Dentro do contexto de aumento da demanda por aplicações que ofereçam suporte a sistemas de alta disponibilidade ou High Availability (HA) em ambientes de computação distribuída, foi desenvolvida a tecnologia oVirt, aplicação open source mantida atualmente pela empresa Red Hat e comunidade, mas que teve no início de seu desenvolvimento a participação de outras como: Canonical, Cisco, IBM, Intel, NetApp e SUSE.
Sistemas de alta disponibilidade são essenciais em cenários onde dados são processados a todo instante, constitui-se este, a junção de maneira inteligente entre a parte física com a lógica de modo que uma informação seja enviada ou recebida pelo usuário, independente do horário ou problema por parte dos servidores onde este sistema está implantado.
Na computação distribuída, ocorre a fragmentação das tarefas entre as máquinas ali existentes, de modo que uma máquina não fique sobrecarregada e caso isso aconteça os processos por ela executados sejam redistribuídos para outras mais livres, isso é importante para que o cenário como um todo não trave e o mesmo tenha o controle sobre os recursos de processamento, consiga alocar quantidade de recursos necessária para executar tal tarefa, ou seja, consiga saber antecipadamente o que tem disponível para processamento e efetuar esta ação.
Quando alia-se computação distribuída com alta disponibilidade, há um ganho na segurança e no desempenho das tarefas, pois estas serão executadas em uma ou mais máquinas e depois de processadas serão entregues aos destinatários (usuários) por meio de um dos caminhos configurados. O oVirt é uma opção de software de Sistema de Alta disponibilidade juntamente com Computação distribuída.
Com início em 2011, o projeto oVirt tornou-se caso de sucesso em algumas empresas como:
AlterWay, CloudSpin, Judici, Keele Univesity e aqui no Brasil, no Parque Tecnológico de Itaipu.
As empresas citadas, através do oVirt, executam as máquinas virtuais tendo o armazenamento em nuvem, disponibilizando recursos computacionais para realização de testes de softwares, documentação e arquivamento de dados
Assim, o oVirt permite manter vários data centers virtualizados e sincronizados em rede local ou global, distribuindo sua carga de trabalho em as diferentes fazendas de servidores.     Assumindo a virtualização de sistemas como uma tendência, é possível executar vários recursos de maneira dinâmica, isto é, uma mesma máquina física pode estar rodando um ou mais sistemas baseados em uma distro Linux e em alguns minutos já serão outras distribuições ou outros sistemas operacionais processando outras tarefas, outros usuários. Como o oVirt oferece suporte a HA (High Availability), se em algum momento uma destas máquinas apresentar estado de não operacional, será feito a migração da(s) VM(s) em execução para outro host ou ainda outro data center que esteja disponível e operante ou dividirá a carga de trabalho entre os clusters internos, se o cenário permitir.

Compartilhe!

Parceiros

Organização