A FGM realizará em Goiânia, a primeira grande Conferencia de Municípios. O evento acontecerá no Centro de Cultura e Convenções de Goiânia, do dia 07 a 08 de agosto.  A “Expo Municípios” pretende reunir cinco mil pessoas, dentre elas, prefeitos, servidores municipais, fornecedores de serviços, e órgãos estaduais e municipais, tendo como temática central, o estímulo ao turismo e a exportação de produtos gerados pelo exercício dessas atividades em todos os municípios de Goiás.

De acordo com o Instituto Mauro Borges (IMB), o levantamento do PIB goiano, do último trimestre de 2018 foi positivo para a Agropecuária, com uma taxa de 21,6% e Serviços com 1,8%, comparando ao mesmo trimestre do ano anterior. Esse resultado se dá devido à sazonalidade das lavouras em Goiás e reforça o enorme potencial de produção do estado. Essa percepção despertou na FGM, a necessidade de mobilizar esforços para o desenvolvimento dessa área promissora para economia.

O evento se propõe a ser um fórum para troca de experiências e um espaço para capacitação dos agentes, por meio de palestras, oficinas técnicas e exposições, contribuindo no fomento das economias locais, com destaque das potencialidades, talentos, cadeias produtivas, cultura e turismo existentes nos municípios, bem como um espaço para apresentação de tecnologias e serviços voltados à administração pública, soluções modernas e práticas. Para isso será oferecida toda estrutura necessária. Pavilhões de stands, auditórios e salas para realização de palestras, cursos e workshops, proporcionando a oportunidade da troca de experiências, enriquecidas por palestrantes especialistas em cada área.

A FGM quer com a realização desse grande evento consolidar a chance de todos os municípios exporem os seus potenciais municipais nas áreas do turismo e exportação. Para o presidente da FGM, Haroldo Naves, essa é uma oferta de canal de interlocução entre gestores e empreendedores municipais, parceiros institucionais, autoridades internacionais e investidores. “Vamos ofertar a todos a chance de expor programas e políticas dos parceiros que ajudem no desenvolvimento da economia local, nas áreas do turismo e exportação. Queremos divulgar nossas potencialidades, nossa cultura, turismo e as demais riquezas dos municípios goianos”, ressalta o presidente.