O I Congresso das Ligas de Trauma e Emergência do Rio de Janeiro será um evento marcante para a cidade. Pela primeira vez, acadêmicos da área de saúde de todas as Universidades do Estado se unirão a fim de discutir e aprender sobre a vanguarda na área do trauma e da emergência. Com isso, o evento não será apenas um marco aos acadêmicos, mas à sociedade.

Desse modo, com o intuito maior de prestigiar o trabalho das Ligas Acadêmicas e a educação que qualidade que essas proporcionam contaremos com a exibição depainéis. Tais painéis serão usados para divulgar projetos de extensão, pesquisa e ensinorealizados pelas mais diversas Ligas do país. Será uma celebração do saber, estimulando a criação e divulgação de novos conhecimentos.

Prêmios Científicos

O I Congresso das Ligas de Trauma do Rio de Janeiro contará com inúmeras palestras e workshops. Além disso, o evento reunirá produções científicas com o intuito de promover o intercâmbio de conhecimento. Portanto, o Comitê Organizador do evento, para fomentar o interesse em divulgação de trabalhoscientíficos, criou o Prêmio Científico do I Congresso das Ligas de Trauma do Rio de Janeiro.

O Congresso tem como um de seus objetivos, proporcionar uma oportunidade para exposição e discussão dos trabalhos científicos de acadêmicos dos cursos da área da saúde com vistas à avaliação do desenvolvimento de projetos realizados nas mais diferentes áreas e ao intercâmbio de experiências entre estudantes,pesquisadores e demais profissionais. Essa integração reforça a importância da produção científica desde a graduação na construção do conhecimento e fortalece a sua inserção na própria Instituição. A premiação visa incentivar a produção científica durante a graduação, além de premiar aqueles que se destacaram em seus trabalhos durante a realização e apresentação, como também a dedicação dos estudantes e orientadores que obtiveram destaque em suas respectivas áreas de atuação.

1- Do Prazo

O prazo limite para a inscrição dos trabalhos científicos é 17 de março de 2015, porém esta data está sujeita a alterações segundo necessidades determinadas pela Comissão de Prêmios do I Congresso das Ligas de Trauma do Rio de Janeiro.

2- Considerações Gerais dos Prêmios

  •  O I Congresso das Ligas de Trauma do Rio de Janeiro NÃO exige que os trabalhos apresentados sejam ORIGINAIS; ou seja, os trabalhos concorrentes poderão ter sido previamente publicados em eventos anteriores.
  • O contato com os autores será feito EXCLUSIVAMENTE pelo site do evento. 

Após a realização da inscrição pelo site o candidato irá receberá o email que deverá enviar o trabalho. Trabalhos inscritos no site que não forem enviados para o email NÃO SERÃO ACEITOS!

  •  Poderão concorrer aos Prêmios Científicos apenas os trabalhos realizados por estudantes de graduação da área da Saúde de qualquer faculdade reconhecida pelo MEC ou por órgão equivalente do país de origem.
  • Os trabalhos deverão ser desenvolvidos por no máximo 7 (sete) integrantes; contanto que:
  •  O número máximo de autores acadêmicos seja de 05(cinco);
  •  O número máximo de autores orientadores seja de 02(dois).

É obrigatória a inscrição de, PELO MENOS, 1 (UM) dos autores no Congresso

  • A Comissão Julgadora dos Prêmios do I Congresso das Ligas de Trauma do Rio de Janeiro será composta por coordenadores de ensino das Ligas Acadêmicas de Trauma e/ou Emergência do Estado do Rio de Janeiro filiadas ao CoBraLT, convidados pela Comissão de Prêmios do I Congresso das Ligas de Trauma e Emergência do Rio de Janeiro e será responsável por coordenar as atividades da Comissão Julgadora de todas as fases dos Prêmios Científicos do Congresso.
  • As decisões da Comissão Julgadora são de caráter único, soberano e irrevogável.
  • As Bancas Examinadoras não necessariamente serão compostas pelos mesmos integrantes em todas as fases da seleção. Caberá à Comissão de Prêmios do I Congresso das Ligas de Trauma e Emergência do Rio de Janeiro decidir como procederá a seleção em caso de ausência de integrantes de uma Banca Examinadora.
  • As notas atribuídas aos trabalhos pelas Bancas Examinadoras não poderão ser divulgadas.
  •  Os casos omissos no Regulamento dos Prêmios 2015 serão resolvidos pela Comissão Julgadora e pela Comissão de Prêmios do I Congresso das Ligas de Trauma e Emergência do Rio de Janeiro.

3- Avaliação

Os seguintes critérios serão considerados:

I. Clareza dos objetivos.

II. Adequação e especificação dos métodos.

III. Qualidade e profundidade da análise dos dados. 

IV. Domínio teórico do tema.

V. Interesse científico dentro da área. 

VI. Qualidade da apresentação.

VII. Respeito ao tempo (10 minutos).

VIII. Conteúdo e consistência dos resultados

IX. Capacidade do aluno para apresentar o trabalho e responder às questões do avaliador 

X. Lay-out e clareza do pôster

4- Resultados

A relação dos trabalhos selecionados para exposição/apresentação de pôsterno I Congresso das Ligas de Trauma e Emergência do Rio de Janeiro será divulgadano dia17 de abril de 2015, na página eletrônica oficial do Congresso: http://goo.gl/k1BgDN.

5- Certificados

Apenas os trabalhos selecionados para a exposição/apresentação durante o I Congresso das Ligas de Trauma e Emergência do Rio de Janeiro receberão certificados, os quais estarão disponíveis na página eletrônica oficial do Congresso a partir do dia 17 de maio de 2015: http://goo.gl/k1BgDN.

6- Prêmio Liga Acadêmica

  •  Os painéis concorrentes poderão se basear em discussões e descrições de resultados; provenientes de estudos e pesquisas originais não necessariamente concluídas.
  • A entrega dos painéis concorrentes é de responsabilidade dos autores, sendo levados no dia do evento.
  • Deve ser redigido resumo estruturado, de 500 (quinhentas) palavras (exceto título) contendo:
  • Introdução; 
  •  Objetivo(s); 
  •  Método;
  •  Resultado;
  •  Conclusão.
  •  Os painéis devem respeitar o tamanho de 120cm de altura e 90cm de largura, ser impressos em lona para pôster e ter fio ou barbante para pendurar.Os vencedores dos Prêmios Científicos serão anunciados durante o encerramento das atividades do I Congresso das Ligas de Trauma do Rio de Janeiro no dia 17 de maio de 2015.

Prêmio:

1° Lugar: R$ 1000,00 (Mil reais)

2° Lugar: R$ 700,00 (Setecentos reais)