FESTIVAL AFROEMPREENDEDOR - 3º Edição

28 de abril de 2022, 18h00 até 30 de abril de 2022, 19h00
Online. Transmissão via Doity Play

Informações

O FESTIVAL AFROEMPREENDEDOR visa conectar pessoas e negócios para fortalecer o empreendedorismo negro. Com mais de 355 inscritos de todas as partes do país, em suas duas edições, o evento conta com profissionais do cenário nacional e internacional dividindo conhecimento, e ajudando a desenvolver outros empreendedores. Além de atrair interessados e curiosos sobre o tema. Em 2022 vamos refletir sobre pautas, ferramentas e possibilidades para o cotidiano do Afroempreendedor. Se liga nos temas desse ano:

Dia 01 - Era digital e racismo: novos desafios para pessoas negras

Descrição: para este dia conversaremos sobre Marketing de Influência e suas possibilidades com o foco em tudo que você precisa saber para adicionar essa técnica ao seu negócio, como é a vida de um(a) influenciadora negra, quais os desafios desta nova profissão e por fim, ciberbullyng e cancelamento nas redes sociais.

Dia 02 - Agenda 2030, ESG e diversidade nas empresas

Descrição: Neste dia vamos falar sobre a luta antirracista e os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), sobre AGENDA 2030, como ela impacta as empresas na construção de políticas de diversidade, e como se conectar com grandes empresas de maneira estratégica.

Dia 03 - Empreendedorismo negro, prosperidade e futuro

Descrição: Este dia será voltado a fortalecer empreendedores negros através de oficinas, depoimentos, casos de sucesso, visão do black money e temas relacionados a negritude.

Carregando área de inscrição

Submissão de Trabalhos

Clique no botão abaixo para acessar a área de submissão de trabalhos e enviar seus trabalhos

Área de submissão

Palestrantes

Saiba mais

Jéssica Nunes

Saiba mais

Carolina Borges

Saiba mais

Tarso Oliveira

Saiba mais

Sergio Sacramento

Saiba mais

Tamila dos Santos

Saiba mais

Nina Chrispim

Saiba mais

Juliana Lima

Saiba mais

HUMMA+ CONSULTORIA INCLUSIVA

Saiba mais

Matheus Vieira

Saiba mais

Amanda Campos

Saiba mais

Rebeca Paim

Saiba mais

Gabriele Jessi

Saiba mais

Cídia Vieira

Saiba mais

Ritta Santos

Saiba mais

Tamires dos Santos e Jonata Ribeiro

Saiba mais

Roseane Vieira e Caio Nascimento

Saiba mais

Giselle Santos

Saiba mais

Átila Lage

Saiba mais

Niní kemba Náyò

Saiba mais

LoreAnacleto

Saiba mais

Gabriela Monteiro

Saiba mais

Donminique Santos

Saiba mais

Letícia Sotero

Saiba mais

Hellen Nzinga

Saiba mais

Leandro Ferraz

Saiba mais

Julia Teodoro

Saiba mais

João Pedro Cavalcanti

Saiba mais

Iago Santos

Saiba mais

Caio Costa

Saiba mais

Carolina Pinho

Saiba mais

Vivaldo Marques

Saiba mais

Carol Xavier

Saiba mais

Alana Sales

Programação:

Fala Inaugural Apresentação · Tamila dos Santos

Abertura Apresentação Artística · LoreAnacleto

Marketing de Influência: porquê você deve considerar para o seu negócio? Mesa-redonda · Caio Costa, Jéssica Nunes, Letícia Sotero, Rafa Lotto

Eu, influenciador(a) negro(a) Bate-papo · Carolina Pinho, Leandro Ferraz, Nina Chrispim

Consciência Racial através da internet: conversas sobre Influência, Cyberbullying e Cancelamento. Bate-papo · Donminique Santos, Julia Teodoro, Vivaldo Marques

A luta antirracista e os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) Mesa-redonda · Carolina Borges, Cídia Vieira, Gabriela Monteiro, Hellen Nzinga, João Pedro Cavalcanti

O que é ESG e porquê sua empresa precisa se preocupar com isso Mesa-redonda · Sergio Sacramento, Tarso Oliveira

Networking estratégico: como se conectar com grandes empresas Mesa-redonda · Iago Santos, Alana Sales

Comunicação Estratégica nas Redes Sociais para Empreendedores Oficina · Amanda Campos

Os Desafios, a Desigualdade e a Importância da Coletividade no Empreendedorismo Roda de Conversa · Tamires dos Santos e Jonata Ribeiro

Educação em perspectiva Africana Palestra · Niní kemba Náyò

Inteligência Emocional no processo de empreender Bate-papo · Juliana Lima

Vendendo mais com Design Thinking Oficina · Matheus Vieira

Pare de se sentir incapaz e vença na vida Palestra · Giselle Santos

AfroFuture: Lançamento, apresentação e bate-papo sobre o mapeamento de atividades afrocentradas e como isso fortalece a dinâmica do desenvolvimento de pessoas negras Lançamento de Livro · Gabriele Jessi

Oficina de recrutamento e seleção inclusivo Oficina · HUMMA+ CONSULTORIA INCLUSIVA

Embalayando diálogos Roda de Conversa · Rebeca Paim

Afroempreendedorismo: negócios liderados por jovens Palestra · Átila Lage

Minha Cesta: Da ideia ao Aplicativo! Palestra · Roseane Vieira e Caio Nascimento

Papelaria criativa Oficina · Ritta Santos

Diversidade e Inclusão ferramentas chaves para sustentabilidade dos negócios Palestra · Cídia Vieira

Encerramento Encerramento · Carol Xavier

Evento online

Data: 28/04/2022 - 30/04/2022 às 18:00

Patrocinador Ouro

Patrocinador Prata

Apoiadores

Afroimpacto

Somos  uma escola online de afroempreendedorismo que desenvolve empreendedores negros  a partir de cursos e consultorias acessíveis.  Queremos  reduzir as desigualdades educacionais  no cenário empreendedor e impulsionar negócios de pessoas negras.

Jéssica Nunes

Entrelaço Comunicação


Formada em Comunicação Social com habilitação em Relações Públicas e pós-graduada em Comunicação e Design Digital.Co-fundadorae Diretora Criativa da Entrelaço Comunicação, empresa de Marketing Digital com foco em comunicação digital de artistas e projetos de entretenimento. Atua como Gestora de Projetos no Hub Creators Connect do Google, na Dia Estúdio, e como Estrategista Digital da atriz Luana Xavier e da fotógrafa e influenciadora Magali Moraes.Atuou, por quase 3 anos, como Estrategista Digital, Social Media, Gestora do YouTube e Roteirista da dançarina Lorena Improta e de seus projetos.

Carolina Borges

Fórum Clima Salvador


Carolina Borges, baiana, 23 anos, bióloga e socioambientalistacom graduação voltada para ecologia e pesquisa científica e formações complementares voltadas para a temática da crise climática e sustentabilidade. Na luta por um mundo mais justo e sustentável para todas e todos, atua há mais de 4 anos no ativismo socioambiental, como voluntária e coordenadora, em organizações e é membro e uma das co-fundadoras do Fórum Clima Salvador.

Tarso Oliveira

Troca


CEO & Fundador da Troca | Diversidade e Inclusão | Palestrante | Impacto Social | Inovação e Inclusão

Empreendedor Social que cria oportunidades para pessoas em vulnerabilidade social através da diversidade e inclusão nas empresas. Foi selecionado a estar na ONU via um programa que seleciona jovens promissores de impacto social. Participa de diferentes redes de impacto como SGB e Global Shappers.

Sergio Sacramento

Aganju


Cursando especialização em Sustentabilidade e Responsabilidade Social (FACIBA/FUTURA), Engenheiro Ambiental e Sanitarista (UNIJORGE), tem 10 anos de atuação voluntária e profissional em projetos socioambientais na iniciativa privada, terceiro setor e poder público. Desde 2019 é membro do JPS-BA (Jovens Profissionais do Saneamento Básico da Bahia), e da ABES (Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental). Na Aganju, está como coordenador de projetos técnicos, atuando diretamente em assessorias ESG e na gestão de projetos socioambientais e de comunicação para as organizações.

Tamila dos Santos

AFROIMPACTO


Tamila dos santos é apaixonada por educação , diversidade e inovação sendo Assistente Social (UFBA), e Especialista em Gestão de Inovação Social. Acreditando seriamente na importância de construirmos futuros mais inclusivos. Atua e tem experiência com inovação, empreendedorismo, e diversidade. Sendo Fundadora e Diretora Executiva da Afroimpacto - Escola de Afroempreendedorismo.

Nina Chrispim

Nina Chrispim


Bacharel em Comunicação Social Publicidade e Propaganda e Pós-graduada em Marketing Digital, Nina Chrispim viveu 8 de seus 26 anos dedicando-se ao mercado publicitário, com foco em Design e Artes Plásticas. Sempre muito conectada com sua ancestralidade, há 1 ano decidiu utilizar o espaço das redes para expressar suas ideias que, desde muito pequena, foram incentivadas por sua mãe - seu primeiro contato com consciência racial.
Desde então, com muito planejamento e estratégia, Nina tem se dedicado à sua loja - onde vende sua arte e à sua criação conteúdo nas redes sociais nas quais, juntas, soma 45 mil seguidores.

Juliana Lima

AMUU!


Supervisora Pedagógica, trabalha com educação há 23 anos. Licenciada em Letras pela Uneb - Campus XIV. CEO da AMUU! Entrego a Transformação através de Soluções Afetivas produzidas a partir de Cosméticos e Aromatizadores Artesanais Personalizados e Sustententáveis. 

HUMMA+ CONSULTORIA INCLUSIVA

HUMMA+ CONSULTORIA INCLUSIVA


A HUMMA+ é uma startup de transformação organizacional voltada para inserção de lentes de raça, gênero, classe, anticapacitismo, em ambientes empresariais através de implementação de políticas organizacionais humanizadas sob a perspectiva da diversidade e inclusão. 
 

Matheus Vieira

Matheus Vieira


Administrador de empresas com passagem por empresas líderes globais em tecnologia. Sou apaixonado por pessoas e tecnologia, e minha realização hoje é poder repassar conhecimento de grandes empresas pra Pequenas Empresas de Afroempreendedores.
 

Amanda Campos

Amanda Campos


Relações Públicas, empreendedora na loja @quelindocabelo, cursando a especialização em comunicação estratégica na Universidade Federal da Bahia (UFBA). Social media que já atuou com diversos segmentos nas redes sociais e assessora do Wallacy Andrade, art

Rebeca Paim

Balayô


Sou nascida e criada em Salvador. Sou mulher negra, professora, cristã, artesã, apaixonada por artes e pela cultura baiana.

Gabriele Jessi

Gabriele Jessi


Nascida em Salvador-Bahia, tem 28 anos. Graduada em Comunicação Social- Produção de Comunicação e Cultura, pela Universidade federal da Bahia ( UFBa) Atua como produtora de projetos socioculturais e empreendedores e, também, com planejamento e redação 
 

Cídia Vieira

HUMMA+ CONSULTORIA INCLUSIVA


Cídia Dayara Vieira, advogada, terapeuta thetahealer, mestranda em pelo PPGD/UFBA, feminista negra, coautora dos livros “Direito das Minorias: Justiça, Equidade e Diversidade” e “ Direito Negrorreferenciado”. CEO da HUMMA+ - startup de consultoria em diversidade

Ritta Santos

Ritta Coruja


Olá, sou a Ritta Santos a artesã da empresa Ritta Coruja mãe de 5 filhos, casada. A Ritta Coruja nasceu em 2014, logo após eu me tornar mãe e sentir a necessidade de ajudar mães a conservar as memórias da gestação, parto e primeira infância . Acredito
 

Tamires dos Santos e Jonata Ribeiro

Deposito da Preta



Tamires Santos, 31 anos, Preta, Empreendedora, Proprietária do Depósito da Preta @deposito.dapreta, Antirracista, Consumidora nata de Cervejas, Cervejeira pela Academia da Cerveja e Graduanda em Psicologia. 

Jonata Ribeiro, 31 anos, Preto, Empreendedor, Proprietário do Depósito da Preta, Antirracista e Técnico em Elevador

Roseane Vieira e Caio Nascimento

Minha Cesta


Roseane Moreira é fundadora da Minha Cesta, licenciada em Biologia pela Universidade Federal da Bahia, Especialista em Gestão de Saúde pela Universidade Federal do Recôncavo Baiano e Mestra em Biotecnologia pela UFBA


?Caio Nascimento - ? Engenheiro de software com uma carreira focada em empreendedorismo, experiente em metodologias ágeis e liderança técnica, especialmente nos segmentos de B2C e Marketplaces.

Giselle Santos

Empodera Mais Elas


Giselle Santos é natural do Rio de Janeiro. É empresária, escritora, palestrante, treinadora e fundadora do Empodera Mais Elas, que leva inspiração e capacitação para mulheres de todo o Brasil. É Autora do livro de carreira e performance: Pare! Você não é uma fraude.

Átila Lage

Dixx Serviços Domésticos


Átila Lage é um jovem baiano, afroempreendedor e interdisciplinar, que lidera projetos que conectam Engenharia, Tecnologia e Impacto Social. Sócio e Gestor de Inovação na Dixx Serviços Domésticos.

Niní kemba Náyò

Niní kemba Náyò


Pedagoga, Escritora, Contadora de Histórias Pretas, idealizou e ministra a Oficina de Contação de Histórias Pretas Literatura de Erê; Pesquisadora da Literatura Negro-africana Infantil

LoreAnacleto

Loreana Cleto


Dançarina afro de Reis e Rainhas, Artista independente que iniciou seus estudos de dança na adolescência, sempre buscou através da dança, vivenciar toda a sua ancestralidade.

Lore mostra que a cultura de seu povo é viva e, a partir disso, desmistifica todo e qualquer preconceito que nela exista.

Mulher, artista, preta, sobrevivendo e vivendo enfim de sua ancestralidade.

Gabriela Monteiro

Gabriela Monteiro



Gabriela Monteiro é ativista semiárida e educadora popular. Feminista negra, vive em Caruaru-PE e é militante do Movimento da Mulher Trabalhadora Rural do Nordeste (MMTR-NE) há 12 anos. Jornalista, Especialista em Gênero, Desenvolvimento e Políticas Públicas e Mestra em Estudos de Gênero, Mulheres e Feminismos, já atuou em diversos movimentos sociais feministas e antirracistas. Nos últimos anos, trabalhou em agências das Nações Unidas no Brasil, ingressando através de vagas afirmativas. Gabriela também é multiartista, roteirista e realizadora audiovisual.

Donminique Santos

Donminique Santos


Pós-graduada em Gênero, Raça e Sexualidades, Donminique Santos é jornalista e escritora, com atuação em projetos nacionais ligados à diversidade, inovação política e jornalismo. Participou do programa “U.S. Study Tour for Brazilian Journalists: Press Freedom and Innovation in Journalism", nos Estados Unidos.

Letícia Sotero

Asmina


Nascida na ZL de São Paulo, criada no Nordeste de Amaralina em Salvador, Letícia Sotero é bacharel em publicidade e propaganda pela Faculdade da Cidade do Salvador, Pós-Graduada pela Universidade Federal da Bahia em Comunicação Estratégica e Gestão de Marcas, especialista em Branding pela LAJE (Ana Couto), e Marketing de Influência pela YouPIX.

Atualmente é socia e diretora comercial e de relacionamento da Asminas, uma empresa de comunicação digital com atuação no AON e Marketing de Influência focada em creators negros e periféricos para uma comunicação mais diversa e criativa.

Antes de ser sócia e dirigir o setor comercial e de relacionamento na Asminas, Letícia passou pelos setores de marketing da Cheiro de Pizza, Acqua Aroma e Avatim.

 

Sobre Asminas:

asminas é uma agência genuinamente baiana formada por duas publicitárias, Dayane Oliveira e Letícia Sotero que juntaram suas expertises de mercado como profissionais e buscam através da comunicação e do marketing de influência conectar creators negros às marcas, entendendo o contexto social e demanda de mercado para esses produtores de conteúdo. A visão das sócias, até então, é promover e facilitar o acesso das marcas a estes públicos e capacitar, orientar e projetar estes perfis para monetizar seus trabalhos na internet.

E com uma proposta inovadora, Always ON, deixando a sua marca e seus anúncios sempre ativos em todos os pontos de contato com o seu público o tempo todo.

Com mais de oito anos de mercado tendo passado por agências de publicidade, live marketing, eventos, relacionamento, marketing, branding e ongs, as sócias enxergaram uma oportunidade de trabalhar a tendência do mercado de influência alinhados com propósito, construindo novas narrativas com diversidade e credibilidade.

Hellen Nzinga

Ecociclo


Hellen Nzinga, é gestora de projetos sustentáveis e graduada em comunicação pela Universidade Católica de Salvador. Hellen lecionou nos cursos de comunicação e empreendedorismo do programa Trilha e também é certificada em Inovação Política pela Asuntos Del Sur. Premiada por projetos de educação e tecnologia, foi reconhecida pelo fundo internacional Baobá e pela Mckinsey & Co como uma das lideranças femininas mais influentes do Brasil de 2021.  Hoje Hellen é co-fundadora e executiva na EcoCiclo, marca que desenvolveu o absorvente brasileiro 100% biodegradável, e que expandiu seu impacto através de sua plataforma que investe no empreendedorismo sustentável, geração de renda e educação de mulheres.

Leandro Ferraz

Leandro Ferraz


Graduando em Publicidade e Propaganda, comunicador e criador de conteúdo visando vivências pretas, LGBTQIAP+, periféricas e pan-amerifricanas.

Julia Teodoro

AfroPausa Podcast


Julia Teodoro tem 21 anos, trabalha com comunicação e conteúdo principalmente para causas sociais. É co-fundadora do podcast Afropausa e foi considerada uma das 30 jovens que mudaram a comunicação em 2020 pelo Papel & Caneta."

João Pedro Cavalcanti

João Pedro Cavalcanti


João Pedro Cavalcanti é um jovem graduando em Línguas Estrangeiras Aplicadas às Negociações Internacionais no CEFET/RJ. A frente do time da Enactus da própria universidade e Global Shaper do Hub do Rio Janeiro, ele entende a importância de impactar diferentes realidades em busca de uma sociedade mais justa e equitativa. Além disso, João é um dos articuladores da Rio+30 e Rio2030, trazendo a juventude preta como parte essencial para a construção de uma agenda mais diversa e mais inclusiva

Iago Santos

TrazFavela Delivery,


Sou Iago Santos, Aprendedor e empreendedor, designer gráfico em constante aprendizado, mentor e consultor em comunicação e negócio, idealizador e CEO do TrazFavela Delivery, co-criador da marca de mochila e acessórios @mochi_lona, Especialista em Inovação Digital pela Digital Innovation One e Coordenador de Inovação e Tecnologia da AJE-BA (Associação de Jovens Empreendedores da Bahia).

Caio Costa

Blogcitario


Caio Costa

Publicitário, produtor de conteúdo e consultor de Marketing Digital com 18 anos de experiência. Criador dos canais Blogcitario e A Vida Em Salvador.

Carolina Pinho

Carolina Santos Pinho


Dra. em Educação, professora na Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), onde coordena o Curso de Extensão em Pedagogia Feminista Negra. É idealizadora e coordenadora pedagógica da Rede Ojá – Epistemologias Negras e da Central das Divas. Organizadora do Livro Pedagogia Feminista Negra: Primeiras Aproximações

Vivaldo Marques

Vivaldo Marques


Vivaldo Marques, 25 anos. Cristão, baiano e preto, jornalista, pós graduando em Técnicas de Comunicação e Oratória. Cursando Técnico em Teatro, é Produtor na Central de RadioJornalismo da Rede Bahia (Bahia FM, GFM e Jovem Pan), Membro do Comitê de Diversidade e Inclusão da Rede Bahia, Repórter no portal Notícias Cajazeiras e Diretor de Comunicação do Instituto Jovens Periféricos.

Carol Xavier

Carol Xavier


Carol Xavier, mãe, atriz, dançarina, Mobilizadora cultural e social de Sussuarana, estudante de jornalismo, empreendedora,  Rainha do bloco Afro Malê Debalê e Professora de dança afro infantil.

 

Alana Sales

Dumato


Engenheira Química de Formação (UFBA), apaixonada por empreender, impulsionar e desenvolver pessoas. Minha grande missão é (RE)conectar as pessoas à sua verdadeira essência.
Empresária e Cofundadora da Dumato, empresa de cosméticos naturais e veganos que tem o manifesto de resgatar a beleza autêntica das pessoa através da natureza.
Palestrante e Especialista em Impulsionamento Humano, Liderança e Transição de Carreira, desenvolvendo trabalhos com organizações como FitDance, Sebrae, SindSeg e SENAC. Especialista em Administração de Empresa (FGV), Coach Ikigai pelo Instituto Prospera, Personal and Professional Coach pela Sociedade Brasileira de Coaching, ThetaHealer e Certificada no curso Unleash The Power Within com Anthony Robbins – California. Atuação durante anos no ambiente corporativo nas áreas de Desenvolvimento de Pessoas e Comercial (Carrefour e BRF).