HISTÓRIAS DA FILOSOFIA CHINESA ANTIGA
100% ON-LINE - 15 ENCONTROS SÍNCRONOS
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RECOMENDADO PARA ESTUDIOSOS DA FILOSOFIA E DAS CIÊNCIAS DA RELIGIÃO
Este minicurso propõe um panorama histórico das filosofias chinesas antigas, englobando desde as transformações das culturas chinesas no fim do Neolítico, passando pelo período das dinastias reais e imperiais, até cerca do século XV EC. Trará noções instrumentais da língua chinesa com recursos da história, das artes e das religiosidades tradicionais do país.
Dos mitos fundacionais aos primeiros reis e heróis culturais, passaremos para o chamado Período da Primavera e do Outono, no qual as “Cem Escolas de Filosofia” floresceram colocando perguntas sobre o cosmos, a natureza, a ordem social e o papel dos humanos. De Confúcio e sua Escola, das linhagens dos Taoístas, até os Moístas e Legalistas, vários filósofos contribuíram para sedimentar a civilização chinesa. Nosso curso avançará também para depois da Unificação Imperial, com as transformações no “Confucionismo” e do “Neotaoísmo”; com a introdução do Budismo e as principais Escolas Chinesas de Budismo, até a Grande Síntese Neoconfuciana de Zhuxi (período Sòng-Míng).
QUEM MINISTRA:
Professor Dr. Otávio Souza e Rocha Dias Maciel
PROMOÇÃO:
ALUNOS NOVOS (PÚBLICO GERAL)
DE: R$ 350,00 POR 300,00 + 10% TX ADM = R$ 330,00
PROFESSORES DA REDE PÚBLICA, ALUNOS DE GRADUAÇÃO E ANTIGOS DO ASSEMBLAGEM
DE: R$ 250,00 POR R$ 200,00 + 10% TX ADM = R$ 220,00
(PAGAMENTOS POR PIX, BOLETO OU CARTÃO - À VISTA OU PARCELADO)
IMPORTANTE:
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CURRÍCULO DO CURSO E CALENDÁRIO DOS ENCONTROS
Encontro 1: Formações Culturais da China Antiga – 12 de maio (Noções instrumentais da língua chinesa: história, tons, recursos * Mito fundacional: “Três Soberanos e Cinco Imperadores” * Yijing (o “I Ching”) - invenção da escrita chinesa e os princípios da tecnociência * Ontologia e cosmologia da mudança * As Seis Teses fundamentais da Metafísica Chinesa em geral * A semilendária Dinastia Xià).
Encontro 2: Humanismo Chinês e as origens do “Confucionismo” – 14 de maio (Historiografia da Dinastia Sháng e seu colapso * O Humanismo dos primeiros reis e heróis da Dinastia Zhóu * Mandato do Céu e as Nove Categorias * As Seis Artes e a educação do “Gentleman” * Período da Primavera e do Outono * “Feudalismo” das Hegemonias até a Partição do Reino Jìn * As “Cem Escolas do Pensamento” e a pluralidade filosófica na China Antiga * A retomada do humanismo por Confúcio).
Encontro 3: Confucionismo Clássico I – Os Analectos – 16 de maio (Vida e obra de Confúcio * Analectos ou os "Ditos do Mestre Kong" * Ética e Governança Confuciana * Retificação dos Nomes * O “Agente Moral Superior”: a ideia de Junzi * Categorias do Caminho, do Céu e da Humanidade).
Encontro 4: Confucionismo Clássico II – O Livro dos Ritos – 19 de maio (A compilação de Confúcio dos Cinco Clássicos: Mutações, Documentos, Odes, Ritos; Anais da Primavera e do Outono * Seleções do Lijì O Livro dos Ritos * Q?l? - Regras do que é Apropriado (Capítulos 1 e 2) * Wángzhì – Regulações Reais (Capítulo 5) * L?yùn e L?qì - Transmissão e Interpretação dos Ritos (Capítulos 9 e 10) * Xuéjì – Registro sobre o Assunto da Educação (Capítulo 18) * A Doutrina do Centro (Capítulo 31) * O Grande Aprendizado (Capítulo 42)).
Encontro 5: Daoísmo na Dinastia Zh?u I – 21 de maio (Religiosidade Tradicional Chinesa e o “Daoísmo Religioso”: Os Três Professores Divinos; * O “Sem-Último” e o lendário Imperador de Jade * Laozi e o “Tao Te Ching” – Parte I * Sem-Último e o Grande-Último * Individualização e tipos de mutação).
Encontro 6: Daoísmo na Dinastia Zhóu II – 23 de maio (Laozi e o “Tao Te Ching” – Parte II * Caminho, Virtude, Não-Ação e “Autorreferência”. * Filosofia Negativa: O livro de Liezi sobre o que o Tao não-é * Filosofia e intuição do Dao em Zhuangzi: A filosofia por parábolas e alegorias; * O impacto do humor e do diálogo no estudo do Caminho).
Encontro 7: Humanismo além de Confúcio: Mozi e o Moísmo – 26 de maio (Período dos Estados Combatentes * Mozi e o “Amor Universal” (Cuidado Imparcial) Os Dez Princípios * Ética consequencialista e o "utilitarismo comunitário" * Diferenças em relação a Confúcio * Moísmo no Século XX - A Filosofia de Sun Yat-Sen).
Encontro 8: Pluralismo de Escolas Zhóu e a Unificação Qín – 28 de maio (Escolas Menores * Respostas dos Confucianos ao Daoísmo e ao Moísmo: Mêncio, educação e o bom governo * Xunzi e o primado das “tecnociências naturais” * Do Moísmo ao Legalismo Chinês: Reformas do Estado Qí e do Estado Hán * As obras de Shang Yang e Han Feizi * Violência universal na unificação da China sob a Dinastia Qín).
Encontro 9: Primeira Síntese Chinesa: Classicismo Hàn e o Neotaoísmo – 30 de maio (A Escola Huang Lao e a nova harmonia da Dinastia Hàn * Um “Daoísmo Naturalista”? Sobre o Livro de Huainan e a obra de Wang Chong (27-97 EC) * A polêmica dos confucianos dos “Novos Textos” e dos “Velhos Textos” * Neo-Daoísmo ou “Escola do Mistério” na Dinastia ? Jìn: Wangbi (226-249) e a categoria de (li, princípio) * Guoxiang (252-312), autorreferência e autotransformação da Natureza).
Encontro 10: Budismo Indiano e a Rota da Seda – 2 de junho (Princípios fundamentais do budismo pré-sectário: Três Marcas da Existência e as Quatro Nobres Verdades * O Caminho Óctuplo * Disputas entre o Budismo Theravada e as Escolas Mahayana * Cânone de Pali Madhyamaka, Yogacara, Terra Pura * Rota da Seda e o Budismo Vajrayana * As primeiras traduções para a China).
Encontro 11: Escolas Chinesas de Budismo I - Início e Tiantai – 4 de junho (A complexa recepção chinesa do budismo indiano: dificuldades de tradução, embates filosóficos e a “sinicização” do budismo * Madhyamaka e Yogacara na China * Embates com o Daoísmo e com o Confucionismo * Mestre Zhiyi e o Budismo Tiantai * A Doutrina das Três Verdades e a filosofia da diferença * “Talidade” além do materialismo e do idealismo * “Três Mil Reinos num Instante de Pensamento” e o pluralismo cosmológico * Realismo Tiantai e sua metafísica do tempo).
Encontro 12: Escolas Chinesas de Budismo II - Huayan – 6 de junho (Fazang e a Escola Huayan do Sutra da Grinalda de Flores * Dharmadh?tu: dimensões e jurisdições da realidade * Coisa-evento; princípio-textura e a teoria da interação sem obstrução * Cinco níveis da realidade.
Dependência integrada e essência-função * A “interfusão perfeita de seis características”.
Encontro 13: Escolas Chinesas de Budismo III - Chán/Zen – 9 de junho (Heranças do Taoísmo no Chán (Zen)? * Bodhidharma e as primeiras “transmissões do Dharma” do Chán: Huike e Sengcan * Daoxin e Hongren: a institucionalização do Chán * O Sutra da Plataforma de Huineng * As “Cinco Casas” do Budismo Chán durante a Dinastia Táng * Linhagens via Mazu e a peculiar pedagogia Chán * Centralidade da meditação na linhagem Caodong ).
Encontro 14: A Caminho do Neoconfucionismo – 11 de junho (Renascimento do confucionismo e as críticas à ontologia budista * O “Princípio Celestial de Sinceridade”: natureza-viva e ontologia processual * A revisitação “neoconfuciana” de Mêncio * Zhou Dunyi e o trânsito entre metafísica e ética * Zhangzai: filosofia da força material e o papel da educação * Os Irmãos Chéng e a Escola do Princípio).
Encontro 15: Neoconfucionismo Sòng e a Segunda Síntese Chinesa – 13 de junho (A “Grande Síntese” Neoconfuciana de Zh?x? * Da ontologia à cosmologia, e da cosmologia à ética: um sistema universal * Força-material, individuação e a investigação dos princípios do que há * Filosofia na China Imperial entre as Dinastias Sòng e Míng: a “Terra dos Três Ensinamentos” * Filosofias e religiosidades budistas e daoístas * Ortodoxia e heterodoxia entre os confucianos tardios).
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Somos profissionais de distintas áreas de Humanidades que atuam nas mais diversas áreas profissionais onde o conhecimento precisa ser comunicado, transformado, disseminado e gerenciado. Voamos por muitos territórios do conhecimento e nos recusamos a enxergar apenas o lugar onde estamos, mas enxergamos além, nutridos por valores éticos de duração eterna.
Nossa missão;
Reunir, processar e colocar conhecimento em circulação, gerando e distribuindo riquezas entre saberes transdisciplinares articulados e capacitando pessoas e organizações em todos os níveis.
Nossos valores:
Responsabilidade. Excelência. Lealdade.