Festival de Inverno 2022

4 de julho de 2022, 14h00 até 8 de julho de 2022, 21h00

Informações

O Festival de Inverno 2022 tem como objetivo promover espaços de articulação e discussão sobre planejamento, construção de rotinas de estudo para a Educação a Distância, as possibilidades vinculadas a atuação profissional de pessoas egressas de diferentes Cursos de licenciatura e bacharelado e de gestores em atuação em diferentes instâncias governamentais, portanto atuam na organização e/ou no apoio a políticas públicas que possam auxiliar na permanência dos discentes matriculados nos cursos de Graduação e Especialização Lato Sensu, ofertados na modalidade a distância e ainda nos cursos de formação continuada.

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Palestrantes

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Mara Lúcia Ramalho

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Adriana Assis Ferreira

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Simone Grace de Paula

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Augusto Cardoso

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Sandra Pereira Tosta

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Eduardo Gomes Fernandes

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Crislane de Souza Santos

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Geraldo Wellington Rocha Fernandes

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Luciano Geraldo Silva

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Elena Maria Mallmann

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Letícia Dias da Silva Alves

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Vilma dos Santos Souza

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Geruza de Fátima Tomé Sabino

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Eliane Nascimento dos Santos

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Quênia Luciana Lopes Cotta Lannes

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Sileide Sousa Costa

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Anna Helena Altenfelder

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Grazielle Isabele Cristina Silva Sucupira

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Carlos Eduardo Mathias Motta

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Gilvan dos Santos Sousa

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Eleozina Flora Farnezi

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Geanne Lopes dos Santos

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Francisco Raniere Moreira da Silva

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Daniel Batista Sucupira

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Ana Flávia Pereira

Programação:

Abertura e Mostra Artesanal Abertura · Mara Lúcia Ramalho

O aluno egresso: a importância do curso superior para a formação profissional Mesa-redonda · Adriana Assis Ferreira, Eliane Nascimento dos Santos, Gilvan dos Santos Sousa

Pedagogia em foco - A Base Nacional Comum Curricular: Uma contextualização histórica Palestra · Anna Helena Altenfelder, Simone Grace de Paula

A Universidade e a interface com a formação de Professores Mesa-redonda · Eleozina Flora Farnezi, Letícia Dias da Silva Alves, Quênia Luciana Lopes Cotta Lannes, Sileide Sousa Costa, Vilma dos Santos Souza

Matemática em foco - A filosofia Humanista da Matemática e a perspectiva para o desenvolvimento crítico dentro da sala de aula Palestra · Carlos Eduardo Mathias Motta, Eduardo Gomes Fernandes

Os cotidianos da Educação a Distância: A construção das rotinas necessárias a autonomia do discente Palestra · Elena Maria Mallmann, Luciano Geraldo Silva

Administração Pública em foco - A contribuição do conhecimento específico da área da Administração Pública para a sociedade contemporânea Mesa-redonda · Daniel Batista Sucupira, Francisco Raniere Moreira da Silva, Geanne Lopes dos Santos, Grazielle Isabele Cristina Silva Sucupira

Relações entre escola e sociedade e o papel da Universidade Palestra · Ana Flávia Pereira, Augusto Cardoso

Física em foco - Tendências contemporâneas sobre a aplicação da pesquisa em ensino de Ciências da Natureza: alguns resultados, proposições e limitações Palestra · Crislane de Souza Santos, Geraldo Wellington Rocha Fernandes

Interfaces em Construção: Educação e Cultura na Escola Palestra · Geruza de Fátima Tomé Sabino, Sandra Pereira Tosta

Encerramento e agradecimentos finais Encerramento · Mara Lúcia Ramalho

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Ricardo de Oliveira Brasil Costa

Mara Lúcia Ramalho

DEAD/UFVJM


Professora Adjunta da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM, lotada na Diretoria de Educação a Distância (DEAD). Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC/MG(2016); Mestre em Educação: Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP (2006); formação em pedagogia pela Universidade do Estado de Minas Gerais, UEMG/ Faculdade de Filosofia e Letras de Diamantina- FAFIDIA (1997). Diretora da Diretoria de Educação Aberta e a Distância da UFVJM. Professora do Programa de Pós-graduação em Educação (Mestrado profissional) com atuação na linha de pesquisa: Educação, sujeitos, sociedade, história da educação e políticas públicas educacionais. Prioriza as discussões sobre as temáticas: políticas públicas; educação a distância; educação, cidadania, direitos humanos e gestão de instâncias (municipal, estadual e federal) e instituições escolares. Vice-coordenadora do Comitê Gestor Institucional de Formação Inicial e Continuada de Profissionais do Magistério da Educação Básica da UFVJM.

Adriana Assis Ferreira

DEAD/UFVJM


Possui Graduação em Matemática Licenciatura pela Universidade Federal de Minas Gerais (1993), Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2001) e Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais com período sanduíche em Universidad de Granada - Espanha (2012). Atualmente é professora do Departamento de Educação a Distância da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), professora do Mestrado Profissional do Programa de Pós Graduação em Educação - PPGED/UFVJM e do Mestrado Profissional do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências, Matemática e Tecnologia - PPGECMAT/UFVJM. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Métodos e Técnicas de Ensino, atuando principalmente nos seguintes temas: investigação matemática, resolução de problemas e semiótica.

Simone Grace de Paula

DEAD/UFVJM


Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado de Minas Gerais (1984), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2003) e doutorado em Educação: Conhecimento e Inclusão pela Universidade Federal de Minas Gerais (2012). Atualmente é professora adjunta da Diretoria de Educação a Distância da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (/DEAD/UFVJM). É coordenadora de Trabalho de Conclusão de Curso das Licenciaturas na modalidade à distância; vice-coordenadora de Estágio Supervisionado; vice-coordenadora do Curso de Pedagogia a distância da DEAD/UFVJM. É subcoordenadora do grupo de pesquisa de Profissão Docente - PRODOC da FAE/UFMG e membro do grupo de pesquisa Políticas, Práticas e Formação dos Profissionais da Educação - GEPPRAFPE - UFVJM.Trabalha nas seguintes temáticas: Formação de Professores, Fundamentos da Educação; Sociologia da Educação; Metodologia de Pesquisa; Prática Pedagógica, Estágio Supervisionado; Ensino e Aprendizagem e Direitos Humanos.

Augusto Cardoso

NTGA/CRA-BA


Doutor e Mestre em Administração pela Universidade Federal da Bahia. Graduação em Administração - Gestão de Negócios pela Fundação Visconde de Cairu-BA. Pedagogia (segunda graduação em andamento pela Faculdade Jardins). Pesquisa e atua nas áreas de organizações de Terceiro Setor, Gestão Social, Ambiental e Negócios. Especialmente, se interessa pelas temáticas relacionadas à Administração Pública, Gestão, Regulação, Sustentabilidade, Sócio Diversidade, Saber Tradicional, Território, Conservação da Biodiversidade, Sociologia de Emergência e Ausência, História da África, Teoria da Propriedade Coletiva, Terceiro Setor, entre outros. É membro do grupo de pesquisa Educação, Etnicidade e Desenvolvimento Regional - Universidade do Estado da Bahia, desenvolvendo atividades de pesquisa especialmente no projeto saberes, práticas, educação e desenvolvimento: retratos da saga indígena Fulni-ô e Kariri Xocó no nordeste brasileiro e Sócio Diversidade, Saber Tradicional Bijagós - África (Instituto da Biodiversidade das Áreas Protegidas - Guiné-Bissau). Atualmente, membro efetivo do Núcleo de Estudos da Teoria Geral da Administração do Conselho Regional de Administração da Bahia (NTGA/CRA-BA).

Sandra Pereira Tosta

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Doutora em Antropologia Social pela Universidade de São Paulo (USP), professora visitante da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), coordenadora do EDUC – Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação e Culturas e integrante da ARGONAUTAS- Rede de Pesquisadores em Antropologia e Educação. Pesquisadora nas áreas de Antropologia Urbana; Antropologia, Etnografia e Educação; Antropologia e Mídia; Infância, Adolescência e Juventude: identidades e relações étnico-raciais, geração, religião; Desigualdades, Diferença, Diversidade; e Violência em Meio Escolar. Autora e coautora de artigos e livros: Border dialogues: a study on Education and School in Brazilian Anthropology (Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 36, 2020); Comunicação, arte e educação em John Dewey (Revista Linhas, Florianópolis, v. 20, 2019); O campo, o museu e a escola: antropologia e pedagogia em Franz Boas (Horizontes Antropológicos, Porto Alegre, v. 23, 2017); Brasil/Argentina: apontamentos sobre uma etnografia para a escola na América Latina (Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 47, 2017); Territórios de Cultura- educação, arte e tecnologia na cidade de Belo Horizonte MG/Brasil (Belo Horizonte: Editora PUC, 2020).

Eduardo Gomes Fernandes

DEAD/UFVJM


Possui mestrado em Matemática pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG (2008) e graduação em Matemática pela Universidade Federal de Viçosa - UFV (2006). Atualmente é professor do Curso de Licenciatura em Matemática da Diretoria de Educação Aberta e a distância (DEAD) da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM). Atua na área de Ensino de Matemática, com ênfase em Formação de Professores, Educação a Distância e Tecnologias Digitais.

Crislane de Souza Santos

DEAD/UFVJM


Graduada em Licenciatura em Física pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia- UESB (2008). Mestre em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN (2009-2011). Doutora em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN (2011-2017). Professora Adjunta da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM). Coordenadora do Curso de Licenciatura em Física à distância da UFVJM. Coordenadora Adjunta UAB/UFVJM

Geraldo Wellington Rocha Fernandes

DCBio/UFVJM


Possui Licenciatura em Física pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Tem mestrado em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e em Ciências da Educação pela Universidade Técnica de Lisboa (Portugal) e Universidade de Poitiers (França). É doutor em Ciências da Educação pela Universidade de Lisboa (Portugal) na área em Ensino de Ciências. Tem experiência na área de Ensino de Física e Ciências, com ênfase em Didática das Ciências, Formação de Professores, Educação a Distância e Tecnologias Educativas. Atualmente é professor de Ensino de Ciências no Departamento de Ciências Biológicas (DCBio) e no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências, Matemática e Tecnologia da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri

 

 

Luciano Geraldo Silva

DEAD/UFVJM


Coordenador de T.I da DEAD. Graduação em Sistemas de Informação pela Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK(2017) e ensino-medio-segundo-graupela Escola Estadual Tancredo de Almeida Neves(2012)

Elena Maria Mallmann

UFSM


Graduação em Pedagogia e mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria. Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina. Pós-doutorado pela Universidade Aberta de Portugal - Bolsa Capes. Professora-pesquisadora do Departamento Administração Escolar (ADE). Orientadora de Mestrado e Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) e no Programa de Mestrado Profissional em Tecnologias Educacionais em Rede (PPGTER). Coordenadora da Equipe Multidisciplinar do Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE) da UAB/UFSM no período 2010-2013. Coordenadora substituta do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) no biênio 2015-2017. Chefe Substituta do Departamento Administração Escolar no biênio 2018-2020. Chefe de Departamento Administração Escolar no biênio 2020-2022. Líder do Grupo de Pesquisa do CNPq: Grupo de Estudos e Pesquisas em Tecnologias Educacionais em Rede (GEPETER). Tem experiência na área de Educação, ênfase em Ensino-Aprendizagem/Tecnologia Educacional. Atua principalmente nas linhas de pesquisa Práticas Escolares e Políticas Públicas e Gestão de Tecnologias Educacionais em Rede nos temas: tecnologias educacionais, educação a distância, mediação pedagógica, Fluência Tecnológico-Pedagógica (FTP), materiais didáticos, Práticas Educacionais Abertas (PEA) e Recursos Educacionais Abertos (REA).

Letícia Dias da Silva Alves

Professora no Município Lagamar/MG


Formada em pedagogia, pós-graduada em Alfabetização e Letramento.

Vilma dos Santos Souza

Professora no Município Nanuque/MG


Especialista em Gestão de Saúde - Sírio Libanês

Pós-graduanda em Psicomotricidade - UNEC

Graduada em Normal Superior - UNIMONTES

Graduada em Farmácia - UNEC

Graduanda em Pedagogia - UEMG

Experiência de 22 anos em Educação Básica Pública - Anos Iniciais.

Geruza de Fátima Tomé Sabino

UFVJM


Doutora em Sociologia UNESP- Araraquara-SP, Mestre em Ciências Sociais pela UNESP - Marília, e graduada em  Administração de Empresas pela UNIVEM - Marília, São Paulo

Eliane Nascimento dos Santos

UESB


Graduada em Pedagogia. Pós-Graduada em Psicopedagogia Institucional -UNIBAHIA, Coordenação EaD -UFBA; Gestão Escolar -Facei, Escola da Terra -UFBA. Mídias na Educação -UESB. Mestra em Ensino -UESB.  

Professora da Educação Básica há 24 anos no município de Vitória da Conquista-BA. Atuação na Regência de classe, Coordenação e Direção Escolar 

Quênia Luciana Lopes Cotta Lannes

DEAD/UFVJM


Possui graduação em Matemática pela Universidade Federal de Minas Gerais (1997) e mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2002). Atualmente é professora da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em TDICs, Educação Matemática e Formação de Professores.

Sileide Sousa Costa

Professora no Município Novo Cruzeiro/MG


Licenciatura Plena em História pela Unimontes; Complementação em Letras pela Faveni 

Atualmente cursando a pós-graduação Didática, Prática de Ensino e Tecnologias Educacionais pela UFVJM

Anna Helena Altenfelder

Cenpec


 Pedagoga, com especialização em psicopedagogia pelo Instituto Sedes Sapientiae, mestre e doutora em Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). É Presidente do Conselho de Administração do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec), onde atua há mais de quinze anos como superintendente, pesquisadora, formadora, autora de materiais de orientação para professores e gerente de projetos. Foi professora e coordenadora pedagógica da Educação Básica e docente de disciplinas e supervisão de estágio em cursos de pós-graduação latu senso em Psicopedagogia.

Grazielle Isabele Cristina Silva Sucupira

DEAD/UFVJM


Doutora em Administração pela Universidade de Brasília (2021), mestre em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Viçosa (2011) e graduada em Gestão de Cooperativas pela Universidade Federal de Viçosa (2006). Professora Adjunta na Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) com lotação na Diretoria de Educação Aberta e a Distância (DEAD). Coordenadora do curso de Administração Pública. Tem experiência na área de Administração Pública, cooperativismo e economia solidária.

Carlos Eduardo Mathias Motta

UFF


Doutor em Matemática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, mesma instituição em que concluiu seu mestrado em 1989. Atualmente é Professor Associado do Departamento de Matemática Aplicada (GMA) da Universidade Federal Fluminense. Possui pesquisas nas áreas de Educação Matemática e Matemática Pura. Desenvolvedor do DRUMMATH, uma metodologia de ensino de Matemática para deficientes visuais que utiliza apenas sons e atividades motoras, atua nas áreas de Avaliações em Larga Escala, História e Filosofia da Matemática. Atuou como Capacitador dos Elaboradores e Revisores de Itens (ENEM/SAEB/ENCCEJA) e na Interpretação de Escalas (SAEB/PROVA BRASIL, ENEM). Nos anos de 2011, 2014, 2017 e 2021 coordenou a correção nacional das questões discursivas do ENADE, relativas aos cursos de Bacharelado e Licenciatura em Matemática. Em 2012, participou da equipe de Interpretação e Elaboração da Escala do ENEM e na Capacitação de Elaboradores de Itens de Matemática para o SAEB (5º ano EF e 3º ano EM). Membro do Grupo de Discussão de Reformulação das Matrizes do SAEB Matemática. É o coordenador do Programa Matemática Humanista (Facebook, YouTube, Instagram e Twitter), que atua na divulgação da Filosofia Humanista da Matemática e suas implicações em ensino, aprendizagem, avaliação e currículo. É músico profissional pela Ordem dos Músicos do Brasil (OMB - baterista) desde 1993. 

Gilvan dos Santos Sousa

UESB


Mestre em Educação pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB);  graduado em Pedagogia pela UESB: graduado em Artes pela Universidade Metropolitana de Santos_ UNIMES; Especialista  em Gestão, Supervisão e Orientação Educacional pela Universidade Cândido Mendes; vice- diretor pela  Secretaria Municipal de Educação de Vitoria da Conquista; Professor da disciplina Movimentos sociais e educação- PARFOR-UESB, parecerista ad Hoc de revistas e periódicos educacionais , Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Movimentos Sociais, Diversidade e Educação do Campo e Cidade (GEPEMDECC/   Membro do Grupo de Estudos e linguagens formação de  professores e práticas educativas -GELFORPE

Eleozina Flora Farnezi

Sec. Mun. de Educação Aricanduva/MG


Graduada em Pedagogia pela  Faculdade de Filosofia  e Letras  da Fundação Educacional do  Vale do  Jequitinhonha. Habilitação  em Inspeção e Supervisão  Escolar. Graduada  em Ciências  pela  Pontifícia  Universidade  Católica  de Minas Gerais . Graduada em Ciências/Biologia  pela Universidade  Estadual de Montes  Claros. Pós -Graduação  "Lato Sensu"-Especializacao em PSICOPEDAGOGIA pela Universidade  Castelo Branco. Pós Graduação  "Lato Sensu " em Ciências  Biológicas  pela  Faculdade Integradas de Jacarepaguá. Pos-Graduação  "Lato Sensu " em Gestão  Escolar  pela Faculdade  Pitágoras  de Belo  Horizonte.

Geanne Lopes dos Santos

Advogada na Prefeitura Municipal de Indaiabira/MG


Graduada em Administração Pública pela UFVJM e em Direito pelo Centro Universitário FIPMoc. Especialização em Direito e Processo Civil e Direito Previdenciário. Advogada Municipal, e, escritório particular especializado em Direito Previdenciário.

Francisco Raniere Moreira da Silva

UFCA


Bacharel em Administração (UVA), Mestre e Doutor em Administração (UFBA). Professor Adjunto do Centro de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Federal do Cariri (CCSA/UFCA) e do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Gestão Social (PDGS/UFBA).

Daniel Batista Sucupira

Prefeito Municipal de Téofilo Otoni/MG


Graduado em Gestão de Cooperativas (UFV) e em Administração (UNICESUMAR). Mestre em Gestão Integrada de Territórios (UNIVALE). Prefeito Municipal de Teófilo Otoni/MG.

Ana Flávia Pereira

FIH/DEAD


FIH