria

De 07/04 a 12/05/2019

De 13/05 a 16/06/2019

De 17/06 a 07/07/2019

Graduandos

R$ 30,00

R$ 40,00

R$ 50,00

Pós-graduandos

R$ 40,00

R$ 50,00

R$ 60,00

Professores da Educação Básica

R$ 50,00

R$ 60,00

R$ 70,00

Professores do Ensino Superior

R$ 60,00

R$ 70,00

R$ 80,00

 

TAXAS PARA OUVINTES SÓCIOS DA APELE-RN EM DIA COM A ANUIDADE DE 2019

Categoria

De 07/04 a 12/05/2019

De 13/05 a 16/06/2019

De 17/06 a 07/07/2019

Graduandos

Isento

R$ 10,00

Graduados e demais

Isento

R$ 10,00

R$ 20,00

 

TAXAS PARA OUTROS OUVINTES

Categoria

De 07/04 a 12/05/2019

De 13/05 a 16/06/2019

De 17/06 a 07/07/2019

Graduandos

R$ 30,00

R$ 40,00

Graduados e demais

R$ 30,00

R$ 40,00

R$ 50,00

 

A inscrição e o pagamento da taxa deverão ser efetuados no website do evento.

Não haverá reembolso da taxa por rejeição de submissão pela Comissão Científica nem por não comparecimento do inscrito ao evento.

 

7 ALOJAMENTO

A UERN poderá dispor de 40 vagas para alojamento de participantes nas dependências do CAMEAM durante o evento. Para fazer jus ao alojamento, é necessário estar matriculado em curso de graduação (exceto os ofertados no CAMEAM) e estar inscrito no evento. A inscrição no alojamento ocorrerá de 07/04 a 12/05/2019. A seleção será realizada pela Comissão Organizadora em 13/05/2019 mediante os seguintes critérios:

  1. estar em situação de vulnerabilidade socioeconômica devidamente comprovada pela instituição de ensino superior em que está matriculado;
  2. ser integrante de delegação;
  3. ordem de inscrição.

O selecionado deverá assinar termo de ciência e responsabilidade para a autorização de sua estadia no alojamento.

 

8 PROGRAMAÇÃO PROVISÓRIA

Manhã

Horário

14 de agosto

15 de agosto

16 de agosto

 

07h30-08h30

 

Credenciamento

Programação cultural

Sessão de pôsteres

Minicursos

08h30-09h00

Intervalo

Intervalo

 

09h00-11h50

 

Comunicações

Comunicações

Minicursos

Tarde

Horário

14 de agosto

15 de agosto

16 de agosto

 

13h00-16h00

 

 

 

 

16h00-16h15

Intervalo

Intervalo

Intervalo

 

16h15-17h45

 

 

 

 

Noite

Horário

14 de agosto

15 de agosto

16 de agosto

19h00-20h30

Cerimônia e conferência

de abertura

Oficinas

Cerimônia e conferência

de encerramento

20h30-21h40

Intervalo

Intervalo

Programação cultural

 

21h40-22h10

 

Mesas-redondas

Oficinas

 

9 CONVIDADOS CONFIRMADOS

Marisa Ferreira Aderaldo (UECE)

Alexandro Teixeira Gomes (UFRN)

Isis Milreu (UFCG)

Maria Solange de Farias (UERN)

 

10 ANAIS

Os anais do II EPPE serão publicados pela Editora Universitária da UERN e ficarão disponíveis no website do evento.

Os resumos expandidos deverão ser enviados de 18/08 a 17/11/2019. As normas editoriais serão divulgadas em ulterior circular. Somente os trabalhos que forem apresentados no evento serão publicados.

A data de lançamento dependerá do fluxo da Editora Universitária da UERN.

 

COMISSÃO ORGANIZADORA

Francisco Lindenilson Lopes (UERN/APELE-RN)

Miguel Afonso Linhares (IFRN/APELE-RN)

Alexandro Teixeira Gomes (UFRN/APELE-RN)

Edilene Rodrigues Barbosa (UERN)

José Rodrigues de Mesquita Neto (UERN)

Marta Jussara Frutuoso da Silva (UERN)

Tatiana Lourenço de Carvalho (UERN)

José Veranildo Lopes da Costa Júnior (UERN)

 

COMISSÃO CIENTÍFICA

Amarino Oliveira de Queiroz (UFRN)

Ana Berenice Peres Martorelli (UFPB)

Cícero Anastácio Araújo de Miranda (UFC)

Cristóbal Cabeza Cáceres (Universidad de Alicante)

Eneida Maria Gurgel de Araújo (UEPB)

Girlene Moreira da Silva (IFRN/APELE-RN)

Isis Milreu (UFCG)

José Alberto Miranda Poza (UFPE)

José Luis Herrero Ingelmo (Universidad de Salamanca)

Leandra Cristina de Oliveira (UFSC)

Lucineudo Machado Irineu (UECE)

Luziana de Magalhães Catta Preta (Colégio Pedro II)

Maria Solange de Farias (UERN)

Míriam Teresa Garay de López (Universidad San Lorenzo)

Nélida Idalino Palacios (Universidad San Carlos)

Pedro Adrião da Silva Júnior (UERN)

Raquel da Silva Ortega (UESC)

Samuel Anderson de Oliveira Lima (UFRN)

Wagner Barros Teixeira (UFAM)

 

Para mais informações, acessar o website do evento ou os perfis no Facebook e Instagram, ou escrever para eppe@apelern.org.

Confira o documento publicado aqui.



Primeira Circular

Postado em 24/03/2019

PRIMEIRA CIRCULAR

 

Pau dos Ferros, 24 de março de 2019.

 

A Associação de Professores e Estudantes de Língua Espanhola do Rio Grande do Norte (APELE-RN) e a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) têm a honra de anunciar o II Encontro Potiguar de Professores de Espanhol (EPPE), a realizar-se no período de 14 a 16 de agosto de 2019, no Campus Avançado Prof.ª Maria Elisa de Albuquerque Maia (CAMEAM), em Pau dos Ferros, sob o tema Novas oportunidades para o hispanismo no Rio Grande do Norte.

Atualizadas as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio e homologada a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), respectivamente em novembro e dezembro de 2018, começa a implementação do chamado novo Ensino Médio, criado pela Lei n.º 13.415/2017, que alterou a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Ao mesmo tempo, o hispanismo brasileiro já passou pelo momento inicial de reação às mudanças e agora se volta às oportunidades que as regulamentações, que conferem ampla autonomia aos sistemas de ensino, abriram.

Neste sentido, convidamos professores e pesquisadores, veteranos e em formação, e demais interessados, especialmente os atuantes no Rio Grande do Norte, a apresentar e prestigiar trabalhos na forma de pôsteres, mesas-redondas, oficinas, minicursos e conferências dentro dos seguintes eixos temáticos:

  1. Linguística hispânica: objetiva reunir trabalhos voltados à descrição e análise da língua espanhola sob as diferentes perspectivas teórico-metodológicas.
  2. Literaturas hispânicas: objetiva reunir trabalhos voltados ao estudo e ensino de manifestações literárias de autores ou de povos hispânicos.
  3. Didática da língua espanhola: objetiva reunir trabalhos voltados à reflexão e discussão sobre questões relativas ao ensino e à aprendizagem da língua espanhola.
  4. Profissão docente: objetiva reunir trabalhos voltados à reflexão e discussão sobre questões relativas à formação de professores de língua espanhola e ao exercício dessa profissão.
  5. Políticas linguísticas: objetiva reunir trabalhos voltados à revisão ou proposta de políticas públicas que favoreçam os estudos hispânicos.

 

COMISSÃO ORGANIZADORA

Francisco Lindenilson Lopes (UERN/APELE-RN)

Miguel Afonso Linhares (IFRN/APELE-RN)

Alexandro Teixeira Gomes (UFRN/APELE-RN)

Edilene Rodrigues Barbosa (UERN)

José Rodrigues de Mesquita Neto (UERN)

Marta Jussara Frutuoso da Silva (UERN)

Tatiana Lourenço de Carvalho (UERN)

José Veranildo Lopes da Costa Júnior (UERN)

 

COMISSÃO CIENTÍFICA

Amarino Oliveira de Queiroz (UFRN)

Ana Berenice Peres Martorelli (UFPB)

Cícero Anastácio Araújo de Miranda (UFC)

Eneida Maria Gurgel de Araújo (UEPB)

Girlene Moreira da Silva (IFRN/APELE-RN)

Isis Milreu (UFCG)

José Alberto Miranda Poza (UFPE)

José Luis Herrero Ingelmo (Universidad de Salamanca)

Leandra Cristina de Oliveira (UFSC)

Lucineudo Machado Irineu (UECE)

Luziana de Magalhães Catta Preta (Colégio Pedro II)

Maria Solange de Farias (UERN)

Míriam Teresa Garay de López (Universidad San Lorenzo)

Nélida Idalino Palacios (Universidad San Carlos)

Pedro Adrião da Silva Júnior (UERN)

Raquel da Silva Ortega (UESC)

Samuel Anderson de Oliveira Lima (UFRN)

Wagner Barros Teixeira (UFAM)

 

Para mais informações, acessar www.doity.com.br/eppe2019, www.facebook.com/eppe2019, www.instagram.com/eppe2019 ou escrever para eppe@apelern.org.

Confira o documento publicado aqui.