Gestão de dados científicos: por onde começar?

Cada vez mais o conceito de Ciência Aberta e seus pilares entram na pauta e nas recomendações de melhores práticas para a realização de pesquisa. Um desses pilares é a gestão de dados e, sempre que possível, seu compartilhamento, respeitando privacidade e segurança dos envolvidos, propriedade intelectual, determinações legais. Mas de que dados estamos falando? Como se faz gestão de dados científicos?

O seminário visa apresentar a pesquisadores e bibliotecários os conceitos ciência aberta, gestão e compartilhamento de dados, questões legais, melhores práticas que potencializam o avanço da ciência e da geração de conhecimento, além dos benefícios do trabalho colaborativo entre esses dois grupos profissionais.

Palestras conceituais e exemplos de gestão de dados por instituições acadêmicas e de pesquisa compõem a programação, além de um workshop ministrado para bibliotecários e pesquisadores (vagas limitadas – as inscrições serão abertas durante o evento).

Nota: Caso você tente se inscrever e o primeiro lote estiver esgotado, por favor aguarde que abriremos lista de espera para novas vagas. Agradecemos o interesse.

Leia mais... →

LOCAL DO EVENTO

Evento online