Adriana Carla Silva de Oliveira

Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Autora do livro Ciência aberta, direitos de propriedade intelectual e autoria colaborativa, publicado em 2019. É Pós-Doutora em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2018). Doutora em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Paraíba (2016), doutorado sanduíche pela University of Tennessee, Estados Unidos (2015). Bacharel em Direito pela Universidade Potiguar (2010) e em Biblioteconomia pela Universidade Federal da Paraíba (1992). Professora colaboradora do Programa de Pós-graduação em Direito e em Gestão de Processos Institucionais (UFRN) e docente da Escola de Magistratura do Rio Grande do Norte. Alguns de seus temas de atuação são ciência aberta e ciência de dados, transformação digital, governança de dados, big data, smart cities, repositórios abertos, protocolos de interoperabilidade e padrões de metadados, inteligência artificial, direitos de propriedade intelectual, lei de proteção de dados pessoais, segurança da informação, conformidade e ética e autoria colaborativa.

Fabiano Couto Corrêa da Silva

Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Autor do livro Gestão de dados científicos, publicado em 2019. É graduado em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2002) e doutor em Información y documentación en la Sociedad del Conocimiento pela Universitat de Barcelona (2017). Professor Adjunto do Departamento de Ciência da Informação/FABICO da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), atuando no curso de graduação de Biblioteconomia e no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCIN). Tem experiência na área de Ciência da Informação, atuando principalmente nos temas gestão de dados científicos, produção científica, aprendizagem colaborativa e Ciência Aberta.

Gildenir Carolino Santos

Sistema de Bibliotecas da Universidade Estadual de Campinas (SBU/Unicamp)

Autor do livro Ciência aberta, sistemas e ambientes de informação: do acesso às boas práticas de pesquisa, em parceria com Valéria dos Santos Gouveia Martins, publicado em 2019. Bacharel em Biblioteconomia pela PUC de Campinas (1991). É Pós-Doutor em Divulgação Científica pelo Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo da Unicamp (2012). Doutor em Educação pela Faculdade de Educação da Unicamp (2008). Atualmente é editor-coordenador da Edubase (base de dados nacional em educação e áreas afins do Sistema de Bibliotecas da UNICAMP), editor do e-LIS (Repository e-prints Library and Information Science), coordena projetos para elaboração de bibliotecas tradicionais e digitais, bem como bases de dados, construção de portais e periódicos eletrônicos (ferramentas OJS/SEER). Tem experiência editoração científica, periódicos eletrônicos científicos, e indexação. Responsável pelo Portal de Periódicos Eletrônicos Científicos da Unicamp, desde novembro/2014.

Jonathan Crabtree

Odum Institute for Research in Social Science (UNC Chapel Hill)

Doutor em Ciência da Informação e Biblioteconomia pela University of North Caroline, com pesquisa sobre auditoria de repositórios confiáveis. Diretor assistente do Research Data Information Systems (RDIS) no Odum Institute for Research in Social Science da University of North Caroline (Chapel Hill), onde atua há mais 25 anos. Responsável por planejar e manter a infraestrutura tecnológica que dá apoio a todos os serviços do instituto. É um dos líderes do consórcio Global Dataverse Community (GDCC), presidente da International Federation of Data Organizations (IFDO) e lidera o grupo de desenvolvimento que dá suporte ao uso do Dataverse pra a publicação de dados e fluxos de trabalho de verificação para periódicos. É especialista em tecnologia para informação médica, engenharia elétrica, biblioteconomia e ciência da informação, preservação digital, ciência da computação, economia, hidrologia, geomorfologia e sistemas de informação geográfica.

Laura Vilela Rodrigues Rezende

Universidade Federal de Goiás (UFG)

Professora visitante na Universidade de Harvard junto à equipe de Curadoria Digital do Projeto Dataverse no Institute for Quantitative Social Science (IQSS). Estágio Pós-Doutoral na Universidade de Barcelona em projetos de pesquisa sobre ciência aberta, preservação digital e biblioteca escolar no contexto europeu e brasileiro. Doutora e mestre em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília (UnB). Especialista em Inteligência Organizacional e Competitiva pela Universidade de Brasília (UnB). Especialista em Redes de Computadores pela Universidade Católica de Goiás (UCG). Graduada em Ciência da Computação pela Universidade Católica de Goiás (UCG). Professora Associada da Universidade Federal de Goiás (UFG) atuando nas áreas de: gestão de dados de pesquisa, ciência aberta, preservação digital, curadoria digital, mídias sociais digitais, acervos culturais digitais, inclusão social e digital, biblioteca escolar, inteligência competitiva.

Valéria dos Santos Gouveia Martins

Sistema de Bibliotecas da Universidade Estadual de Campinas (SBU/Unicamp)

Autora do livro Ciência aberta, sistemas e ambientes de informação: do acesso às boas práticas de pesquisa, em parceria com Gildenir Carolino Santos, publicado em 2019. Doutora em Ciência da Informação pela UNESP/Marília (2016) graduada em Biblioteconomia pela PUC de Campinas (1980). De 2004 a 2018 foi Coordenadora Associada do Sistema de Bibliotecas da UNICAMP e Diretora Técnica da Biblioteca Central Cesar Lattes. Docente na PUC de Campinas, desde 2014, em disciplinas como: Gestão da Informação, Planejamento e Elaboração de Bases de Dados, Administração Orçamentária em Unidades de Informação, Métodos Quantitativos Aplicados à Biblioteconomia, Informação Ciência e Tecnologia, Administração em Unidades de Informação. Tem experiência com ênfase nos temas: gestão de biblioteca universitária, planejamento e desenvolvimento de sistemas de informação, estudos de indicadores em unidades de informação, gestão cultural e elaboração e implantação de projetos. Em 2018 foi nomeada Coordenadora do Sistema de Bibliotecas da Unicamp.

Vanessa de Arruda Jorge

Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz)

Coautora do livro Livro Verde - Ciência aberta e dados abertos: mapeamento e análise de políticas, infraestruturas e estratégias em perspectiva nacional e internacional, publicado em 2017. Doutora e Mestre em Ciência da Informação pelo convênio IBICT/UFRJ, graduada em Arquivologia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Atualmente é Tecnologista em Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz, atuando na Coordenação de Informação e Comunicação da Vice-presidência de Educação, Informação e Comunicação (VPEIC). É membro na Fiocruz do Grupo de Trabalho em Ciência Aberta (GTCA), do Sistema de Gestão de Documentos e Arquivos (Sigda), da secretaria executiva da Comissão Permanente de Acesso a Informações. Membro do Laboratório Interdisciplinar sobre Informação e Conhecimento (LIINC). Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Arquivologia, Gestão da informação e Ciência Aberta.