Festival Alternativo de Cinema de Mossoró - FACIM
Edição 2020

1. NOSSO FESTIVAL
1.1 O 1º Festival Alternativo de Cinema de Mossoró - FACIM pretende mobilizar a cena artístico-cultural regional, promovendo a exibição de obras fílmicas concebidas por produtoras e produtores de audiovisual amadores e profissionais. Será sediado na Estação das Artes Elizeu Ventania, em Mossoró-RN, no período de 26 a 28 de março de 2020. Constitui-se como movimento alternativo e colaborativo, abarcando distintas categorias do eixo cinematográfico. Preocupado não somente com a exibição de filmes, mas também com a formação e reflexão no campo do audiovisual, o Festival ainda promove workshops, laboratório de projetos de curta metragem e debates.

2. NO QUE A GENTE ACREDITA
2.1
O Festival Alternativo de Cinema de Mossoró tem pleno comprometimento com a ética e a liberdade de expressão. Preza, assim, pelos valores da democracia, justiça social, respeito ao meio ambiente e às pessoas. Almeja a exibição de filmes com qualidade estética e a reflexão proporcionada pelos conteúdos audiovisuais, seus produtores e público. Estimula conteúdos que incitem debates amplos sobre arte, cultura, representações, representatividades, ativismos, relações sociais, consciência ambiental, social, política e econômica. Baseado nestes preceitos, o FACIM intenta a ampliação da percepção crítica por meio do contato com filmes e da interação com profissionais do audiovisual.

3. SUA INSCRIÇÃO
3.1 As inscrições para o FACIM 2020 são gratuitas e estão abertas a partir do dia 12 de fevereiro
até o dia 10 de março de 2020, encerrando-se às 23h59min (horário de Brasília). Devem ser realizadas exclusivamente por meio da plataforma online do evento.

3.2 Estão aptos(as) para participação qualquer realizador(a) interessado(a), sem restrição de gênero, que inscreva seu curta metragem de até 20 minutos de duração, incluídos os créditos. Integrantes da comissão organizadora do FACIM estão impedidos de inscrever filmes.

3.3 Um(a) mesmo(a) autor(a)/realizador(a) pode inscrever uma quantidade ilimitada de filmes. O filme inscrito não precisa ser inédito.

3.4 Filmes com falas em língua estrangeira ou indígena devem ter obrigatoriamente legendas em português, no formato SRT, a não ser que seja artisticamente intencional.

3.5 O Festival divide-se em 04 (quatro) categorias competitivas e em 01 (uma) não-competitiva:
a) Mostra Cine Caiçara: competitiva livre (quaisquer gêneros);
b) Mostra Cine Cid:  competitiva para a produção de ficção;
c) Mostra Cine Imperial: competitiva para a produção de documentários;
d) Mostra Cine Rivoli: competitiva voltada à produção de videoclipes;
e) Mostra Cine PAX: não-competitiva livre (quaisquer gêneros).

3.6 Cada filme só pode ser inscrito em 01 (uma) única categoria.

3.7 É obrigatório o preenchimento, na ficha de inscrição, da classificação indicativa do filme, de acordo com a definição feita pelo Ministério da Justiça. Se necessário, a organização do FACIM poderá alterar a classificação inserida pelo(a) inscrito(a), a fim de adequação às normas.

3.8 O responsável pela inscrição do(s) filme(s) deve ser o(a) detentor(a) dos direitos autorais e de imagens contidos na(s) obra(s) respectiva(s), ou pessoa autorizada por aquele(a) que os detém, uma vez que, ao se inscrever, autoriza a exibição do filme em espaço público e durante os dias de realização do Festival, assim como a utilização de material de divulgação do filme – incluindo imagens fixas, textos e trailer –, nas plataformas de comunicação do FACIM.

3.9 O(a) autor(a)/realizador(a) cede os direitos relacionados ao vídeo inscrito, por prazo indeterminado, para exibição pública, sem fins lucrativos, à organização do FACIM; permitindo o uso desse para formação de catálogo no site, veiculação em programas de televisão e internet, redes sociais e demais mídias, a fins de divulgação do Festival. Ao finalizar a inscrição, o(a) autor(a)/realizador(a) concorda com todas essas condições.

3.10 O(a) inscrito(a) isenta a organização do FACIM de pagamentos de direitos conexos e outros direitos quaisquer vinculados à exibição do filme.

3.11 O(a) autor(a)/realizador(a) responsável pela obra deve informar, no ato da inscrição, em campo próprio, um link para visualização completa e download da íntegra do filme, em Youtube ou Vimeo, e também a senha de acesso, se necessário for. Não serão aceitos links de transferência de arquivos como WeTransfer, Dropbox, SendSpace ou qualquer outra ferramenta de alocação de dados que tenha prazo de expiração do link gerado. Não serão aceitas cópias em mídia física para inscrição.

3.12 A organização do FACIM não se responsabiliza pela inscrição de filmes com links ou senhas inválidas, que não possam ser acessados pela curadoria.

3.13 Os dados fornecidos no formulário de inscrição serão utilizados no material de divulgação do evento, caso o filme seja um dos selecionados.

4. SUA PARTICIPAÇÃO EM NOSSO FESTIVAL
4.1
Serão selecionados, no máximo, 40 filmes pela organização do FACIM, que poderá convidar uma curatela que não integra a equipe do Festival para selecionar as obras, tendo seu resultado irreversível e irrecorrível.

4.2 As obras não selecionados para as mostras competitivas poderão integrar mostras paralelas realizadas durante o evento.

4.3 A lista dos filmes selecionados e o resultado das mostras competitivas serão divulgados publicamente no site e redes sociais do FACIM.

5. A PREMIAÇÃO
5.1 Os prêmios serão outorgados por uma comissão julgadora definida pela direção do Festival, que estabelecerá os critérios de trabalho em conjunto com o FACIM.

5.2 Os troféus dos vencedores das mostras competitivas serão obras de arte produzidas por artistas locais. Outras possíveis premiações serão informadas no site e mídias sociais do Festival. Não haverá premiação em dinheiro.

6. PARA ENCERRAR
6.1 Todas as sessões e demais ações do FACIM são gratuitas.

6.2 A inscrição de um filme no Festival Alternativo de Cinema de Mossoró - FACIM implica na plena aceitação deste regulamento.

6.3 Os casos omissos não previstos neste regulamento serão resolvidos pela comissão organizadora.