Curso: Gestão de Gabinete e Assessoria Política Parlamentar

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De 9 a 11 de abril Todos os dias das 14h00 às 17h00

Sobre o Evento

O curso tem como objetivo:

  • Capacitar gestores e assessores sobre o funcionamento do gabinete parlamentar.
  • Apresentar ferramentas para organização, planejamento e comunicação no legislativo.
  • Discutir boas práticas para assessoria política eficiente e estratégica.

Público Alvo:

Gestores públicos e assessores parlamentares municipais

Período de Inscrição:

31 de março a 09 de abril de 2025

Modalidade do Curso:

Online

Horário do Curso:

14 às 17h

Período do Curso:

09, 10 e 11 de abril de 2025

Carga Horária:

9 horas

Informações sobre a Certificação:

Para o recebimento do certificado, o(a) participante precisará obter frequência mínima de 75% nas aulas e atividades.

Reforçamos que o certificado será enviado somente para os alunos que realizaram a inscrição e registraram a presença nas aulas.

Os certificados serão disponibilizados por e-mail, após 07 dia úteis, contando do dia da finalização do curso.

Fale Conosco:
Telefone: (85) 3257 -7871 / 3277-3738 / 3277-3728

Palestrante

  • Estêvão Arrais

Programação

14h00 MÓDULO I - Estrutura e Funcionamento do Gabinete Parlamentar Aula
Local: Plataforma ZOOM

O papel do vereador e do gabinete

  • Atribuições do vereador segundo a Constituição e a Lei Orgânica Municipal
  • Diferença entre função legislativa, fiscalizadora e representativa
  • Estrutura básica do gabinete parlamentar

Organização interna do gabinete

  • Principais funções dentro da assessoria (chefe de gabinete, assessores, assistentes)
  • Fluxo de trabalho e atendimento ao público
  • Gestão de demandas e relacionamento com a população

Ética e transparência na atuação parlamentar

  • Código de Ética e Regimento Interno da Câmara
  • Transparência e prestação de contas
  • Gestão de crises e conduta profissional
14h00 MÓDULO II - Produção Legislativa e Assessoria Técnica Aula
Local: Plataforma ZOOM

Processo Legislativo Municipal

  • Tipos de proposições: projetos de lei, indicações, requerimentos e moções
  • Tramitação das matérias dentro da Câmara
  • Comissões temáticas e papel do assessor no suporte técnico

Técnicas de redação legislativa

  • Estrutura de um projeto de lei e boas práticas na redação
  • Como elaborar pareceres, justificativas e relatórios técnicos
  • Uso de linguagem clara e objetiva

Articulação institucional e relacionamento com outros poderes

  • Diálogo entre Legislativo, Executivo e sociedade civil
  • Parcerias com órgãos estaduais e federais
  • Construção de pautas estratégicas para o mandato
14h00 MÓDULO III - Comunicação, Estratégia e Assessoria Política Aula
Local: Plataforma ZOOM

Assessoria de imprensa e redes sociais

  • Como comunicar as ações do mandato de forma eficaz
  • Uso das redes sociais no meio legislativo
  • Gerenciamento de crises e controle de narrativas

Relacionamento com a base e engajamento comunitário

  • Estratégias para ouvir e dialogar com a população
  • Organização de audiências públicas e eventos legislativos
  • Uso de ferramentas digitais para participação popular

Planejamento estratégico para mandatos parlamentares

  • Definição de metas e prioridades legislativas
  • Monitoramento de ações e prestação de contas
  • Construção de uma agenda política sustentável

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Organizador

Unipace - Escola Superior do Parlamento Cearense

A Escola Superior do Parlamento Cearense – Unipace é um órgão de ensino, pesquisa e memória da Assembleia Legislativa e tem como atribuição geral promover a capacitação e o desenvolvimento profissional dos membros e servidores da Assembleia Legislativa, bem como das entidades públicas do Estado e dos Municípios, compreendendo, em especial, programas de aperfeiçoamento profissional, formação, capacitação e especialização nas suas áreas afins.

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