FLISoL 2016 Cascavel

Já consolidado no Calendário de Eventos de Cascavel, o Flisol (Festival Latino-americano de Instalação de Software Livre) que aconteceu neste último 16/04, organizado pelo Laboratório de Inovação da Fundetec em parceria com o HackerClub Cascavel, demonstra mais uma vez o potencial tecnológico de Cascavel, jovens de 07 a 99 anos puderam participar de diversas atividades de troca de conhecimento e experiências proporcionadas pelas 17 palestras e 3 oficinas, além de Mostras de Robótica e Impressão 3d, que aconteceram na AGROTEC.
O evento em sua 12ª Edição na América Latina e 3ª Edição em Cascavel, reuniu mais de 350 estudantes, professores e profissionais ligados à área de tecnologia para instalar e conhecer um pouco mais sobre o mundo do Software e Hardware Livre. Recepcionados com um café da manhã reforçado proporcionado pela organização do evento, preparando para uma programação extensa que tomaram todos os espaços do dia dos participantes. Como primeira palestra do dia, o Professor Alexandre “Casemonstro” Ferreira, Diretor na Secretaria de Ciência e Tecnologia da Cidade de Pato Branco, criador da “Oficina de Chão” realizada dentro da Campus Party, maior evento de tecnologia do Brasil, introduziu aos participantes o mundo da Pepakura, um método de construção de objetos tridimensionais a partir de papel, semelhante ao origami. Contudo, distingue-se em que a construção geralmente é feita com vários pedaços de papel, e esses pedaços são cortados com tesoura e fixados uns aos outros com cola, em vez de se suportarem individualmente, e posteriormente podem ser incrementados com resinas para terem uma estrutura sólida. Esta técnica é usada por ele na construção de seus robôs e Casemods, como o Homem de Ferro, trazido por ele para o Flisol Cascavel. Na sequencia o público se dividiu entre várias salas para participarem das diversas outras palestras que aconteciam simultaneamente, em diversos níveis diferentes, desde palestras mais técnicas, passando por conteúdos filosóficos e chegando ao Movimento Maker e suas possibilidades para transformação social.
Durante todo o dia paralelamente as palestras outras atividades foram realizadas, o Install Fest, em que voluntários instalavam softwares Livres para os participantes do evento, desde sistemas operacionais, softwares de edição de textos, edição gráfica, jogos e outros, bem como a Mostra de Robótica, em que alunos de instituições públicas como CEEP, IFPR , bem como das Escolas Municipais de Cascavel, onde crianças a partir de 7 anos, que participam de projetos da Rede Municipal em parceria com a Fundetec e HackerClub Cascavel, criam e programam seus próprios Robôs, demonstrando que é possível fazer um educação de qualidade, desde o Ensino Fundamental – Séries Iniciais.
No meio da tarde, brindados com um bate-papo com o Professor Isidro, do projeto Programaê, que visa levar a programação a todas as áreas da vida, utilizando uma técnica própria, o professor demonstrou que qualquer pessoa pode aprender a programar um computador usando as ferramentas disponibilizadas pelo Site do Programaê, uma experiência única para muitos presentes no evento, que jamais se imaginaram programando em qualquer linguagem de programação.
E finalizando o dia com uma apresentação do Mestrando Gustavo Soares de Lima, sobre Gerenciamento e configuração de Servidores com Puppet, Gustavo, que vinha de uma longa jornada durante o dia em que ministrou outras 4 palestras, sempre lotadas, todas voltadas para os interessados em aprender um pouco mais do mundo do Gnu/Linux, encerrando assim um grande evento de tecnologia.
Palestras que aconteceram durante o evento:
Ansible: Infraestrutura como Código – Jonatas Baldin de Oliveira
Arduino: Press Compile to Play! – João Paulo Polles
Auditoria em servidores GNU/Linux – Jacson “Spacial” Querubim
Como trabalhar/ajudar projetos através do Github – João Paulo Polles
Desenvolvendo jogos simples em Java, um exemplo com Quiz – Lucas Lang
Diversão e programação na escola com o Programaê! – Professor Isidro Masseto
Do Sketchup para mundo real – Alexandre “Casemonstro” Ferreira
Ferramentas para o Ensino e Aprendizagem de programação – Jocemar do Nascimento
Hardware Livre na Quarta revolução industrial – Cláudio Olmedo
Implementação do Sistema de Virtualização de Data Center oVirt em um Cenário Laboratorial – Wesley Morais de Oliveira
Impressão 3D a Tecnologia e suas Aplicações – Wesley Melo Moreira
Impressora 3D: Faça a sua! – Daniel Defante Batista
Técnico em Eletrônica: Formação intelectual para soluções em Hardware – Gelson Leandro Kaul
Utilizando Softwares Livres para auxiliar na educação – Silvia Tavares
Programando em Shell Script – Gustavo Soares de Lima
Virtualização e Clusterização no Linux – Gustavo Soares de Lima
Gerenciamento avançado de Kernel Linux – Gustavo Soares de Lima
Gerenciamento de Configurações com Puppet - Gustavo Soares de Lima
Segurança de dados com Linux – Gustavo Soares de Lima




















Leia mais... →

LOCAL DO EVENTO

CENTRO DE EVENTOS DA AGROTEC - Rodovia BR-277, Km 573, Trevo São João, Cascavel - Paraná