REGULAMENTO DA GINCANA DE INTEGRAÇÃO TECENDO LAÇOS
*Retificado em 24 de outubro de 2017


 

1. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS
1.1. Este Regulamento dispõe sobre a Gincana de Integração Tecendo Laços, que tem a finalidade de integrar estudantes e servidores do IFB, Campus Planaltina, e contribuir para a formação integral, sobretudo em aspectos relacionados ao desenvolvimento sócio afetivo e a valores que favoreçam a qualidade de vida e o desenvolvimento humano.
1.2. As atividades  abordarão os temas igualdade, interação, acessibilidade, sustentabilidade, saúde e bem-estar, e os participantes irão vivenciar desafios elaborados com base em princípios de colaboração, respeito mútuo, solidariedade entre outros.
1.3. A   Gincana é uma iniciativa de estudantes, com o apoio de professores e servidores técnicos administrativos e conta com recursos financeiros do Programa de Incentivo à Cultura, Esporte e Lazer Discente – PINCEL, edição 2017/2.
1.4. Todas as pessoas que participarem desta Gincana estarão sujeitas às condições deste Regulamento.
1.5. Não serão aceitas alegações de desconhecimento deste documento, posto que será dada a necessária publicidade ao mesmo no site https://www.doity.com.br/gincana-tecendolacos .



2. DOS OBJETIVOS:
2.1. A Gincana de Integração Tecendo Laços tem os seguintes objetivos:
2.1.1 Promover a mobilização e a integração dos estudantes, servidores docentes e técnicos administrativos e comunidade, para favorecer o estreitamento de laços entre servidores e estudantes e entre o IFB Campus Planaltina e a comunidade.
2.1.2 Desenvolver valores relevantes para a formação integral e para a coletividade.
2.1.3 Desenvolver o espírito de participação e práticas colaborativas.
2.1.4 Desenvolver aspectos culturais e lúdicos que contribuam para o sentimento de pertencimento dos estudantes ao curso e ao Campus Planaltina e, consequentemente, para sua permanência e êxito no curso.

3. DA ADESÃO À GINCANA DE INTEGRAÇÃO TECENDO LAÇOS
3.1. Estudantes com matrícula ativa nos cursos e servidores que atuam no Campus Planaltina poderão participar da Gincana mediante adesão a uma equipe ou mediante colaboração ou apoio técnico à realização das atividades.
3.2. A equipe deverá ter, no mínimo, 9 (nove) integrantes e, no máximo, 12 (doze) integrantes.
3.3. As equipes serão constituídas por, no mínimo, 2 (dois) estudantes de curso técnico, 1 (um) estudante do Curso Superior de Tecnologia em Agroecologia, 1 (um) estudante do Curso de Graduação em Licenciatura, 1 (um) professor e 1 (um) servidor Técnico Administrativo.
3.4. Os estudantes deverão possuir matrícula ativa em curso do Campus Planaltina e os servidores deverão atuar no Campus Planaltina, podendo ter qualquer espécie de vínculo (efetivo da Rede Federal, professor substituto, funcionário do GDF ou terceirizado).
3.5. Estarão impedidos de compor equipe apenas os membros da Comissão Organizadora e os integrantes da Comissão Avaliadora.

3.6. A participação na Gincana será limitada a 72 (setenta e duas) pessoas e caso o número de inscritos ultrapasse esta quantidade, será realizado um sorteio público em data e horário a ser comunicado pela Comissão Organizadora.
3.7. Cada equipe deverá indicar um de seus integrantes para atuar como interlocutor junto à Comissão Organizadora do evento, cumprindo as seguintes atribuições:
3.7.1. estabelecer comunicação com a Comissão Organizadora;
3.7.2. participar de reuniões quando convocado;
3.7.3. informar aos integrantes da equipe a respeito de comunicados extraordinários feitos pela Comissão Organizadora;
3.7.4. entregar formulários, comprovantes, assim como documentos que se façam necessários para a execução das atividades;
3.7.5. assinar o Termo de Responsabilidade e Compromissos da Gincana de Integração Tecendo Laços, juntamente com os demais integrantes da equipe, comprovando ciência e o cumprimento deste Regulamento.
3.8. É de responsabilidade de cada participante da Gincana:
3.8.1. assinar o Termo de Responsabilidade e Compromissos da Gincana de Integração Tecendo Laços, juntamente com os demais integrantes da equipe, comprovando ciência e o cumprimento deste Regulamento;
3.8.2. cumprir este regulamento, de forma a contribuir para o alcance dos objetivos da Gincana;
3.8.3. acompanhar informações disponibilizadas pela Comissão Organizadora no site https://www.doity.com.br/gincana-tecendolacos;

3.8.4. participar ativamente das atividades, respeitando os princípios de colaboração, respeito mútuo, solidariedade e valores humanos que promovam a integração.
3.9. A participação na condição de colaborador ou apoio técnico poderá ocorrer mediante convite da Comissão Organizadora ou a partir de manifestação voluntária de estudante matriculado, Servidor que atua no IFB, bem como de pessoas da comunidade externa.
3.10. Os participantes terão direito a certificado, que será emitido pela Comissão Organizadora, podendo ser reconhecido para atividades complementares no curso, em consonância com o Projeto Pedagógico do Curso e sob anuência da Coordenação do respectivo curso.
3.11. O não cumprimento deste Regulamento será submetido à análise da Comissão Organizadora e poderá repercutir na avaliação da equipe, inclusive em suspensão da participação nas atividades.

4. DAS INSCRIÇÕES:
4.1. Cada equipe efetuará sua inscrição mediante o preenchimento do formulário, anexo l, a ser entregue à Comissão Organizadora, no posto de recepção de inscrições no hall do prédio principal do Campus Planaltin, nos seguintes dias e horários:

Dia

Horário

 

19, 20, 23, 24* e 25*
de outubro

 

Das 10 às 12h
Das 13 às 15h
Das 17 às 20h


4.2. Cada participante da Gincana deverá realizar a confirmação de sua participação em formulário eletrônico, entre os dias 26* e 27* de outubro, no site https://www.doity.com.br/gincana-tecendolacos

4.3. O preenchimento inadequado dos formulários ou o não preenchimento na forma e prazos estabelecidos neste Regulamento acarretará o impedimento da participação na Gincana.


5. DA INTEGRAÇÃO DOS PARTICIPANTES E IDENTIFICAÇÃO DAS EQUIPES:
5.1. Os integrantes das equipes deverão participar da Oficina Integrativa Tecendo Laços, no dia 31* de outubro, das 15h30min* às 18h.
5.2. Durante esta Oficina Integrativa, as equipes definirão sua identificação: o nome da equipe, fazendo alusão a um valor humano, lema de equipe e adereços.
5.3 A participação nesta oficina é obrigatória, sendo um instrumento para a compreensão da Gincana, bem como das atividades propostas.

6. DAS ATIVIDADES
6.1. As atividades da Gincana estão relacionadas aos temas: igualdade, interação, acessibilidade, sustentabilidade, saúde e bem-estar.
6.2. As atividades caracterizam-se por desafios a serem realizados de forma colaborativa, envolvendo integrantes de diferentes equipes, e serão desenvolvidas por meio de metodologias ativas, tais como oficinas, pesquisas exploratórias, rodas de conversa, expedições, entre outras.
6.3. Na temática acessibilidade acontecerá a Oficina Superar Barreiras, sob mediação de Adriana Barufaldi Bertoldi, gestora do programa SENAI/DN de ações inclusivas, e as equipes irão realizar pesquisa exploratória sobre as barreiras existentes no Campus Planaltina e propor soluções para promover a acessibilidade das pessoas com deficiência - acesso, liberdade de movimento e circulação com segurança.
6.4. Na temática sustentabilidade ocorrerão diversas oficinas coordenadas por estudantes do Curso de Licenciatura em Biologia, sob orientação da Professora Débora Silvano, do Campus Planaltina -IFB, onde os participantes serão mobilizados a pensar sobre suas relações com a Terra, com a natureza, com a sociedade e consigo mesmo por meio de metodologias ativas, abordando valores e habilidades voltados a um modo de vida sustentável e saudável.
6.5. Na temática saúde e bem-estar serão realizadas as seguintes atividades: A Oficina Descobrindo Aromas e Sabores coordenada pela farmacêutica Isabele Aguiar, do CERPIS/DF, em parceria com Getúlio Paiva, estudante do Curso Superior de Agroecologia do Campus Planaltina - IFB, onde os participantes irão explorar o uso de ervas na fitoterapia e na alimentação como alternativas naturais para um estilo de vida saudável; A Roda de Conversa Cores e Sabores mediada pela Riva Andrade,  Nutricionista do Campus Planaltina - IFB, onde acontecerá a troca de experiências e reflexões sobre hábitos alimentares mais saudáveis; A Oficinas sobre Alimentação Saudável coordenadas por professores e alunos do Curso Superior de Tecnologia em Agroecologia e pelo Professor Hênio Delfino, do Campus Planaltina – IFB, onde os participantes irão descobrir alimentos alternativos e vão criar propostas de alimentos saudáveis, usando, especialmente, ingredientes produzidos no Campus Planaltina.

6.6. Na temática interação acontecerão as seguintes atividades: Oficina Confecção de Pufes com Pneus, mediada pela Professora Tereza Bernadete Salles, do IFB/Campus São Sebastião, visando conforto em ambientes de convivência do Campus Planaltina; Oficina Fazendo Arte em Grafite, com o educador e artista Pena Pride, para promover um ambiente mais agradável e o sentimento de pertencimento dos participantes ao Campus Planaltina; Oficina Jardinagem Florescer e Acolher, coordenada pelo Professor Domingos Sávio, para o encantamento e acolhimento às pessoas no Campus Planaltina; compartilhamento das experiências vivenciadas nas oficinas, saboreando o Lanche Cores e Sabores.
6.7. Na Temática igualdade será realizado o Sarau Ritmos do Corpo e da Natureza, com a presença do Dr Marcos Freire, Médico, Diretor do CERPIS/DF, que conduzirá vivências de automassagem, danças circulares e reflexões sobre os ciclos da vida, visando o autoconhecimento e o empoderamento da mulher, e com apresentações artísticas de estudantes vamos tratar da importância dos processos de interação para promover a  qualidade de vida.

6.8. Cada atividade ocorrerá em dia, horário e local estabelecidos no cronograma da Gincana e será de responsabilidade de cada participante comparecer de acordo com as orientações da Comissão Organizadora.
6.9. A participação em cada atividade será avaliada de acordo com critérios estabelecidos pela Comissão Organizadora.

7. DO CRONOGRAMA DA GINCANA DE INTEGRAÇÃO TECENDO LAÇOS
7.1. As atividades serão desenvolvidas de acordo com o cronograma:

ATIVIDADES

DATAS E HORÁRIOS

LOCAL

Inscrição das equipes

19, 20, 23, 24* e 25/10* - Quinta, Sexta, Segunda, Terça
e Quarta-feira

das 10 às 12h
das 13 às 15h
das  17 às 20h

Posto de recepção de inscrições, no  hall do prédio principal do Campus Planaltina.

Confirmação individual de participação

26* e 27/10* - Terça e Quarta-Feira

No site

https://www.doity.com.br/gincana-tecendolacos

Oficina Integrativa Tecendo Laços

31/10* - Terça-feira

das 15h30mim às 18h

Miniauditório e salas de aula

Oficina Superar Barreiras

01/11* - Quarta-feira

das 15h30min às 17h30min

Miniauditório

Oficinas sobre Sustentabilidade

7/11 - Terça-feira

das 15h30min às 17h30min

Salas de aula

Oficina Descobrindo Aromas e Sabores

14/11 - Terça-feira

das 15h30min às 17h30min

Prédio da Agroecologia

Roda de Conversa Cores e Sabores

15/11 - Quarta-feira

das 10 às 12h

Hall do prédio administrativo

Oficinas Alimentação Saudável

15/11 - Quarta-feira

das 13 às 16h

Prédio da Agroecologia

Oficina Fazendo Arte em Grafite

15/11 - Quarta-feira

das 9 as 16h

Hall do prédio administrativo

Oficina Florescer e Acolher

15/11 - Quarta-feira

das 13 às 16h

Hall do prédio administrativo

Lanche compartilhado

15/11 - Quarta-feira

das 16 às 18h

Hall do prédio administrativo

Sarau Ritmos do corpo e da Natureza

16/11 - Quinta-feira

das 14 às 18h

Hall do prédio administrativo

Reconhecimento das conquistas

22/11 - Quarta-feira

das 16 às 17h30min

Hall do prédio administrativo

Celebração das conquistas

De 23/11 a 14/12

Visitas externas


7.2. As aulas ocorrerão regularmente durante os dias em que acontecerão as atividades da Gincana.
7.3. É de responsabilidade do estudante cumprir suas atividades letivas e observar as normas institucionais caso necessite ausentar-se de atividade regular do curso.

8. DA AVALIAÇÃO DA PARTICIPAÇÃO E DA EXECUÇÃO DAS ATIVIDADES NA GINCANA:
8.1. A avaliação das atividades será realizada por meio de auto avaliação e pela Comissão Avaliadora constituída por estudantes e servidores do IFB Campus Planaltina, nomeados pela Comissão organizadora.
8.2. A avaliação será realizada com base em critérios relacionados a:
8.2.1. presença nas atividades;
8.2.2. envolvimento nas atividades;

8.2.3. postura, considerando os princípios de colaboração, respeito mútuo, solidariedade e valores humanos que promovam integração;
8.2.4. qualidade dos trabalhos realizados nas atividades.
8.3. O detalhamento dos critérios de avaliação será realizado com a colaboração da Comissão Avaliadora e apresentado aos participantes antes da realização das atividades.  
8.4. Cada participante deverá realizar sua autoavaliação em formulário eletrônico fornecido pela Comissão Organizadora.


9. DO RECONHECIMENTO E CELEBRAÇÃO DAS CONQUISTAS:
9.1. O reconhecimento das conquistas será realizado a partir das avaliações e terá o intuito de celebrar as conquistas das equipes, socializando as experiências e disseminando valores humanos explorados ao longo das atividades.
9.2. Considerando a pontuação acumulada ao longo das atividades, cada equipe irá escolher os eventos de celebração das conquistas:
- Ida ao CCBB
- Ida ao cinema
- Visita ao Zoológico
- Visita ao Jardim Botânico
- Visita à Embaixada da Alemanha
- Visita a Exposições da Caixa Cultural
9.3. No caso de estudantes menores de idade, a participação nos eventos de celebração das conquistas estará condicionada à autorização prévia dos responsáveis.


10. DA COMISSÃO ORGANIZADORA
10.1. A Comissão Organizadora será composta por:

- Bruna Gonçalves - Estudante do Curso de Licenciatura em Biologia
- Ivanete de Fátima Nascimento - Estudante do Curso de Licenciatura em Biologia
- Maria Cilene de Jesus Reis - Estudante do Curso de Licenciatura em Biologia
- Gabriel Alves dos Santos - Estudante do Curso de Licenciatura em Biologia

- Solemar Vicente Pereira da Silva Junior - Estudante do Curso de Licenciatura em Biologia
- Tharley Gonçalves Costa - Estudante do Curso Técnico Integrado ao Ensino Médio
- Nilva Schroeder - Pedagoga do Campus Planaltina.


11. DAS DISPOSIÇÕES FINAIS
11.1. Ao longo da Gincana poderão ocorrer desafios surpresa, mediante comunicação com os interlocutores das equipes.
11.2. A Comissão Organizadora reserva-se o direito de alterar o cronograma e a organização das atividades, por razões de logística e de condições gerais de realização.
11.3. Informações complementares a este Regulamento serão disponibilizadas em https://www.doity.com.br/gincana-tecendolacos .

11.4. Os casos omissos a este Regulamento serão tratados pela Comissão Organizadora.
 

Planaltina, 18 de outubro de 2017

 

Comissão Organizadora

(assinado no original)