FIJA 2025 - Fórum de Inovação no Jornalismo Alagoano

Faça sua inscrição
Sábado, 26 de julho de 2025 Das 08:00 às 18:00
Maceió, AL Centro de Inovação Com transmissão online

Sobre o Evento

INGRESSOS PRESENCIAIS ESGOTADOS!

Prepare-se para o maior encontro de jornalismo inovador de Alagoas!

O FIJA está de volta em 2025 com uma edição especial e cheia de novidades. Vai ser um dia inteiro de trocas, aprendizados e conexões com quem está repensando a comunicação e construindo novas formas de fazer jornalismo no Brasil.

Você vai se inspirar com grandes nomes do jornalismo alagoano, Folha de S. Paulo, TV Band, Estadão e Google, além de profissionais incríveis que estão movimentando o jornalismo independente, os dados, a tecnologia e o empreendedorismo na área. Esta nova edição será no Centro de Inovação, no bairro de Jaraguá (Maceió).

No FIJA você vai contar com:

- Painéis e debates com temas atuais e futuros do jornalismo;
- Rodas de conversa para trocar experiências reais com quem vive o jornalismo no dia a dia;
- Networking poderoso com jornalistas, estudantes, comunicadores e empreendedores.
- Certificado de 8 horas de participação do evento.

Tudo isso em um só lugar, com valor acessível e experiência que só o FIJA pode proporcionar!

O FIJA é uma iniciativa da Agência Tatu, com patrocínio do Sebrae Alagoas, a partir do edital “Patrocínios a Eventos 2025”, que apoia a viabilização de eventos que tenham a inovação como eixo central em sua programação, valorizando o empreendedorismo e a geração de negócios inovadores. O evento conta com o apoio da Secretaria de Estado da Ciência, da Tecnologia e da Inovação de Alagoas, da Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Maceió, do Sindicato de Jornalistas de Alagoas e da Revista Alagoana.

A programação do evento pode sofrer alterações.

Palestrantes

  • Alexandre Lino (Sindjornal)
  • Augusto Fernandes Conconi (Google Brasil)
  • Daniel Paulino (Prefeitura de Maceió e Sonar Criativa)
  • Eliane Aquino (Secom Maceió)
  • Evandro Almeida Jr (TV Band)
  • Flávia Lima (MPE/AL)
  • Géssika Costa (Ajor e Olhos Jornalismo)
  • Graziela França (Agência Tatu)
  • Josué Seixas (Folha de São Paulo)
  • Lícia Souto (Revista Alagoana)
  • Lucas Maia (Agência Tatu)
  • Lucas Thaynan (Estadão e Agência Tatu)
  • Natalício Vieira (Seduc AL)
  • Raíssa França (Eufêmea)
  • Renata Bertolino (Secom Alagoas)
  • Talita Burbulhan (Estadão Verifica)
  • Wanessa Oliveira (Mídia Caeté)

Programação

08h30 Credenciamento Abertura
Local:

Credenciamento no evento

09h00 Abertura Abertura
Local: Auditório

Abertura do evento com Agência Tatu e Sebrae Alagoas

09h10 - Alexandre Lino (Sindjornal), Eliane Aquino (Secom Maceió), Renata Bertolino (Secom Alagoas) Os desafios e oportunidades da assessoria de comunicação institucional Mesa-redonda
Local: Auditório

Mediada pelo Sindjornal, essa discussão abordará como as Secretarias de Comunicação do Governo de Alagoas e da Prefeitura de Maceió enfrentam a rápida evolução no ambiente digital, a necessidade de transparência e engajamento público, além das novas tecnologias que estão moldando o campo da comunicação governamental. Uma oportunidade única para explorar como os órgãos estão se adaptando e inovando para oferecer uma comunicação de qualidade com a imprensa e, principalmente, com a sociedade.

09h50 - Géssika Costa (Ajor e Olhos Jornalismo), Lícia Souto (Revista Alagoana), Raíssa França (Eufêmea), Wanessa Oliveira (Mídia Caeté) Jornalismo independente em Alagoas: do avanço no presente aos olhares para o futuro Mesa-redonda
Local: Auditório

O jornalismo independente em Alagoas viveu um ciclo intenso de surgimento, afirmação e impacto nos últimos anos, ampliando vozes, inovando em formatos e perspectivas para a cobertura de temas sociais, culturais e políticos no estado. Nesta mesa, vamos revisitar essa trajetória recente, refletindo sobre os aprendizados e os pontos de virada que marcaram e marcam o ecossistema local. Sem esquecer do futuro, abriremos espaço para imaginar o que vem pela frente: quais são os desafios estruturais, as possibilidades de sustentabilidade e inovação e o papel da colaboração na construção de um futuro mais plural, forte e resiliente para as iniciativas independentes.

10h35 - Graziela França (Agência Tatu), Lucas Maia (Agência Tatu) Dados não são chatos: como transformar números em histórias de impacto Palestra
Local: Auditório

Contar boas histórias com dados é a essência do jornalismo de dados, e vai muito além de planilhas ou gráficos complexos. É sobre usar os dados como ponto de partida para revelar algo relevante, inédito ou surpreendente. Nesta palestra Graziela França e Lucas Maia abordarão como os dados podem abrir caminhos para novas narrativas sobre problemas sociais antigos e emergentes que o jornalismo precisa e pode se aprofundar.

11h10 - Josué Seixas (Folha de São Paulo) Sessão temática 1 (simultâneo) | Como transformar histórias locais em pautas de interesse nacional Sessão técnica
Local: Auditório

Seja no campo político, ambiental ou social, Alagoas reúne uma diversidade de pautas que frequentemente ganham projeção nacional. Cabe aos correspondentes locais de veículos de alcance nacional a missão de transformar histórias enraizadas no território alagoano em narrativas envolventes para o público de todo o país. É a partir desse olhar que Josué Seixas compartilha os desafios e aprendizados de atuar em importantes veículos nacionais e internacionais, sempre trazendo Alagoas como ponto de partida para suas reportagens.

11h10 - Evandro Almeida Jr (TV Band) Sessão temática 2 (simultâneo) | Produção de vídeo mobile com inteligência artificial Sessão técnica
Local: Anfiteatro

Os participantes vão aprender como usar ferramentas como ChatGPT e Gemini para transformar desafios em oportunidades, na produção de conteúdos em vídeo. Vamos desvendar mitos, explorar técnicas e criar prompts úteis para o cotidiano profissional. A ideia é mostrar que a IA pode ser uma parceira criativa para otimizar o tempo, gerar conteúdo de qualidade e expandir formatos — de textos a animações. Tudo isso em um espaço seguro, com trocas reais e exemplos do dia a dia.

12h20 Intervalo para almoço e networking Almoço
Local:

Intervalo para almoço

14h00 - Daniel Paulino (Prefeitura de Maceió e Sonar Criativa), Flávia Lima (MPE/AL), Natalício Vieira (Seduc AL) Sessão temática 3 (simultâneo) | Produção de conteúdo como aliada na divulgação jornalística Sessão técnica
Local: Anfiteatro

A produção de conteúdo nas redes sociais pode ser uma poderosa aliada na construção de narrativas institucionais que informam, engajam e geram valor para a sociedade. Nesta sessão de apresentação de cases, serão reveladas estratégias que vão além do informativo: conteúdo pensado para conectar, gerar confiança e ampliar o impacto das ações públicas. A ideia é inspirar, trocar experiências e evidenciar como boas histórias fortalecem a imagem institucional e aproximam as instituições das pessoas.

14h00 - Lucas Thaynan (Estadão e Agência Tatu) Sessão temática 4 (simultâneo) | Do bruto ao belo: como a visualização de dados pode transformar suas narrativas jornalísticas Sessão técnica
Local: Auditório

Flourish, Datawrapeer, Google Maps e outras. Dê os primeiros passos para aprimorar sua narrativa jornalística com ferramentas de visualização simples no jornalismo de dados. Descubra como gráficos, infográficos e mapas podem transformar complexidades em histórias claras e impactantes. Serão abordadas técnicas acessíveis para selecionar e criar visualizações que fortaleçam a compreensão e o engajamento do público, ampliando o alcance e a relevância das reportagens, de maneira eficaz, acessível e inovadora.

15h00 - Talita Burbulhan (Estadão Verifica) Da apuração à viralização: como construir conteúdo jornalístico que viraliza nas redes Palestra
Local: Auditório

Produzir conteúdos que viralizem, envolvam e impactem a audiência é um grande desafio na redações que buscam engajar o público e ampliar o alcance do jornalismo nas plataformas digitais. Nesse contexto, entender o comportamento das audiências e adaptar a narrativa para cada rede é fundamental. Essa conversa propõe reflexões sobre linguagem, formato e, principalmente, timing para alcançar relevância sem abrir mão da qualidade e da credibilidade jornalística.

16h10 Coffee-break e networking Intervalo
Local:

Coffee-break e networking - momento para partilhar contatos e conhecer com os participantes do evento.

16h30 - Augusto Fernandes Conconi (Google Brasil) Ferramentas de IA do Google para jornalistas Palestra
Local:

Um dos gigantes no universo das Big Techs, o Google oferece uma ampla gama de serviços e utilidades que permeiam nosso cotidiano, desde a organização da agenda pessoal até a utilização da inteligência artificial como assistente no trabalho jornalístico. Nesta palestra, Augusto Corconi apresentará como explorar as ferramentas de Inteligência Artificial do Google para otimizar suas tarefas, permitindo maior eficiência e qualidade na entrega

17h30 Encerramento e foto oficial do evento Encerramento
Local: Auditório

Encerramento rápido e foto oficial com participantes do evento

Carregando área de inscrição

Organizador

Agência Tatu