O FLISOL é um evento realizado, simultaneamente, em diversas cidades da América Latina e tem como principal objetivo, promover o uso de software livre, fazendo instalação de softwares livres, apresentando sua filosofia, seu alcance, avanços e desenvolvimento ao público em geral. O Flisol acontece, historicamente, no 4º sábado de abril (em 2006 foi no 25 de março; em 2007, 28 de abril; 2008, 26 de abril; 2009 e 2010, no dia 24 de abril; 2011, no dia 9 de abril;2012, 28 de abril; 2013, 27 de abril; 2014, 26 abril; 2015, 26 abril;2016, 08 abril;2017). O Flisol 2017 está marcado para o dia 08 de abril. O evento é gratuito e aberto a todo o público: curiosos, interessados e amantes do Software Livre. Nesse dia os voluntários propõe a instalação de Software Livre, como distribuições de GNU/Linux, sistemas BSD, e aplicativos livres para Windows em geral. Alguns eventos também contam com palestras, oficinas, sala de degustação e gravações de mídias (live-CD/DVD e/ou pendrives).

Com esta finalidade, Ananindeua ira entra em 2017 nessa maratona pela 2ª vez. A onde América Latina toda neste dia estará conectada ao mesmo tempo falando sobre um mesmo tema. É o maior evento colaborativo descentralizado do mundo. A instalação de Software Livre é feita de forma gratuita por pessoas tecnicamente preparadas para tal procedimento. Aplicativos livres também são instalados nos computadores, independendo do sistema operacional, sendo observadas a compatibilidade do aplicativo com o sistema em questão.

O FLISOL busca estreitar e ampliar o contato de usuários de computadores com o mundo do Software Livre. O evento permite que as pessoas conheçam outros usuários, troquem dúvidas e sugestões.

Como objetivos primordiais do evento podemos destacar:

  • A promoção do uso de Software Livre em geral e da adoção de sua filosofia de colaboração e compartilhamento de conhecimento em todas as áreas, especialmente na educação;
  • A criação e o estabelecimento de novas interações entre usuários e desenvolvedores;
  • A promoção da autoria por meio da realização de palestras e minicursos com a participação social de toda a comunidade;
  • A aproximação de novos usuários do software livre com apoio na instalação de softwares;
  • A participação cidadã colaborativa e o desenvolvimento de novas competências tecnológicas;
  • O desenvolvimento de novas tecnologias e a ampliação de novos mercados tecnológicos.

Compartilhe!

Apoio