Palestrantes
Conheça nossos palestrantes
Pedro Pinheiro Araújo Júnior
Rede Estadual de Ensino do Rio Grande do Norte
Doutorando e Mestre em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Especialista em História do Brasil pela Universidade Potiguar. Bacharel e licenciado em História pela UFRN. Atua como professor da rede pública estadual do Rio Grande do Norte. É pesquisador do grupo de pesquisa SERCOL - Sociedade e cultura em sertões coloniais: história e historiografia - UFRN. Sócio e membro fundador da Academia Tourense de Ciências, Cultura e Política. Seus interesses em pesquisas estão ligados à História dos Sertões, Cartografia Histórica, História Indígena, História do Rio Grande do Norte, mestiçagens, populações tradicionais, escravidão e patrimônio.
Matheus Barbosa Santos
Câmara Municipal de Currais Novos
Graduado em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Centro de Ensino Superior do Seridó (CERES), Campus de Caicó (2020). Foi bolsista PIBIC UFRN (IC) do Projeto de Pesquisa "História das Mestiçagens nos Sertões do Rio Grande do Norte por Meio de Um Léxico das "Qualidades" (Séculos XVIII-XIX)" (2016-2019), e Bolsista Faex do Projeto de Extensão "LABORDOC: Ações Ligadas a Documentos Manuscritos do Seridó" (2019), ambos projetos orientados pelo Prof. Helder Alexandre Medeiros de Macedo. Atualmente é discente do Programa de Pós-Graduação em História do CERES - Mestrado em História dos Sertões (UFRN-CERES-MHIST). Integra o Grupo de Pesquisa "História dos Sertões" (UFRN/CNPq).
Eliton Souto de Medeiros
Universidade Federal da Paraíba
Possui graduação em Engenharia de Materiais pela Universidade Federal da Paraíba (2000), mestrado em Ciência e Engenharia dos Materiais pela Universidade Federal de São Carlos (2002), doutorado em Ciência e Engenharia dos Materiais pela Universidade Federal de São Carlos (2006) e pós-doutorado pelo United States Department of Agriculture (USDA), 2008. Atualmente é professor Associado I do Departamento de Engenharia de Materiais (DEMAT) da Universidade Federal da Paraíba (UFPb). Tem experiência na área de Engenharia de Materiais, atuando principalmente nos seguintes temas: compósitos e nanocompósitos, polimeros condutores e sensores, polímeros biodegradáveis, síntese de polímeros biodegradáveis, nanotecnologia e Solution Blow Spinning. Escritor e genealogista, é autor do livro Pelos caminhos da família Macedo: do Sertão do Paó ao Seridó.
Damião Silva da Paz
Sítio Histórico e Ecológico Gamboa do Jaguaribe
Estudante de Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, fotógrafo, realizador audiovisual, membro do Sítio Histórico e Ecológico Gamboa do Jaguaribe, integrante de grupos de pesquisa sobre história, línguas e culturas indígenas.
Sebastião Genicarlos dos Santos
Comunidade quilombola Boa Vista dos Negros - Parelhas-RN
Possui graduação em História ´licenciatura e bacharelado´ pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2008) e mestrado em Antropologia Social pela mesma universidade (2020). Atualmente faz doutorado em História Pela Universidade Federal Rural de Pernambuco. Tem se dedicado ao estudo da escravidão, presença e protagonismo negro na região Seridó norte-rio-grandense e é professor de História da Rede Estadual de Educação do Rio Grande do Norte, atuando na Escola Bernardino Sena, uma das poucas escolas quilombolas do estado. É membro do Museu Virtual Tronco, Ramos e Raízes, faz parte do grupo de estudos Cultura, Identidades e Relações Simbólicas (CIRS) do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social (PPGAS) da UFRN e é colaborador do Núcleo de Estudos Afrodescendentes e Indígenas (NEABI) do Instituto Técnico Federal do Rio Grande do Norte - Campus Parelhas.
Maiara Silva Araújo
Escola Municipal Ascendina Lustosa, Vera Cruz-RN
Doutoranda em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN. Mestra (2019) e licenciada (2016) em História pela mesma universidade. Atuou como bolsista de pesquisa na Iniciação Científica (PIBIC/CNPq), vinculada ao Projeto de Pesquisa Populações mestiças no Seridó: demografia e relações familiares (séculos XVIII e XIX), sob orientação do Prof. Dr. Helder Alexandre Medeiros de Macedo. (2013-2015). Desenvolveu atividades como bolsista de extensão na MNEME: Revista de Humanidades em História (2015). Participou do grupo de pesquisa História dos Sertões, pertencente ao Centro de Ensino Superior do Seridó - CERES da UFRN (2017-2021). Atualmente é membro do grupo de pesquisa Sociedade e Cultura em Sertões Coloniais: história e historiografia (SERCOL), vinculado ao CERES da UFRN. Possui interesse pela áreas de pesquisa associadas ao Brasil Colônia, como demografia, mestiçagens, escravidão e administração militar.
Maria Alda Jana Dantas de Medeiros
Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN
Graduada em História - Licenciatura pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Centro de Ensino Superior do Seridó, Campus de Caicó (2020) e Mestra em História pelo Programa de Pós-Graduação em História da UFRN-CERES. Faz parte do grupo de pesquisa Sociedade e Cultura em Sertões Coloniais: história e historiografia (SERCOL), da UFRN. Professora Substituta do Departamento de História da UFRN-CERES-Caicó.
Denúncia enviada com sucesso!
Denunciar este evento
Por favor, descreva abaixo a razão da sua denúncia.