Internacionalização da educação no Brasil – Oportunidades e desafios.

Nos últimos 20 anos, o número de faculdades e universidades no Brasil cresceu vertiginosamente. Paralelamente, surgiram cursos de extensão, cursos profissionalizantes de nível técnico e muitas escolas de idiomas. Tudo a serviço da Globalização. 

A tecnologia e o crescente fluxo de comércio, serviços e capitais entre os países também ajudou nesse processo. Os mercados comuns na Europa, Américas e Ásia alcançaram volumes e cifras nunca antes imaginadas.  

Porém, ainda temos um grande desafio: passar aos nossos estudantes uma visão mais ampla de Mundo, aliada aos conhecimentos técnicos. Prepará-los para atuarem em qualquer parte do planeta, ou pelo menos, a se comunicarem com fornecedores, clientes ou mesmo, colegas de trabalho, que não sentam necessariamente na mesa ao lado e que podem estar em outro continente.
Empresas entraram em um mercado internacional mais competitivo e o mesmo passou a ser exigido dos seus profissionais e executivos. O saber mais se tornou obrigação para baixar custos e melhorar a qualidade dos produtos e serviços. 

A Globalização deu lugar ao termo Internacionalização, difundido para: empresas, negócios e eventos – Copa do Mundo, Jogos Olímpicos, Fórmula 1, Rock in Rio. Finalmente a internacionalização chega à Educação, ou pelo menos para nós brasileiros, ela retoma o seu rumo natural, à sua essência.
Neste sentido, merece destaque o Programa Ciência sem Fronteiras, uma iniciativa do Governo Federal que busca promover a consolidação, expansão e internacionalização da ciência e tecnologia, da inovação e da competitividade brasileira por meio do intercâmbio de alunos de graduação e pós-graduação e da mobilidade internacional. O projeto prevê a concessão de mais de 100 mil bolsas de estudo no exterior em quatro anos.

Pré-candidatos à eleição presidencial de 2014 sinalizam que o tema “internacionalização da educação” terá destaque nos planos de governos dos candidatos e, independentemente de quem ganhe as eleições, o programa de bolsas de estudos no exterior deverá ser mantido no próximo governo.

Na educação, em termos gerais, internacionalização é a capacidade do saber intelectual de transcender as barreiras nacionais. O aspecto mais conhecido desse processo é o intercâmbio de pesquisadores e estudantes, criando-se condições para que eles extrapolem as fronteiras de seus países em direção a uma educação mais global e assim preparar os alunos para este novo mundo, desde o ambiente escolar até o acadêmico.

Nesse cenário, o Brasil não pode perder o bonde da história. A internacionalização vem como uma onda de oportunidades na área da educação superior no Brasil. Oportunidades essas que podem ser aproveitadas na forma de cooperação, convênios, políticas públicas, desenvolvimento, pesquisas e negócios. Isso inclui tornar o Brasil também um país destino para o estudo. A Embratur criou recentemente o programa “Study in Brazil. O potencial do país para a Educação Internacional é reconhecido pelo Ministério do Turismo. Tanto que, no ano passado, a Embratur firmou parceria com a Belta - Brazilian Educational & Language Travel Association - para criar o Bureau Brasileiro de Intercâmbio. O turismo idiomático é uma das grandes oportunidades que temos nessa área

Acredito que a democratização das informações é fator decisivo para o sucesso da internacionalização, por isso, aproveito para convidar a todos a participar da 2ª edição do Cidadão do Mundo, que acontecerá nos dias 14 e 15 de março de 2014, na cidade de Joinville – SC. Importante polo universitário, com mais de 30 mil estudantes de graduação em 17 instituições de ensino superior – IES, somente nos campi de Joinville. O evento acontecerá no Centro de Convenções Alfredo Salfer, no Centreventos Cau Hansen, com entrada franca.

Considero que esta seja a nossa principal contribuição para levarmos esta informação e, principalmente, a motivação para jovens e adultos de todas as idades para que estejam preparados para o mercado e para contribuir com o desenvolvimento sustentável do Brasil.

Herley Cesar Reinert – Especialista em Negócios Internacionais, professor universitário e diretor executivo do evento Cidadão do Mundo
herley@trenier.com.br
www.facebook.com/feiracidadaodomundo