O Festival de Inverno 2022 tem como objetivo promover espaços de articulação e discussão sobre planejamento, construção de rotinas de estudo para a Educação a Distância, as possibilidades vinculadas a atuação profissional de pessoas egressas de diferentes Cursos de licenciatura e bacharelado e de gestores em atuação em diferentes instâncias governamentais, portanto atuam na organização e/ou no apoio a políticas públicas que possam auxiliar na permanência dos discentes matriculados nos cursos de Graduação e Especialização Lato Sensu, ofertados na modalidade a distância e ainda nos cursos de formação continuada.
Abertura e Mostra Artesanal Abertura · Mara Lúcia Ramalho
O aluno egresso: a importância do curso superior para a formação profissional Mesa-redonda · Adriana Assis Ferreira, Eliane Nascimento dos Santos, Gilvan dos Santos Sousa
Pedagogia em foco - A Base Nacional Comum Curricular: Uma contextualização histórica Palestra · Anna Helena Altenfelder, Simone Grace de Paula
A Universidade e a interface com a formação de Professores Mesa-redonda · Eleozina Flora Farnezi, Letícia Dias da Silva Alves, Quênia Luciana Lopes Cotta Lannes, Sileide Sousa Costa, Vilma dos Santos Souza
Matemática em foco - A filosofia Humanista da Matemática e a perspectiva para o desenvolvimento crítico dentro da sala de aula Palestra · Carlos Eduardo Mathias Motta, Eduardo Gomes Fernandes
Os cotidianos da Educação a Distância: A construção das rotinas necessárias a autonomia do discente Palestra · Elena Maria Mallmann, Luciano Geraldo Silva
Administração Pública em foco - A contribuição do conhecimento específico da área da Administração Pública para a sociedade contemporânea Mesa-redonda · Daniel Batista Sucupira, Francisco Raniere Moreira da Silva, Geanne Lopes dos Santos, Grazielle Isabele Cristina Silva Sucupira
Relações entre escola e sociedade e o papel da Universidade Palestra · Ana Flávia Pereira, Augusto Cardoso
Física em foco - Tendências contemporâneas sobre a aplicação da pesquisa em ensino de Ciências da Natureza: alguns resultados, proposições e limitações Palestra · Crislane de Souza Santos, Geraldo Wellington Rocha Fernandes
Interfaces em Construção: Educação e Cultura na Escola Palestra · Geruza de Fátima Tomé Sabino, Sandra Pereira Tosta
Encerramento e agradecimentos finais Encerramento · Mara Lúcia Ramalho
www.ead.ufvjm.edu.br
, Diamantina - MG
Por favor, descreva abaixo a razão da sua denúncia.
Professora Adjunta da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM, lotada na Diretoria de Educação a Distância (DEAD). Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC/MG(2016); Mestre em Educação: Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP (2006); formação em pedagogia pela Universidade do Estado de Minas Gerais, UEMG/ Faculdade de Filosofia e Letras de Diamantina- FAFIDIA (1997). Diretora da Diretoria de Educação Aberta e a Distância da UFVJM. Professora do Programa de Pós-graduação em Educação (Mestrado profissional) com atuação na linha de pesquisa: Educação, sujeitos, sociedade, história da educação e políticas públicas educacionais. Prioriza as discussões sobre as temáticas: políticas públicas; educação a distância; educação, cidadania, direitos humanos e gestão de instâncias (municipal, estadual e federal) e instituições escolares. Vice-coordenadora do Comitê Gestor Institucional de Formação Inicial e Continuada de Profissionais do Magistério da Educação Básica da UFVJM.
Possui Graduação em Matemática Licenciatura pela Universidade Federal de Minas Gerais (1993), Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2001) e Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais com período sanduíche em Universidad de Granada - Espanha (2012). Atualmente é professora do Departamento de Educação a Distância da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), professora do Mestrado Profissional do Programa de Pós Graduação em Educação - PPGED/UFVJM e do Mestrado Profissional do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências, Matemática e Tecnologia - PPGECMAT/UFVJM. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Métodos e Técnicas de Ensino, atuando principalmente nos seguintes temas: investigação matemática, resolução de problemas e semiótica.
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado de Minas Gerais (1984), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2003) e doutorado em Educação: Conhecimento e Inclusão pela Universidade Federal de Minas Gerais (2012). Atualmente é professora adjunta da Diretoria de Educação a Distância da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (/DEAD/UFVJM). É coordenadora de Trabalho de Conclusão de Curso das Licenciaturas na modalidade à distância; vice-coordenadora de Estágio Supervisionado; vice-coordenadora do Curso de Pedagogia a distância da DEAD/UFVJM. É subcoordenadora do grupo de pesquisa de Profissão Docente - PRODOC da FAE/UFMG e membro do grupo de pesquisa Políticas, Práticas e Formação dos Profissionais da Educação - GEPPRAFPE - UFVJM.Trabalha nas seguintes temáticas: Formação de Professores, Fundamentos da Educação; Sociologia da Educação; Metodologia de Pesquisa; Prática Pedagógica, Estágio Supervisionado; Ensino e Aprendizagem e Direitos Humanos.
Doutor e Mestre em Administração pela Universidade Federal da Bahia. Graduação em Administração - Gestão de Negócios pela Fundação Visconde de Cairu-BA. Pedagogia (segunda graduação em andamento pela Faculdade Jardins). Pesquisa e atua nas áreas de organizações de Terceiro Setor, Gestão Social, Ambiental e Negócios. Especialmente, se interessa pelas temáticas relacionadas à Administração Pública, Gestão, Regulação, Sustentabilidade, Sócio Diversidade, Saber Tradicional, Território, Conservação da Biodiversidade, Sociologia de Emergência e Ausência, História da África, Teoria da Propriedade Coletiva, Terceiro Setor, entre outros. É membro do grupo de pesquisa Educação, Etnicidade e Desenvolvimento Regional - Universidade do Estado da Bahia, desenvolvendo atividades de pesquisa especialmente no projeto saberes, práticas, educação e desenvolvimento: retratos da saga indígena Fulni-ô e Kariri Xocó no nordeste brasileiro e Sócio Diversidade, Saber Tradicional Bijagós - África (Instituto da Biodiversidade das Áreas Protegidas - Guiné-Bissau). Atualmente, membro efetivo do Núcleo de Estudos da Teoria Geral da Administração do Conselho Regional de Administração da Bahia (NTGA/CRA-BA).
Doutora em Antropologia Social pela Universidade de São Paulo (USP), professora visitante da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), coordenadora do EDUC – Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação e Culturas e integrante da ARGONAUTAS- Rede de Pesquisadores em Antropologia e Educação. Pesquisadora nas áreas de Antropologia Urbana; Antropologia, Etnografia e Educação; Antropologia e Mídia; Infância, Adolescência e Juventude: identidades e relações étnico-raciais, geração, religião; Desigualdades, Diferença, Diversidade; e Violência em Meio Escolar. Autora e coautora de artigos e livros: Border dialogues: a study on Education and School in Brazilian Anthropology (Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 36, 2020); Comunicação, arte e educação em John Dewey (Revista Linhas, Florianópolis, v. 20, 2019); O campo, o museu e a escola: antropologia e pedagogia em Franz Boas (Horizontes Antropológicos, Porto Alegre, v. 23, 2017); Brasil/Argentina: apontamentos sobre uma etnografia para a escola na América Latina (Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 47, 2017); Territórios de Cultura- educação, arte e tecnologia na cidade de Belo Horizonte MG/Brasil (Belo Horizonte: Editora PUC, 2020).
Possui mestrado em Matemática pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG (2008) e graduação em Matemática pela Universidade Federal de Viçosa - UFV (2006). Atualmente é professor do Curso de Licenciatura em Matemática da Diretoria de Educação Aberta e a distância (DEAD) da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM). Atua na área de Ensino de Matemática, com ênfase em Formação de Professores, Educação a Distância e Tecnologias Digitais.
Graduada em Licenciatura em Física pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia- UESB (2008). Mestre em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN (2009-2011). Doutora em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN (2011-2017). Professora Adjunta da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM). Coordenadora do Curso de Licenciatura em Física à distância da UFVJM. Coordenadora Adjunta UAB/UFVJM
Possui Licenciatura em Física pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Tem mestrado em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e em Ciências da Educação pela Universidade Técnica de Lisboa (Portugal) e Universidade de Poitiers (França). É doutor em Ciências da Educação pela Universidade de Lisboa (Portugal) na área em Ensino de Ciências. Tem experiência na área de Ensino de Física e Ciências, com ênfase em Didática das Ciências, Formação de Professores, Educação a Distância e Tecnologias Educativas. Atualmente é professor de Ensino de Ciências no Departamento de Ciências Biológicas (DCBio) e no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências, Matemática e Tecnologia da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri
Coordenador de T.I da DEAD. Graduação em Sistemas de Informação pela Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK(2017) e ensino-medio-segundo-graupela Escola Estadual Tancredo de Almeida Neves(2012)
Graduação em Pedagogia e mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria. Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina. Pós-doutorado pela Universidade Aberta de Portugal - Bolsa Capes. Professora-pesquisadora do Departamento Administração Escolar (ADE). Orientadora de Mestrado e Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) e no Programa de Mestrado Profissional em Tecnologias Educacionais em Rede (PPGTER). Coordenadora da Equipe Multidisciplinar do Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE) da UAB/UFSM no período 2010-2013. Coordenadora substituta do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) no biênio 2015-2017. Chefe Substituta do Departamento Administração Escolar no biênio 2018-2020. Chefe de Departamento Administração Escolar no biênio 2020-2022. Líder do Grupo de Pesquisa do CNPq: Grupo de Estudos e Pesquisas em Tecnologias Educacionais em Rede (GEPETER). Tem experiência na área de Educação, ênfase em Ensino-Aprendizagem/Tecnologia Educacional. Atua principalmente nas linhas de pesquisa Práticas Escolares e Políticas Públicas e Gestão de Tecnologias Educacionais em Rede nos temas: tecnologias educacionais, educação a distância, mediação pedagógica, Fluência Tecnológico-Pedagógica (FTP), materiais didáticos, Práticas Educacionais Abertas (PEA) e Recursos Educacionais Abertos (REA).
Formada em pedagogia, pós-graduada em Alfabetização e Letramento.
Especialista em Gestão de Saúde - Sírio Libanês
Pós-graduanda em Psicomotricidade - UNEC
Graduada em Normal Superior - UNIMONTES
Graduada em Farmácia - UNEC
Graduanda em Pedagogia - UEMG
Experiência de 22 anos em Educação Básica Pública - Anos Iniciais.
Doutora em Sociologia UNESP- Araraquara-SP, Mestre em Ciências Sociais pela UNESP - Marília, e graduada em Administração de Empresas pela UNIVEM - Marília, São Paulo
Graduada em Pedagogia. Pós-Graduada em Psicopedagogia Institucional -UNIBAHIA, Coordenação EaD -UFBA; Gestão Escolar -Facei, Escola da Terra -UFBA. Mídias na Educação -UESB. Mestra em Ensino -UESB.
Professora da Educação Básica há 24 anos no município de Vitória da Conquista-BA. Atuação na Regência de classe, Coordenação e Direção Escolar
Possui graduação em Matemática pela Universidade Federal de Minas Gerais (1997) e mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2002). Atualmente é professora da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em TDICs, Educação Matemática e Formação de Professores.
Licenciatura Plena em História pela Unimontes; Complementação em Letras pela Faveni
Atualmente cursando a pós-graduação Didática, Prática de Ensino e Tecnologias Educacionais pela UFVJM
Pedagoga, com especialização em psicopedagogia pelo Instituto Sedes Sapientiae, mestre e doutora em Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). É Presidente do Conselho de Administração do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec), onde atua há mais de quinze anos como superintendente, pesquisadora, formadora, autora de materiais de orientação para professores e gerente de projetos. Foi professora e coordenadora pedagógica da Educação Básica e docente de disciplinas e supervisão de estágio em cursos de pós-graduação latu senso em Psicopedagogia.
Doutora em Administração pela Universidade de Brasília (2021), mestre em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Viçosa (2011) e graduada em Gestão de Cooperativas pela Universidade Federal de Viçosa (2006). Professora Adjunta na Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) com lotação na Diretoria de Educação Aberta e a Distância (DEAD). Coordenadora do curso de Administração Pública. Tem experiência na área de Administração Pública, cooperativismo e economia solidária.
Doutor em Matemática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, mesma instituição em que concluiu seu mestrado em 1989. Atualmente é Professor Associado do Departamento de Matemática Aplicada (GMA) da Universidade Federal Fluminense. Possui pesquisas nas áreas de Educação Matemática e Matemática Pura. Desenvolvedor do DRUMMATH, uma metodologia de ensino de Matemática para deficientes visuais que utiliza apenas sons e atividades motoras, atua nas áreas de Avaliações em Larga Escala, História e Filosofia da Matemática. Atuou como Capacitador dos Elaboradores e Revisores de Itens (ENEM/SAEB/ENCCEJA) e na Interpretação de Escalas (SAEB/PROVA BRASIL, ENEM). Nos anos de 2011, 2014, 2017 e 2021 coordenou a correção nacional das questões discursivas do ENADE, relativas aos cursos de Bacharelado e Licenciatura em Matemática. Em 2012, participou da equipe de Interpretação e Elaboração da Escala do ENEM e na Capacitação de Elaboradores de Itens de Matemática para o SAEB (5º ano EF e 3º ano EM). Membro do Grupo de Discussão de Reformulação das Matrizes do SAEB Matemática. É o coordenador do Programa Matemática Humanista (Facebook, YouTube, Instagram e Twitter), que atua na divulgação da Filosofia Humanista da Matemática e suas implicações em ensino, aprendizagem, avaliação e currículo. É músico profissional pela Ordem dos Músicos do Brasil (OMB - baterista) desde 1993.
Mestre em Educação pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB); graduado em Pedagogia pela UESB: graduado em Artes pela Universidade Metropolitana de Santos_ UNIMES; Especialista em Gestão, Supervisão e Orientação Educacional pela Universidade Cândido Mendes; vice- diretor pela Secretaria Municipal de Educação de Vitoria da Conquista; Professor da disciplina Movimentos sociais e educação- PARFOR-UESB, parecerista ad Hoc de revistas e periódicos educacionais , Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Movimentos Sociais, Diversidade e Educação do Campo e Cidade (GEPEMDECC/ Membro do Grupo de Estudos e linguagens formação de professores e práticas educativas -GELFORPE
Graduada em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia e Letras da Fundação Educacional do Vale do Jequitinhonha. Habilitação em Inspeção e Supervisão Escolar. Graduada em Ciências pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais . Graduada em Ciências/Biologia pela Universidade Estadual de Montes Claros. Pós -Graduação "Lato Sensu"-Especializacao em PSICOPEDAGOGIA pela Universidade Castelo Branco. Pós Graduação "Lato Sensu " em Ciências Biológicas pela Faculdade Integradas de Jacarepaguá. Pos-Graduação "Lato Sensu " em Gestão Escolar pela Faculdade Pitágoras de Belo Horizonte.
Graduada em Administração Pública pela UFVJM e em Direito pelo Centro Universitário FIPMoc. Especialização em Direito e Processo Civil e Direito Previdenciário. Advogada Municipal, e, escritório particular especializado em Direito Previdenciário.
Bacharel em Administração (UVA), Mestre e Doutor em Administração (UFBA). Professor Adjunto do Centro de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Federal do Cariri (CCSA/UFCA) e do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Gestão Social (PDGS/UFBA).
Graduado em Gestão de Cooperativas (UFV) e em Administração (UNICESUMAR). Mestre em Gestão Integrada de Territórios (UNIVALE). Prefeito Municipal de Teófilo Otoni/MG.
FIH