A PROCANTO - Associação Brasileira de Professores de Canto irá realizar, de 8 a 11 de dezembro de 2022, o I Congresso Brasileiro de Professores de Canto - PROCANTO, que abraça o V Encontro de Profissionais da Voz Cantada da Faculdade Santa Marcelina. Os dois eventos têm como objetivo explorar e discutir diversas temáticas pertinentes à pedagogia vocal, especialmente a formação e a atuação do professor de canto no Brasil, e serão realizados de forma remota (online).
Para qualquer informação adicional, estamos à disposição no email contato@procanto.com.br
REALIZAÇÃO PROCANTO
Apoio FASM
Abertura Abertura · Flávia Caraíbas, Gabriel Matias, Luisa Francesconi, Mariana Moga, Suely Mesquita
Formação, valorização e atuação do professor de canto no Brasil Mesa-redonda · Fernando Zimmermann, Joana Mariz, Mateus Corusse, Suely Mesquita
Direção vocal no estúdio de gravação Minicurso · Suely Mesquita
Modos de fonação Minicurso · Mauro Fiuza
Saberes artísticos e científicos na pedagogia vocal: ferramentas para a diversidade de vozes e timbres Mesa-redonda · Ana Flavia Zuim, Consiglia Latorre, Luciano Simões, Tiago Lima
O que é voz mista? Palestra Sessão Internacional · Glaucia Salomão
Fortalecimento da identidade artística a partir da aula de canto Mesa-redonda · Mônica Thiele, Nani Barbosa, Suely Mesquita
Somatic Voicework™ no Brasil Palestra Sessão Internacional · Jeanie LoVetri
ETVSO - uso na pedagogia vocal Minicurso · Marco Guzmán
Métodos corporais na pedagogia vocal Mesa-redonda · André Estevez, Eleni Vosniadou, Fabiana Cozza, Simone Sousa
A pedagogia vocal no canto lírico: tradição e ciência Mesa-redonda · Homero Velho, Juliana Franco, Luisa Francesconi, Marconi Araújo
V Encontro Nacional de Profissionais da Voz Cantada da Pós-graduação em Pedagogia Vocal da FASM: Vozes Trans Mesa-redonda · Ailton Santos, Bruno Caldeira, Júlia Jorge de Oliveira Higino, Simba Schramm de Oliveira Barbosa
V Encontro Nacional de Profissionais da Voz Cantada da Pós-graduação em Pedagogia Vocal da FASM: Ensino coletivo de canto: desafios e práticas Mesa-redonda · Narayani Sri Hamsa, Regina Machado, Yasmine Mahfuz, Zuza Gonçalves
A escuta e a experimentação no aprendizado dentro e fora da aula de canto Mesa-redonda · Andrea Dutra, Regina Machado, Renata Gelamo, Victor Castelo
Uma pedagogia vocal em ascensão: O pensamento decolonial Conferência · Connan Alves, Letícia Bertelli, Magda Pucci
O professor de canto no acompanhamento ao cantor de alta performance Mesa-redonda · Bruna Caram, Marcella Martinez, Sandro Sabbas, Vivian Veríssimo
Condições de trabalho do professor de canto no Brasil Mesa Temática · Anna Paes, Eliana Dias, Isabella Andrade, Julio Pitthan, Karla Lima, Paula Arrais, Priscilla Moreira
Avaliando ajustes vocais no ensino do canto Minicurso · Flávia Caraíbas
Marketing digital e ética Palestra · Eduardo Amuri
Cursos de canto pré-gravados Mesa-redonda · Andressa Marinoni, Marcio Markkx, Mirna Rubim, Wagner Barbosa
A equipe multidisciplinar: outros olhares sobre o trabalho com o cantor Mesa-redonda · Cle Magalhães, Fernanda Maia, Flávia Caraíbas, Gabriela Geluda, Germana Guilherme
Por favor, descreva abaixo a razão da sua denúncia.
Associação Brasileira de Professores de Canto
Jeannette LoVetri, ou “Jeanie,” é uma das professoras de canto mais reconhecidas do mundo. Jeanie já palestrou em centros médicos nos EUA e na Alemanha, (a pedido do laringologista Dr. Marcus Hess, ENT), e foi consultora do Dr. Peak Woo, (ENT) no Grabscheidt Voice Center of Mt. Sinai na Universidade de Nova York. Lecionou por 10 anos na Universidade de Nova York em ambas as escolas Tisch e Steinhardt e por vezes, apresentadora e palestrante na Conferência de Voz Pan-Européia em Copenhagen, Praga, Ghent e Londres.
Foi a oradora principal na Conferência do centro médico da Universidade de Michigan sobre a voz profissional e apresentou workshops e pesquisas na the Voice Foundation`s Symposium em Filadélfia e está no seu conselho consultivo. Também foi palestrante para a the Fall Voice Conference em Scottsdale, AZ. Jeanie tem um capítulo em The Performer`s Voice editado por Michael Benniger, MD, (ENT) e pelo Dr. Thomas Murry, PHD (SLP) e publicou múltiplas pesquisas e trabalhos de pedagogia em ambos the Journal of Voice e o the Journal of Singing.
Por duas vezes foi nomeada professora mestra pela NATS e recebeu o Van Lawrence Fellowship, bem como um prêmio pela obra da Associação de Professores de Canto de Nova York e citação do Centro de Estudos da Voz da Dra. Mara Behlau em São Paulo. Ela é um membro da elite da Academia Americana de Professores de Canto.
Somatic Voicework™ tem apresentado seu trabalho em São Paulo e Rio de Janeiro, Brasil; na University of Southern Queensland, Austrália; Douglas College em Vancouver, BC; no City College de Nova York; e na Universidade da Central de Oklahoma. Somatic Voicework™ reside no Baldwin Wallace University's Conservatory na Community Arts School todo mês de julho em Berea, Ohio,
Seus alunos estiveram na Broadway desde 1980 incluindo nomeados ao Tony, como também ganhadores do Grammy. Em junho ela completa 50 anos ensinando canto.
Palestra: Somatic Voicework™ no Brasil
Gláucia Laís Salomão é professora na Universidade de Estocolmo e pesquisadora-doutora no Stockholm University Brain Imaging Centre, Suécia. É fonoaudióloga especialista em Voz, Mestre em Semiótica (USP) e Doutora em Linguística/Acústica vocal (PUC-SP). Realizou seu doutorado em colaboração com o Departamento de Fala, Música e Audição do Instituto Real de Tecnologia (TMH-KTH) na Suécia, sob a orientação do professor Johan Sundberg, com
apoio financeiro da CAPES. Tem formação em Música/Piano pela UNESP e em regência coral pela Universidade Livre de Música (atual EMESP-Tom Jobim). É cantora amadora. É certificada na formação Somatic Voicework (nível 1).
Foi professora convidada no curso de Fisiologia e Acústica da Voz Cantada coordenado pelo professor Sundberg desde 2010 e até a última edição do curso, em 2016. Organizou e coordenou, juntamente com o professor, o site internacional de celebração do Dia Mundial da Voz (world-voice-day.org), 2013-2017. É professora convidada em cursos de especialização e pós-graduação no Brasil, e revisora científica de periódicos científicos
nacionais e internationais. Traduziu do sueco para o português o livro Röstlära: “Ciência da Voz”, publicado pela EDUSP.
Palestra: O que é voz mista?
Magda Pucci é musicista, antropóloga, pesquisadora de músicas do mundo e das musicalidades indígenas, educadora musical e curadora de festivais. Formada em Música pela ECA-USP, é mestre em Antropologia pela PUC-SP e Doutora (PhD) em Pesquisa Artística pela Universidade de Leiden, na Holanda.
É diretora musical e cantora do Mawaca, grupo que recria canções de várias partes do mundo, interpretadas em mais de 20 línguas.
É autora de diversos livros relacionados a temas indígenas e à educação musical com destaque para o projeto Cantos da Floresta – iniciação ao universo musical indígena. Ministra oficinas e cursos de formação em universidades e outros espaços educativos. É autora de trilhas sonoras para teatro, dança e documentários e desenvolve uma atividade acadêmica junto ao International Council of Traditional Music.
Tem desenvolvido projetos interculturais em colaboração com grupos os Kayapó, Guarani Kaiowá, Huni-Kuin, Paiter Surui, Waujá, Ikolen-Gavião, Fulni-ô, Tikuna dentre outros.
Conferência: Uma pedagogia vocal em ascensão: O pensamento decolonial
Mirna Rubim é cantora, atriz, escritora, pianista e empresária. Doutora em Voice Performance pela Universidade de Michigan. É autora do livro Voz Corpo Equilíbrio (Editora Thieme Revinter, 2019. Está em cartaz desde 2017 com a peça premiada O Som e a Sílaba, de Miguel Falabella, exclusivamente para Mirna Rubim e Alessandra Maestrini, em cartaz até o momento. Seus prêmios incluem Primeiro Lugar no II Concurso Nacional de Canto da Funarte e Finalista do Concurso Verismo Opera no Carnegie Hall em NY. Prêmio Qualidade Brasil, Madre Superiora A Noviça Rebelde.Melhor Atriz Coadjuvante Prêmio Bibi Ferreira, Melhor Elenco no Prêmio Aplauso Brasil, Broadway Brazil, Leonor Delise na peça de Miguel Falabella O Som e a Sílaba juntamente com Alessandra Maestrini. Esta obra recebeu mais de 30 indicações a prêmios e foi vencedora de 6 deles, até a data da escrita desse release. E estará na Disney Plus como série na temporada de 2023.
Dentre as protagonistas de ópera, destacam-se: Midaëla (Carmen), Liù (Turandot), Pamina (Die Zauberflöte), Angelica (Suor Angelica), Anna (Le Villi), Elvira (Don Giovanni), Contessa (Le Nozze di Figaro) e Magda Sorel (The Consul).
Como atriz de teatro musical destacam-se: Madre Superiora no musical A Noviça Rebelde (Direção Claudio Botelho e Charles Moeller), Old Edith no musical As Mulheres de Grey Gardens (Direção Wolf Maya), Mme. Renauld, Mme. Dindon, preparadora vocal no musical A Gaiola das Loucas (Direção de Miguel Falabella e Cininha de Paula). Preparadora vocal dos musicais Quase Normal e Ou tudo ou nada (Direção Tadeu Aguiar).
Mirna Rubim é Diretora Proprietária da empresa Mirna Rubim Produções Artísticas Ltda e ministra Cursos Online em Técnica Vocal e Treinamento para Professores de Canto. É Coordenadora Geral do Núcleo de Teatro Musical na CAL - Casa das Artes das Laranjeiras.
Mesa-redonda: Cursos de canto pré-gravados
Luciano Simões é cantor, professor, pesquisador e regente. Professor de Canto desde 1994, é atualmente Professor-Doutor da Universidade Federal da Integração Latino-americana (UNILA). Foi Professor de Canto da UNICAMP de 2007 a 2012 e Instrutor de Canto do Alma College e da Michigan State University (MSU). É doutor em Canto, mestre em Regência Coral e mestre em Musicologia, sempre pela MSU. Concluiu dois pós-doutorados, sobre o Fado na Universidade de Coimbra (2020, com orientação de Filipa Lã) e sobre o belting na UNESP (2015, com orientação de Martha Herr). Estudou com Johan Sundberg (The Science of the Singing Voice), Mara Behlau (FIV), Filipa Lã (Voice
Sciences) e Jennie Lovetri (Somatic Voiceworks). Sua pesquisa gira em torno da formação do cantor híbrido e da pedagogia vocal cross-training, tendo apresentado trabalhos sobre este tema em alguns dos maiores congressos de voz do mundo, como o ICVT (2017 e 2022), o PEVoC (2019) e o PAVA (2021 e 2022), além de palestras na Universidade Mozarteum, Universidade de Innsbruck (ambas na Áustria) e Universidade de Bremen (Alemanha), entre outras, e artigos no Journal of Voice e no VASTA Voice and Speech Review. Cantou no Elmer Iseler Singers, MSU Chorale, Coro da OSESP e Grupo Beijo e
regeu coros no Brasil, EUA e Canadá. É o tradutor para o português da obra maestra de Richard Miller, A Estrutura do Canto.
Mesa-redonda: Saberes artísticos e científicos na pedagogia vocal: ferramentas para a diversidade de vozes e timbres
Renata Gelamo é arte-educadora, fonoaudióloga e produtora cultural. Mestre em Estudos Linguísticos e doutora em Artes pela Universidade Estadual Paulista (Unesp). Foi programadora de música e supervisora do Núcleo Socioeducativo do Sesc Vila Mariana (2010-2016). Atua como professora de cursos de graduação e pós-graduação desde 2002. Atualmente, coordena e é professora do curso de pós-graduação em “Pedagogia vocal: expressão e técnica” na Faculdade Santa Marcelina - FASM. Também atua como professora nos cursos de pós-graduação “Canção Popular: criação, produção musical e performance” da FASM e do curso de pós-graduação “Narração artística: caminhos para contar histórias em contexto urbano” na FACON/A Casa Tombada. Pesquisa e orienta trabalhos nas áreas de voz, escuta, canção popular e pedagogia vocal. Faz parte do Vocal SP, grupo formado por profissionais que promove discussões interdisciplinares sobre a voz. Fundadora do Ateliê de Voz. Arte-educadora da Fundação Britânica de Beneficência.
Mesa-redonda: A escuta e a experimentação no aprendizado dentro e fora da aula de canto (mediadora)
Professora de canto, musicista e palestrante, tem mais de 20 anos de experiência no meio contemporâneo e erudito como cantora, tecladista e violinista em gravações, festivais e concertos.
É Mestre em Fonoaudiologia (PUC-SP), Pós-Graduada em Voz Artística (CEV-SP), Bacharel em Música e possui certificações em ciências da voz.
Já atendeu milhares de cantores, principalmente do canto cristão contemporâneo e teatro musical, dentre eles: Eli Soares, Adhemar de Campos, Rachel Novaes.
É palestrante em universidades e congressos, co-fundadora da PROCANTO (Associação Brasileira de Professores de Canto) e do IACA (Instituto de Adoração, Cultura & Arte).
É criadora do curso online “Meu Canto”, para cantores que desejam construir autenticidade e versatilidade.
Mesa-redonda: Cursos de canto pré-gravados (Mediadora)
É formada em Bacharelado em Música com habilitação em Musicoterapia pela UFMG onde estudou Canto Popular com a Professora Clara Sandroni, formada em Licenciatura em Música com habilitação em Canto pela UNINCOR. Especialista em Canto Popular e em Canto e Expressão pela FACEC/ALPHA, pós-graduando em Cantoterapia pela Unyleya. É Professora de Canto Coral do Conservatório Estadual de Música Juscelino Kubitschek de Oliveira de Pouso Alegre-MG, professora no curso de extensão em Educação Musical ministrando as disciplinas de Educação Musical e Recursos e Tecnologias Aplicadas na mesma instituição, foi professora de Canto Individual, Canto Coral e Musicalização no Conservatório Estadual de Música Maestro Marciliano Braga de Varginha-MG. É membro fundador da PROCANTO (Associação Brasileira de Professores de Canto) onde coordena os GTs Sudeste e Voz afro.
Mesa temática: Condições de trabalho do professor de canto no Brasil
Busco entender como a inteligência financeira pode ser utilizada para transformar nossas vidas. Sou autor dos livros Dinheiro Sem Medo, Finanças Para Autônomos e O planejador financeiros dos meus sonhos, colunista do Valor Investe e, durante os últimos 12 anos, me dediquei a projetos relacionados ao tema, em diversos formatos, sempre utilizando uma abordagem extremamente humana e pé no chão.
Palestra: Marketing digital e ética
Mônica Thiele Waghabi é cantora, mentora de Canto Integrativo, terapeuta Floral de Bach, terapeuta Transpessoal e facilitadora da Unipaz SP.
Atua em trabalhos individuais e coletivos de canto desde o início da década de 1990, acompanhando e facilitando processos de desenvolvimento pessoal e conexão das pessoas com a própria expressividade.
É idealizadora e coordena, juntamente com Joana Mariz e Mônica Marsola, o coletivo Vocal SP.
Artisticamente, foi arranjadora, cantora e fez direção musical do Vésper Vocal, grupo vocal feminino a cappella dedicado à música popular brasileira, de 1991 a 2014, com quem gravou 4 CDs. Em paralelo, integrou o Coro da Orquestra Sinfônica do Estado de SP de 1995 a 2004, onde assumiu a monitoria do grupo por alguns anos. Atualmente, integra duo com o guitarrista Diego Beirão cuja tônica é a pesquisa de sonoridade guitarra-voz em músicas do cancioneiro brasileiro.
Foi responsável pela elaboração do livro póstumo “Vozes do Magro”, de Magro Waghabi, com discografia comentada dos 15 primeiros LPs do MPB4 e transcrição de arranjos vocais do grupo; e coorganizadora do livro “Samuel Kerr: arranjos corais”, recém-lançado.
Mesa-redonda: Fortalecimento da identidade artística a partir da aula de canto
Gabriela Geluda é professora da Técnica Alexander formada pelo Alexander Technique Studio - Londres há 22 anos.
É bacharel em canto lírico pela Unirio com mestrado em Música Antiga pela Guildhall School of Music and Drama.
É cantora/atriz/pesquisadora da unidade corpo/voz e compartilha sua investigação nesse campo através da atividade como performer especializada em repertório contemporâneo e da prática didática individual e em grupos.
Trabalha continuamente com a compositora Jocy de Oliveira como soprano solo de suas óperas há 26 anos.
Mesa-redonda: A equipe multidisciplinar: outros olhares sobre o trabalho com o cantor
Anna Paes é cantora, compositora, violonista, professora de canto e professora de violão, doutoranda em Etnomusicologia pela UFRJ com projeto sobre pedagogia vocal do canto popular. É Mestre em Música na área de Documentação e História com projeto sobre o radialista e cantor Almirante, e licenciada em Educação Musical pela Uni-Rio (2012/1998).
Professora de violão na Escola Portátil de Música (RJ), realiza pesquisas envolvendo o universo do choro há mais de 20 anos. Tem certificação nos três níveis do método LoVetri Somatic VoiceWork™ (2018/2020). Ao lado de Suely Mesquita, Paula Santoro, André Grabois e Marcela Velon, integra, desde 2018, o “Voz me livre”, grupo de estudos em canto popular, sediado no Rio de Janeiro. O grupo atuou na produção do evento “Debatendo Pedagogia Vocal”, no Centro Cultural Justiça Federal (janeiro de 2019) e no nível I do curso Somatic VoiceWork™ da professora norte-americana Jeanie LoVetri no Rio de Janeiro (janeiro de 2020).
Tem dois discos lançados, o álbum autoral “Miragem de Inaê” (Biscoito Fino) e o álbum “Você Você – Anna Paes canta Guinga” (Kuarup) no qual interpreta a obra de Guinga, acompanhada por ele ao violão.
Mesa temática: Condições de trabalho do professor de canto no Brasil (Mediadora)
Elogiada pela beleza de seu timbre, técnica vocal e musicalidade, a soprano é conhecida também por sua grande versatilidade, transitando por diferentes repertórios: de óperas e árias barrocas a musicais e estúdios de dublagem.
Iniciou seus estudos musicais aos seis anos no Coral das Meninas Cantoras de Petrópolis e fez sua estreia profissional como solista na Sinfonia dos Dois Mundos, aos 11 anos, junto à Orquestra Sinfônica Brasileira. Desde então a música tornou-se parte essencial de sua vida.
A soprano tem sido vista e ouvida com frequência em palcos do Brasil, Estados Unidos e Europa. Paralelo a seu trabalho no mundo clássico, cede sua voz a personagens de filmes e desenhos animados, como a jovem Anastasia, na versão brasileira do longa homônimo, além de outros personagens para TV e cinema.
Doutora em Pedagogia da Voz e Mestre em Opera pela Universidade de Maryland nos EUA, há anos dedica-se à pesquisa da dicção do português brasileiro cantado e apresenta-se em recitais e palestras sobre o assunto, divulgando a música e a cultura brasileira pelo mundo. Recentemente apresentou sua pesquisa na 57th NATS National Conference em Chicago, EUA e no International Congress of Voice Teacher – ICVT em Viena, Áustria.
Mesa-redonda: A pedagogia vocal no canto lírico: tradição e ciência (mediadora)
Ailton Santos é licenciado em Música com habilitação em Educação Musical pelo Centro Universitário Claretiano/SP, Especialista em Regência Coral pela FATEC/BH e Pós-Graduando em Pedagogia Vocal pela FASM/SP.
Integra a PROCANTO, como membro dos GTs Vozes Trans, Voz Afro e Grupos Vocais.
É regente e preparador vocal do Grupo Vocal Feminino Maria Música e professor de canto na Oficina de Canto para Homens Transexuais em Salvador/BA.
V Encontro de Profissionais da Voz Cantada - FASM
Mesa: Caminhos para a Pedagogia Vocal: vozes trans (mediador)
- Professora de canto, cantora e fonoaudióloga
- Bacharela em Fonoaudiologia pela Universidade do Estado da Bahia - UNEB
- Aperfeiçoamento em Voz pela PG Cursos.
- Formação em Pedagogia e Ciência Vocal – Mauro Fiuza
- Pós-graduada em Fonoaudiologia e Expressividade.
- Mestranda em Comunicação e Cultura com foco em Performance pela Universidade Federal
da Bahia – UFBA.
- Coordenadora e docente da Pós-graduação em Voz Cantada e da Pós-graduação em Voz
Clínica e Profissional da Faculdade Novo Horizonte – FNH.
- Coordenadora e ministrante de cursos livres sobre Voz Cantada e Pedagogia Vocal.
- Integrante da Diretoria da Associação Brasileira de Professores de Canto - PROCANTO
Abertura: Quadro Diretor PROCANTO
Mesa-redonda: A equipe multidisciplinar: outros olhares sobre o trabalho com o cantor (mediadora)
Minicurso: Avaliando ajustes vocais no ensino do canto
Fernando Zimmermann é especialista em Pedagogia Vocal pela University of Wales Trinity Saint David (País de Gales) e pelo Voice Study Centre (Inglaterra). É também especialista em Neuroeducação e cantor profissional desde 1999.
É membro ativo de comunidades Nacionais e Internacionais de Canto e Voz, como IVTOM (International Teachers of Mix), PAVA (Pan American Vocology Association) e PROCANTO (Associação Brasileira de Professores de Canto).
Tem atuação frequente em simpósios, congressos e em outros países, já tendo palestrado e lecionado em instituições como PAVA, CEV (Centro de Estudos da Voz), Pós-Graduação em Voz Cantada da FNH (Faculdade Novo Horizonte) e Workshop em Zurique (Suíça).
Certificou-se em diversos métodos de canto de renome internacionais, como Speech Level Singing®, Somatic Voicework™ e IVA (Institute for Vocal Advancement).
Estudou diretamente com alguns dos maiores Voice Coaches do mundo, dentre eles o Maestro Seth Riggs, professor de nomes como Michael Jackson, Stevie Wonder, Celine Dion e muitas outras estrelas; Jeffrey Skouson, professor dos vocalistas das bandas The Killers, Imagine Dragons e Panic! at The Disco, entre outros; Dean Kaelin, fundador do IVTOM (International Voice Teachers of Mix).
Dentre seus clientes também figuram estrelas da voz consagradas em reality shows como The Voice Brasil, The Voice Kids, Ídolos, Ídolos Kids, X Factor Brasil além de diversos cantores atuantes em diferentes nichos do mercado musical, incluindo artistas de selos como Midas Music e Sony Music Gospel.
Como diretor e cofundador do Full Voice® Institute, já treinou mais de 1500 professores de canto, elaborou e publicou diversos materiais didáticos e cursos.
Com seu método e uma equipe de Voice Coaches licenciados, ajuda pessoas de muitos lugares do Brasil e até mesmo do mundo. Alemanha, Canadá, Estados Unidos, Espanha, Bolívia e Portugal são apenas alguns dos principais países atendidos através do método Full Voice.
Fernando já estrelou como front de bandas de rock, de baile, além de ter promovido e atuado em espetáculos de tributos (Queen e Led Zeppelin) bem como adaptações de musicais (Fantasma da Ópera, Os Miseráveis, Ópera do Malandro).
Mesa-redonda: Formação, valorização e atuação do professor de canto no Brasil
Simone Sousa é cantora, compositora e pesquisadora cearense. Doutora em Música pela Universidade Estadual Paulista (UNESP) com pesquisa que envolve educação somática e voz cantada. Mestre em Educação pela UFC e graduada em Música (UECE) e Artes Cênicas (IFCE). Atualmente é coordenadora do curso de Música/Licenciatura da Universidade Federal do Ceará no campus de Sobral, onde também é professora das disciplinas relacionadas à voz e regência. É profissional certificada das práticas somáticas: Antiginástica, Método Bertazzo e Método GDS de Cadeias Musculares e Articulares. Seu primeiro álbum, Mar do Meu Amar, foi lançado em 2019 com patrocínio da Secretaria de Cultura do Estado do Ceará.
Mesa-redonda: Métodos corporais na pedagogia vocal
Cantora lírica - mezzosoprano
Professora de canto e professora na pós-graduação FIV ( CEV)
Mestrado em Música pela UNESP
Especialização em Ciências da Voz pela Universidade de Coimbra
Formação Integrada em Voz (FIV-C) pelo CEV
Pós-graduanda em Pedagogia Vocal pela FASM
Abertura: Quadro Diretor PROCANTO
Mesa-redonda: A pedagogia vocal no canto lírico: tradição e ciência
• Professor de canto há 30 anos, arranjador, regente e pesquisador das origens das técnicas e pedagogias vocais afro-americanas.
• Formando em licenciatura em Música (UCAM) e graduando em Fonoaudiologia (UFF).
• Coordena e ministra os cursos online “Blues & Gospel: Origens das Técnicas Vocais Afro-Americanas” e o “Blue Note, Melismas e Microtonalidades: Teoria e Prática Vocal”.
• Ministra aulas sobre técnicas vocais no Blues e outros estilos afro-americanos em cursos de pedagogia vocal como o curso “Pedagogia e Ciência Vocal” do Prof. Mauro Fiuza e atua como professor convidado em Pós-Graduações de Pedagogia em Voz (FASM-SP, FNH-PE).
• Cursou e concluiu o Método Somatic VoiceWork™ com a professora e pedagoga vocal norte-americana Jeanie LoVetri; Workshop Sing your Soul com a Dra. Trineice Robinson (EUA); entre outros.
Conferência: Uma pedagogia vocal em ascensão: O pensamento decolonial
Compositora, cantora e professora de canto, Suely Mesquita faz também direção artística de cantores e direção geral de espetáculos. É co-fundadora da PROCANTO e também do GEV - Grupo de Estudos da Voz do Rio de Janeiro, criado em 1991 e dedicado ao treinamento do cantor popular.
Desde 1993, coordena laboratórios criativos como DESCONTROLE NÃO É CAOS e outros. Em 1999 criou a lista de discussão preparacaovocal, primeira lista nacional de especialistas em voz e canto.
Desde 2010, no Brasil, é assistente e tradutora dos cursos de Jeanie Lovetri, criadora do método Somatic Voicework™. Em 2011, certificou-se no método e ofereceu em NY o curso SINGING BRAZILIAN SONGS. A convite da NATS, maior associação de professores de canto dos EUA, escreveu um capítulo sobre música brasileira no livro So You Want To Sing World Music (2019).
Abertura: Quadro Diretor PROCANTO
Mesa-redonda: Formação, valorização e atuação do professor de canto no Brasil
Mesa-redonda: Fortalecimento da identidade artística a partir da aula de canto
Minicurso: Direção vocal no estúdio de gravação
Joana Mariz é Especialista em Voz pela PUC/SP, Doutora em Performance Vocal pela Unesp, Professora de Canto Erudito e Popular e Coordenadora da primeira Pós-Graduação brasileira em Pedagogia Vocal, na Faculdade Santa Marcelina.
Realizou intensivo de fisiologia e acústica da voz cantada na Suécia, sob coordenação de Johan Sundberg e integrou a primeira turma de aperfeiçoamento em trabalho em equipe (FIV), no Centro de Estudos da Voz, onde atua como professora convidada.
É professora assistente, tradutora e co-produtora da edição brasileira do método Somatic Voicework™?, de Jeanie LoVetri, e certificada no Método Bertazzo de reeducação do movimento, além de membro-co-fundadora do grupo de pesquisas e ações em voz Vocal-SP.
Desde 2012, vem desenvolvendo seu trabalho de pesquisa vocal no Duo Prismas, em parceria com o pianista e compositor Marcos Pantaleoni. Em 2021, fundou o projeto Vozerio, dedicado à difusão, formação e reflexão no meio da voz cantada e do ensino de canto.
Mesa-redonda: ormação, valorização e atuação do professor de canto no Brasil
Vivian Veríssimo é professora de canto, vocal coach e cantora.
Formou-se em Pedagogia do Canto no ART&VOZ - Centro de Cultura e Artes (Niterói/RJ) há 19 anos. Durante todos esses anos, estudou nas principais instituições de VOZ do país, como "CEV" ( Centro de Estudos da Voz- SP) "INVOZ" ( Dra. Silvia Pinho), além da Atualização em Voz, pelo Voicepró e AICP na Universidade Complutense de Madrid, Espanha e mais recentemente no IFV (Mauro Fiuza e Flávia Caraíbas).
É fundadora do Instituto Música e Voz (Musicanto), empresa que recebeu a Chancela do Selo Amigos da Voz, pela *Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia*. Cursou o Somatic VoiceWork Method, com a Internacional Voice Expert Jeanie Lovetri ( Nível 1).
Já fez a preparação vocal de artistas do mercado gospel como Elaine Martins, Mariana Valadão, Cristina Mel, PG, Arielly Bonati, Francielli Santos (Sarando a terra ferida), Jairo Bonfim, Lagoinha Worship, dentre outros de importantes gravadoras como Sony Music, MK Music e Graça Music.
Mesa-resonda: O professor de canto no acompanhamento ao cantor de alta performance
Doutor em Música pela Unicamp. Mestre em Educação pela UFSCar. Graduado em música pela UFSCar. Formado em Canto MPB/Jazz pelo Conservatório de Tatuí. Especialista em Pedagogia vocal, técnica e expressão pela FASM. Pós-graduado em Formação Integrada em Voz pelo CEV. Especialista em Educação aplicada à performance musical. Certificado na formação do Somatic Voicework (tm) - The LoVetri Method (níveis I, II e III) da professora Jeanie Lovetri. Ministra variadas propostas formativas voltadas para o ensino e performance da voz cantada. É professor de canto na Faculdade Santa Marcelina.
Mesa-redonda: Formação, valorização e atuação do professor de canto no Brasil (mediador)
Cantora, escritora, professora e pesquisadora negra brasileira. Fabiana Cozza é uma intérprete de voz e alma brasileiras. A afirmação não é gratuita. Estamos falando da enunciação do canto desta artista cujas nuances, acentos, rítmica, articulação, corpo, afinação com o mundo e poética identificam a cultura da música popular do Brasil - sofisticada e diversa, acentuada por sua negritude. Artista de rara versatilidade estilística e cênica, Fabiana Cozza tem colaborado em projetos de música brasileira e internacional de diferentes gêneros da canção e estilos. Herdou do pai, Oswaldo dos Santos (economista e intérprete de samba enredo) o amor pelo samba, aguçou sua sensibilidade na poesia das rodas, na cultura negra dos interiores do Brasil, no terreiro de candomblé, nas festas populares como o carnaval, o congado mineiro.
Fabiana Cozza é também doutoranda em Música no Instituto de Artes da UNICAMP, mestre em Fonoaudiologia pela PUC-SP e concluiu sua graduação em jornalismo pela PUC-SP. Em 2017, lançou o livro de poemas "Álbum Duplo". Desde então tem sido convidada a escrever e prefaciar publicações como as obras "Contos de Axé" com o conto Xangôs; "Abre-Caminho", do filósofo Rafael Haddock-Lobo e "Fragmentos do tempo presente", da profa. Dra. Rosane Borges. É professora convidada do Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), ministrando a disciplina "Saber-Samba" ao lado do filósofo prof. Dr. André Mendonça e do cientista social Rogério Família.
Mesa-redonda: Métodos corporais na pedagogia vocal (mediadora)
Licenciada em música pela UNESP, Bruna é cantora, atriz, compositora, poeta, toca violão, acordeon e piano, e é preparadora vocal desde 2012. Tem 6 discos lançados, um deles ao vivo, um DVD, dois livros lançados e um papel como atriz na TV (Minissérie Dois Irmãos, Rede Globo, 2017). Estuda interpretação e dança para enriquecer sua presença de palco.
É sócia de Ana Terra Pompeu na condução do Instituto Cor e Voz desde 2017.
Mesa-redonda: O professor de canto no acompanhamento ao cantor de alta performance
Professor de canto e pesquisador de voz;
Mestrado em Fonoaudiologia com foco em distorções vocais;
Pós-graduado pelo FIV - CEV;
Doutorando em Educação pela UNED em Madrid;
Coordenador do curso de Formação em Pedagogia e Ciência Vocal;
Autor do blog www.estudiodevoz.com.br;
Um dos coordenadores do site do World-Voice-Day.
Certificação em Somatic Voicework
Integrante do Vocal SP
Minicurso: Modos de fonação
Nani Barbosa é mestra em em Música e Educação pela ECA - Universidade de São Paulo, com a pesquisa em improvisação musical e a voz em processos criação e experimentação (2019). É especialista em Canção Popular pela Faculdade Santa Marcelina (2013) e musicoterapeuta graduada pela Faculdade de Artes do Paraná - UNESPAR (2004). É professora colaboradora no curso de pós-graduação em Musicoterapia Aplicada da Faculdade Santa Marcelina - FASM com a disciplina Linguagem Musical: Improvisação. Foi professora da disciplina Técnica Vocal no curso de Licenciatura em Música do Centro Universitário Campo Limpo Paulista - UNIFACCAMP (2019). Tem certificação completa no método de ensino de canto Somatic Voicework (™) desenvolvido pela pesquisadora e professora norte-americana Jeanie LoVetri. Como educadora do canto e musicoterapeuta criou uma abordagem de ensino que une aspectos do canto criativo e integrativo ao desenvolvimento humano. Nani é cantora e compositora e em 2016 lançou o seu disco autoral solo "Naïf", com produção musical dela mesma, que ficou entre os 100 melhores discos da música brasileira pela lista do Embrulhador . Em 2020 lançou o disco autoral UMA, uma obra em trio vocal (com Janaina Fellini e Thayana Barbosa) concebida a partir de processos de criação coletivos em torno da temática do feminino. Atualmente participa da Orquestra do Corpo. projeto/laboratório criado por Fernando Barba (in memoriam) e Stenio Mendes e desenvolve seu trabalho solo.
Mesa-redonda: Fortalecimento da identidade artística a partir da aula de canto
Poeta, compositor, arranjador, cantor, professor de canto, natural de Brasília, Victor Castelo é bacharel em composição popular pela Faculdade Santa Marcelina. Teve experiência com dança e teatro, está em formação em Somatic Experiencing e Focalização e pesquisa outras abordagens terapêuticas corporais, técnica Alexander, psicotraumatologia, pedagogia vocal e a potência da voz e do criar artístico como ferramenta de expressão, transformação e conexão - pessoal e social.
Mesa-redonda: A escuta e a experimentação no aprendizado dentro e fora da aula de canto
Regina Machado é cantora, violonista e professora de canto com larga experiência tanto didática quanto artística. Possui 5 cds/ep lançados (“Sobre a Paixão”(2000), “Pulsar” (2004), “agora o céu vai ficando claro” (2010), “Multiplicar-se única- canções de Tom Zé” (2015) e “Enquanto o tempo para” (2022)). Mestre em Música pela UNICAMP (2007) e Doutora em Letras pela FFLCH-USP, é professora da graduação em Música Popular e da pós-graduação em Música da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) além de idealizadora e proprietária do Canto do Brasil Atividade e Ensino Musical (São Paulo). Em 2011 teve publicado seu livro A voz na canção popular brasileira-um estudo sobre a vanguarda paulista pelo Ateliê Editorial. Em 2017 escreveu o capítulo “Do cóccix ao fim do mundo – dois tempos de Elza Soares” para o livro As bambas do samba – mulher e poder na roda (EDUFBA) organizado por Marilda Santana.
Nos anos de 2013, 2015, 2018 e 2020 organizou, respectivamente, o I, II, III e IV Encontro de Estudos do Canto e da Canção Popular na UNICAMP.
Em 2018 apresentou ao lado de Ná Ozzetti, Badi Assad e Lucina o show “Substantivo Feminino” em duas noites no Sesc Vila Mariana.
No ano de 2019 teve o artigo escrito em parceria com Ricardo Lima, “Actâncias vocais – uma cartografia gestual do canto popular brasileiro contemporâneo” publicado pela Opus Revista Eletrônica da ANPPOM.
Nesse mesmo ano integrou o trio Líricas Modernas, juntamente com Badi Assad e Lucina, dentro do projeto Sonora Brasil realizado pelo Sesc Nacional, em espetáculo que percorreu todo o país e no qual atuaram como cantoras, instrumentistas e compositoras. No ano de 2019 foram mais de 40 shows por diversas cidades do Centro-oeste, Sul e Sudeste do Brasil.
Em 03 de agosto de 2020, lançou juntamente com Consuelo de Paula, o vídeo da canção “Ayrá”, composta por ambas e que faz parte da obra nascida durante os meses de isolamento social em virtude da pandemia.
Neste ano de 2022 está lançando seu quinto trabalho fonográfico – Enquanto o tempo para – com canções autorais em parceria com Dea Trancoso e Consuelo de Paula. Além disso, acaba de publicar o capítulo Facing Covid-19 during the Bolsonaro Regime and the Aldir Blanc Emergency Bill, escrito em conjunto com a etnomusicologa Suzel Ann Reily para o livro Sounds of Pandemic (Routeldge); e o artigo Em busca da sonoridade no contexto da música popular escrito com Luisa Meirelles e Jonatas Manzolli para a Revista Vortex.
Mesa-redonda: A escuta e a experimentação no aprendizado dentro e fora da aula de canto
Tiago Lima Bicalho Cruz é cantor profissional e professor de canto há mais de 25 anos. Formando em Fonoaudiologia, fez a sua especialização em Voz no CEFAC/SP.
Foi professor do curso de graduação em fonoaudiologia da FEAD/MG de 2006 a 2012. Ministrou aulas para o curso de especialização em Voz da PUC Minas. É mestre em Música pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) com ênfase em Música e Tecnologia tendo estudado a fisiologia da voz do contratenor.
Cursa o Doutorado em Música pela mesma instituição com ênfase em Sonologia sob o tema de Expressões Faciais em Cantores de Ópera.
É bolsista da CAPES e visiting scholar na Syracuse University tendo desenvolvido diversos projetos junto a instituição, como a elaboração de um laboratório de voz. Ministrou aulas e deu orientação aos alunos de mestrado e também aplicou para um Grant (financiamento) interno da Syracuse University para o desenvolvimento de um estudo longitudinal de 4 anos com cantores.
Mesa-redonda: Saberes artísticos e científicos na pedagogia vocal: ferramentas para a diversidade de vozes e timbres (mediador)
Graduada em Ensino do Canto na Escola de Música e Artes Cênicas (EMAC) da Universidade Federal de Goiás (UFG) onde foi orientada pelos professores Adriano Pinheiro, Ângelo Dias e Marília Álvares.
Pós-graduada em Pedagogia e Ciência Vocal pela Universidad Nacional de Educación a Distancia (UNED).
Iniciou seus estudos em canto com o professor Weber Assis em 2007, e em 2011 ingressou no curso técnico em canto no CEP em Artes Basileu França de Goiânia, continuando seus estudos com o professor Weber Assis, formando-se em 2015. Em 2016 ingressou no curso de Licenciatura em Ensino do Canto na EMAC-UFG onde estudou com os professores Marília Álvares, Adriano Pinheiro e Ângelo Dias. Em 2021 Iniciou e completou sua Pós-graduação em Pedagogia e Ciência Vocal e em 2022 se formou em Ensino do Canto.
Participou de masterclasses com Marília Álvares, Ângela Barra, Sarah Brabo, Susana Gaspar, Maria Dominica Venuti e Danielle Dumont.
Cantou no Coro de Câmara do CEP em Artes Basileu França de 2012 a 2013; no Coro Sinfônico Jovem de Goiás de 2014 a 2018; e no Coro de Câmara da EMAC de 2017 a 2019.
Atualmente ministra aulas de canto particular e nas escolas Estúdio Natália Mendoza, Oficinas de Música da UFG e Estúdio Lorena Guilarde. Além disso, é membro do grupo de estudos MUSIPEC e é membro ativo do GT Regional Centro-Oeste da PROCANTO.
Outras formações:
Graduada em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) e pós-graduada em Clínica Psicanalítica: de Freud a Lacan pela Fazenda Freudiana de Goiânia.
Cursou Mentoria Terapêutica e Profissional + Os 12 Princípios e a Chave da Interpretação - Turma 3 de Tatiana Simpson
Cursou Curso Online Feng Shui para sua Casa de Silvana Occhialini.
Mesa temática: Condições de trabalho do professor de canto no Brasil (suplente)
Com mais de mil vídeos lançados nos últimos três anos, o consultor de marketing digital Clemente Magalhães alçou o seu canal Corredor 5 à marca de 148 mil inscritos graças ao sucesso do podcast Fala Clê, atualmente o mais relevante conteúdo sobre música na internet.
Mesmo com a recente viralização dos cortes de entrevistas de Michael Sullivan e Kamilla Fialho, que ultrapassam 1 milhão de visualizações, o espaço continua reservado a todos os profissionais da indústria, de artistas a músicos acompanhantes, empresários e executivos de gravadoras.
Conhecido hoje como youtuber e podcaster, Clemente compartilha seu conhecimento e tudo que envolve a carreira de um artista nesse novo music business em seu curso "Transforme Estranhos Em Fãs". Diferente de outros cursos que copiam e colam informações disponíveis na internet, ele dá dicas valiosas e estratégias que pouca gente conhece por aqui.
Em seu estúdio Casa 5 – uma espécie de hub para criação de conteúdo de áudio e vídeo, Clê atuou como produtor musical em álbuns e singles de artistas como Fagner, Milton Nascimento e duetos póstumos de Renato Russo.
Mesa-redonda: A equipe multidisciplinar: outros olhares sobre o trabalho com o cantor
Ana Flavia Zuim é uma diretora musical premiada e uma talentosa regente, pianista, especialista em saúde do canto e baixista.
Possui mestrado em performance de piano (Lynn University, 2006), doutorado - Ph.D. em Belas Artes e Artes Cênicas (Florida Atlantic University, 2012) - e uma certificação em Vocologia (Universidade de Utah, 2015).
Interessada na complexidade do mecanismo vocal, ela atua como uma pesquisadora ativa enquanto permanece ativa como diretora/regente musical e pianista de várias produções de teatro musical.
Mesa-redonda: Saberes artísticos e científicos na pedagogia vocal: ferramentas para a diversidade de vozes e timbres
Cursando atualmente especialização em Canto e Expressão, com mais de 20 anos de atuação na área cultural, é professor de canto há mais de sete. Atuou como preparador vocal e regente dos Coros Infantil, Juvenil e de Câmara no Projecto Xiquitsi em Maputo/Moçambique. Produtor cultural com diversos projetos aprovados nos âmbitos estadual e municipal, além de parecerista de editais culturais.
Cantou os seguintes papéis em óperas e opereta estudantis: Menelau - A Bela Helena (Offenbach) – Curitiba (2020); Remendado – Carmen (Bizet) – Curitiba (2019); Monostatos - A Flauta Mágica (Mozart) – Curitiba (2018); Geharnischter Mann/Monostatos/Priester/Sklaven - Die Zauberflöte (Mozart) – Alemanha (2017); Prologue - The turn of the Screw (Britten) – Jaraguá do Sul (2017); Escravo - Die Zauberflöte (Mozart) – Jaraguá do Sul (2017); Coro - Don Giovanni (Mozart) – México (2016); Coro - Carmen (Bizet) – Jaraguá do Sul (2016); Coro – Dido and Aeneas (Purcell) – Jaraguá do Sul (2016).
Mesa temática: Condições de trabalho do professor de canto no Brasil
Andrea Dutra é carioca, cantora e compositora, professora de voz, produtora, jornalista pela UFF, escritora e cozinheira. Estudou música na Pro-Arte, onde também fez a Formação para professores. Deu aula de música em escolas e pré-escolas. Lançou cinco álbuns e vários singles solo. Teve música em novela e em playlists editoriais. Traduziu e publicou textos e livros, trabalhou por 12 anos na grande imprensa. Desde 2001, é integrante do grupo Arranco de Varsóvia, com quem tem seis CDS, um DVD e o Prêmio Tim de Melhor Grupo de Samba 2006. Desde 2016 canta na Orquestra Lunar, ao lado de Áurea Martins.
Andrea canta samba, jazz, soul e MPB, profissionalmente, desde os anos 80. Foi residente da lendária Modern Sound, por cinco anos, e do Triboz jazz, por nove anos, com o Andrea Dutra Quarteto. Cantou Brazilian Jazz no Palácio de Versalhes, no Ano do Brasil na França, e no Midem, em Cannes. Cantou com Tim Maia, Sandra de Sá, Dona Ivone Lara, Alcione, Emilio Santiago, Teresa Cristina, Martinho da Vila, Nelson Sargento, Casuarina, Grupo Semente e Arlindo Cruz e gravou com Mart'nália, Marcus Miller e Fátima Guedes. Atualmente, cursa a pós-graduação em Pedagogia Vocal, na FASM, SP. Além das aulas e dos shows, está gravando seu trabalho autoral, em duo com pianistas.
Mesa-redonda: A escuta e a experimentação no aprendizado dentro e fora da aula de canto
MBA Marketing - USP, Mestre em Fonoaudiologia pela PUC-SP, especialista em Voz Profissional pelo Centro de Estudos da Voz (CEV), Level 3 Somatic Voicework - The LoVetri Method e Graduado em Produção Audiovisual.
Diretor do Studio Marcio Markkx, criador do VozPró - Congresso Brasileiro Online de Voz Profissional, do curso online de canto Os Pilares do Canto, Desafio Voz Mista Perfeita e da capacitação em Pedagogia Vocal para professores de canto popular por meio do método Singer Teacher.
Mesa-redonda: Cursos de canto pré-gravados
Bacharel em música com habilitação em canto pela UNESP, mestre em Ciências pela USP e atualmente cursando especialização em Pedagogia vocal na FASM, tem experiência como cantor, ator, diretor cênico, regente coral, professor e pesquisador. Tendo integrado o NUO-ópera Lab por mais de 10 anos, teve contato com diversas práticas corporais que influenciaram muito sua atuação artística, pedagógica e acadêmica, o que culminou na sua dissertação de mestrado intitulada "O atleta da voz: o cantor lírico e seu corpo", realizada com apoio da FAPESP e com período no exterior sob orientação de Richard Shusterman.
Mesa-redonda: Métodos corporais na pedagogia vocal
Diretor Arti?stico, Contratenor, Maestro, Diretor Musical e Coach de Canto. Graduado em Rege?ncia e Composic?a?o pela Universidade de Brasi?lia e, nos Estados Unidos em Mestre em Vocal Performance. E? pesquisador na a?rea de Musical Theater e possui vasta experie?ncia no ensino e coaching deste estilo, tendo lecionado nos Estados Unidos por dois anos. Suas composic?o?es tiveram estreias mundiais em importantes salas, como a Ala Paolo VI no Vaticano a convite do papa Joa?o Paulo II, Chiesa S. Igna?cio em Roma, ale?m de ter se apresentado em salas como o Carnegie Hall em Nova York. Como Cantor e Maestro atuou tambe?m em o?peras, concertos e teatro musical a frente de orquestras nacionais e internacionais, podendo citar os ti?tulos: La Bohe?me,
Lucia di Lammermoor, Madama Butterfly, entre outras. Nos u?ltimos anos vem se dedicando a Direc?a?o vocal de importantes segmentos, sempre trazendo a te?cnica específica para Musical. Em TV participou como Diretor Vocal do especial de Natal “Xuxa e as novic?as” da TV Globo. No Cinema, foi responsável pela direção vocal de High School Musical – O Desafio, um filme musical inspirado na trilogia americana que foi sucesso de bilheteria do gênero. Seus mais recentes trabalhos incluem a direc?a?o vocal dos espetáculos “Pernas pro ar”, com Claudia Raia; e ainda a direção musical e vocal dos espetáculos: “Meu amigo Charlie Brown” (Broadway version); Cabaret; New York , New York, Crazy for You, Tributo a? Freddie Mercury, Musical "In Concert" Chaplin o Musical, RAIA 30 o Musical, Musical Sinfônico, Cathedral In Concert, Conserto para dois, Mostra Musical Ensemble SMA & Ensemble Virtual In Concert.
Mesa-redonda: A pedagogia vocal no canto lírico: tradição e ciência
Formada em Administração de Empresas (2010), pela Faculdade Frassineti do Recife - FAFIRE, com especialização em psicologia organizacional e coaching (2013). Servidora pública técnico-administrativo na Universidade Federal de Pernambuco - UFPE (2014 - atual). Curso técnico de Canto Popular no Conservatório Pernambucano de Música (2018 - atual). Tesoureira da Associação de Professores de Canto - PROCANTO (2021 - atual)
Licenciatura em Música - UFPE (2022). Full Voice Coach Licenciada (2022)
Dá aulas de canto particulares, tanto presencialmente, na cidade de Recife-PE, quanto on-line.
Mesa temática: Condições de trabalho do professor de canto no Brasil
Currículo do professor
• Pós Graduado Especialista en Pedagogía e tecnologia para a voz e canto - UNED Espanha;
• Pós Graduando Especialista em Voz e Coaching pelo CEV (Centro de Estudos da Voz)
• Professor Certificado Método IVA - Nível MENTOR;
• Professor certificado do método Speech Level Singing;
• Formado em violão popular – ULM (EMESP);
• Pós Graduado Especialista em Música Brasileira – FAP - PR;
Experiência
• Co-produtor da Cerimônia de Encerramento das Olimpíadas Rio 2016.
• 6 vezes professor do European Vocal Camp
• Tem trabalhado com Produtores do nível de:
Alê Siqueira (3 Grammy, 2 billboard entre outros prêmios)
Kassin (4 Grammy entre muitos outros prêmios)
Tem trabalhado como preparador/produtor/diretor vocal de artistas tais como:
Vitão, Gilberto Gil, Gal Costa, Marisa Monte, Criolo, Margareth Menezes, Carlinhos Brown, Daniela Mercury, Ivete Sangalo, Roberta Sá, Mariana Aydar, Vanessa Moreno, Mel Lisboa, Xênia França, Thais Gulin, Marcelo Jeneci, Maria Gadu, Filipe Catto, Zé Miguel Wisnik, Marcelo Pretto (Barbatuques), Chico Saraiva, Verônica Ferriani, Giana Viscardi, entre tantos outros!
Já fez shows e ministrou workshops na Áustria, Suiça, França, Bélgica, Estônia, Finlândia, Polônia e Argentina.
Mesa-redonda:
Mariana Moga, natural de Rio Claro (SP) é cantora, professora de canto de pesquisadora da voz cantada. Mestra em Neurociências e Cognição pela Universidade Federal do ABC (UFABC) sob orientação de Prof. Dr. Patricia Vanzella e Prof. Dr. João Sato. Pós-graduada em Formação Integrada em Voz Artística pelo Centro de Estudos da Voz (CEV) em São Paulo. Licenciada em Educação Musical pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Seus interesses em pesquisa residem nos modelos cognitivos que relacionam a acurácia do canto na afinação da voz com a integração sensório-motora. Realiza pesquisa interdisciplinar nas áreas da Voz, Audição e Neurociências Cognitivas. É integrante do grupo de pesquisa NeuroMúsica UFABC. Graduanda em Fonoaudiologia pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.
Estudou canto com Rafael Dantas, Viviane Rocha e Joana Mariz (SP). Participou do Summer Intensive Music Workshop na Leeds Beckett University em Leeds (Inglaterra) em 2015, no qual teve aulas com Dominic Moore, Susan Bisatt e Eugene Skeef. Mariana possui certificação no método Somatic VoiceworkTM - Levels I, II e III com Jeanie LoVetri (EUA).Foi integrante da primeira turma do Coro Juvenil da OSESP e participou de diversos corais, dentre eles o Coral Cultura Inglesa e Coral Souza Lima. Foi Educadora Musical no Colégio Oswald de Andrade em São Paulo e professora de canto popular no Conservatório Souza Lima - Unidade 9 de Julho, no Sound Lab Estúdio e no Instituto HQ. Mariana também foi vocalista da banda de hard rock Valentine sendo a voz do primeiro álbum "Tudo Vai Mudar" (2013) e agora integra o projeto de “blues rock” Bluezera e o projeto experimental Monalizzard. Atualmente leciona em São Paulo em estúdio particular e na School Of Rock Perdizes/Pompéia e também realiza trabalhos de gravação e de criação de voz para personagens de materiais multimídia.
Mesa-redonda: Saberes artísticos e científicos na pedagogia vocal: ferramentas para a diversidade de vozes e timbres
Gabriel Matias é caiçara, cantor e compositor, professor de canto, licenciade Full Voice Institute e presidente do Rotary Club Diversidade sem Fronteiras.
Estudou música na Católica de Santos e na universidade Claretiano. Deu aula de música em escolas e pré-escolas.
Foi cantor convidado para o Concerto Di Verdi em 2013. Certificado com Excelência para Musicalização Infantil pela Escola da Vila em 2011. Participou da Masterclass sobre Vozes Trans com Kristofer Koenigin. Certificou-se em teoria musical pela Yale em 2018 e estudou Jazz e Blues com Anna Bea, ganhadora do Global Music Awards em 2016. Estudou Improvisação em Jazz pela Berklee College Of Music (EAD) em 2012.
Experiência Profissional:
Coordenador da comunidade internacional de cantores Strengthen Your Voice Diretor do Viagem da Voz - Para Vozes Trans
Diretor do Estúdio Gabriel Matias desde 2011
Professor de Técnica Vocal no Instituto Stanislavsky desde 2016
2016 - Instrutor de Técnicas Básicas de Saúde Vocal para Telemarketing em Santos, SP 2012 - Professor de Música Bilingue nas escolas Insight e Verde que Te Quero Verde
ABERTURA: Quadro Diretor PROCANTO
Mãe e avó (biologicamente). Cantora lírica, bacharela em canto pela UFJF (Universidade Federal de Juiz de Fora), licenciada e pós-graduada em música pela FAMOSP (Faculdade Mozarteum De São Paulo). Zootecnista pela UVA (Universidade Veiga de Almeida/Região do Lagos, RJ).
Técnica em Violão e Órgão Litúrgico (de tubos), pelo Conservatório Estadual de Música Haydée França Americano (Juiz de Fora, MG).
Professora do quadro efetivo no CEMHFA (Conservatório Estadual de Música Haydée França Americano de Juiz de Fora/MG).
Integrante da ABRAI (Associação Brasileira de Intersexos). Integrante do INAMUR (Instituto Nacional de Mulheres Redesignadas) e diretora executiva do IBTE (Instituto Brasileiro Trans de Educação).
V Encontro de Profissionais da Voz Cantada - FASM
Mesa: Caminhos para a Pedagogia Vocal: vozes trans
· Professora de canto;
· Levita na Igreja Evangélica Assembleia de Deus;
· Formada em pedagogia;
· Pós-graduada em Educação Especial;
· Pós-graduanda em voz cantada – FNH
· Participou do I Congresso Internacional de Voz Cantada e do PAS7+
· Participante do GT Região Norte
Mesa temática: Condições de trabalho do professor de canto no Brasil
O barítono Homero Velho dedica-se ao canto lírico desde os 18 anos. Viveu nos EUA, onde participou de diversos festivais de ópera, interpretando papéis principais como Figaro em The Ghosts of Versailles (Corigliano) e Don Giovanni (Mozart). Foi ainda artista residente da National Opera Company. De volta ao Brasil, Homero rapidamente se estabeleceu como um dos artistas mais requisitados da cena lírica nacional. Sua lista de estreias mundiais é extensa em obras como O Caixeiro da Taverna (G. Bernstein), A Tempestade (R. Miranda), Olga (J. Antunes), O Pescador e sua Alma (M. Lucas), Piedade e Kawah Ijen (J. G. Ripper). Fora do Brasil, o barítono apresentou Dr. Malatesta (Don Pasquale, Donizetti), na Ópera de Colômbia e Buenos Aires Lírica. Foi Belcore em L’Elisir d’Amore e Figaro em Il Barbiere di Siviglia em Montevideo. Cantou no Michigan Opera Theatre, em Detroit, o papel de Escamillo (Carmen, Bizet), e fez a estreia europeia de Pedro Malazarte (Guarnieri), no Festival Feldkirch, na Áustria. Em 2019 teve grande sucesso no Rio de Janeiro interpretando Valentin em Faust e Eugene Onegin na ópera de mesmo título de Tchaikovsky, ambas no Theatro Municipal. Teve enorme sucesso de público e crítica com a ópera Sonho de uma noite de verão, de Benjamin Britten no Theatro São Pedro em São Paulo. Homero Velho é também professor de canto na UFRJ e doutor em música pela UNESP.
Mesa-redonda: A pedagogia vocal no canto lírico: tradição e ciência
Criadora da Escola de Consciência Corporal para Músicos®, Eleni
Vosniadou é professora de Técnica Alexander especializada na prática e
performance musical. Possui formação em percussão erudita (2009 -
Thessaloniki, Grécia), Técnica Alexander (2012 - Londres, Reino Unido)
e fisioterapia (2020 - São Paulo, Brasil). Eleni se dedica no trabalho
com músicos, instrumentistas e cantores desde 2014. Refinando a
consciência corporal, a liberdade e eficiência no uso do instrumento
primário - o corpo e a mente - músicos aprendem como otimizar e
alavancar a sua performance musical.
No exterior, atua como co-diretora na escola norte-americana Total
Vocal Freedom. Viaja entre América Latina, Estados Unidos e Europa
para instruir musicistas. No Brasil, é frequentemente convidada a
ministrar palestras e oficinas em instituições de renome nacional e
internacional, como USP, UNESP, EMESP, Projeto Guri, SESC, entre
outras.
Mesa-redonda: Métodos corporais na pedagogia vocal
Marco Guzmán é PhD em Vocologia pela Universidade de Tampere (Finlândia), também é especialista em Vocologia pela "University of Iowa" e "National Center for Voice and Speech" (EUA). É fonoaudiólogo graduado pela Universidade do Chile com 20 anos de experiência na área de voz. Possui estudos formais de canto na "Pontificia Universidad Catolica de Chile". Dedica-se exclusivamente ao tratamento, formação, investigação e ensino da voz falada e cantada.
Atualmente é acadêmico do Departamento de Fonoaudiologia da "Universidad de Los Andes" (Chile), onde leciona na graduação, pós-graduação, pesquisa e extensão. Ele também é professor adjunto da Universidade de Tampere. Recentemente, ingressou no corpo acadêmico do Doutorado em Biomedicina da "Universidad de Los Andes".
Durante sua carreira profissional, Dr. Guzmán deu inúmeras conferências em eventos científicos nacionais e internacionais e apresentações de pesquisa na América Latina, Europa e Estados Unidos. Paralelamente, ministra cursos permanentes para fonoaudiólogos, foniatras e profissionais da voz em vários países ibero-americanos, no campo das novas tendências em reabilitação vocal, avaliação objetiva da voz e voz profissional.
Minicurso: ETVSO - uso na pedagogia vocal
Cantor e estudante transgênero, começou a atuar no coro juvenil do Neojiba no ano de 2021 e desde então participou de diversos concertos promovidos pelo programa.
Em 2021 esteve na montagem da Ópera Dido e Enéias com direção teatral de Márcio Meireles. E em 2022 fez papéis solos nas montagens das Óperas Jeremias Fisher e Dulcinéia e Trancoso. Também é atuante como monitor de Iniciação Musical no projeto social de Paripe.
V Encontro de Profissionais da Voz Cantada - FASM
Mesa: Caminhos para a Pedagogia Vocal - vozes trans
Bruno Caldeira é mestre em música (educação musical) pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), onde também graduou-se na licenciatura em música - habilitação em canto lírico. Já atuou como professor de canto em escolas particulares e no Conservatório Estadual de Música Doutor José Zoccoli de Andrade (Ituiutaba - MG). Atualmente é professor efetivo da Rede Municipal de Ensino de Uberlândia, é regente do Coral da UFU, além de desenvolver pesquisas sobre as relações entre gênero e voz, gênero e educação musical e pedagogia do canto. Também atua como cantor crossover nas vertentes lírica e popular.
V Encontro de Profissionais da Voz Cantada - FASM
Mesa: Caminhos para a Pedagogia Vocal - vozes trans
Mesa-redonda: O professor de canto no acompanhamento ao cantor de alta performance
Cantora, compositora, diretora, professora de interpretação e instrumentista.
EXPERIÊNCIA COMO ATRIZ
Cinema: “Bate Coração” (Longa de Glauber Filho) e “Se Arrependimento Matasse” (Longa de Lilia Moema).
Teatro: “Mercado Amoroso” (Direção de Ernesto Piccolo); “A Hora da Estrela” (Direção de André Gress); “Memórias de um Gigolô”, “Império” e “South American Way – Carmen Miranda, O Musical” (Direção de Miguel Falabella); “Barbaridade” (Direção de Alonso Barros); “Nas Alturas - Um Musical da Broadway” (Direção de André Dias); “Um Violinista no Telhado”, “As Bruxas de Eastwick”, “A Noviça Rebelde” (2008) e “O Mágico de Oz” (Direção de Charlles Möeller e Claudio Botelho); “New York, New York - O Musical” (Direção de José Possi Neto); “O Beijo da Mulher Aranha” (Direção de Wolf Maia); “A Canção Brasileira” (Direção de Paulo Betti), “O Soldadinho e a Bailarina” (Direção de Gabriel Villela); entre outros.
EXPERIÊNCIA COMO CANTORA
Apresentou o seu show autoral no Rio de Janeiro, São Paulo e Fortaleza. Fez backing vocal para artistas e bandas como: Blitz, Daúde, Kelly Key, Sidney Magal, Beto Barbosa, para citar alguns.
EXPERIÊNCIA COMO DIRETORA E PROFESSORA
Criadora dos Cursos: “O Invisível em Cena” e “Subo nesse Palco – Você em Cena”: Cursos que desenvolvem o principio de que ‘’quem canta conta uma história”. Técnicas e vivencias para que o artista se apresente no palco com mais auto-confiança e autoralidade. Exercícios que trabalham consciência corporal, foco, aterramento, hara, movimentos conscientes e prazerosos, respiração, gestos citáveis com contorno artístico.
Direção artística, musical e professora de teatro do TACA – Teatro Amador do Colégio Andrews. Professora convidada do Curso Música Copyright e Tecnologia (PUC Rio).
Direção artística e roteiro dos videoclipes: Minha Vez de Germana Guilhermme, Barba na Tua de Lucas de Castro, Fantasmas de Luassump (que será lançado no segundo semestre de 2022).
Direção artística dos shows dos artistas: Andrea Dutra, Suely Mesquita, Janaína Azevedo, Hugo Cazarini, Mariana Guedes, Silvia Tardim, Marina Vilaça, Júlia Guimarães, Banda Gás, Banda Zabatê, entre outros.
Preparadora vocal exclusiva da atriz Larissa Maciel na minissérie da TV Globo, “Maysa, Quando Fala o Coração” (Direção de Jayme Monjardim).
Mesa-redonda: A equipe multidisciplinar: outros olhares sobre o trabalho com o cantor
Narayani Sri Hamsa é bacharel em canto pela Universidade Cruzeiro do Sul (2009), licenciada em música pela Faculdade Mozarteum (2016) e pós-graduada (lato sensu) em Pedagogia Vocal pela Faculdade Santa Marcelina. Possui certificação do Somatic Voicework™ - The LoVetri Method (2020). Atuou como professora de canto e coral nos polos de ensino do Guri Capital e Grande São Paulo. Nos anos de 2018 a 2020 foi preparadora vocal do Coral Juvenil do Guri. Desde 2018 é coordenadora pedagógica do Guri Capital e Grande São Paulo.
V Encontro Nacional de Profissionais da Voz Cantada da Pós-graduação em Pedagogia Vocal da FASM
Mesa-redonda: Ensino coletivo de canto - desafios e práticas
Zuza Gonçalves é bacharel em Música com pós-graduação na Pedagogia da Cooperação, cofundador do projeto Música do Círculo, professor do curso de Circlesongs do Bobby McFerrin (EUA) e educador do Centro de Música do Sesc Vila Mariana, há mais de 20 anos conduz práticas coletivas envolvendo música vocal, música corporal, improvisação e repertório.
V Encontro Nacional de Profissionais da Voz Cantada da Pós-graduação em Pedagogia Vocal da FASM
Mesa-redonda: Ensino coletivo de canto - desafios e práticas
Yasmine Mahfuz é cantora, atriz de teatro musical e professora de canto. Apesar de sua graduação em Direito, na Universidade Presbiteriana Mackenzie, estudou em paralelo, através de cursos livres e ensino teatro musical, canto, piano e dança. Atualmente, trabalha apenas nas áreas artísticas, com foco em voz. Participou de muitos espetáculos musicais como Um Dia Na Broadway, Cinderella e Pixar In Concert. Foi finalista do programa de televisão "Canta Comigo", em 2018, e semifinalista do programa "Cultura, O Musical", em 2019. Atualmente é aluna da pós-graduação em Pedagogia Vocal da FASM.
V Encontro Nacional de Profissionais da Voz Cantada da Pós-graduação em Pedagogia Vocal da FASM Mesa-redonda:
Ensino coletivo de canto - desafios e práticas
Cantora e professora de canto popular.
Mestra em Fonoaudiologia pela PUC-SP.
Possui graduação em Licenciatura Plena em Música - FIAM-FAAM - Centro Universitário (2003) com aperfeiçoamento em Formação Integrada em Voz no CEV (Centro de Estudos da Voz).
Especialista em Psicomotricidade, Educação e Aprendizagem pela UNOESTE.
Certificada em Somatic Voicework™ níveis I, II e III com Jeanie LoVetri.
Realizou em 2007 a preparação vocal do grupo Teatro do Pé para a construção do espetáculo "Argumas de Patativa" que recebeu 36 prêmios em festivais entre eles o de melhor espetáculo.
É professora da Pós-graduação em Pedagogia Vocal da FASM.
Mesa-redonda: O professor de canto no acompanhamento ao cantor de alta performance (mediadora)
Letícia Bertelli é cantora, pesquisadora, professora e terapeuta em medicina tradicional chinesa. Doutoranda e mestra em musicologia pela ECA – USP e bacharela em música pela UEMG, possui pós-graduação em canto - música antiga - pela Musikhochschule Trossingen (Alemanha). Membro do Coral Lírico de Minas Gerais desde 2003 e membro fundadora do grupo Ilumiara. É docente do curso de pós-graduação em “Pedagogia vocal: expressão e técnica” na Faculdade Santa Marcelina – FASM. Colabora em projetos de produção de espetáculos, gravações, publicações, ensino e pesquisa. Além da música, tem formação em medicina tradicional chinesa pela Neijing BH, onde trabalha como professora e terapeuta. Lançou recentemente, pelo Instituto Çarê (SP), o livro Dércio Marques: da Latinoamérica ao Brasil de dentro, fruto de sua dissertação de mestrado defendida em 2016.
Conferência: Uma pedagogia vocal em ascensão: O pensamento decolonial (mediadora)
Diretora, arranjadora musical, preparadora vocal e atriz. Bacharel em Música pela Universidade Federal da Paraíba (UFPb). Licenciada em Letras pela Universidade de Sorocaba e especialista em Literatura Inglesa pela UFPb. Como atriz atuou nos espetáculos Macbeth, A Comédia dos Erros, O Panaca, Anticorpos, É 20! As Folias do Século, As Rainhas Magas, Rádio a 2, De que são feitos os dias e Cândida. Diretora musical nos espetáculos É 20! As Folias do Século, Noite de Reis, Naked Boys Singing, Rádio a 2, Lamartine Babo, O Tambor e o Anjo, O Jovem Príncipe e a Verdade e L’illustre Molière. Foi premiada no Festival Nacional Isnard Azevedo em Florianópolis como melhor atriz pelo espetáculo A Comédia dos Erros e Melhor Atriz Coadjuvante no Festival Nacional da Cidade do Rio de Janeiro por É 20! As Folias do Século. Participou do projeto O Baú de Aretuzza com o grupo Os Fofos Encenam e ministra oficinas de preparação vocal para a Cia. do Tijolo e para o Núcleo Experimental. Como diretora musical e preparadora vocal do Núcleo Experimental participou das montagens R&J, Mojo, Senhora dos Afogados, Cândida, As Troianas - Vozes da Guerra, O Livro dos Monstros Guardados, Casa/Cabul, No Coração do Mundo, O Contrato, Bichado, Mormaço, Cabaret e o tal do mundo não se acabou, Universos, Nossa Classe, Ou Você Poderia Me Beijar, Preto no Branco, Urinal - O Musical e Ao Pé do Ouvido. Como diretora artística e musical do Teatro do Bardo escreveu e dirigiu os espetáculos Canção de Amor em Rosa, Judas em Sábado de Aleluia, Menino Lua e Chovendo na Roseira. Prêmios e indicações com o Teatro do Bardo: indicada em diversas categorias ao Prêmio FEMSA de Teatro Infantil e Jovem pelos espetáculos Canção de Amor em Rosa, Judas em Sábado de Aleluia e Menino Lua. Recebeu o Prêmio APCA (2013), por Menino Lua na categoria Melhor Espetáculo Musical para Crianças e o prêmio especial do Júri pela revitalização da obra de Martins Pena para crianças e adolescentes, na edição 2013 do FEMSA. Venceu duas vezes o Prêmio Shell na categoria Melhor Direção Musical, em 2010 por Lamartine Babo e em 2012 por L’illustre Molière. Em 2015, atuou como regente, diretora musical e preparadora vocal do espetáculo Urinal - O Musical. Indicada ao Prêmio Bibi Ferreira nas categorias Melhor Direção Musical e Melhor Espetáculo Musical. Assina a direção musical e atua como atriz no espetáculo Ao Pé do Ouvido e Hotel Mariana.