História oral e entrevistas à distância

Valéria Barbosa de Magalhães

Docente da EACH/USP, orientadora plena do Programa de Pós-Graduação em Movimentos Sociais e Participação Política/USP, orientadora colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Estudos Culturais/USP. 
Coordenadora do Grupo de Estudo e Pesquisa em História Oral e Memória (GEPHOM/USP). Doutora em História Social pela Universidade de São Paulo (2006), mestre em Educação pela Universidade de Campinas (1996), bacharel e licenciada em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (1991) . Foi aluna visitante no Centro de Estudos Latino-Americanos da Universidade de Miami, entre 2002 a 2003. 
Tem sólida experiência em metodologias qualitativas em Ciências Humanas, pesquisando e orientando os seguintes temas: imigração; migrações; história oral; memória de bairros; migrações dos estados do Nordeste para São Paulo; memória da Zona Leste da cidade de São Paulo e brasileiros nos Estados Unidos. Coordena projetos apoiados pelas principais agências financiadoras, como Fapesp e CNPq. Autora do livro: O Brasil no Sul da Flórida: subjetividade, identidade e memória; Co-autora do livro: História Oral na Sala de Aula; Organizadora do livro: História Oral e Migrações: método, memória e experiências; Co-organizadora dos livros: - Depois da Utopia: A história oral em seu tempo; - Memória e diálogo: escutas da Zona Leste e visões sobre a história oral; - Narrativas e experiências: histórias orais de mulheres brasileiras; e - Reflexões sobre a tolerância: direitos dos animais. 

Compartilhe!

Co-realização

Apoio