Abertura institucional

  • Juniele Rabêlo de Almeida (UFF)
  • Ricardo Santhiago (Unifesp)
  • Representante da Federação Internacional de História Pública

 

Mesa redonda:

"História pública: Dez anos depois"

  • Ana Maria Mauad (UFF)
    Ana Maria Mauad, doutora em História Social pela Universidade Federal Fluminense, com pós-doutorado no Museu Paulista da USP. Atualmente é professora titular do Departamento de História, pesquisadora do Laboratório de História Oral e Imagem da UFF, desde 1992, do CNPq desde 1996 e Cientista do Nosso Estado Faperj desde 2013, Pesquisadora Visitante, Cátedra Celso Furtado, St. John's College, Universidade de Cambridge (2018). Dedica-se ao ensino de teoria e metodologia da história, é autora do livro "Poses e Flagrantes: ensaios sobre História e fotografias" (Eduff, 2008) e organizadora da obra "Fotograficamente Rio, a cidade e seus temas" (FAPERJ/PPGH/LABHOI, 2016) de vários artigos e capítulos de livros sobre temas ligados à História Oral, História Pública, História visual, História cultural e História da Memória. Dedica especial interesse à reflexão crítica sobre fotografia.
     
  • José Ricardo Oriá Fernandes (Câmara dos Deputados)
    Possui licenciatura plena em História pela Universidade Estadual do Ceará (1983), graduação em Direito pela Universidade Federal do Ceará (1988), mestrado em Direito Público pela Universidade Federal do Ceará (1995) e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2009). Atualmente é consultor legislativo - Câmara dos Deputados.
     
  • Marta Gouveia de Oliveira Rovai (Unifal)
    Professora Adjunta da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL). Pós-Doc pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Doutora em História Social, pela Universidade de São Paulo (USP). Foi professora substituta na Universidade Estadual do Piauí (UESPI). É pesquisadora do Núcleo de Estudos em História Oral (NEHO), da Universidade de São Paulo e do Formatio (Processos de Formação e Profissionalidade Docente (Formatio/UNIFAL).É líder do Grupo de Pesquisa História do Brasil: memória, cultura e patrimônio e coordenadora do Grupo de Estudos História Oral, gênero e diversidade, na Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL). É coordenadora institucional do PIBID/UNIFALl desde 2015. É integrante da Rede Brasileira de História Pública. Possui Mestrado em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1998), tendo pesquisado sobre a juventude durante o Estado Novo. Foi professora da Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP) e da Universidade Bandeirante. Atuou no Ensino Médio, em São Paulo, e foi formadora de Professores no Instituto Qualidade de Ensino (IQE), em Recife e Teresina. Faz parte da comissão editorial e da produção executiva das revistas Oralidades e Cultura Histórica e Patrimônio. Atuou em oficinas e formação de professores de escola pública. É autora de artigos e livros ligados à História Oral, Ditadura Militar, História Pública, relações de gênero e educação e direitos humanos.

    Mediação:
    Miriam Hermeto (UFMG)
    Doutora em História (2010), mestre em Educação (2002), licenciada (1997) e bacharel em História (1994), realizou toda a formação superior na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Professora adjunta do Departamento de História e docente permanente do Programa de Pós-Graduação em História (linha de pesquisa História e Culturas Políticas) da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal de Minas Gerais (FAFICH/UFMG). Coordenadora do Núcleo de História Oral do Laboratório de História do Tempo Presente (LHTP) da FAFICH/UFMG e co-coordenadora do Travessia - Grupo de Estudos sobre Ensino de História (FAFICH/UFMG). Atua principalmente nas áreas de História do Brasil República (ditadura militar; história cultural; história política) e Ensino de História (formação de professores).

Compartilhe!

Co-realização

Apoio