Como o número 12 está fortemente ligado à justiça que nesta décima seguna edição do festival, voltaremos às origens e ampliaremos o relacionamento com a comunidade negra ao refletirmos, a partir da Baixada Fluminense, sobre as alterações no âmbito da cultura e em prol da igualdade racial no Brasil e no exterior. Neste sentido, lhe convidamos a caminhar conosco sobre o novo contexto em que o país vive. Dito isto, neste ano, o tema do festival é Literatura antirracista na promoção da paz, justiça e instituições eficazes. Neste ano continuaremos com a submissão para o concurso de contos e poesias.
Por isso que neste ano a Academia de Letras e Artes de São João de Meriti, o Instituto Federal do Rio de Janeiro e a Prefeitura de São João de Meriti, por meio do FLIDAM, focarão em um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) , que são uma coleção de 17 metas globais, estabelecidas pela Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU). Os ODS são parte da Resolução 70/1 da Assembleia Geral das Nações Unidas: "Transformando o nosso mundo: a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável",que depois foi encurtado para Agenda 203016.
Logo a ODS 16, que trata Paz, Justiça e Instituições Eficazes, cujo o objetivo é promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis, sendo que a meta 16.1, para as Nações Unidas está focada em reduzir significativamente todas as formas de violência e as taxas de mortalidade relacionada em todos os lugares, e no Brasil, foca em reduzir significativamente todas as formas de violência e as taxas de mortalidade relacionadas, em todos os lugares, inclusive com a redução de 1/3 das taxas de feminicídio e de homicídios de crianças, adolescentes, jovens, negros, indígenas, mulheres e LGBTQIAPN+.
Abaixo a lista dos temas anteriores do festival:
1º edição, 2013, Praça da Matriz: "Composição da produção literária e artística afrodescendente contemporânea";
2º edição, 2014, Praça da Matriz: "Violências simbólicas e Igualdade Racial: Desafios, propostas e perspectivas";
3º edição, 2015, Praça da Matriz: "180 anos da revolta dos Malês";
4º edição, 2016, Praça da Matriz: "Cultura Banto";
5º edição, 2017, Praça da Matriz: "Identidades negras";
6º edição, 2018, Praça da Matriz: "Abolição? 130 anos depois";
7º edição, 2019, Praça da Matriz: "Diásporas";
8º edição, 2020, On-line: "Qual o papel do Brasil na Diáspora Africana?";
9º edição, 2021, On-line: "Aquilombar-se";
10º edição, 2022, IFRJ: "Pela ampliação da política de cotas raciais em universidades e institutos brasileiros".
11º edição, 2023, Praça da Matriz: "Racismo Ambiental: Ancestralidade, Sustentabilidade e Cidadania";
Professor Rodney, Dr.
Curador