Período Sabático: Arejando suas Ideias sobre Estudo e Carreira
Você já parou para pensar se suas escolhas são realmente uma opção totalmente consciente, ou seja, se considerou todas as variáveis e possibilidades antes de decidir? Até completarmos a maioridade é natural que as nossas escolhas sejam conduzidas, em boa parte, pelos nossos pais ou responsáveis. O batizado, a matrícula na escola fundamental, aquela viagem de formatura no ensino médio. De repente, como num piscar de olhos, nos vemos prestes a tomarmos “sozinhos” a nossa primeira importante decisão - a escolha da carreira que iremos seguir.
Convido você para fazer essa reflexão. Antes, porém, preciso fazer um parêntese. Nunca interprete a influência externa como uma perda de autonomia, pelo contrário, use os conhecimentos e experiências das outras pessoas com sabedoria, elas são úteis para fundamentar as suas decisões.
Esclarecida esta questão, observe o mundo em que vivemos hoje. Parece ter encolhido, concorda? As distâncias geográficas já não são barreiras à integração dos países, das suas economias e à convivência das pessoas que neles vivem, com culturas às vezes tão distintas. O mundo caminha na direção do “sem fronteiras”. Hoje você pode se comunicar instantaneamente com pessoas de qualquer parte do planeta, a um custo muito baixo e até mesmo de graça. As viagens aéreas se tornaram muito mais rápidas e acessíveis. Você pode tomar café da manhã em um país, almoçar em outro e quem sabe jantar num terceiro país, num único dia.
Esse é o ambiente no qual você vive e onde irá desenvolver a sua carreira profissional. Um mundo cada dia mais globalizado e que aproxima as pessoas de todos os cantos do planeta. Fique ligado, não importa a área de formação que você escolher, o mundo é o mesmo para todos e estamos expostos à mesma realidade. Agora voltemos à sua decisão de qual carreira seguir, afinal, você tem que concluir o ensino médio e ingressar imediatamente num curso de graduação, certo? Talvez essa possa ser a escolha mais adequada no seu caso, mas quero chamar a sua atenção para outra possibilidade.
Você sabe o que é um ano sabático? Esse termo tem sua origem na palavra sabá, período entre a sexta-feira e o sábado em que os judeus se dedicam ao descanso religioso, quando não realizam nenhum tipo de atividade física. A aplicação dessa tradição religiosa na melhoria da produtividade das pessoas surgiu nas universidades americanas no século 19. O propósito da licença sabática era garantir ao professor o afastamento de suas atividades para uma reciclagem profissional. No ambiente das empresas as primeiras experiências com o sabático aconteceram nos anos 50.
Nos dias atuais essa prática continua viva e mantém sua essência, a de proporcionar uma pausa antes de uma nova etapa. Nos Estado Unidos e outros países, o Gap Year, significa um tempo de investimento em si mesmo. Não existe uma regra para o tempo de duração desse período, tampouco, em que fase da vida realizá-lo. Pode durar alguns meses ou mais de um ano; pode acontecer no final dos estudos, antes ou depois da universidade, ou a qualquer momento. É um período para viver uma rotina totalmente diferente, fazer novos amigos, aprender um novo idioma, conhecer outras culturas, enfim, ampliar a sua visão do mundo e se sentir mais parte dele.
Gostou da ideia? Então comece a planejar, abra uma poupança, pesquise mais sobre o assunto, converse com pessoas que já passaram por essa experiência. Com um bom planejamento tudo fica mais fácil.
Espero que essa leitura o estimule a desenvolver um olhar mais abrangente sobre as possibilidades que estão ao seu alcance. Quem sabe um ano sabático seja uma delas!
Herley Cesar Reinert é Especialista em Negócios Internacionais e Diretor Executivo da Feira Cidadão do Mundo.
www.facebook.com/feiracidadaodomundo
Denúncia enviada com sucesso!
Denunciar este evento
Por favor, descreva abaixo a razão da sua denúncia.