I Seminário Genealogias sertanejas: história e diversidade
O I Seminário Genealogias sertanejas: história e diversidade tem como objetivo geral proporcionar um compartilhamento de saberes acadêmicos sobre o campo da pesquisa genealógica atrelada ao domínio temático da História dos Sertões, a partir do cruzamento de esforços institucionais, que partem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e, especificamente, da área de História do Centro de Ensino Superior do Seridó (CERES), Campus de Caicó.
O seminário, dessa forma, aposta no fortalecimento desses dois campos, o da Genealogia e o da História dos Sertões, a partir da confluência de pesquisadores da História e das Humanidades para importantes discussões de temas a ele correlatos. Trata-se, aqui, de uma ação de continuidade a pesquisas do coordenador do LAPOPS, Prof. Helder Macedo, atrelada, também, ao projeto de extensão Antepassados esquecidos: genealogia, história e educação nos Sertões do Seridó.
Em sua primeira edição, o evento é promovido pelo Laboratório de Estudo de Populações Sertanejas - LAPOPS e pelo Grupo de Pesquisa Sociedade e Cultura em Sertões Coloniais: história e historiografia - SERCOL, contando com apoio institucional do Programa de Pós-Graduação em História - Mestrado em História dos Sertões (PPGHC-CERES-UFRN), Departamento de História (DHC-CERES-UFRN) e Curso de Licenciatura em História da UFRN-CERES.
Dentre os benefícios esperados, listamos: (1) o fortalecimento do campo temático da Genealogia e o da História dos Sertões entre os segmentos promotores do evento e as pessoas que participarão da programação, seja a partir dos convidados, seja a partir da interação dos inscritos; (2) a troca de saberes entre as pessoas que participarão do seminário, acadêmicos e não acadêmicos; (3) a difusão do conhecimento científico produzido no âmbito da UFRN; (4) e a publicação dos textos dos painéis que compõem o seminário, no formato de livro.
O seminário, em sua primeira edição, tem como temática Genealogias sertanejas: história e diversidade. Ele explora diversas possibilidades de estudos genealógicos, como aqueles focados em qualidades (brancos, indígenas, quilombolas, pardos), condição (libertos) e gênero (mulheres).
Trata-se de um evento remoto, cuja transmissão se dará pelo Canal do PPGHC-UFRN no Youtube, no endereço https://www.youtube.com/PPGHCUFRN. A proposta é vinculada ao Edital nº 14/2022 - UFRN - PROEX - Eventos Integrados para 2023, embora não tenha recebido financiamento.
4 de maio de 2023, 14h00 - 21h00
Evento Online
O link do evento ainda não foi informado
Denúncia enviada com sucesso!
Denunciar este evento
Por favor, descreva abaixo a razão da sua denúncia.