Dep. Renato Roseno
Dep. Renato Roseno
Renato Roseno de Oliveira é advogado, servidor público federal, deputado estadual em segundo mandato na Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, presidente da Comissão de Direitos Humanos e Cidadania (2019-2023), membro da Comissão Estadual para Erradicação do Trabalho Escravo (Coetrae), membro do Comitê Estadual de Prevenção e Combate à Tortura, membro do Conselho Estadual de Direitos Humanos, presidente do Comitê de Prevenção e Combate à Violência da ALCE.
Há mais de vinte anos, atua no campo da defesa de direitos, contribuindo com movimentos por moradia e contra a violência policial. Foi membro do NAJUC – Núcleo de Assessoria Jurídica Comunitária (UFC) e assessor do então Deputado Estadual João Alfredo (1994 – 2000). Coordenou o Centro de Defesa da Criança e do Adolescente no Ceará e a Associação Nacional dos Centros de Defesa da Criança e do Adolescente (ANCED), entidade que assessorou no monitoramento da Convenção Internacional sobre os Direitos da Criança.
Foi conselheiro titular do Conselho Nacional dos Direitos da Criança (CONANDA) e do Fundo Brasil de Direitos Humanos. Atuou em litigância internacional de direitos humanos e é fellow do Programa LEAD (Leadership for Environment and Development Program).
Em 2013, recebeu o Prêmio Neide Castanha, na categoria cidadania, outorgado pelo Comitê Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes, pela atuação na defesa de direitos. É servidor público federal da carreira de analista de políticas sociais, lotado na Secretaria Nacional da Assistência Social do Ministério da Cidadania.
Militante do PSOL, foi candidato ao Governo do Ceará em 2006 e à Prefeitura de Fortaleza, em 2008 e 2012, quando obteve mais de 11% dos votos. Em 2010, foi candidato a Deputado Federal, tendo sido o segundo mais votado de Fortaleza e o décimo do estado. Em 2014, foi o terceiro mais votado da capital e o 18º do estado, sendo eleito o primeiro parlamentar do PSOL. Em 2018 foi reeleito deputado estadual, cargo que ocupa atualmente.