Karina D'Abruzzo

Karina D'Abruzzo

Formação acadêmica:  Bacharelado em Ciências Jurídicas e Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, concluído em 1999; Pós-graduada lato sensu em Ciências Penais pela Universidade Anhanguera-UNIDERP, Rede Luiz Flávio Gomes, concluído em 2010; Pós-graduada lato sensu em Direito da Criança e do Adolescente pela Faculdade Alfa em parceria com a Escola Superior da Magistratura do Estado de Goiás; Experiências Profissionais; Promotora de Justiça do Estado de Goiás desde agosto de 2004, tendo atuado, como titular, nas comarcas de Santo Antônio do Descoberto-GO, Montes Claros de Goiás e Rio Verde-GO, bem como, na qualidade de substituta, na comarca de Anápolis-GO; Coordenadora do Centro de Apoio Operacional da Infância e Juventude do Ministério Público do Estado de Goiás, durante os biênios (2013/2015 e 2015/2017); Atualmente Coordenadora do Centro de Apoio Operacional da Saúde do Ministério Público do Estado de Goiás (desde Março/2019).  

Fabrício Borges Amaral

Fabrício Borges Amaral

Graduado em Direito; Pós-graduado em Direito Público: Constitucional e Administrativo pela Faculdade Anhanguera de Ciências Humanas (UniGoiás); Mestre em Desenvolvimento e Planejamento Territorial - MDPT, PUC-Go; Professor em Direito e Pós-Graduação em áreas jurídicas afetas ao Turismo; Advogado e consultor jurídico para Empresas, Associações, Fundações, Cooperativas, Sebrae Nacional, Goiás, DF etc; Co-autor da Lei Federal 11.771 de 2008 (''Lei Geral do Turismo'') e diversas leis estaduais e municipais no segmento; Palestrante convidado em diversos eventos no Brasil na área Direito do Turismo, Políticas Públicas e Governança; Sócio-administrador do escritório Fabricio Borges Amaral - Sociedade de Advogados (FBA Advogados e Consultores Associados).

Rogério de Souza Moreira

Rogério de Souza Moreira

Advogado, especialista em Direito da Economia e da Empresa pela Fundação Getúlio Vargas e em Gestão Pública pela Fundação João Pinheiro. Foi secretário municipal de administração e sub-procurador geral do município de Mariana (2001-2005). Diretor jurídico, Gerente Geral e Superintendente Geral da Associação Mineira de Municípios (2005-2014). Ex-Presidente de Comissão Permanente de Licitação. Já ministrou mais de 100 cursos relacionados à Licitação, Pregão, Contratos Administrativos. Atualmente é Consultor Jurídico da Associação das Cidades Históricas de Minas Gerais, Associação dos Municípios Mineradores de Minas Gerais e do Brasil, Consultor em Políticas Públicas de Desenvolvimento Econômico da Prefeitura Municipal de Nova Lima e da Prefeitura Municipal de Muriaé e Consultor de Políticas Públicas do SEBRAE Minas.

Joaquim Alves de Castro Neto

Joaquim Alves de Castro Neto

Presidente do TCMGO É bacharel em Direito, especialista em Direito Penal e Direito Processual Penal e pós-graduando em Direito Processual Civil. Ex-prefeito de Jussara-Go por duas vezes. Ex-presidente da Associação Goiana de Municípios por dois mandatos, ex- deputado estadual e ex-secretário de Governo do Estado de Goiás. É vice-presidente do Conselho Nacional de Presidentes de Tribunais de Contas (CNPTC), vice-presidente da Associação Brasileira dos Tribunais de Contas dos Municípios (ABRACOM) e diretor de Relações Internacionais da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon).  

Kleber Rosa de Sousa

Kleber Rosa de Sousa

Gestor do PBF / Coordenador do Cadastro Único desde janeiro de 2017. Instrutor do Curo de Formulários do Cadastro Único. Instrutor do curso de Gestão do Cadastro Unico e do PBF.

João Alves Cardoso Neto

João Alves Cardoso Neto

Consultor de Comércio Exterior dos Correios. Graduação em Administração de Empresas pela Faculdade Alfredo Nasser. Especialização em Comércio Exterior pela Universidade Estácio de Sá. Especialização em Logística Empresarial pela Uni-Anhanguera.

Renato Marcos Endrizzi Sabbatini

Renato Marcos Endrizzi Sabbatini

O Prof. Dr. Renato M.E. Sabbatini, PhD, é graduado e doutorado pela USP, professor de informática em saúde e fundador do Núcleo de Informática Biomédica da UNICAMP, ex-presidente e fundador da Sociedade Brasileira de Informática em Saúde, é considerado um dos mais eminentes e influentes cientistas e professores na área, na América Latina, com 45 anos de experiência profissional. Juntamente com outros 100 luminares de todo o mundo, é Fellow da International Academy of Health Sciences Informatics, professor da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, e consultor especializado.

Marcos Ferreira Cabral

Marcos Ferreira Cabral

Formado em Gestão Pública, é técnico em mineração e pavimentação asfáltica. No governo de Goiás, ocupou alguns cargos, entre eles o de diretor do programa Asfalto Novo da Agência Goiana de Transporte e Obras Públicas (Agetop)Natural de Santa Terezinha de Goiás, produtor rural e empresário do ramo de comunicação, Marcos Ferreira Cabral tomou gosto pela política durante a adolescência, quando chegou a ser delegado nacional da União Brasileira dos Estudantes (Ubes). Ainda jovem, foi um dos fundadores do Partido da Frente Liberal (PFL) - atual Democratas - no estado, legenda pela qual se elegeu o mais jovem vereador do Brasil em 1988, aos 18 anos, suplente de deputado estadual em 1994 e prefeito de Santa Terezinha por três mandatos (1997-2000; 2009-2012; 2017-2018). A área social foi um dos focos da gestão de Cabral no pequeno município situado no Vale do São Patrício, onde realizou diversas ações para incluir socialmente àqueles que precisam de amparo do poder público, apesar da capacidade limitada de investimentos de um município de cerca de 10 mil habitantes e sem fortes atrativos econômicos após a perda do garimpo de esmeraldas para Campos Verdes. Essa atuação levou o governador Ronaldo Caiado, de quem é amigo de longa data, a convidá-lo a assumir a pasta de Desenvolvimento Social, novo nome da antiga Secretaria Cidadã, que formula iniciativas de inclusão da cidadania e políticas públicas volta das aos direitos humanos, da mulher, criança e adolescente, igualdade racial, idosos e diversidade sexual.  

Norton Pinheiro

Norton Pinheiro

Auditor fiscal da Sefaz-Go há 35 anos; Bacharel em Direito; Bacharel em Ciências Contábeis; Delegado fiscal de Goiânia; Delegado Fiscal em Luziânia; Gerente de Informações Econômico Fiscais da Sefaz-Go; Secretário Executivo do COINDICE-ICMS; Especialista FGV em Administração Tributária; Especialista em Políticas Públicas UFG; Atualmente Auditor na Gerencia de Auditoria Contábil da Sefaz-go.

Valmir Gomes Dias

Valmir Gomes Dias

Mestre em Administração pela Universidade Federal da Bahia, com especialização em Controladoria e Finanças pela Mackenzie-Rio e Graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Espírito Santo Desde 2007, é Auditor Federal de Finanças e Controle da Controladoria Geral da União, tendo atuado na execução, coordenação e supervisão de auditorias e ações de combate à corrupção. Desempenhou as funções de Chefe de Divisão e Chefe Regional - Adjunto na CGU Regional RJ; de Superintendente da CGU Regional Goiás e de Diretor de Auditoria de Governança e Gestão na Secretaria Federal de Controle Interno. Exerce atualmente o cargo de Ouvidor – Geral da União.

Adriana Accorsi

Adriana Accorsi

Graduada em Direito pela Universidade Federal de Goiás; Especialista em Segurança Pública e Ciências Criminais; Delegada de Polícia há quase 20 anos; Superintendente de Direitos Humanos da Secretaria de Segurança Pública de Goiás; Delegada Geral da Polícia da Defesa de Goiás; Secretária Municipal de Defesa Social; Está em seu Mandato como Deputada Estadual na Assembleia Legislativa do Estado de Goiás com atuação nas áreas de Segurança Pública , defesa de direitos das crianças, adolescentes, das mulheres e na luta pelos Servidores Públicos.

Jeruza Oliveira Aguiar

Jeruza Oliveira Aguiar

Gerente de descentralização da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável do Estado de Goiás; Doutorado em Contratos Internacionais. Especialização em tratamento de Resíduos Sólidos e Líquidos pela UFG; Advogada;

Andrea Vulcanis

Andrea Vulcanis

Secretária de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Goiás (atual); Subsecretária de Assuntos estratégicos da Secretaria de Meio Ambiente do Distrito Federal (2018); Procuradora Geral do IBAMA – (2007 a 2010); Mestre em Direito Ambiental pela Puc – Paraná (2007); Graduação em Direito pela Faculdade de Direito de Curitiba (1994).

Vinícius Araújo

Vinícius Araújo

Gestor da Estratégia de Geração de Negócios do SEBRAE Goiás, coordenou a publicação da pesquisa de Tendências e Oportunidades de negócios realizados também pelo SEBRAE, atuou pelo SENAI-GO na captação de recursos junto ao Governo Federal, tendo aprovado cerca de R$8milhoes em projetos para investimento em Arranjos Produtivos do Estado de Goiás e MG; Coordenou a execução de 14 projetos de desenvolvimento de APL’s, entre eles o APL Moveleiro de Formosa, Quartzito de Pirenópolis, Artesanato de Cristalina, entre outros. Participa ativamente das conferências de Arranjo Produtivas Locais organizadas pelo MDIC e das publicações de oportunidade de negócios do ConnectAmericas. É administrador graduado pela Universidade Paulista, Pós Graduado em Gestão da Produção Pela FATESG-SENAI e possui MBA em Executivo em Gestão Comercial pelo Instituto de Pós Graduação de Goiás.

Rodolfo Maciel Monteiro

Rodolfo Maciel Monteiro

Consultor do SEBRAE Goiás; Pós-Graduado em Comércio Exterior, Fundação Centro de Estudos de Comércio Exterior  - FUNCEX; Especialização em Comércio Exterior pelo Programa Multiplicar – Competência Exportadora, Fundação Dom Cabral; Mestrado em Negócios Internacionais pela Universidad de Ciencias Sociales y Empresariales – UCES, Buenos Aires, Argentina; Ex gerente do Consórcio de Exportação de Cacau do SEBRAE em Rondônia; Ex-gestor da Agência de Promoção de Exportações e Investimentos do Brasil – APEX em Goiás; Ex formador do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior e Secretaria de Comércio Exterior (MDIC/SECEX) no Programa Cultura Exportadora.

Augusto de Araújo Almeida Netto

Augusto de Araújo Almeida Netto

Graduado em Gestão de Negócios, é Analista Técnico do SEBRAE GO desde 2012; Trabalhou na Assessoria de Relações Institucionais e Políticas Públicas; foi Gerente Regional Norte (Porangatu), Gerente Regional Sul Sudoeste (Rio Verde); Gerente da Unidade de Políticas Públicas e gestor do Projeto de Compras Governamentais; Atualmente exerce a função de Coordenador de Atendimento Institucional e é gestor dos Projetos Municipalização de Políticas de Desenvolvimento e Lideranças para o Desenvolvimento Regional – LIDER.

Ivane Campos Mendonça

Ivane Campos Mendonça

Médica Cirurgiã Plástica; No momento é Vice Prefeita de Mineiros e foi nomeada Secretária de Assistência Social no município, tendo sido eleita Presidente do Colegiado de Gestores Municipais de Assistência Social de Goiás – Coegemas – GO em Novembro de 2018; É também membro efetivo da CIB e do CEAS ( Conselho Estadual de Assistência Social de Goiás).

Carlos Henrique de Araújo Filho

Carlos Henrique de Araújo Filho

Formação Acadêmica: UNICESP – Tecnologia em Aviação Civil – conclusão em 2009; Atualmente é Analista Técnico Administrativo; Atividades do cargo: Gestão de Convênios; Elaboração de Acordos de Cooperação Técnica; Análises de projetos; Coordenador de Planos Especiais (DAS 101.3); Atividades do cargo; Planejar e coordenar o processo de formulação de planos, programas a ações para o desenvolvimento regional, em especial o Plano Regional de Desenvolvimento do Centro-Oeste; Acompanhar e monitorar, em consonância com a Divisão de Planejamento e Avaliação (DVPA) , a implementação dos planos, programas e projetos nacionais e regionais de promoção do desenvolvimento sob a responsabilidade da Sudeco, em especial do Plano Regional de Desenvolvimento do Centro-Oeste; Acompanhar e apoiar a articulação e implantação das ações da Sudeco para o ordenamento e a gestão territorial, em escalas regional, sub-regional e local; observando o Plano Regional de Desenvolvimento do Centro-Oeste, a Política Nacional de Desenvolvimento Regional e os critérios de elegibilidade que orientarão a celebração de convênios e outros instrumentos congêneres, viando sua proposição Diretoria Colegiado;Discutir e aplicar as premissas, objetivos e ações dos planos e programas de desenvolvimento regional das Unidades da Federação da área de atuação da Sudeco, nas escalas regional e local, observando o Plano Regional de Desenvolvimento do Centro-Oeste e a Política Nacional de Desenvolvimento Regional; Desenvolver estudos prospectivos referentes ao desenvolvimento regional do Centro-Oeste , à RIDE e aos espaços prioritários; Atuar como agente articulador de políticas relativas aos espaços prioritários, RIDE – DF e área de fronteira, junto às instituições públicas e aos órgãos da sociedade civil organizada; Articular as ações desenvolvidas nos espaços prioritários, RIDE – DF e área de fronteira, com as demais iniciativas de instituições de desenvolvimento regional;- Chefe de Divisão na Divisão de Projetos Especiais ( DAS 101.2FCPE 101.2)

Adriano da Rocha Lima

Adriano da Rocha Lima

Engenheiro formado em Engenharia Elétrica / Telecomunicações (pela PUC-Rio); Com pós-graduação em: Planejamento Estratégico de Redes (pela Telia Academy Kalmar- Suécia); Administração Executiva de Negócios ( pela COPPEAD/UFRJ Rio de Janeiro); Mestrado em filosofia (UFRJ); Experiência profissional: Engenheiro da Nortel, multinacional de tecnologia ( Flórida/EUA); Engenheiro da Promon Eletrônica; Professor de Pós-Graduação em Telecomunicações da Puc-Rio; Diretor de Engenharia da Claro Brasil por 10 anos ( responsável pelo projeto e implantação das redes de segunda (2G) e terceira gerações (3G) no Brasil; Fundador e CEO da Web Radar por 10 anos, empresa de tecnologia, premiada em 2013 na categoria de empresa mais inovada do Brasil, com atuação internacional, especializada nas áreas de Big Data Analytics (BDA) e Internet das Coisa (IoT), tendo como investidores as multinacionais Intel e Qualcomm; Empreendedor na área de tecnologia, responsável pela atração de diversos investimentos internacionais para o Brasil; Escritor: autor do livro: Inovação e Traição, Ed Vozes, 2017, em coautoria com Clovis de Barros Filho.

Adriano Guinzelli

Adriano Guinzelli

Advogado tributarista, membro do Instituto Brasileiro de Direito Tributário, membro da Comissão Especial de Direito Tributário do Conselho Federal da OAB 2010/2015; Especialista em tributos municipais;

William Leiser O'Dwyer

William Leiser O'Dwyer

Conhecido como Bill O’Dwyer, é natural de Ipameri (GO) e vive e trabalha em Anápolis há cerca de 50 anos. É diretor do Grupo Anadiesel, concessionária de veículos Mercedes Benz e revendedora da Michelin. Bill é ainda diretor para Comércio Exterior da Associação Comercial e Industrial de Anápolis (ACIA), cônsul honorário da Alemanha em Goiás e vice-chairman do Comitê da Convenção Internacional de Sidney. No Governo de Goiás, Bill O’Dwyer foi superintendente da extinta Secretaria de Estado de Comércio Exterior, no segundo mandato do governador Marconi Perillo (PSDB) (2003-2006), cujas funções foram absorvidas pela atual Secretaria de Indústria e Comércio (SIC). O’Dwyer assumiu a SIC em abril deste ano.

Elena Pacita Lois Garrido

Elena Pacita Lois Garrido

Estratégica Municipal e Mestre em Direito Social e Políticas Públicas. Atuou desde 2000 na FAMURS – Federação das Associações de Municípios do Estado do Rio Grande do ELENA PACITA LOIS GARRIDO é advogada, pós-graduada em Gestão Sul   como Assessora Jurídica. Foi Diretora Jurídica da Confederação Nacional de Municípios e também Diretora Técnica na mesma Instituição de 2006 a 2013. É autora de livros de orientação aos Gestores Municipais publicados pela CNM como: O Livro do Prefeito; Boas Práticas na Administração Municipal e Aspectos Jurídicos a serem observados na Administração Municipal, integrando a Coletânea da CNM para os Novos Gestores. Palestrante desde 2006 nos Eventos: Novos Gestores, Diálogos Municipalistas e Último Ano de mandato, patrocinados pela CNM para os Prefeitos de todo o Brasil. É ainda autora de cartilhas orientativas como: Controle Interno nos Municípios; Providências de Final de Mandato; Gestão de Pessoal; Sindicância e Processo Administrativo.  É ainda autora de vários artigos publicados nas Revistas Jurídicas e Revistas Técnicas da CNM. Aposentada, atua atualmente como Consultora Jurídica da CNM. Integra o corpo técnico do CNM Qualifica na condição de ministrante de cursos na área de pessoal e controle.

Glademir Aroldi

Glademir Aroldi

Glademir Aroldi é presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM). Possui graduação em Gestão Pública e ampla experiência no movimento municipalista. Foi vereador em seu Município de origem, Saldanha Marinho/RS, entre 1989 e 1992, sendo eleito prefeito durante três mandatos (1993-1996; 2001-2004; e 2005-2008). Assumiu a liderança da Associação dos Municípios do Alto Jacuí (AMAJA) e do Consórcio de Desenvolvimento Intermunicipal dos Municípios do Alto Jacuí e da Serra do Botucarai (COMAJA). Também esteve no comando da Federação das Associações dos Municípios do Rio Grande do Sul(FAMURS) entre 2006 e 2007.

Cíntia Camilo

Cíntia Camilo

Articuladora de Regime de Colaboração do Programa Nacional de apoio à implementação da Base Nacional Comum curricular (Pro-BNCC-MEC)